Novidades Polacas: MBT PT-16 e IFV Anders

PT161   E.M.Pinto Informações- Below The Turret

Em 26 de agosto de 2016 fontes polonesas anunciaram os desenvolvimentos de novos veículos blindados sendo um deles um Carro de combate Principal (MBT) e um veículo de combate de infantaria (IFV).

No dia seguinte o site Below The Turret Anel divulgou as primeiras imagens e informações sobre o IFV Anders e que os desenvolvimentos no veículo PT-91 foram ressuscitados para servir como base para os novo veículo recebe a designação PT-16, comecemos por ele:

pt16

PT 16

Trata-se do MBT Polaco que temporariamente atende pelo código PT-16 (Polskie Tank –Szesnaście. O veículo destina-se principalmente para a exportação, uma vez que a espinha dorsal da força de carros de combate polaca será baseada nos Leopard 2PL uma variante modernizada do MBT alemão que está em desenvolvimento na Polônia. O novo PT-16 herda muitos itens do então engavetado PT-91″Twardy” utilizando uma versão atualizada do casco PT-91 / T-72.PT165

No entanto o PT-16 apresenta uma nova torre armada com uma arma de alma lisa de 120 mm fabricado localmente ela Huta Stalowa Wola (HSW). A Polônia havia iniciado o desenvolvimento de uma cópia local do projeto do canhão Rheinmetall 120 mm destinada ao veículo PT-91, entretanto, não foi revelado quem seria o fabricante de tal arma para o projeto; possibilidades incluem as empresas da França, Alemanha, Ucrânia ou Suíça. A arma é capaz de disparar munições  DM63 APFSDS e DM11 HE da Rheinmetall.pt163

A nova torre inclui um novo carregador automático para cargas 120 x 570 mm projetados para o canhão de alma lisa da Rheinmetall, porém é desconhecido exatamente como isto foi resolvido pelos engenheiros poloneses, provavelmente com ensinamentos adquiridos no desenvolvimento dos carregadores automáticos do Anders e do MBT conceito PL-01.

O PT-16 é protegido por nova armadura composta modular. A armadura da torre é extremamente grossa e é uma reminiscência da armadura composta AMAP da empresa alemã IBD Deisenroth utilizada no Leopard 2 Evolution. A IBD Deisenroth forneceu o pacote de armadura para a variante Rosomak-M e vai entregar a armadura para a nova versão Leopard 2PL.pt164

Na medida em que parece ser possível que IBD entregue a armadura para o PT-16, entende-se que haverá algum tipo de produção local para os Leo 2PL; Se isso será feito sob licença ou por uma subsidiaria local, isto ainda não está claro no momento. A parte da frente do casco parece ser equipado com módulos de armadura do tipo “aplique”, mas mantém uma série de recursos clássicos dos T 72; a armadura do casco integrada ainda pode ser idêntica à do T-72M1 / PT-91.

PT162

O MBT está equipado com um motor de 1000 hp produzido por um fornecedor Romeno que alegadamente pode fornecer até 1100hp. O lado superior do casco é protegido pelos painéis de blindagem composta do tipo aplique, enquanto que o lado inferior é protegido por saias de borracha.

A torre está equipada com uma estação remota de arma (SIT) e um novo sistema de sensor. O RWS está armado com uma metralhadora e sistema de visão de um comandante.PT166

 Não são fornecidas informações sobre se o sistema de visão é separada do comandante e artilheiro e ainda há outros três sistemas que não parecem ser propriamente destinada ao comandante, mas sim, há blocos de visão integrada no teto da torre. O sistema de sensor é constituído de, pelo menos por dois módulos, um em cada lado da torre frontal. Cada módulo contém três unidades de sensor. Estas unidades podem ser câmaras ou sensores de laser de alerta.

IFV Anders

Anders

Originalmente desenvolvido como uma família de veículos, em especial a um MBT leve mas que também incluía uma versão de veículos de combate de infantaria (IFV) bem como outras variadas versões cujo projeto foi entretanto encerrado.

O Anders é um veículo com motor dianteiro com trilhos de aço. É feito de aço soldado com mais armadura composta do tipo aplique que acrescenta sobrevivência melhorada.Anders2

O novo Anders está equipado com uma torre HITFIST-30P da Oto-Melara (o mesmo canhão, usado no IFV sobre rodas Rosomak).

Apesar do protótipo revelado ser idêntico ao protótipo anterior do Anders IFV, acredita-se que características e detalhes tenham sido alteradas. Esta configuração é destinado a competir com o novo IFV Borsuk, que está sendo desenvolvido para o exército polonês.

A torre Hitfist é armada com arma de 30 mm (Bushmaster II) da  Aliant Techsystems (ATK) e uma metralhadora coaxial. Além disso é equipada com o novo míssil Novo (ATGM) Spike-LR, uma arma anti-carro cujos lançadores foram adicionados à torre um em cada lado. Estes lançadores foram desenvolvidos em nome do Exército polonês para o Rosomak IFV.Anders1

A torre Hitfist-30 pode ser blindada até STANAG 4569 nível 4 (proteção contra 14,5 mm API), entretanto a versão original desenvolvida para o Rosomak era menos protegida. A adição de blindagem cerâmica feita pela empresa israelense Rafael era necessária para atingir o nível 4.

O casco do Anders é projetado com proteção modular que varia de STANAG 4569 nível 3 (proteção contra 7,62 mm tipo munições NATO AP com núcleo de tungstênio-carboneto) ao nível 5 (proteção contra 25 mm) ou além. O veículo não é anfíbio.

3 Comentários

    • Os projetos dos países do Leste Europeu, China e até Irã, tem como base, ponto de de início naturalmente veículos de origem russa, pois contam com vários deles em suas fileiras por serem clientes da antiga URSS, e ao tempo se viram na necessidade de aprimorá-los, atualizá-los para não virarem sucata, que seria o caminho deles.

  1. **…O veículo destina-se principalmente para a exportação, uma vez que a espinha dorsal da força de carros de combate polaca será baseada nos Leopard 2PL uma variante modernizada do MBT alemão que está em desenvolvimento na Polônia…**

    Imagino que um possivel comprador pense duas vezes e acabe optando por um Leopard já que até a propria Polonia optou pelo mesmo, ou um T72 modernizado.
    Sds

Comentários não permitidos.