EUA respaldam impeachment de Dilma e prometem trabalhar com Michel Temer

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu na quarta-feira um forte apoio ao Governo de Michel Temer ao afirmar que o Brasil pode continuar a contar com Washington, que aprova o processo de destituição da ex-presidente e Dilma Rousseff.

Uma mensagem diametralmente oposta à que enviou para a Venezuela durante a abertura da XX Conferência da CAF na capital norte-americana. Da tribuna de onde se dirigiu a alguns dos políticos e analistas mais influentes do hemisfério, Biden pediu que o Executivo de Nicolás Maduro permita a realização do referendo “antes do fim do ano”.

Biden qualificou o impeachment no Brasil como uma das “maiores mudanças políticas” sofridas na região nos últimos tempos, mas salientou que, ao contrário de épocas anteriores na região, isso foi feito “obedecendo a Constituição para navegar um momento político e econômico difícil, e de acordo com os procedimentos estabelecidos”.

Portanto, “os EUA continuarão trabalhando estreitamente com o presidente Temer, porque o Brasil é e continuará a ser um dos mais próximos parceiros dos EUA na região”, afirmou o vice-presidente. E também porque, sublinhou, “na democracia as alianças não se baseiam em alguns líderes, mas numa relação duradoura com os povos”.

As palavras de Biden não são uma surpresa. Os EUA tiveram uma postura muito pragmática nos últimos meses em relação ao Brasil e, depois da confirmação da destituição de Dilma, o Departamento de Estado concluiu que esta tinha ocorrido “dentro do marco constitucional”. Ainda assim, são a constatação no mais alto nível do desejo de Washington de virar a página e abrir um novo capítulo com um aliado-chave na região. Especialmente depois da morna relação que o Governo Obama teve com Dilma, que foi marcada pela desconfiança gerada pela revelação de que os EUA haviam espionado o telefone da presidente em 2013. Dilma Rousseff cancelou uma visita de Estado que os EUA tinham preparado para o fim daquele ano e só voltou a por os pés na Casa Branca quase dois anos mais tarde, quando seu segundo governo já estava marcado pelos sinais incipientes de recessão econômica que acabaram precipitando sua queda.

O tom conciliador de Biden na abertura da conferência anual da CAF, com a qual o EL PAÍS colabora, mudou quando ele se referiu à situação na Venezuela.

O vice-presidente dos EUA reclamou com firmeza a realização do referendo revogatório antes do fim do ano, como exige a oposição para permitir uma verdadeira mudança no poder e não uma mera transferência dentro do chavismo. E acusou o Governo de Maduro de usar “táticas repressivas em violação de sua própria Constituição” e dos princípios estabelecidos na Carta Democrática Interamericana.

“Na semana passada, centenas de milhares de venezuelanos saíram às ruas para reivindicar seu direito constitucional. Suas vozes não devem ser ignoradas”, afirmou Biden. “Pedimos que o referendo se realize antes do fim do ano, a Constituição venezuelana deve ser respeitada. E os presos políticos libertados”, disse.

No primeiro painel dos dois dias de conferência, organizada conjuntamente pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e o laboratório de ideias Diálogo Interamericano, Thomas Shannon, o veterano diplomata que John Kerry incumbiu de tentar reabrir um diálogo direto com Caracas, disse que o papel dos EUA na crise venezuelana não é mais do que tentar ajudar a encontrar uma saída interna.

“É claro que só os venezuelanos podem encontrar uma maneira de sair dessa crise, mas eles não poderão fazer isso sozinhos, precisarão da solidariedade de toda a região (…) o hemisfério precisa falar”, afirmou.

A Conferência da CAF analisa nesta edição os desafios e possibilidades de um hemisfério ocidental no qual ocorreram mudanças vertiginosas. Além de Brasil e Venezuela, serão avaliados em detalhes o processo de paz na Colômbia, a aproximação de Washington e Havana e o efeito das eleições norte-americanas de novembro para a América Latina.

Biden evitou mencionar especificamente uma corrida presidencial na qual um dos candidatos, o republicano Donald Trump, baseou boa parte de seu discurso em insultos e ofensas contra os migrantes procedentes da região, sobretudo do vizinho México, onde gerou inclusive uma crise interna de governo.

Mas o vice-presidente, o homem a quem Obama confiou as relações diretas com a América Latina e que fez mais de cinco de viagens à região nesses quase oito anos de governo democrata, deixou claro que a postura de Trump rompe com os esforços da era Obama que agora termina no sentido de criar uma relação “de iguais” com um hemisfério para o qual durante anos fez vistas grossas.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: El País

50 Comentários

    • Protestos violrntos.como os que.ocorrem, não iram durar muito tempo, pois afasta a maioria das pessoas deles, apenas os arruaceiros continuaram e haverá aumento da violência e assim irá se esgotar, como os que ocorreram em 2013 até o início de 2014. Basta lembrar…

      • Esse rapaz (Ricardo Andre) anda vendo muita TV. Dá uma passada nas REDES SOCIAIS.
        Violência da PM foi o que nós vimos. A mando do Ministro da Justiça o glorioso ex-advogado do PCC.

      • Não FR ADV, a violência policial é decorrencia da BADERNA, DO VANDALISMO, da ESTUPIDEZ PARTIDARIA que alguns manifestantes praticam. Fui de movimento estudantil nos fins dos anos 80, nunca houve confrontos com a polícia quando reenvindicamos a aprovação da LDB, segundo o que prévia a constituicao brasileira. Ajudei a organizar algumas das manifestacoes de 2013 e constatei que a violência policial era decorrente do vandalismo de parte dos manifestantes. Ajudei a organizar as manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff e não tivemos um único confronto. RESUMINDO, A POLÍCIA MILITAR ESTA LÁ PARA PROTEGER O PATRIMONIO PÚBLICO, E IMPEDIR QUE O PRIVADO TAMBÉM SEJA ATACADO. SE OS MANIFESTANTES SE COMPORTAM DE MANEIRA ORDEIRA NÃO HAVERÁ CONFRONTOS. JÁ ESTOU NESSE MEIO A MUITO MAIS TEMPO. ..

    • É mesmo? Ontem só conseguiram reunir uns poucos gatos pingados em Brasilia e SP, tanto que tiveram que pegar carona no grito dos excluídos da Igreja Católica. E com o recrudescimento da baderna dos black blocs ( os “meninos de 12 anos” segundo Gregorio Duvivier) a tendência é o esvaziamento dos protestos

    • RAPAZ! …logo os americanos que vivem patrocinando golpes de estado pelo mundo a fora e hoje …. em nome da hipocrisia e dos farizeus americanófilos… reclamam do governo russo por este está interferindo na campanha americana … pode?

      • Ainda nesse papo de “gópi”? Mas bom mesmo foi ontem, quando o ilustre Ministro Teori Zavascki do STF disse umas poucas e boas para o queixoso ante a sua insistência em fazer chicanas…

  1. haaaaaaaaaa mas vão “trabalhar” muito sim….já começaram….o governo golpista já faz manobras para sabotar/sucatear e assim justificar a privatização de nossas estatais…conversei hoje com o carteiro de minha rua sobre porque as correspondências não estavam vindo/atrasadas..e ele me disse que era porque faltavam carteiros…não querem fazer concursos para contratar carteiros mesmo faltando carteiro pra entregar correspondência..não estão pagando direito os funcionários…explicou vários motivos…explicou que estão deliberadamente fazendo estas coisas para sucatear propositadamente os correios e assim justificar sua privatização..falta de recursos não é …o judiciário e mpf receberam aumentos absurdos logo de cara deste governo golpista…

    • Outra coisa, quem deveria ter aberto concurso público para carteiro, era o PT QUE PASSOU 13 anos no poder, e não o atual governo que ASSUMIU DE FATO AGORA.

      • “Ricardo Andre
        Hoje 19:26

        Ricardo Andre
        Hoje 19:18”

        dos envolvidos investigados por esta lava jato apenas 1 quinto dos políticos eram do PT…a maior parte são de partidos ditos “conservadores” como o PP…os vazamentos só prejudicam um partido..a busca do mpf de curitiba é somente do período PT no governo sendo que jornalistas já denunciam rombos na Petrobras desde o fim do período militar…nesta operação lava jato NUNCA pegam os ladrões do PSDB, DEM & Cia!.. como posso acreditar que é uma operação séria se o mensalão tucano não da em nada?!…o roubo do metrô paulista que atingiu do Covas ao Alkimin também não deu em nada….Furnas que atinge Aécio está lá sem nenhum repercussão…onde estão os recursos desviados do aeroporto de Cláudio em MG?!..onde estão os recursos da sede administrativa de minas construida superfaturada pelas mesmas empresas corruptas da lava jato?!…

        se inconformam, se revoltam e fazem protestos só contra os corruptos do partido rival…mas dos corruptos do partido que militam fazem vista grossa e defendem…por isso sempre existem corruptos na nossa política…pois entre os brazileiros a maioria é desprovida mesmo de caráter…nossos políticos são nada mais do que o reflexo do caráter e integridade da maioria do povo deste pais…Um governo consiste no reflexo de seu Povo…Se há aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…A Corrupção não é um privilegio de políticos…Não existe político corrupto…. Existe o Corrupto que foi transformado em político…Representante real daqueles que o colocaram no poder!…

      • Nada justifica nos maus feitos de um partido que chegou com rótulo de ÉTICA E DIZIA QUE ISSO SÓ OCORRIA NOS OUTROS PARTIDOS. SÃO TÃO CORRUPTOS E LADRÕES QUANTOS OS OUTROS.
        A diferença entre nós é que independente de partido político, para mim, ladrão tem que ir pra cadeia. Quem defende corruptos acusando os outros partidos é no mínimo. .. Deixa pra lá, para não ter o discurso censurado. Boa noite, assunto encerrado!

      • tem que prender todo mundo na mesma cela, Lula, Aécio, Alckmin e 99,0 % dos deputados e senadores deste pais hoje…..meu intento aqui não é defender o PT…são corruptos de fato…mas sim mostrar que tudo isso não trata-se de uma guerra de mocinhos contra bandidos e sim de guerra de interesses…de fato o combate da corrupção é importante…apoiaria o Moro se ele fosse imparcial…coisa que ele não é!…o pai do Moro é fundador do PSDB do Paraná…

        é facção do morro A contra facção morro B…quem está de fora não vê a hora de assumir o controle da “boca”…custe o que custar…..”Pros amigos tudo, para os inimigos, a Lei”…..engaveta, arquiva, abafa que a facção do morro A precisa reassumir o controle da “boca” conquistada pela facção do morro B…….bobo quem pensa que nesse jogo a mocinhos e bandidos…bobo de quem acredita em “salvadores da pátria”…só tem bandido…não há saída… pois tudo está igual a ninho de ratos…acaba-se com um…aparecem dez para substituí-lo…

    • Engraçado, pois isso que vc falou faz tempo que esta acontecendo, sera que foi o temer que mandou ?

      Se é pra prestar um serviço caro e porco como os correios prestam, que acabem com o monopolido e abram o mercado pra outros concorrentes.

  2. neste momento o mundo já encontra-se em terceira guerra mundial…as vias de fato ainda virão, mas são inevitáveis como o inverno..os motivos por trás disso tudo tem a verem com a disputa pela hegemonia global e a ameaça que emergentes representam potencialmente para os eua hoje…em especial a China PRC e a Rússia…pois disputam/tomam/ameaçam hoje áreas de influencia e mercados do ocidente..representando assim uma ameaça a hegemonia deles …é algo inconteste e irreversível…o mundo se encaminha para a multipolaridade…a hegemonia e o status quo dos eua estão perdendo gradualmente força…perdem gradualmente áreas de mercados, influencia e poder..….

    os eua se movimentam para proteger e garantir suas áreas de influencia e mercados aonde podem..pois sabem que daqui a algumas décadas o mundo se tornara multipolar e o mercado mundial não mais centrado/baseado no dólar….o que esta por trás de todos os conflitos, distúrbios e golpes que ocorrem no mundo hoje é uma guerra velada dos eua contra o grupo Brics…pois o potencial de blocos independentes como os Brics está justamente na qualidade de atuar como polos soberanos em uma economia global…entre algumas razões para os Brics representarem uma ameaça real ao poder e status quo do ocidente encontram-se o impulso para o comércio em suas próprias moedas… ignorando o dólar estadunidense…. a criação do banco de desenvolvimento do BRICS… a declarada direção para uma integração da Eurásia, etc…..esse grupo de países já criaram um banco e pretendem utilizar uma moeda que não o dólar e isso está causando pavor nos eua pois eles somente conseguem manter seu domínio no mundo com sua moeda pois é o único país que pode emitir moedas sem lastro!…é uma guerra velada contra cada um dos principais atores do BRICS que atuam hoje como uma contrapartida real de poder à hegemonia estadunidense…na Rússia por ex tudo foi jogado contra ela…desde sanções até a completa demonização… desde um ataque à sua moeda até a uma guerra nos preços do petróleo… incluindo até mesmo tentativas patéticas de iniciar uma revolução colorida nas ruas de Moscou…mas lá o povo é patriota não é como aqui que meia dúzia de vira latas corruptos/entreguistas e uma mídia ainda mais corrupta, venal e traidora conseguem desestabilizar politicamente um país gerando recessão como infelizmente fizeram aqui…

    o governo petista apesar de ser corrupto representa uma ameaça a seus interesses e influencias no atlântico sul…existe hoje uma projeção brasileira para esta região…já que desperta importância geoeconômica e geopolítica devido a seus recursos naturais…o Atlântico Sul surge assim como plataforma para o estabelecimento de parcerias estratégicas entre os países que banha e destes com os estados asiáticos revelando-se decisivo para o desenvolvimento das políticas de cooperação Sul-Sul….

    o Brasil começa a se tornar um importante exportador de capital e tecnologia….além de um tradicional e agora competitivo exportador de produtos primários, serviços e manufaturas….a África é uma das regiões mais adequadas aos investimentos das empresas brasileiras ainda que o continente seja marcado por alguns regimes instáveis…é uma das poucas fronteiras naturais ainda abertas para a expansão dos negócios em setores como o petróleo, gás e mineração e o conhecimento brasileiro em medicina e agricultura tropical constitui uma oportunidade ímpar para os países africanos de importar soluções efetivas para o desenvolvimento nestas duas áreas…

    o governo petista perdoou mais de US$ 900 milhões em dívidas de países africanos com o Brasil…isto não foi por filantropismo…foi para abrir caminho para a Odebrecht…para a Camargo Correa…para a Andrade Gutierrez….foi para abrir o caminho para as empreiteiras e construtoras que financiaram o pt…

    pelas mesmas intenções aparelham a “oposição” deste pais…e patrocinador de político algum faz algo por filantropismo….e sim por interesses….por algo em troca….estas “forças ocultas” não apoiam e financiam oposição por filantropia…não existe almoço grátis….é para abrir caminho para seus “interesses” também…por isso o discurso destes corruptos tupiniquins a serviço destas “forças ocultas” gira sempre em torno de privatizar tudo a estrangeiros….enquanto tentam convencer o pais de que tudo isso é para salvar a nação da “corrupção e da ameaça comunista” essa mesma gente enche os bolsos de propina…em troca de entregar a correia, a soberania, o patrimônio e as riquezas naturais do pais a estrangeiros…e o mais triste disso tudo é a participação de militares… como ficou evidenciado nas escutas do Jucá…é a comunhão de militares nisso ai….é a compactuação de quem deveria estar zelando pela soberania, segurança e integridade desta nação…

    o que esta por vir aqui é a maior pilhagem da historia deste pais…neste pais, por qualquer “cacho de bananas” sabotam e destroem a própria soberania, independência e desenvolvimento desta nação….o complexo de vira lata da maioria do povo deste pais jamais permitira que esta pátria se desenvolva e se torne independente e soberana…A corrupção não é um privilegio de políticos….Não existe político corrupto…. Existe o corrupto que foi transformado em político ….Representante real daqueles que o colocaram no poder!.. Um governo consiste no reflexo de seu Povo….Se ha aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto….

    hoje existem interesses estadunidenses no enfraquecimento do Brasil no contexto dos Brics….o objetivo central é dominar estados independentes e soberanos, possíveis ameaças a sua hegemonia e interesses….suas movimentações pelo o mundo hoje visam impedir a expansão ou consolidação de emergentes como a China…por ex na Nicarágua a China esta construindo um canal rival ao do Panamá…..no que os BRICS começam a pretender ao papel de jogador global independente os eua tentam por em ação pelo o mundo operações secretas de derrubadas de governos que buscam/intencionam aproximações com os BRICS ou mesmo o ingresso neste grupo….colocaram em ação aqui neste pais o mesmo que fizeram no Paraguai e em Honduras…uma nova Operação Brother Sam foi posta em ação neste pais…movimentos como o “Vem Pra Rua” organizados por organizações de fachada estrangeiras são nada mais do que novas Marchas Da Família Com Deus Pela Liberdade postas em ação….

    o golpe de 1964 foi articulado em três frentes…a militar, a empresarial e a política…A primeira foi montada pelo adido militar da embaixada dos EUA, general Vernon Walters, especialista em golpes mandado ao Brasil para mais um…. A segunda foi executada pelo próprio embaixador Lincoln Gordon, junto ao grande empresariado e a meios de comunicação…. E a terceira ficou a cargo de uma entidade da CIA chamada Ibad, montada e dirigida por um tal Ivan Hasslocher, deslocado para a Suíça logo depois do golpe….. Antes disso, outro embaixador americano, Adolf Berle Jr., orientou, com sua equipe, uma conspiração militar para derrubada de Getúlio. Repórteres americanos como John Gerassi e ex-agentes da CIA como Phillip Agee, entre muitos outros, publicaram artigos, reportagens e livros sobre a atividade de agentes na América Latina e, em particular, no Brasil….. Foram muito pouco publicados aqui….. Não se esperariam atitudes, contra essa liberdade de invasão da CIA, por parte dos seus aliados-beneficiários brasileiros, fossem ainda conspiradores ou já governo…. Mesmo os alvos da ação, porém, jamais usaram dos seus poderes legais para contê-la…… Todo o governo Jango sabia das atividades de Gordon e de Walters….. Em Pernambuco e em Goiás foram identificados agentes insuflando lavradores…. O governo nada fez…. Desde sempre consta da legislação brasileira que os militares são responsáveis pela soberania nacional….. Nenhum dos seus chefes se moveu contra as violações praticadas pelos americanos…..

    Segundo escreve Hugh Wilford em The Mighty Wurlitzer, How the CIA played America, a vinda do Padre Peyton ao Brasil foi decidida no final de 1962, em Washington, com apoio da Agência Central de Inteligência (CIA), no contexto da guerra fria. A operação clandestina mais importante para derrubar João Goulart foi intermediada por um multimilionário devoto do catolicismo, J. Peter Grace. Não era apenas uma questão de fé. Grace tinha interesses econômicos na América do Sul em transporte, açúcar e mineração…

    Em 31 de Março de 1964 foi deflagrada a Operação Brother Sam, que, segundo a imprensa e documentos já em domínio público liberados pelo governo estadunidense, consistia no envio de 100 toneladas de armas leves e munições, navios petroleiros com capacidade para 130 mil barris de combustível, uma esquadrilha de aviões de caça, um navio de transporte de helicópteros com a carga de 50 helicópteros com tripulação e armamento completo, um porta-aviões classe Forrestal, seis destróieres, um encouraçado, além de um navio de transporte de tropas, e 25 aviões C-135 para transporte de material bélico…

    Queriam a intervenção rapidamente, se o golpe não tivesse vingado, o Brasil seria invadido, a poderosa Frota do Caribe estava entre 50 e 12 milhas náuticas ao sul do Espírito Santo, nas águas próximas à cidade do Rio de Janeiro….

    Documento do Congresso estadunidense comprova a ação intervencionista: O papel dos Estados Unidos nestes eventos era complexo e às vezes contraditório. Uma campanha de imprensa anti-Goulart foi realizada ao longo de 1963, e em 1964 apoiada por Johnson. O embaixador Lincoln Gordon admitiu mais tarde que a embaixada tinha dado dinheiro a candidatos anti-Goulart nas eleições municipais de 1962 e encorajado os conspiradores; que muitos agentes das Forças Armadas dos Estados Unidos e pessoal extra da agência de inteligência estavam operando no Brasil; e que havia quatro navios tanques e o porta-aviões USS Forrestal da Marinha dos Estados Unidos, numa operação de codinome Brother Sam. As forças estavam ao largo da costa e, em caso de necessidade durante o golpe de 1964, agiriam rapidamente. Washington reconheceu o novo governo imediatamente após o golpe em 1964 e uniu-se ao coro que cantava que o golpe de estado das “forças democráticas” barrou o comunismo internacional. Em retrospecto, parece que a única mão estrangeira envolvida era a de Washington, embora os Estados Unidos não fossem o ator principal nestes eventos. Na verdade, a linha dura do exército brasileiro, pressionou Costa e Silva a promulgar o Quinto Ato Institucional (AI-5) no dia 13 de dezembro de 1968. Este ato deu para o presidente poderes ditatoriais, o Congresso e assembleias legislativas foram dissolvidos, foi suspensa a constituição, e imposta a censura .

    Nos telegramas, reconhecem também o envolvimento dos EUA no “apoio encoberto para manifestações de rua “pró-democracia” … e incentivo [do] sentimento “democrático e anti-comunista” no Congresso, nas forças armadas, no ambientes de trabalho e grupos de estudantes, igreja, e nas empresas” e que ele “poderia pedir um modesto financiamento suplementar para outros programas de ação encobertas em um futuro próximo….

    • Tu ta precisando viver um pouquinho na China, pra entender o pensamento chinês, eu vivi muito tempo lá, e minhas irmãs duas décadas. Fala besteira não, fica parecendo coisa de comunista da década de 60

      • “Ricardo Andre
        Hoje 19:22

        Tu ta precisando viver um pouquinho na China”

        e vc ta precisando viver um pouquinho na Síria e na Ucrânia pra ver o que seus “Heróis e Paladinos da Democracia e da Liberdade” fazem com nações/povos pelo o mundo…a cultura ocidental não apedreja por questões religiosas…mas bombardeia, tortura ou mata por poder e questões econômicas…neste caso as pessoas acham normal e algumas até aplaudem..o pior é ver vira latas latindo pelos interesses e atrocidades dos outros.. defendendo seus crimes de guerra e atrocidades….quando se partidariza o crime a coisa corre frouxa …

        Vejam como está a Ucrânia depois da revolução Maidan:

        Ucrânia compra gás 30% mais caro da UE em comparação quando comprava da Rússia;

        A moeda ucraniana se desvalorizou 350% em relação ao dólar;

        A inflação em 2015 foi de 43%;

        A indústria de defesa perdeu 80% de sua renda e agora na Antonov os trabalhadores trabalha UMA vez por semana;

        O governo ucraniano cortou laços econômicos com bancos russos e perdeu 9 bilhões em remessas dos ucranianos na Rússia, maior investimento direto que tinham.

        Pelos termos do FMI a ucraniana terá de pagar sua divida até 2041 com as gerações futuras dando metade do crescimento do PIB para os ocidentais se este chegar a 4% ao ano;

        De cada 5 empresas agrícolas na Ucrânia, 4 estão falidas.

        Padrão de vida nos ucranianos caiu 50%.

        Apenas 72 empresas agrícolas podem exportar para UE e desses 36 já exportaram tudo que podiam esse ano;

        Poroshenko tem uma popularidade menor que o seu antecessor,

        85% dos ucranianos não confiam no primeiro-ministro.

        Reportagem completa está no The Guardian..

      • Responde uma coisa, ISSO É SÉRIO? VOCÊ REALMENTE ACREDITA NISSO? Tem gente que ainda vive as sombras de um passado que terminou em 1991.

      • Também morei lá durante algum tempo e não é nada disso que dizem, tem uma rapaziada aqui que esta bastante equivocada.

  3. Que relações Biden teve com o hemisfério sul? Ganhamos mais com uma visita qualquer de um país muito menos importante no cenário global do que com todas as visitas de enviados dos EUA, e assim será durante muito tempo, pois Washington não se posiciona de maneira construtiva em relação a nós, acham que somos meros plantadores de mandioca, e pra piorar boicotam nossas relações construtivas a fim de limitar nosso poderio.

    • “Ganhamos mais com uma visita qualquer de um país muito menos importante no cenário global” !!! Caramba, como é que nunca notei isso, realmente temos o….hamm, e a …….. hi, ajuda ai,não me lembro!!

    • “Gabriel
      Hoje 19:21

      Este é o apoio que realmente interessa!O apoio da MAIOR DEMOCRACIA DO MUNDO é muito mais valioso que qualquer
      chancela de ditadura chinesa”

      parceria/apoio Caracu….eles entram com a cara e nós com o #…

      o voto em países como o Iran é facultativo …Qualquer cidadão com mais de 18 anos pode votar se quiser…Isso é ainda um tabu para as nossas mesas de votação regidas por políticos que se utilizam do velho voto de cabresto…Lá…Não há voto para colégios eleitorais que elegem delegados que votam por nós como há nos Estados Unidos…..a grande “Democracia” de araque de 2 partidos só !…os eua são pura e simplesmente uma Corporocracia…uma Plutocracia para ser mais exato…quem da as cartas lá são as grandes multinacionais/corporações do pais que patrocinam os “republicanos e democratas”…são eles que estão por trás dos mais sangrentos/atrozes conflitos/distúrbios da atualidade…vide o caso dos eua e do dono do eBay que financiaram a “oposição ucraniana”….aqui como eu já comentei acima foram os irmãos Kochs…através do movimento “Vem Pra Rua”…movimentos como o “Vem Pra Rua” organizados por organizações de fachada estrangeiras são nada mais do que novas Marchas Da Família Com Deus Pela Liberdade postas em ação….é assim que a inteligência dos eua atuam “nas sombras” para sabotar e derrubar governos indesejados…através de grupos/organizações de fachada criam Ongs e Movimentos subversivos para incitar e causar desestabilização…para criar um ambiente favorável a derrubado do governo alvo…é a chamada guerra híbrida….

      • Perguntinha: e quando não existiam os grandes conglomerados quem dava as cartas? Afinal de contas o país tem mais de 240 anos.Não vale dizer os Maçons, judeus etc, etc.

    • aumentos absurdos de salários pra juízes e mpf…carga horária pra 12h .. aposentadoria pra 100 anos e por aí vai ..e sai de baixo que ninguém sigura este paif…irrrruuu… 😀

      • Voce esta mau informado, é necessário revisar suas fontes.
        Esse contrato por hora trabalhada vai ser formalizado e poderá ter mais de um tomador de serviço. Ele pode ter diversos contratos por hora trabalhada. Vai receber pagamento do FGTS proporcional, férias proporcionais e 13º proporcional. A jornada nunca vai ultrapassar as 48 horas semanais para não dar carga exaustiva. Muita gente já trabalha desse modo sem nenhuma cobertura previdenciária portanto reze para que seja aprovado pois é bom para o trabalhador, é bom para o país e ajudara a salvar a previdência que esta praticamente falida!! Outra coisa, não misture aumentos abusivos para o funcionalismo publico com reforma previdenciária, o mínimo de discernimento é necessário.

  4. todos os países SÉRIOS aonde a democracia existe há muito tempo, já respaldaram o impeachment, até países subdesenvolvidos já reconhecem, e pra deixar ainda mais irônico para aqueles q dizem “golpe”, até a mãe Rússia e a Tia China, deram de ombros para o impeachment rsrs…

    Dilma e o PT é PASSADO !! foi aquele pesadelo ruim q demorou pra acabar, mas ae vc desperta e vê q a vida prossegue.

    agora só resta o CHORORÔ destrambelhado de meia dúzia de gatos pingados, eles vão persisti por algum tempo, mas a LEI e PERSEVERANÇA de dias melhores vai TRIUNFAR !!

  5. Essa democracia que e instalada pelos americanos no mundo só serve pra eles colocarem um golpista e traidor (troca o povo por alguns dolares ) no poder e saquearem o pais $ sua riqueza….lá na america a democracia que e usado e a democracia que vc nao pode nada!!!!!!!ninguém merece

  6. A Rússia deu respaldo ao novo governo: check
    A China deu respaldo e fez negócios com o novo governo: check
    Os EUA deram respaldo ao novo governo: é golpe, usurpadores, querem o pré-sal, não pode, facistas, imperialistas, etc, etc, etc…

    hehehehe 😉

  7. Que dizer que deputados e senadores do Brasil só vota leis em beneficio de multi nacionais estrangeiras $ em beneficio de nações estrangeiras $ por causa do financiamento de campanha $ e para o povo nada…….por mim pode acabar essa democracia qu e só serve ao interesse estrangeiro !!!!!!!!

Comentários não permitidos.