Coreia do Norte faz nova demonstração de força com três mísseis balísticos

A Coreia do Norte está proibida, por resoluções da ONU, de utilizar qualquer tecnologia de mísseis balísticos, mas este ano o país já realizou quase 20 disparos e um teste nuclear, em janeiro - KCNA Via KNS/AFP/Arquivos
A Coreia do Norte está proibida, por resoluções da ONU, de utilizar qualquer tecnologia de mísseis balísticos, mas este ano o país já realizou quase 20 disparos e um teste nuclear, em janeiro – KCNA Via KNS/AFP/Arquivos

A Coreia do Norte lançou nesta segunda-feira três mísseis balísticos a partir de sua costa oriental, uma nova demonstração de força condenada imediatamente pelos Estados Unidos, que participavam na China junto a outras grandes potências mundiais de uma cúpula do G20.

Os três mísseis foram lançados às 03h00 GMT (00h00 de Brasília) a partir do condado de Hwangju e caíram no mar do Japão, menos de 15 dias depois do lançamento de um projétil por um submarino norte-coreano.

“Seriam mísseis Rodong de um alcance de 1.000 quilômetros, que foram lançados sem advertência de navegação no Japão”, declarou um porta-voz do ministério sul-coreano da Defesa em um comunicado.

Na cidade chinesa de Hangzhou, onde o G20 era realizado, um funcionário americano de alto escalão denunciou estes “perigosos lançamentos” que “representam ameaças para a aviação civil e o comércio marítimo na região”.

 líder norte-coreano, Kim Jong-Un, em Pyongyang, no dia 29 de agosto de 2016 - KCNA/AFP
líder norte-coreano, Kim Jong-Un, em Pyongyang, no dia 29 de agosto de 2016 – KCNA/AFP

Segundo o Japão, os projéteis percorreram mil quilômetros antes de cair no interior de sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

O ministério japonês da Defesa expressou “sua profunda preocupação diante destes disparos de mísseis, que constituem uma grave ameaça para a segurança nacional do Japão”, segundo um comunicado lido à AFP por um porta-voz.

A Coreia do Norte está proibida por resoluções da ONU de usar qualquer tecnologia de mísseis balísticos, mas neste ano o país realizou cerca de 20 testes e um teste nuclear, feito em janeiro.

No último deles, em 24 de agosto, lançou um projétil SLBM a partir de um submarino. O míssil percorreu cerca de 500 quilômetros em direção ao Japão, o que, para os especialistas, representa um claro progresso nos programas balísticos norte-coreanos.

O líder norte-coreano, Kim Jong-Un, conclamou as forças armadas a seguir adiante com o desenvolvimento do arsenal nuclear de seu país, informou nesta terça-feira a agência oficial KCNA, captada em Seul.

Kim “destacou a necessidade de se continuar com estas realizações milagrosas, reforçando o poder nuclear, passo a passo, neste ano histórico”, declarou a agência norte-coreana.

– Violar resoluções da ONU –

Uma verdadeira capacidade SLBM elevaria a ameaça nuclear norte-coreana, fazendo com que Pyongyang consiga ampliar sua dissuasão para além da península coreana.

“O lançamento pela Coreia do Norte de mísseis balísticos constitui uma violação direta das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que tem por objetivo exibir suas capacidades nucleares e balísticas durante a cúpula do G20”, acusou o porta-voz sul-coreano.

Nesta segunda-feira, Washington condenou os testes, que “ameaçam a aviação civil e o comércio marítimo na região”.

“Expressaremos nas Nações Unidas nossas preocupações pela ameaça que esses programas representam para a segurança internacional”, afirmou John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado. “Nosso compromisso de defender nossos aliados frente a essas ameaças continua sendo inquebrantável”, acrescentou Kirby.

Já o porta-voz do Pentágono, Gary Ross, lembrou que o compromisso dos Estados Unidos com a defesa de seus aliados Coreia do Sul e Japão estava “blindada”.

“Essa provocação só serve para aumentar o empenho da comunidade internacional em replicar as atividades proibidas” da Coreia do Norte, incluindo a “implementação das sanções existentes do Conselho de Segurança da ONU”, advertiu.

Estes disparos ocorreram apenas algumas horas depois de uma reunião da presidente sul-coreana, Park Geun-Hye, e do líder chinês, Xi Jinping, durante o G20 de Hangzhou.

A China é o principal aliado de Pyongyang, a quem ajuda economicamente, mas as relações ficaram tensas recentemente devido ao programa nuclear e balístico norte-coreano.

Seul respondeu à multiplicação de disparos de mísseis norte-coreanos aceitando a controversa mobilização em seu território do escudo antimísseis americano THAAD, decisão condenada por China e Rússia.

Em Hangzhou, Xi Jinping reiterou a oposição de seu país à implementação do sistema antimísseis dos Estados Unidos e alegou uma “má gestão” deste tema que pode “intensificar as divergências” na região, segundo a agência Xinhua.

Park declarou que as persistentes provocações de Pyongyang representam um desafio para as relações entre Seul e Pequim, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

Fonte: ISTOÉ

35 Comentários

    • Rapaz
      é uma via de mão dupla

      pq eu tb não vejo moral em quem apoia o “Golpe à Brasileira” e usa a PM pra massacrar protestos e cegar pessoas

      então…….

      farinha do mesmo saco

      • Quanto aos protestos, enquanto os protestos que arrastaram 1,4 milhão de pessoas para a Avenida Paulista transcorreram na mais absoluta paz e tranquilidade, sem que sequer uma lâmpada ou uma cesta de lixo fossem quebradas, o protesto dos esquerdistas toddynho (pois povo não havia lá – o povo de verdade está procurando emprego ou tentando segurar os seus) e da milícia encabeçada por Guilherme Boulos, a Patricia Hearst tupiniquim, inevitavelmente descambou para a violência visto serem essas (violência e tumulto) expedientes comuns à esquerda, especialmente na busca por produzir um mártir, como foi o caso da moça que perdeu a visão.

      • Rafa .. também acho … são tudo farinha do mesmo saco .. criticam sistemas anti democrático desde que este lhes sejam por conveniência .. aliás … esses tipos …suas ideias sobre a “democracia” …são por pura conveniência . .

      • PM massacrar protestos e cegar pessoas, kkkk

        desculpa mas não resisti !!

        agora a PM é culpada por fazer seu TRABALHO, contra atos de VANDALISMO e depredação ao patrimônio público e privado, só mesmo para o pessoal de esquerda isso é “protesto” kkkkkk

        eu vi essa na internet e achei muito boa, vou compartilhar aki com todos.

        a PM tá fazendo de forma errada pra dissipar esses VÂNDALOS, em vez de usar gás de pimenta, cassetetes, e bombas de efeito moral, deviam mostrar suas CARTEIRAS DE TRABALHO, e dizer q tem vagas abertas para empregos, garanto q não fica um, sai tudo correndo de medo !

        kkk

      • não sei quem é capa preta, mas já q vc direcionou pra mim a sua indagação, eu respondo.

        não, bala de borracha não foi feito para atirar nos olhos dos outros, se houve excessos por parte da PM tem q ser investigada,(até agora ninguém provou nada q foi a PM).

        Oq não se pode é querer marginalizar a policia por fazer seu trabalho contra VÂNDALOS q usam coquetel molotov, pedras, rojões e etc. contra a polícia.

        Pq vc não pergunta CARA A CARA, para o pai de família q veste a farda, se uma dessas armas usadas por esses “anjinhos ideológicos” é tbm um cisco ??? Aposto q vc acha legal isso né ?

        autoritarismo, vai ser respondido com autoritarismo !! Eu te garanto q na hora q esse pessoal q é contra o impeachment da Dilma, quiser protestar de VERDADE de forma pacífica, não vai sofrer um arranhão sequer, mas quem disse q eles querem isso ??

        afinal, para esses sindicatos e movimentos sociais de ARAQUE, q protestam em nome da “democracia” ( a bolivariana) seria péssimo para sua propaganda “humanista social” se não houvesse uns tiros, e banho de sangue contra seus fiéis militantes, pra depois se fazerem de “vítimas” do preconceito da opressão da direita entreguista, antipatriota, anti-progressista, ultra conservadora, neoliberal, (desculpa acabou os advjetivos bolivarianos, só me lembrei desses)

      • ficas se fazendo de desentendido, mas notei que andas lá no BLOG do PRESIDIÁRIO de CREDIBILIDADE, acho bom você tomar cuidado, pois o PAULINHO não GOZA de uma boa fama

      • Nereu, eu desentendido ? kkkkkk….
        vc atiçou minha curiosidade agora, juro, gostaria muito mesmo de saber aonde estou me fazendo de desentendido, e oq tem haver a relação entre comentar num blog de defesa (aki no caso) com um blog de esportes (blog do Paulinho) ??

        agora eu não posso comentar em dois blogs, no qual eu gosto de debater sobre dois temas da qual eu gosto muito q é defesa e futebol ? Por acaso estou ferindo alguma lei anti democrática desse país ? rsrs..

        vc tá me fiscalizando então ? kkkk
        é cada uma viu !!

    • Pois é Nickless,

      Mas o que foi apresentado não é muito diferente do que acontece aqui ou nos EUA ou Rússia ou UK ou qualquer outro lugar do mundo.Manipulação das massas.

      Pude observar no vídeo, fila de desempregados, manipulação de informações, nacionalismo irracional e exacerbado, pobreza…exatamente como vemos em nossa república, nos EUA, na UE, na Rússia.

      O que tem de novo? melhor ainda é perguntar: Será utopia minha ou nossa, pensar que com o mundo interligado em que vivemos, a população norte coreana, não sabe mesmo que se passa fora de seu pais? Ou ainda, será que não é por opção que querem manter o regime?

      Ahhhh tem o exercito que reprime….verdade… mas todo o exercito não é formado só por alta patente que se aproveita do status qüo, lembremos que o grosso é formado por baixa patente, sub oficiais e soldados, todos “famintos”. Será que não é por nada que os famintos não reagem?

      É bom nós nos preocuparmos com a nossa casinha antes de tentar salvar a dos outros!

      CM

      • Se vc não esta satisfeito em algum desses países ai, vc pode pegar sua mala e ir para outro sem problema algum.

        Se fizer isso na CN, é fuzilado ou mandado para trabalhos forçados pelo resto da vida… bem parecido né?

    • Seja honesto e diga quem defende.
      Independente disto você defende quem?
      Os EUA?

      Quero lhe fazer uma pergunta: qual a nação que a Coréia do Norte invadiu, ou bombardeou nestes últimos 40 anos^
      Responda-me por favor.

      Eu defendo quem eu quiser.
      Só isso.

    • “Nickless
      Hoje 9:40

      Impressionante é ver comentarista defendendo esse ditador, alias, muitos aqui adoram um e vem querer falar de golpe depois.”

      Impressionante ver comentarista também tentando justificar o massacre de My Lay lá no Cavok…Antes o fim do mundo era uma preocupação…agora é uma esperança!…

  1. É conveniente para todos que o estado de coisas permaneça como está!
    Coreia do Sul sai ganhando, EUA mais ainda porque reforça sua posição na península e dá álibi para aumentar gastos do MD e manobras na região para testar a envergadura da China. Esta também fica feliz com os acontecimentos porquê ainda continua tendo uma cortina de fumaça para suas manobras no mar asiático em disputa com Filipinas, Vietnã, Japão. Nada vai mudar…nada vai acontecer…tudo vai permanecer igual, exceto o fato que Pyongyang vai melhorar com estes testes sua prontidão e performance! Afinal eles não estão testando por nada…

  2. Cara
    O negocio ali tá é evoluido eim….

    3 ICBMs?

    Os paises já são obirgados a sentar e conversar com a Coreia do Norte

    Pq testar 3 ICBMs em um espaço de tempo tão curto não é coisa pra qualquer país não eim….

    • Enquanto o gordinho fica disparando mísseis o povo norte-coreano morre de fome. Impressionante como há quem defenda isso….

      Ademais nada garante que esses mísseis sejam tecnologicamente avançados. Sem falar que essas risíveis demonstrações de força irritam até os chineses

      • Vou repetir para você a minha resposta, acima.

        Seja honesto e diga quem defende.
        Independente disto você defende quem?
        Os EUA?
        No seu caso, Leonardo, defendes com ardor Israel… Disso eu sei.

        Quero lhe fazer uma pergunta: qual é a nação que a Coréia do Norte invadiu, ou bombardeou nestes últimos 40 anos?
        Responda-me por favor.
        Israel oprime, toma terras e mata palestinos a rodo. Você se cala; é uma democracia você diz… Mas, nesta democracia, os cidadãos árabes não possuem os mesmos direitos, sendo frequentemente expulsos de suas terras.

        Portanto, você opina sobre o que quiser e eu defendo quem quiser.
        Fui claro?

      • É meu caro César, eu nem estava me referindo a você mas já que a carapuça vestiu, vamos em frente……

        A regime norte-coreano ( Monarquia comuno-absolutista tal como o regime cubano) passou os últimos 60 anos não apenas oprimindo o seu povo como também condenando-o a toda forma de privação de condições básicas de sobrevivência no intuito de sustentar a elite dirigente e de manter um exército que embora seja grande é tecnologicamente defasado se comparado com o sul-coreano e as tropas norte-americanas estacionadas no país.

        Ah! Você pinta o regime norte-coreano como vítima pacifica e indefesa mas propositalmente omite que desde o armistício em 1953 esse regime levou a cabo inúmeras violações da soberania da Coréia do Sul e ações de sabotagem. Basta lembrar que uma vez um comando norte-coreano invadiu a Coreia do Sul com a finalidade de assassinar o presidente local e foi interceptado em Seul. E também cabe lembrar as inúmeras vezes em que minissubmarinos norte-coreanos, usados para infiltrar comandos, encalharam em águas territoriais sul-coreanas. Tudo isso que eu descrevi são fatos que você convenientemente omite.

        E já que você falou em Israel, cabe lembrar que você defende ardorosamente tipos como Gamal Abdel Nasser e Mahmoud Ahmadinejad, lembrando que o primeiro queria “jogar os judeus no mar”ao passo que o segundo afirmou categoricamente que Israel “deveria ter sido riscado do mapa”. Sem falar naquela conveniente definição de Hamas e Hezbollah como “grupos de resistência” (Típico estelionato esquerdista). Você questiona a democracia israelense mas se omite quanto ao tratamento dado pelo regime iraniano (claramente fascista) à algumas minorias, como é o caso dos Baha’i.

        E sim! Israel é uma democracia. Ao contrário da Venezuela por exemplo (outro dos regimes que você ardorosamente defende. E isso eu sei).

        Por fim, pau que tenta bater em Chico certamente bate em Francisco. você opina sobre o que quiser e eu defendo quem quiser.

      • Você quer falar de nível de vida digno da população? que tal falar da Ucrânia? a coisa lá está linda…mas peraí, eles não são aliados dos EUA? pensei que crise só existia nos países bolivarianos.

        Se aliar-se aos EUA garante a qualidade de vida da população por que a Ucrânia está desse jeito? A solução para o problema da Ucrânia é simples: basta não noticiar nada sobre isso na imprensa.

      • No mundo mágico da propaganda esquerdista a Ucrânia estava bem quando era uma República Soviética. Chernobyl está aí para provar….

        Sabe o que mais espanta “Teacher”? É que você acredita nas coisas que escreve…

        Ah! E já que você falou de bolivarianos o povo está nas ruas de Caracas e botou o inepto do Maduro para correr…

      • Sim
        Sim
        Sim

        até parece q vc se preocupa com a fome alheia…. Madre Tirelless de Caucutá

        Não é disso q se trata, aqui….
        só estou dizendo que, em que pese o fato de eu não saber qual o nivel tecnologico desses ICBMs, eu não posso negar que é um avanço significativo sim!

      • Só pra constar
        Eu nunca defendi o Regime Norte Coreano aqui…. NUNCA

        minha analise é da tecnologia belica

        só isso

    • Se na coreia do Norte tem pessoas morrendo de fome ..na Venezuela tem gente sem papel higiênico …. e lá na Palestina ? … .o quê ocorre por lá ? …. condena golpe ali e celebra golpe aqui … meu D’us .. como tem gente que fecha os olhos para uns escândalos e arregala para outros escândalos …. isso tem nome …chamasse farizeísmo

  3. Que cortezinho de cabelo que combina bem com os óculos (parece um Nerd arrumado para festa de 15 anos), se o Pai dele ainda fosse vivo tenho a certeza de que ele (filho) estaria dando um geito de caçar pokemon China a dentro. O fato é que esse caçador de pokemon hoje brinca com fogo, e cada dia mais me convenço de que a Coreia do Norte tem bala na agulha para retaliar de forma efetiva sua vizinhança. Esse poderio construido pelo pai (o filho é um caçador de pokemon) é o passaporte para o fim das sanções da ONU e para a soberania nacional total.
    Quem tem arma nuclear fala mais grosso, por isso Nós assinamos um belo tratado.
    Sds

    • Nada mais equivocado! Essas “armas nucleares ” do gordinho são o caminho para mais sanções, mais provações para o povo norte-coreano e mais irritação para os chineses

  4. Na campanha presidencial de 1998 o candidato do Partido Verde, Alfredo Sirkis, se referia às armas nucleares no contexto brasileiro como “O Viagra dos energúmenos”

    A tirar por certos comentários que a gente vê, ele estava (e está) coberto de razão…

  5. agora entendem porque querem este pais desarmado?!…..pois quem pode…PODE…quem não pode….LEVA GOLPE….

  6. …………a Coréia do Norte tem direito a fazer os testes de bombas nucleares e mísseis que queira dentro de quaisquer locais no seu território e nem mesmo as Nações Unidas como bom pau mandado dos Estados Unidos tem moral pra dar pitaco, fazer advertências ou impor sanções…..os EU por sua vez já invadiram muitos países,.provocam inúmeras guerras em todas as partes do mundo e a ONU sempre faz vista grossa como um excelente lacaio…;…..deplorável!

    • ……..hummmm….não dá pra comparar dois entreveros numa disputa entre as duas Coréias com uma histórica rapinagem dos Estados Unidos da qual nós próprios brasileiros sempre fomos vítimas….aliás,não só nós como vários países do mundo ……….lembremos da Doutrina Monroe e da “política” do Big Stick….e que nos situamos abaixo do Rio Grande…..

Comentários não permitidos.