Em primeiro evento público no Brasil como presidente, Michel Temer enfrenta protestos

O presidente Michel Temer enfrentou nesta quarta-feira protestos ao participar do desfile cívico do 7 de Setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, em seu primeiro evento público no país desde que tomou posse efetivamente no cargo, no dia 31 de agosto.

Também houve protestos contra Temer em outras cidades do país, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo, onde foram vistos cartazes com frases como “não ao golpe” e “nenhum direito a menos”.

Assim que o presidente chegou ao local do desfile em Brasília, em carro fechado e sem a faixa presidencial, ao lado da primeira-dama Marcela, um grupo de pessoas em uma arquibancada próxima à tribuna presidencial passou a gritar “Fora Temer” e “golpista”, gerando a reação de um homem que gritou “Fora comunistas”. Também foram ouvidos aplausos.

A arquibancada era composta, segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência, por convidados de funcionários do Palácio do Planalto.

Após certo alvoroço, alguns manifestantes saíram voluntariamente, ocasião em que um grupo de pessoas gritou palavra de ordem afirmando que a sua bandeira “jamais será vermelha”. Pouco antes do início do evento um homem que portava um adesivo de “Fora Temer” na arquibancada foi abordado pela segurança, mas não chegou a ser retirado do local.

Ao final do desfile, quando Temer deixava a tribuna presidencial, um pequeno grupo de aproximadamente 15 pessoas gritou novamente palavras de ordem contra o presidente.

Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, a Esplanada dos Ministérios recebeu um público de aproximadamente 25 mil pessoas. Ainda de acordo com a polícia, aproximadamente 2.700 manifestantes contra o governo Temer concentraram-se no Museu da República, a alguns metros de onde ocorria o desfile.

A cerimônia contou com o efetivo de cerca de 1500 policiais e 150 agentes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O local do desfile foi rodeado por cercas de metal.

No Rio, o protesto teve início logo após o desfile militar no centro da cidade, e ao menos uma pessoa foi detida. Os manifestantes usaram sistema de som, carregavam faixas e cartazes contra o governo e gritavam palavras de ordem como “Fora Temer” e “golpista”.

O número de manifestantes não foi divulgado pela polícia do Rio, mas os organizadores estimaram em cerca de 10 mil pessoas.

Maria Carolina Marcello

Rodrigo Viga Gaier/ Rio de Janeiro

Foto: Agencia Brasil/W Dias – Temer na tribuna, ao lado da esposa e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

Temer recebe vaias e aplausos em desfile de 7 de Setembro

Em primeira aparição pública como presidente, Temer é chamado de “golpista” por parte da plateia em Brasília. Outro grupo bate palmas para o chefe de Estado e levanta bandeiras do Brasil.

Em sua primeira aparição pública após o impeachment de Dilma Rousseff, o presidente Michel Temer recebeu vaias e gritos de “golpista” e “Fora, Temer” no desfile de 7 de Setembro nesta quarta-feira (07/09), em Brasília.

Ao chegar ao local reservado às autoridades na Esplanada dos Ministérios, Temer foi aplaudido por parte do público que acompanhava o evento nas arquibancadas, próximas à tribuna presidencial, mas logo depois, um grupo de manifestantes começou a gritar e vaiar. Um dos manifestantes levantou uma faixa com os dizeres: “Não aceitamos governo ilegítimo.”

Em protesto, outro grupo de pessoas na mesma arquibancada levantou bandeiras do Brasil dizendo: “A nossa bandeira jamais será vermelha”. O protocolo da cerimônia foi parcialmente interrompido. Os protestos continuaram de forma espaçada depois da execução do Hino Nacional.

Na tribuna, Temer, que não usou a tradicional faixa presidencial, ficou ao lado da primeira-dama, Marcela Temer, e dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Além de autoridades militares, os ministros da Defesa, Raul Jungmann, da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Justiça, Alexandre de Moraes, acompanharam o desfile.

Quando Temer deu autorização ao Comandante Militar do Planalto para iniciar oficialmente o evento, os protestos cessaram. Mais tarde, gritos de “Fora, Temer” foram retomados nas arquibancadas.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, citado pelo jornal O Globo, uma das arquibancadas de onde vieram os gritos contra o presidente, em frente à tribuna, foi destinada a convidados de funcionários do Planalto. As demais arquibancadas foram liberadas para o público.

Padilha afirmou que os gritos de “Fora, Temer” não surpreenderam. Citado pela Folha de S. Paulo, Wellington Moreira Franco, secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência, disse que as manifestações não preocupam o governo.

KG/abr/ots

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

26 Comentários

    • Pois é capa preta …. eu me lembro muito bem dos seus choros aqui .rsrsr ….até hoje.. HAHAHAH.. …e esse choro começou quando a direita conservadora perdeu a última campanha eleitoral para presidência ..rsrs .. foi panelada para tudo que é lado …não soube perder dentro das regras democráticas e assim deu um golpe de estado como foi em 64 .. afinal, só assim a direita conservadora fica no poder .
      .
      Capa preta …parece que tende a piorara o “choro” pelo brazil à fora .. literalmente falando ..rsrs .. será que nas próximas eleições para presidente a direita conservadora irá fazer jogo sujo ? ..é bem provável,afinal ….em se tratando dessa gente do ” bem ” .. qualquer marmelada e sacanagem é válida . .. até o Papa sabe disso .. 😉

      • O ParTido e a esquerda corrupta não sabem governar obedecendo o Estado de Direito, então montou o maior esquema criminoso da história do Brasil ao se associar a um cartel de empreiteiras com o fim de financiar a sua perpetuação no poder….

        Mas o ParTido não contava com o fato de que as próprias instituições do Estado Democrático de Direito iriam reagir contra os seus desmandos. Dessa forma o MP e o judiciário desencadearam a maior operação de combate à corrupção de nossa história, desvendando todo o subterrâneo da corrupção, inclusive com o envolvimento do queixoso. Não é à toa que ele foi se esconder embaixo da saia da ONU para garantir a sua impunidade.

    • POR FAVOR, alguém me explica pq estão me chamando de “capa preta” peço encarecidamente, pois não conheço essa expressão, ou pessoa, seja lá oq for, isso é mais algum adjetivo bolivariano no qual eu não estou sabendo ???

      eu conheço o “catta preta” q é um grande advogado e são paulino, esse eu sei quem é, mas esse “capa preta” estou BOIANDO aki !!

      se tem uma coisa chata, é ser acusado de ser “alguma coisa” na qual vc não sabe do q se trata, então senhor Lucena e outros colegas de blog, espero q tenha pelo menos a DECÊNCIA de me explicar oq é “capa preta”

      • nossa, vcs descobriram minha identidade secreta rsrs..
        vou assumir agora esse avatar, em homenagem a quem me chama assim, pra alegria de vcs

      • Capa preta .. tu nunca me engana … assim como o Spefxialistas em tecnologia russa do século passado da década de 60 … com seus 300 nikc .. até parece que usa uma lista telefônica para ter tantos nicks … né joanzinho ?

      • Lucena

        não engano mesmo, vc é o cara, como me descobriu ?

        esse é só mais um dos meus 7.245 nicks q uso, mas desisto, sei q vc é “esperto” demais e irá descobrir todos.

        então agora irei oficializar o meu nick preferido, mas não conta pra ninguém, fica só entre nós dois, e a moderação q com toda certeza sabe da VERDADE !
        ______________________________________________
        — A curiosidade da moderação é entender a motivação e qual o efeito prático de tudo isso. – Plano Brasil

  1. Esqueceram de dizer que a Dilma também enfrentou protestos em 2013/14 e 15. E que ano passado para evitar os protestos foi criado o MURO DA VERGONHA, que cobria toda área do desfile e chegava perto da Rodoviaria do Plano piloto. EU ESTAVA EM TODOS ESSES 3 PROTESTOS!!!

    • Tem quem acredite em duende, papai noel, coelhinho da Páscoa e na “Dilma Coração valente”, essa última mais um embuste pelo qual o marketeiro do ParTido enganou milhões de brasileiros…

      E por falar no marketeiro do ParTido, mais um hóspede da carceragem da PF em Curitiba, que falta ele faz heim!? Basta ver que em sua ausência o ParTido teve que apelar para a retórica das “Diretas já”. Ocorre que enquanto em 1984 tratava-se de um anseio legítimo, em 2016 é o derradeiro embuste de uma conjuração de ladrões inconformada por ter sido apeada do poder pela vias legais.

  2. senhores editores porque não aceitam este comentário?!..o que esta errado nele?!…
    ______________________________________________
    Maquina – O assunto trata da rejeição de parte da população que o Temer está tendo de lidar – Plano Brasil

    • mas senhores editores…lá no post sobre a Coreia Do Norte por ex tem um monte de comentários fora do assunto falando sobre os protestos daqui…..2 pesos 2 medidas comigo?!….
      ________________________________________________________
      Máquina – O Plano Brasil tem por “principio”, não por “regra”, priorizar os comentários mais focados no tema proposto pela matéria em questão. É um “principio” e não uma “regra”. Sendo assim, não é adequado este tipo de comparação, ela simplesmente simplifica muito o assunto. E caberá sempre e tão somente, ao Plano Brasil, liberar ou não liberar determinado comentário, guiado somente por seu entendimento de fazê-lo ou não, e isto por decisão particular que lhe cabe por direito. – Plano Brasil

  3. Nao sou fa do Temer (velha raposa) mas pelo menos temos um presidente com mínima postura de presidente. Aos que pedem a volta de Dilma (financiados com dinheiro dos sindicatos, estado e outros conluios) e bom lembrarem de todas as mazelas que a mesma e seus asseclas promoveram no Brasil…. ajoelhar-se em frente aos estadecos bolivarianos, quebrar a maior empresa do pais, aparelhar as demais estatais todas envolvidas em escândalos, aprovar compra de refinarias sucateadas com valor superfaturado para financiar campanha e partido, promover a completa quebra dos fundos de pensao por aparelhamento e roubo generalizado de suas gestões ligadas a partidos, 12 milhões de desempregados, fraude e mentira eleitoral….. etc…etc…etc… Mesmo que ela em si nao tenha roubado e culpada por ser a chefe de estado que permitiu toda esta humilhação e bagunça embaixo de seu nariz. A direita nunca foi santa neste pais mas este partido e sua turma humilharam qualquer meliante em termos de falcatruas. Continuem pedindo a volta deles….

  4. Hoje, na abertura das paralimpíadas:

    “Quando Carlos Alberto Nuzman citou o governo federal, a primeira salva de vaias, longa a ponto de fazer parar o discurso.

    Quando o gentil presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Sir Philip Craven, mencionou Michel Temer, mais curta e muito mais forte.

    E quando Temer, em dois segundos, declarou aberto os Jogos Paralímpicos, vaia estrondosa.

    De novo, cortes rápidos na imagem e muitos fogos para abafar.

    Temer é um lixo empoderado…”

    (Brito)

    Vídeo:

    “‘Fora Temer’ na abertura da Paralimpíada no Maracanã”

    https://youtu.be/0g6SXVa6RWg

    • Mais um que perdeu a mamata da SECOM, dinheiro do contribuinte, e que precisa sonhar com a volta do ParTido para ter algum futuro…

  5. Interessante de se ver….
    Parafraseando um conhecido ditado:

    “Traíra que defende traíra, tem 100 anos de condenação!”

  6. Sinceramente eu nunca vi um desfile militar tão feio na minha vida. Sem animo, sem sematerial bélico e sem conjuntura física, foi isso que vi. Olha que o pouco que temos daria pra fazer um desfile militar, não igual a da Russia, mas poderia o Brasil fazer um desfile militar bem forte e mais bonito e com bastante material bélico. A final é uma comemoração digna e merecíamos um desfile honroso.

  7. Se ele tivesse boas intenções iria promover novas eleições, não o fez pois tinha todo o interesse na presidencia, para tanto criou todos os argumentos juntos a oposição para liquidar a Dilma, agora quer ser visto de bom moço? Rodou coroa, sua biografia vai foi pra vala.

Comentários não permitidos.