Brasil: Cai o apoio à democracia

Entre os países da América Latina, situação brasileira é somente melhor do que a da Guatemala, onde apenas 30% da população respaldam o regime democrático. Na região como um todo, índice caiu de 61% para 54% desde 2010.

O apoio à democracia na América Latina caiu para um nível histórico. E o Brasil – onde Dilma Rousseff acaba de ser destituída do cargo de presidente – é o país em que mais se verifica essa tendência.

“O passado não conta, e como governante é preciso reconquistar [a aprovação dos eleitores] a cada dia”, afirma uma das conclusões de uma pesquisa de opinião divulgada no início de setembro pela Corporación Latinobarómetro.

Desde 1995, a renomada organização não governamental avalia a cada ano o apoio dos latino-americanos à democracia como forma de governo. A instituição é apoiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Transparência Internacional.

A atual análise é resultado de uma sondagem realizada com 20 mil pessoas em 18 países da América Latina. O resultado: desde 2010, o índice de apoio à democracia na região caiu de 61% para 54%.

Terremoto político no Brasil

No Brasil, o índice caiu de 54% para 32% em apenas um ano. Somente na Guatemala – onde, em 2015, o presidente Otto Pérez Molina teve que renunciar por causa de acusações de corrupção – o índice de apoio à democracia é menor: 30%.

As consequências da situação no Brasil são especialmente grandes. “O Brasil não é somente o maior e mais poderoso, mas também o único país da América Latina que está lado a lado com as potências mundiais”, diz o estudo.

Por isso, o estado da democracia brasileira tem fundamental importância para toda a América Latina. “A recuperação política do Brasil está vinculada à capacidade do governo de mostrar progressos na luta contra a corrupção”, conclui o texto.

Os resultados atuais da pesquisa estão alinhados com uma tendência mundial de ceticismo em relação à democracia abordada pelo pesquisador americano Marc F. Plattner no ano passado, em seu livro Democracy in decline? (“Democracia em declínio?”, em tradução livre).

Herança do passado

Na América Latina, muitos países voltaram à democracia há não mais de 30 anos. A análise das consequências das ditaduras militares dos anos 1970 e 1980 ainda não foi concluída.

Segundo o estudo, o aumento da indiferença política na região é particularmente grave. Do total de entrevistados, 23% da população não se importam se o governo foi eleito democraticamente ou não. Em 2010, esse índice era de somente 16%.

“A perda de confiança se manifesta num momento em que as perspectivas sombrias para a região se misturam com as altas exigências dos cidadãos em relação aos seus representantes no governo”, afirma Marta Lagos, fundadora e diretora da Corporación Latinobarómetro. Esta é a primeira vez que a combinação desses fatores foi verificada na pesquisa.

Recessão e corrupção

Perspectivas econômicas negativas dificilmente são os fatores decisivos para a crescente desilusão com a democracia. Isso porque, justamente durante a crise mundial de 2008 e 2009, o índice de aprovação alcançou, respectivamente, 57% e 59%. Um ano depois, em 2010, ele chegou a 61%.

“A sociedade mudou”, constata Marta Lagos. “O que ainda era tolerado há cinco anos, não é mais aceitável hoje.” As pessoas exigem soluções concretas que precisam ser implementadas imediatamente contra problemas também concretos. “Eles não estão mais dispostos a esperar para depois”, opina.

À primeira vista, o resultado da pesquisa na Venezuela é surpreendente. Embora o país esteja em colapso político e econômico, a democracia tem 77% de aprovação. Uma possível explicação é que muitos venezuelanos não consideram mais o governo do presidente Nicolás Maduro democrático e desejam que a Constituição volte a ser respeitada.

Só o presente importa

Em Chile, Uruguai, Nicarágua e El Salvador, o apoio à democracia também caiu. No Chile, não diminuiu somente o apoio à democracia, mas também à presidente Michelle Bachelet.

Embora ela tenha terminado seu primeiro mandato em 2010 com um índice de aprovação de cerca de 80%, seu segundo mandato, iniciado em 2014, registra números bem menores.

A razão para a queda não foi somente a crise econômica provocada pela diminuição dos preços de exportação no mercado internacional da principal matéria-prima do país – o cobre –, mas um escândalo de corrupção no qual o filho de Bachelet estava envolvido. “Esses são sinais do tempo: não há mais garantia sobre êxitos alcançados no passado”, explica Lagos.

“Com a democracia crescem também as exigências aos representantes eleitos para que resolvam os problemas estruturais da região”, resume Lagos, citando o único resultado positivo da pesquisa: o apoio à volta de regimes autoritários caiu de 16% para 15%.

Foto: Protesto pró-impeachment em Brasília, em dezembro de 2015

Fonte: DW

11 Comentários

  1. Eu vejo esse descontentamento como sendo um sintoma da constatação da ineficiência dos governos…na democracia tudo é para prazos longos e nada é para agora!
    Fazer obras e reformas na legislação é extremamente dificil na democracia e existe uma burocracia sufocante e corruPTa .

    • Vejo como resultado da corrupção generalizada que ocorre no Brasil, onde Instituicoes não cumprem suas obrigaçoes constitucionais, onde o único interesse que importa é o partidário, independente dele ser de DIREITA OU ESQUERDA
      A classe política brasileira visa resultados próprios, sem se importar com.o povo, então cabe a esse povo pedir o socorro a única instituição qie ainda tem valor, as FFAA. Nosso Grande problema é ainda acreditar em Salvador Da Pátria! !!

  2. todo este “bochicho” e “comoção” que vemos hoje pela Dilma ter sofrido Impeachment mas não ter tido seus direitos políticos cassados não passam de um jogo de cena destes golpistas para criar/falsear um cenário de “indignação” de todos contra tal situação…e assim “legitimar” a cassação dos diretos políticos dos petistas mas principalmente a cassação do registro do PT…para extingui-lo como partido político…este é o próximo esquema/passo do golpe…pois de nada adianta organizar todas estas movimentações para derruba-los se eles se candidatam e se elegem nas próximas eleições…pois neste jogo todo, programas assistencialistas como o bolsa família, minha casa minha vida e Prouni sempre serão cartas fortíssimas debaixo da manga dos petistas…

    cassar os direitos políticos da Dilma logo em seguida de seu Impeachment chamaria muito a atenção da opinião publica…sairia algo muito escrachado…por isso estão fazendo todo este espetáculo e circo midiático…..tudo isso não é nada mais nada menos que a preparação do terreno ou cenário para destruir o PT de vez….este partido governou nosso pais por mais de 12 anos por conta da incompetência, negligencia e omissão dos governos anteriores com as classes baixas e os menos favorecidos que compõem a maioria dos eleitores deste pais….

    tirar a força o governo petista não resolve o problema e sim apenas piora ainda mais tudo….essas coisas abrem um precedente perigoso com sérias complicações futuras….de fato nos encaminhamos para acabar igual a um daqueles países da África arrasados por explorações e conflitos..pois quem estão por trás de tudo isso querem dar neste pais o mesmo fim que deram na “Síria”….pois países combalidos e desarmados…com instituições fracas, vulneráveis e que não funcionam… são mais fáceis de dominar, por correia e explorar…

    Povo Desprotegido…

    • Respeito muito sua opinião, mas sonho com um país com a divisão equilibrada dos poderes, pena que nossos representantes do legislativo não valham nada, e que sejam uma corja de corruptos. Mas sonho com um legislativo idôneo e com pulso para colocar para fora qualquer representante do executivo incompetente e corrupto. Precisamos é discutir a legislação que sustenta esse sistema político, pois ele legítima essa pessima aliança PT PMDB, a vitória do PT na última eleição foi muito apertada, e sem os votos do PMDB não teriam sido eleito. Minha bandeira não é a retórica do golpe, mas sim a mudanca desse sistema político podre.

    • não precisa ninguém destruir o PT, os próprios integrantes estão fazendo isso com MAESTRIA !

      o problema do pessoal de esquerda, principalmente os petistas, é que não aceita punições para os corruptos do seu partido, tenta justificar q a corrupção já existia, dando a impressão que seus ÍDOLOS, estão acima da LEI e pode fazer qualquer coisa, portanto, agem CONTRA a constituição, fazendo dela um instrumento de causa própria aonde os interesses do ParTido está acima de tudo.

      Mentem e dissimulam descaradamente distorcendo os fatos, fazendo apologia a violência, jogando pobres ignorantes intelectuais sedentos por “justiça” contra as LEIS. Se aproveitam da miséria de muitos, e do PSEUDO intelectualidade de outros, e promovem o VANDALISMO, em nome de uma democracia q não existe e nunca existirá para quem DISCORDA das ideias, aonde o AUTORITARISMO e OPRESSÃO aos seus adversários é predominante, ou seja, é a sua DEMOCRACIA totalmente distorcida da realidade.

      uma das amostra das mentiras e ideias distorcidas, está no seu próprio comentário, e vemos nas ruas

      “pois neste jogo todo, programas assistencialistas como o bolsa família, minha casa minha vida e Prouni sempre serão cartas fortíssimas debaixo da manga dos petistas…”

      tudo q INTERESSA ao partido, se torna deles (pt), o partido passa a ser DONO da ideia, dono do programa, e tudo aquilo (pessoas) q depender disso, será tbm deles !! Vc se torna um OBJETO, q usam e abusam para os interesses do partido, se vc não concordar, está fora !! é um antipatriota, um golpista, um entreguista e etc.

      lembrando q o bolsa familia começou com o FHC, com outros nomes, os programas apenas se unificaram, e foi ampliado, não q a ideia tenha sido ruim, ao contrário, foi boa, o problema está nas INTENÇÕES por trás, q sabemos muito bem as razões, manter o povão no cabresto vivendo com migalhas, e usar sua ignorância para formar seus militantes, fazendo terrorismo e usado o MEDO dessas pessoas, mentindo e dissimulando q os adversários iriam cortar os programas sociais.

      o PT e seus aliados é isso, vivem as custas de MENTIRAS, CORRUPÇÃO, AUTORITARISMO, MEDO, MISÉRIA e não faz o menor esforço pra esconder.

      como já disse outras vezes, é um país livre, a pessoa tem total direito de fazer suas escolhas, desde q RESPEITE os direitos dos outros, mas enquanto o PT e seus aliados continuarem a subestimar a inteligência dos q discordam de suas ideias, ninguém de fora precisa destruir o PT, ele mesmo fará a si próprio !!

      • “Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.”

        Nelson Rodrigues.

      • reparem que o modus operandi que estes militantes de direita ligados a movimentos como o “Vem Pra Rua” adotam, é o mesmo praticado pelos “camisas pardas” de Hitler….milícia paramilitar nazista que praticava ataques e impunidades de todo o tipo contra seus rivais políticos durante o período em que o Nacional Socialismo exercia o poder na Alemanha… atuavam como uma tropa de pressão política…sendo sua atividade muito mais a de baderneiros do que a de um exército…esta milícia paramilitar foi um dos esteios do poder político de Adolf Hitler…

      • mais uma MENTIRA deslavada, não houve graves incidente no grande protesto a favor do impeachment, foram mais de 4 milhões em todo o país, pessoas tiraram até selfie com a polícia, ninguém precisou demoniza-los, pra usar como desculpa pra partir para agressão.

        vc até pode acusar o movimento “vem pra rua” de politizado, mas pergunto quem não é ? agora chamar aqueles 4 milhões de pessoas de fomentar o nazismo ? de fazerem apologia a violência e opressão daqueles q discordam ?

        já falei aki, vc tem total direito de escolher sua ideologia, mas não SUBESTIME a inteligência dos outros

  3. “Brasil – desse mato não sai coelho. Sai é Jacaré, Temer, Aécio, cobra, José Sarney, José Genoino, Dirceu, hiena, Paulo Maluf…”

    Millôr Fernandes

  4. democracia brasileira é um instrumento de manipulaçao… quando se escolhe para votar aquele que se apresenta como o mais limpo, o mais pudico, marajás etc mas se revela o lobo mais ávido o mais pilantra e ainda assim continua lá…since 1985

  5. Acho essa discussão toda muito importante. No Brasil existem particularidades interessantes e que fazem toda diferença: Único país lusófono das Américas, último país a adotar o regime republicano na região, territorialmente enorme, culturalmente diverso, etc.
    A democracia não pode seguir modelos pré-determinados, não basta copiar os princípios da constituição dos EUA e imediatamente “seremos como eles”. A coisa deve acontecer seguindo o caminho inverso. Não somos como eles, não devemos ser como eles e as nossas leis e regime político devem refletir a “verdade” de nosso povo, esse processo revisionista é difícil e doloroso.
    Não tenho dúvidas que o regime político administrativo que melhor se adapta ao nosso jeito de ser é a Monarquia Parlamentarista. Tornou o país independente no primeiro reinado, pacificou e unificou o país no segundo e, quando iríamos avançar rumo ao desenvolvimento sustentável, o exército aplicou um golpe tão confuso que ao depor o ministro da marinha, General Deodoro da Fonseca gritou vivas ao imperador!
    A república brasileira não funciona, na verdade, nunca funcionou. Dos 37 presidentes que tivemos, 17 ocuparam o carga de forma indireta, sem eleições, 17!!! Quase a metade! Em meio aos que ocuparam o cargo democraticamente, alguns renunciaram, outros eram interinos, um se suicidou!
    D. Pedro II governou por 49 anos.
    Democracia é bom, mas acredito que a melhor democracia é aquela que se adapta ao contexto histórico e sócio cultural do povo, por isso sou Monarquista.
    Viva ao Imperador! Viva D. Luis!

Comentários não permitidos.