G20: Três temas principais na declaração de Hangzhou

Líderes do G20 reafirmam seu compromisso de combater problemas globais.

Os líderes das vinte maiores economias do mundo, reunidos na China, reafirmam seu compromisso com a luta contra terrorismo, o combate à corrupção e a prevenção de uma nova crise energética, de acordo com o projeto de declaração final da cúpula.

Luta contra o terrorismo

Os líderes do G20 reafirmam seu compromisso de combater o terrorismo em todas as suas formas e identificar todas as suas fontes de financiamento, indica o projeto de comunicado de Hangzhou, ao qual  a agência Sputnik teve acesso.

“Reafirmamos nossa solidariedade e determinação na luta contra terrorismo em todas suas formas e onde quer que ocorra. Tencionamos identificar todas as fontes, técnicas e canais de financiamento do terrorismo, incluindo tributação ilegal de extorsão, contrabando de recursos naturais, pilhagem de bancos, pilhagem de bens culturais, doações externas e pagamentos de resgate. Decididos a enfrentar o terrorismo, continuamos comprometidos com a troca eficaz de informações, congelamento de bens de terroristas e criminalização da atividade terrorista” – divulga o comunicado.

Combate contra a corrupção

As partes do encontro apoiam a iniciativa da China estabelecer o Centro de Cooperação Internacional de Recuperação de Ativos e Investigação em relação a pessoas procuradas por corrupção.

“Apoiamos os princípios do G20 sobre cooperação em matéria de pessoas procuradas por corrupção e saudamos a iniciativa chinesa de estabelecer na China um Centro de Cooperação Internacional de Recuperação de Ativos e Investigação em relação a pessoas procuradas por corrupção nos estados-membros do G20, que funcionará em conformidade com as normas internacionais” – nota-se no rascunho do comunicado.

Investimentos em energia

Novos investimentos em projetos de energia são essenciais para que o mundo evite aumentos de preços, perigosos para a economia mundial. O problema principal da esfera de energia de hoje é que os preços mundiais dos hidrocarbonetos são baixos demais para atrair investimentos em novos projetos. Mas a situação na economia mundial pode mudar e, no futuro próximo, pode acontecer um défice de produtos energéticos devido à falta de novas jazidas.

“Ressaltamos que o investimento contínuo em projetos de energia e uma melhor interconexão regional, particularmente em projetos de energia sustentável, mantém-se criticamente importante para garantir a futura segurança energética futura e prevenir picos de preços, economicamente desestabilizadores” – indica  o comunicado.

A cimeira do G20, que começou no domingo, termina hoje, segunda-feira (5).

Foto: © REUTERS/ Damir Sagolj

Fonte: Sputnik News