Presidente das Filipinas Rodrigo Duterte, usou a expressão “filho da puta” para se referir a Obama

Duterte usa expressão “filho da puta” para se referir ao americano, que em seguida cancela reunião entre os dois no Laos. Filipino é criticado por sua guerra às drogas, que já custou a vida de mais de 2 mil pessoas.

Obama cancela encontro com presidente filipino após insulto

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou o primeiro encontro que teria com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, nesta terça-feira (06/09), depois de ter sido insultado pelo chefe de Estado recém-eleito.

Um dia antes da reunião, que aconteceria às margens da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Vientiane, no Laos, Duterte usou a expressão “filho da puta” para se referir a Obama durante uma entrevista, quando foi questionado sobre como pretendia explicar ao americano as milhares de mortes extrajudiciais de traficantes e usuários de drogas.

“Eu sou o presidente de uma nação soberana e e há muito que não somos mais uma colônia. Eu não tenho nenhum chefe a não ser o povo filipino. Você deve mostrar respeito. Não pode simplesmente lançar perguntas”, disse Duterte. Usando a expressão da língua tagala para “filho da puta”, ele acrescentou: “Putang ina, eu vou te insultar nesse fórum.” As declarações foram dadas durante uma entrevista para a imprensa na cidade de Davao.

Obama foi informado da ofensa nesta segunda-feira, último dia da cúpula do G20 em Hangzou, na China. Ao justificar o cancelamento, ele afirmou que um encontro com um outro líder só faz sentido se puder ser “produtivo” e chegar a um resultado. Em vez de se reunir com Duterte, o americano encontrará a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye.

Depois da gafe, o presidente filipino não pediu desculpas, mas expressou arrependimento por seus “comentários fortes” em comunicado. “Lamentamos que tenham sido entendidos como um ataque pessoal ao presidente dos Estados Unidos”, afirmou. Duterte acrescentou que espera encontrar Obama numa data posterior e “remover as diferenças” entre os dois países.

Não é a primeira vez que o presidente filipino faz insultos com linguagem vulgar a figuras importantes. No começo do ano, ele chamou o papa Francisco de “filho da puta” e se referiu ao embaixador americano Philip Goldberg como “filho da puta gay”.

Organizações de direitos humanos expressaram preocupação com a morte de mais de 2,4 mil pessoas em operações de combate às drogas nas Filipinas depois que Duterte assumiu o cargo, em fim de junho. “Vamos continuar até que o último produtor de drogas seja morto”, afirmou o presidente filipino.

Disputas no Mar do Sul da China

A participação de Obama na cúpula da Asean é estratégica para fortalecer os laços com nações do Sudeste Asiático e conter o avanço territorial de Pequim nas disputas pelo Mar do Sul da China.

Em discurso, o presidente americano afirmou que os EUA têm a “obrigação moral” de ajudar o Vietnã a sair do isolamento e reparar as perdas impostas a Laos durante a guerra.

Obama também irá se reunir com a presidente da Coreia do Sul para mostrar que a “comunidade internacional permanece unida”. “Assim, a Coreia do Norte saberá que suas provocações só vão continuar a aprofundar seu isolamento”, disse.

KG/rtr/ap/afp/lusa

Foto/Imagem: Plano Brasil

Fonte: DW

 

14 Comentários

    • O S-88 deve estar revoltado. Quer ofender um muçulmano, ofenda Alá. Quer ofender esses direitistas golpistas, ofenda os Estados Unidos. É o Deus deles.

    • Isso aí é “briga em familia”, pois a farsa OBAMA, é dos democratas que são a esquerda de lá ( o povo burro pensa que por ser dos EUA tudo é conservador e de direita, só que essa praga esquerdista na pior acepção da palavra infestou o mundo todo) é só verificar seus discurso e “bandeiras”.

  1. É os direitos humanos preferiam a morte e a desgraça de dois milhões de crianças, e adolecentes que estes traficantes colocarião no caminho errado e o sofrimento de pais e mães que sofrem com drogados em suas familias é realmente o cara perdeu a pasciencia mas não o culpo é assim que tem que ser se colocar no lugar de um pai que tem um filho de menor envolvido em drogas porque um traficante se envolveu em sua familia como amigo o que na verdade era um inimigo, apósto que o trafico de drogas em seu país esta diminuindo com o tempo vai acabar e para manter uma lei como esta tem de ter muita coragem pois acreditem ele colocou a si e seus parentes na mira dos traficantes aqui no Brasil nossos governantes preferem se aliar aos marginais e levantar a bandeira dos direitos humanos trocaram as possições agora os marginais são tratados como humanos e os trabalhadores como criminosos .

  2. esse é extrema direita mesmo ! kkkkk

    desagradou os EUA, e ainda os “humanistas” de esquerda ao matar traficantes e usuários de drogas.

    ganhou o meu RESPEITO !!

    ele deve ser o Trump da Filipinas.

  3. Rodrigo Duterte é advogado e ex-procurador de 71 anos, que na juventude chegou a integrar uma organização comunista…
    Ele chamou o PAPA de filho da Puta.
    Disse que gostaria de ter participado de um estupro coletivo de uma australiana em 1989.
    Disse querer enforcar viciados de drogas 2 vezes em publico.
    O carisma de Duterte é inegável e sua verborragia termina por agradar boa parte da população, assim como seu figurino informal.
    Ele não esconde as relações extraconjugais e admite que tem quatro filhos com quatro mulheres…
    Quando jovem, o presidente eleito estudou na Universidade de Manila, onde teve como professor José María Sison, fundador da rebelião comunista e atualmente no exílio.

  4. A verborragia pode estar exagerada mas se formos olhar com total clareza como se pode conseguir vencer o narcotráfico e império das drogas no mundo, so mesmo exterminando seus membros. O lado ruim dos direitos humanos nao ve isso e defende bandidos como se fossem excluídos da sociedade sem se importar que quem paga a conta e se torna somente estatística e o trabalhador/cidadão comum.
    Outra coisa que me espanta e certos cidadãos compararem esse cara com o “mito” sem sequer estudar suas propostas de lei e ver que o mesmo defende muito mais os direitos de todos os cidadãos do que os falsos defensores das “minorias” que so querem angariar fundos, poder e votos. Vamos acordar amigos !!

      • Sem teses meu amigo, a questão e’ fato … existe o lado dos Direitos Humanos que combate as atrocidades, violação de cidadania, tortura, discriminação étnica e social dentre outras tantas mazelas promovidas por corrupção e tirania (que sao memoráveis por sua bravura) e existe o lado, ou vertentes ruins que somente querem defender o direito de bandidos, especialmente aqui no Brasil. Esses nao estao preocupados com os direitos humanos dos humanos direitos e sim com o jogo político e financeiro de interesse as custas dos cidadãos de bem (quem paga a conta)… Sao esses falsos DH que devem ser questionados.

      • Vc constatou que:
        1- Existem idiotas no mundo
        2- Existe malícia no mundo

        Direitos humanos não tem relação com estes FATOS!

Comentários não permitidos.