Brasil e China fecham acordos de mais de R$ 10 bilhões

Logo assim que chegou à China nesta sexta-feira (2), o presidente Michel Temer participou, em Xangai de um seminário onde fechou nove acordos para os próximo anos orçados em mais de R$ 10 bilhões no Brasil.

Entre os acordos firmados  estão projetos de investimentos em um porto e na construção de uma indústria siderúrgica no Maranhão e também a criação de um fundo para financiar projetos para desenvolver a cadeia agrícola no Brasil, também foi negociada a venda de aviões da Embraer para uma companhia chinesa e a compra de participações de empresas  brasileiras por corporações chinesas.

No Seminário Temer, disse que era sua primeira missão oficial como presidente efetivado e ressaltou que os indicadores econômicos no Brasil já estão melhorando, garantindo que o Brasil vai superar a crise. Michel Temer ainda ressaltou, que os acordos fechados, fortalecem ainda mais a parceria e a confiança comercial entre Brasil e China.

“O ato de hoje é de fundamental importância para revelar a interação, a integração entre o Brasil e a China de um lado e de outro lado a confiança do empresariado chinês na economia brasileira e em terceiro lugar o desejo extraordinário de todo o empresariado brasileiro de fazer uma aliança muito sólida com a China e com os empresários chineses. Esperamos que todos tenhamos, como tem a China, muito sucesso.”

Ainda no discurso, Michel Temer destacou que o Brasil avançou nos últimos três meses com o aumento da confiança e dos indicadores econômicos, ressaltando que o foco central do seu governo é a responsabilidade fiscal, monetária e política.

“O fundamento central do nosso governo é a responsabilidade fiscal, pois o gasto desmensurado penhora o futuro, em troca de uma prosperidade efêmera e falsa. Responsabilidade também na política monetária, que o controle da inflação é pressuposto do crescimento sustentado e do real progresso econômico e social. Responsabilidade política, que só avançaremos pelo diálogo e pela união.”

A comitiva presidencial em seguida participou de uma reunião bilateral com o presidente da China, Xi Jinping, na cidade de Hangzhou.

O Ministro das Relações Exteriores José Serra conversou com a imprensa após o encontro, e disse que Xi Jinping inicialmente já fez um convite para que Temer retorne à China, mas desta vez para uma visita de Estado, ainda sem data definida. De acordo com José Serra, o presidente chinês disse estar confiante na estabilidade política e na recuperação da economia brasileira. Na reunião, foi discutida a perspectiva de aumentar ainda mais as exportações do Brasil para a China, e a ampliação da cooperação econômica entre os dois países, nos setores da agricultura, agropecuária, logística, transporte e energia.

Neste sábado (3), Temer vai ter na China uma reunião com a comitiva brasileira, e em seguida se reúne com o diretor geral da Organização Mundial do Comércio brasileiro, Roberto Azevedo. A cúpula do G20 com os chefes de Estado e do governo das 20 maiores economias mundiais acontece nos dias 3 e 4 de setembro.

Foto: Beto Barata/ PR

Fonte: Sputnik News

 

7 Comentários

  1. “entreguista” !!!

    não pera ! é pra China. rsrs…

    falando sério agora, achei muito bom esses acordos, qualquer investimento agora será bem vindo para erguer a nossa economia, seja de QUALQUER país q for, sem PRECONCEITOS, sem essa IDIOTIZAÇÃO ideológica q só pode receber investimentos de país X, não estamos em condições de exigir NADA nesse momento, herdamos uma economia DESTRUÍDA q levará muito tempo para se reerguer novamente, então tudo terá q ser feito com calma.

    Agora vamos conversar tbm com os americanos, e ver oq eles tem para nos oferecer.

  2. Estavas discutindo a relação Brasil/China e é interessante pensar que estamos falando do maior investidor do nosso país, não é uma mera relação como é com alguns países da Europa, a relação com os chineses representam simplesmente grande parte do toda infra estrutura que estamos criando, não teríamos o boom econômico dos mandatos do presidente Lula que tivemos, se os chineses não abrissem seu mercado interno de commodities para nosso país, na verdade, grande parte de nossa produção agrícola e de carnes em geral se direciona a China, nossa economia é dependente do mercado chinês, qualquer presidente que entre precisa entender isso, do contrário, estaremos fadados a recessão profunda.

  3. Sei, acordos que estavam sendo entabulados por quem? Ah pela Dilma. Quanto a questão de entreguismo, é bem simples, uma coisa é você fazer acordos comerciais, a outra é você vender de porteira fechada um campo de petroleo a preço de banana. Deu para entender a diferença, ou preferem que desenhe?

  4. Nosso ilustre recém empossado presidente do Brasil, que batalhou para conquistar 54 milhões de votos como vice-presidente herdado agora a responsabilidade principal, já que por vários crimes a titular da pasta foi deposta de forma processual(ampla defesa) e democrática (representantes do povo) deve ser mais ambicioso que o marasmo da ultima década perdida.
    Com a China podemos tentar negociar a compra de feijão para o mercado interno, pagar quase 15 pila num pacote de 1kilo é de doer!!! ô herança maldita.

  5. Acordo? o que a China está comprando e o que ela está vendendo? Siderúrgica chinesa no Maranhão significa ENERGIA sob o controle deles. Fundo para a agricultura mantido pela China significa que quem vai controlar a produção agrícola brasileira são eles.
    Estamos vendo os primeiros passos para entrega do pais aos estrangeiros. O temer está loteando o pais para fazer caixa e se manter até 2018.

  6. Ontem eu estava olhando os indicadores de QI por país…
    Demorei para entender a demora da direita brasileira para perceber que o projeto de globalização fracassou.
    Aí eu entendi os indicadores de QI. Também demorei….mas entendi.
    Entendeu?

    Vai demorar quanto tempo para admitir que os BRICS foram uma grande idéia do Itamaraty e não do PT?
    Entendeu o tipo de dano que aquele baixo QI faz ao país? As coisas demoram…..

Comentários não permitidos.