BRICS reforçam a cooperação na luta contra desafios globais

Os países do BRICS concordaram, no final do encontro informal realizado no âmbito da cúpula do G20 em Hangzhou, em reforçar a cooperação e apelaram à comunidade internacional a lutar contra os desafios globais.

Isto é afirmado na declaração conjunta dos líderes dos países do BRICS, publicada pela chancelaria chinesa após a reunião.

“Os líderes dos BRICS sublinharam que os países do grupo devem, com base nos princípios de transparência, solidariedade, igualdade, compreensão, tolerância e cooperação, continuar a fortalecer a parceria estratégica entre os países do bloco”, afirma o texto.

De acordo com os líderes do BRICS, apesar de que a economia mundial e a economia dos seus países enfrentam novos desafios, estes têm a perspectiva e a força motriz para o crescimento.

Além disso, os líderes do BRICS, após a reunião em Hangzhou, confirmaram o compromisso de intenções de fortalecer o diálogo e a cooperação com outros países em desenvolvimento e outros mercados. Eles observaram que a recuperação da economia global continua desigual, sendo necessário que os países do G20 reforcem a coordenação da política macroeconômica. Os líderes do BRICS também chamaram aos países-membros da organização Mundial do Comércio (OMC) que ratifiquem o mais rapidamente possível e contribuam para a adoção de um Acordo da OMC sobre a promoção do comércio internacional.

No comunicado conjunto se destaca que os países do BRICS condenam fortemente os atos terroristas em todo o mundo. Neste contexto, os países do BRICS apelaram às ONU e à comunidade internacional a desempenharem um papel fundamental na luta contra o terrorismo.

Em conclusão, os países do grupo sublinharam a certeza de que a cimeira do G20 em Hangzhou será bem-sucedida. Enquanto isso, os líderes do BRICS expressaram apoio à realização da próxima oitava cúpula do BRICS, que será realizada em outubro na Índia.

O Grupo BRICS é uma união informal de cinco países: a República Federativa do Brasil, a Federação Russa, a República da Índia, a República Popular da China e a África do Sul. A oitava cimeira do BRICS será realizada de 15 a 16 de outubro em Goa.

Foto: © REUTERS/ Wang Zhao/Pool

Fonte: Sputnik News

 

28 Comentários

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Como é q é?

    Governo Golpista se juntando com Russia e lambando a mãozinha do PC Chinês?

    O “presidente” até comprou um sapatinho Xing Ling pra agradar aos novos patrões

    E aew, TRILOGIOPATAS?

    FAIL
    FAIL
    FAIL
    FAIL

    • E qual o problema do temer se juntar com eles? que pensamento pequeno hein, como toda a esquerda tem.

      Presidente tem que trabalhar pelos interesses do país e não pelo interesse ideológico como se intensificou nos últimos governos.

      Se depender de gente como vc, o Brasil hj estaria negociando somente com países socialistas falidos.

      • “E qual o problema do temer se juntar com eles? ”

        O problema está na cara de pau de quem criticava o PT por fazer isso e agora apoia o governo golpista por fazer o mesmo

        isso só mostra que vcs trilogiopatas são ideologicamente esquizofrênicos

        só falta humildade pra reconhecer

      • Cara, acorda pra vida, governo tem que fazer parcerias com qualquer um, desde que seja vantajoso pra nos, não interessa quem for.

        Os que criticavam esta parceria são tão idiotas quando os que gritam golpe por ai.

    • Rafa_positron

      mas não era isso q o pessoal de esquerda queria ?
      falaram para os 4 cantos q o Temer iria entregar tudo para os americanos, e deixar de lado os BRICS, mas já fez um acordo de 10 bilhões com a China, e agora fortaleceu os laços com os BRICS.

      bom pelo jeito mais uma MENTIRA caiu por terra, vou na sua onda

      FAIL
      FAIL
      FAIL
      FAIL

      • Eu volto a repetir: se era oq AZIZQUERDAS queria, eu realmente não sei

        MAS FOI EXATAMENTE ISSO Q VCS CONSEGUIRAM

        HUAHUAUHAUHAHUUHAHUAHUAHUUAHUAHUHA

  2. Só uma pergunta

    como é q se fala “Very Good, Macacada” em Mandarim?

    Vão ter q aprender viu…

    hauahuhauhahau

    • Caro Rafa, infelizmente temos pessoas q pensam pequeno, como vc. País q quer ser grande, tem q pensar grande. Pais q pensa pequeno se junta com Pais Bolivariano, como é o caso da Venezuela de ter pensamento desonroso com a sua própria nação.
      Não sou a favor nem de X, nem de Y, porém o Presidente tem q trazer algum crédito para seu país, visto q a antecessora não trouxe nenhu

      • Cara
        uma pessoa que diz q o Temer tem crédito merece outra coisa a não ser o deboche?

        O cara TRAIU quem o elegeu
        O cara tá lada a lado com o Cunha
        O cara está INELEGIVEL pela lei da Ficha Limpa

        não é pra debochar ?

    • “Gabriel
      Hoje 14:45

      Formidável , parabéns presidente Michel!
      Os brasileiros aprenderão a confiar em vc”

      eles confiarão enquanto o bolsa família for “política de estado”…. 😉

    • Bom dia Gabriel;

      Acredito sim que o Temer está fazendo a parte dele em relação aos acordos com a China/BRICS, aliás, não lhe resta opção.

      Como disse o Nickless acima os interesses do país devem estar em primeira ordem independente de ideologias.

      Mas dai a parabenizá-lo por mérito nenhum são outros quinhentos e o povo brasileiro jamais confiará nele pelo simples fato de que não se pode confiar em mentirosos independente de esquerda, direita, centro ou outra coisa que o valha.

      Seu passado (do Temer) lhe condena.

      Grande abraço.

  3. Me surpreendeu… esperava que ele fosse virar as costas para o BRICS e buscar uma “relação carnal” com os EUA… ainda é cedo para ter a minha confiança mas é um ponto positivo.

  4. Fora às ideologias falidas! Fora a babação bolivariana! Quem quiser investir no país será bem-vindo. A regra para investimentos no Brasil deveria passar por critérios mais econômicos do que ideológicos.

  5. é engraçado que aqui criticavam e esculhambavam o governo petista por manter aproximações, relações e acordos com Russos e Chineses..agora parece que mudaram de ideia…rs…repito, reitero e ratifico…o problema do Brasil é o brazileiro…povo cínico e sem vergonha na cara em sua maioria…sem educação de berço…sem princípios morais, éticos e religiosos…pais católico, mas de maioria de chamados “católicos não praticantes”…se inconformam, se revoltam e fazem protestos só contra os corruptos do partido rival…mas dos corruptos do partido que milita fazem “vista grossa” ou mesmo defendem…Cada Povo Tem o Pais Que Merece…

    • como bem dizia o Nelson Rodrigues…..O brasileiro, quando não é canalha na véspera, é canalha no dia seguinte….nossos políticos são nada mais do que o reflexo do caráter e integridade da maioria do povo deste pais…Um governo consiste no reflexo de seu Povo….Se ha aqui um governo corrupto é porque o povo que o ELEGE é corrupto…A Corrupção não é um privilegio de políticos…. Não existe político corrupto…. Existe o Corrupto que foi transformado em político…. Representante real daqueles que o colocaram no poder!…

      “Depressa meu irmão, / E sai da pista, / Que o Brasil é um trem / Sem maquinista!”

      Millôr Fernandes

    • Patético é quem criticava os BRICS (basta ver nesse mesmo site matérias do começo do ano) e agora elogia o ditador Temer por participar das reuniões do grupo. Patético é quem pensa que um pais “investe” em outro só por bondade.
      Não há investimento de países ricos em países pobre, há apropriação de riquezas compradas a preço de banana. Patético é pensar que um país como a China vai investir no Brasil para nos ajudar. O que eles querem é controlar a produção de matéria prima. O ditador Temer, desesperado por dinheiro para garantir a eleição de 2018, vai entregar tudo o que puder por qualquer preço.

      • Infelizmente terei que concordar, pois o Temer não é nenhum patriota.

        Alias, entre os nossos representantes, quem é?

        Att;

  6. O Brasil já está no canto nos Brics.

    Eu acho que foi uma sorte o Itamaraty ter percebido a OPORTUNIDADE para lançar os BRICS .
    Sim, foi iniciativa do Itamaraty, que soube utilizar Lula, um político dos mais populares do mundo e que só abre portas ao Brasil.
    A porta ainda está aberta graças a inteligência e COMPETÊNCIA dos nosso diplomatas do ITAMARATY e não a este bando que agora comanda aquele palácio tropical.

    • Impressionante como algumas farsas se prolongam no tempo mesmo com os fatos a desmenti-la. A verdade é que o queixoso é um caudilho populista, amoral, vaidoso e messiânico que se abriu alguma porta para alguém, foi para as empreiteiras “cúmpanhêras” , suas doadoras de campanha e parceiras no projeto criminoso de saquear o estado e financiar a sua perpetuação no poder…..

      E tampouco é impoluto pois inclusive já é réu em processo judicial ( e quem recebeu a denúncia nem foi o Moro).

      Ademais, quanto à nova direção do Itamaraty, faz o certo ao colocar a corja bolivariana em seu devido lugar.

  7. Sinceramente, é cada comentário deprimente…
    Uma coisa é certa, o BRICS continua, pois seu ideal maior é fortalecer um eixo de coalizão que cria possibilidades de desenvolvimento para os países emergentes e a criação de novos parques de consumo onde não existe hoje (como é o caso da África), isso vai além de meras ideologias socialistas ou capitalistas, logo, se vai ser Dilma, Temer, Ciro Gomes ou Lula não importa, o que importa para os lideres do BRICS é que o líder que estiver a frente do país continue o legado de participação ativa no bloco, fortalecendo alianças, e sem posturas partidaristas, quer sejam pró Fulano ou pró Siclano, do contrário, é óbvio que haverá a rechaça do membro rebelde, para tanto a Índia sempre tem cautela nos passos de suas relações com os países ocidentais, pois ganha muito com a participação no BRICS e as portas que o bloco criou, por isso são cautelosos, para não criar problemas no bloco, hoje, o mesmo vale para o nosso país, que tem que se preocupar seriamente em como a China nos vê, pois são os nossos maiores investidores, os nossos maiores compradores, se eles retrocedem em qualquer área que hoje negociamos com eles estaremos ferrados, entraremos em recessão profunda, pois não há no mundo hoje qualquer país aberto, com grana e disposto a receber nossas commodities nas quantidades que a China compra de nós, e disso o Temer tem plena ciência, ele pode ser golpista, mas esquizofrênico ele não é.

    • Caro Arc,

      Olhando para o seu comentário (última frase principalmente), considero-o bem mais sensato que o meu acima.

      Abraço,

      • Sua visão é sensata meu caro, sabemos quem é que está no poder e como chegou, a questão é que hoje temos que torcer para ele passar até 2018 sem fazer grandes estragos a nação, principalmente nos direitos trabalhistas, que são o principal alvo de quem o apoiou. Sds

Comentários não permitidos.