Impeachment de Dilma Rousseff: Comunicado da chancelaria russa

Leia abaixo íntegra do comunicado:

O Senado do Brasil, por voto da maioria, decidiu pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. A posição de chefe de Estado pelo período até 31 de Dezembro de 2018 vem então a ser ocupada pelo vice-presidente Michel Temer.

Confirmamos a continuidade e a consistência de nossa posição, que já fora declarada anteriormente. O que está acontecendo no Brasil é um assunto interno do país. É importante que todos os processos foram conduzidos estritamente dentro do quadro constitucional, em conformidade com a legislação nacional pertinente. Consideramos ser importante que o desenvolvimento dos fatos não agrave a divisão da sociedade.

Temos interesse em um Brasil estável, democrático e dinâmico, que desempenhe um papel importante na arena internacional. O Brasil é para nós um importante parceiro em política externa, comércio e economia. Cooperamos ativamente no âmbito das Nações Unidas, dos Brics e do G20, incluindo no processo de preparação das reuniões dos últimos dois grupos nos próximos dias em Hangzhou (China). A natureza construtiva das relações incluem os setores tecnológico, humanitário e cultural.

Apreciamos muito a contribuição significativa de L.Lula e D.Rousseff no desenvolvimento da cooperação russo-brasileira. Paralelamente, destacamos que M.Temer, enquanto vice-presidente do país, exerceu posição ativa como copresidente da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação (CAN). Nós acreditamos que o desenvolvimento contínuo das relações com a Rússia é apoiado por um amplo espectro de forças políticas no Brasil.

Nós, por nossa parte, iremos consistentemente trabalhar para fortalecer a parceria e a cooperação russo-brasileira.

******

O governo russo, por meio de nota publicada no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros do país, reiterou nesta quinta-feira (1º) sua posição neutra em relação ao processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Em nota, o órgão destaca a importância do respeito ao quadro constitucional e à legislação pertinente durante os desenvolvimentos, e urge para que a decisão não aprofunde as divisões na sociedade brasileira.

O comunicado também ressalta a parceria Brasil-Rússia no âmbito da ONU, dos Brics e do G20, agradecendo a contribuição dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, bem como do presidente Michel Temer, no desenvolvimento contínuo de laços entre os países.

O plenário do Senado aprovou nesta quarta (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Rousseff sob a acusação de crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais” e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional.

Também foi decidido, por meio de uma segunda votação, que a ex-presidente poderá se candidatar a cargos eletivos e exercer funções na administração pública.

A posse de Temer foi realizada nesta quarta, no plenário do Senado.

ÍGOR RÔZIN

Foto: Sergey Mikheev – Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Gazeta Russa

35 Comentários

  1. País sério é outra coisa.
    Tomara que o governo atual saiba aproveitar o que a Rússia tem a oferecer.

    Enquanto isso os bolivarianos reclamam e esperneiam…

    • Isso é um tapa na cara de uns que viviam dizendo que a China e Russia iriam se aliar a bolivarianos para atacar o Brasil caso o impeachment fosse aprovado.

      • Graças a Deus!

        Para gente ver como alguns viajam, né?
        Perder o Brasil para apoiar Venezuela e Bolívia seria muita burrice.

        Não desejo que o Brasil bata de frente com os EUA quando não houver necessidade, porém, parcerias com a Rússia serão muito bem vindas mesmo que não agradem muito os americanos.

        A Rússia tem muito a oferecer em tecnologias de exploração mineral, aeroespacial, transmissão de energia, engenharia civil e mecânica, química avançada entre outras muitas.

        Espero que o Temer saiba aproveitar.
        A Dilma não aproveitou muito.

      • Não seja falso, você está se lixando para os interesses brasileiros. A sua preocupação, como da maioria dos trilogiopatas, é com os interesses norte-americanos. Se a gente falar mal do Brasil, a maioria de vocês concorda e nem liga. Mas fale mal dos EUA ou do Ocidente, aí vocês esperneiam, dando chilique.

        O que me consola é que esse povo que soltou rojão após o impeachment vai ser muito prejudicado, haja vista a reforma da previdência e flexibilização da CLT. Eles acham que só o povo que recebe bolsa-família, benefício que será cortado aos poucos, é que será prejudicado.

        Esses defensores do Imperialismo são sufocados por ele tanto quanto eu. Sou de classe média tanto quanto eles.

        O que nunca será cortado é o “bolsa banqueiro”, o bolsa juros, o bolsa dólar, o bolsa petróleo (usado para nos roubar o Pré-Sal). Esses benefícios nunca serão cortados.

        Claro, os que são do Judiciário, que foi o poder usado para perpetrar o golpe, esses foram beneficiados. Mas a curto/médio prazo somente.

      • Defender o Brasil é amar Rússia e a China acima de tudo?
        Porque é só isso que eu vejo o senhor fazendo.

        Nem se importa se está errado ou falando bobagem.

        Se depender de gente assim o Brasil fica igual a Venezuela, e termina com governo derrubado pedindo dinheiro pro FMI.

        Os americanos agradecem a incompetência e a Burrice do terceiro mundo.

      • Aliar-se à Rússia e China é a única forma do Brasil garantir sua soberania. Isso enquanto ainda não temos poder militar dissuasório.

        Isso não quer dizer que eu quero que entremos em conflito com os EUA. Se eles aceitarem nossa independência numa boa, desejo ótimas relações com eles e que haja comércio e diplomacia, numa relação ganha-ganha. Mas acho isso impossível, pelo menos até o momento.

        Quero alinhamento com Rússia e China numa relação igualitária, não desejo que sejamos subordinados e eles. Defendo os interesses do Brasil. Rússia e China são grandinhos e que cuidem dos seus.

        Quando os interesses brasileiros coincidirem com os interesses sino-russos, seremos aliados deles; quando coincidirem com os interesses estadunidenses, seremos aliados dos imperialistas. Simples assim.

        O problema é que atualmente, os nossos interesses coincidem com os dos russos e chineses e são contrários aos americanos. O dia que a coisa inverter, aí serei pró-EUA desde criancinha.

      • Meu caro “Teacher”, Deve ser muito bom ser aliado da Rússia e China afinal Venezuela e Zimbábue estão aí para provar não é?

        E do outro lado vemos países subdesenvolvidos e atrasados como Japão, Coréia do Sul, Israel…..

      • Esqueceu de citar Ucrânia, Grécia, Colômbia, Arábia Saudita, etc. – todos aliados dos EUA. Nenhum deles é bolivariano, não é mesmo?

      • “””Aliar-se à Rússia e China é a única forma do Brasil garantir sua soberania. Isso enquanto ainda não temos poder militar dissuasório.””

        Você acha que china e Rússia tem condições de vir aqui defender a gente?

        Acha que eles vão enfrentar os EUA para te defender?

        O Brasil não nada a ver com as guerras deles.
        É isso o que eu digo, se depender de gente assim o Brasil acaba falido e isolado igual a Venezuela.

        O que o Brasil precisa é ser bem administrado e ter reformas sérias no sistema político e judiciário.

        Aliança militar com China e Rússia não faz sentido.

      • Quem falou em aliança militar, está maluco? o que estou falando é: para o Brasil precisa investir nos BRICs ter um relacionamento comercial mais estreito com China e Rússia. Se nós somos mesmo independentes e soberanos, como você diz, então não haverá oposição dos EUA m certo ? Só queremos comércio com eles, nada mais.

        E o Brasil precisa sim tornar-se uma superpotência como a Índia é. Se a ìndia conseguiu, nós podemos conseguir também. E quando nos tornarmos superpotência militar, não seremos dependentes de China, nem de Rússia, nem de EUA e nem de ninguém. Nós mesmos faremos nossa defesa.

        Acho que lhe falta discernimento para interpretar o que eu digo. Mas sua falta de discernimento vai muito além da interpretação de texto.

      • Acorda cara.

        O Brasil tem um monte de coisas séria para resolver antes de vira superpotência e fazer essa oposição burra contra os americanos.

        Índia é uma droga de país.

        “”E o Brasil precisa sim tornar-se uma superpotência como a Índia é””

        São situações totalmente diferentes. Problemas diferentes e necessidades diferentes.

        As pessoas aqui estão tentando falar sério, não vê?

        Esse problema que alguns tem com os EUA é pessoal e não tem nada a ver geopolítica.

      • O povo brasileiro precisa de saúde, justiça, segurança, saneamento, educação, infraestrutura.

        É isso o que a sociedade pede, e é isso que desenvolve o País

        Depois disso a gente pensa em virar superpotência!

        Temos que seguir o exemplo da Alemanha ou japão, e não de país que é a Índia.

      • Professor

        “O que nunca será cortado é o “bolsa banqueiro”, o bolsa juros, o bolsa dólar, o bolsa petróleo (usado para nos roubar o Pré-Sal). Esses benefícios nunca serão cortados.”

        vc falou uma grande VERDADE! concordo contigo

        sempre foi assim, e sempre será, e com o PT foi a MESMA COISA!

        uma pena, q pessoas são iludidas e acreditam q com o PT ou outro partido de esquerda seria diferente, tiveram 13 ANOS pra entender isso, e parece q ainda não querem entender, e se fazem de CEGOS, mas enfim, vc quer continuar com essa UTOPIA, por mim tudo bem, é um país livre, só não subestime a inteligência dos outros.

      • Quem disse para você que defendo PT? eles tiveram erros e acertos, como todo governo, mas se colocar na balança eu considero que o governo do PT foi incompetente.

        Mas por mais incompetente que o governo do PT tenha sido, ainda assim consegue ser melhor que o PSDB. Ainda assim.

        Nas eleições tivemos duas opções, ambas ruins: Dilma ou Aécio. E mesmo a gente escolhendo a menos pior, no caso a Dilma, ainda assim eles não respeitam nosso voto e retiram-na do poder por meio de um golpe escancarado.

        Isso é Brasil.

      • Me desculpe Ricardo,mas para alguém acreditar nisso teria que ter tomado 2litros de chá de cogumelo estragado com 30 comprimidos de Rivotril,isso é algo sem cabimento.

      • Barca, comercio internacional globalizado, os governos de hoje estao se lixando se esse ou aquele partido esta no poder, mas se a economia de um país vai funcionar com esse ou aquele. Com o anterior já não funcionava, ninguém vai dar pitaco na política interna de um outro país, eles querem apenas ganhar dinheiro.

    • Bom só 4 psises foram contra o impeachment Cuba, Venezuela, Bolívia e Equador. Todos os países serios foram a favor do afastamento da Dilma.

      • Desculpe-me, mas vou desqualificá-lo, dado que sua intervenção não se sustenta na realidade.
        Nenhuma nação pronunciou-se quanto a derrubada de Dilma Rousseff.
        Nem contra, ou a favor.

        Vejo que a mesma loucura ideológica do Facebook fez morada por aqui.

      • Você tem certeza que nenhuma nação se pronunciou contra César?

        – Cuba expediu uma nota condenando o “Golpe jurídico-parlamentar” (vai ver que para eles quem toma o poder pelas armas não comete golpe)

        – Bolivia e Equador retiraram os representantes diplomáticos;

        – A Venezuela além de retirar o embaixador “congelou as relações” (piada de um regime encabeçado por um incompetente onde nesse exato momento o povo está nas ruas EXIGINDO a sua saída).

    • Os bolivarianos estão em suas nações.
      Quanto aos assuntos brasileiros, prevejo, que as lágrimas irão rolar com a reforma da previdência e com a flexibilização da CLT.
      Quem viver, verá.

  2. os brics são essenciais para o brasil.
    que se danem os bolivarianos, a Russia sabe que o mercado e único mercado promissor da America do sul é o brasileiro, o resto dos paises nao sao tao significarivos.

    • Você se equivoca.
      É verdade que somos a maior economia do sub-continente, mas exclua o Brasil e some as demais economias latino-americanas e você se surpreenderá..

  3. Nada tem de tapa na cara.
    Protocolar, nada demais.

    Não se pense que a China e a Rússia estejam felizes, dado que conhecem quem é o chanceler, o Sr. José Serra. Sabem que com Serra como chanceler o Brasil passa a ser um ator subalterno aos EUA.

    Ademais, gostaria de lembrar aos cegos, que as nações Andinas, que são alcunhadas de bolivarianas, são aquelas que nos restam como destino de exportações de valor agregado, na área de eletro/eletrônicos, autopeças e maquinário industrial, além da exportação de serviços de engenharia, esta última, infelizmente, afetada pela lente míope do governo interino e da justiça brasileira.

    As nações vizinhas é o nosso entorno, nossa área de influência.

    Por fim eu questiono: se seriedade é ser pragmático, por que, então, reclamar da ideologia dos vizinhos?
    Esperar lógica de doido ideológico de Facebook é pedir demais,.

    • Enquanto o Maduro ameça retirar embaixadores e cortar relações, a Rússia, mais experiente e enxergando mais longe, procura se adaptar mantendo as boas relações e a parceria com o Brasil.

      Essa é a diferença.
      .

      A Venezuela que já está ferrada economicamente vai se f… mais ainda sem as boas relações com o Brasil, por exemplo.
      Quem perde são eles.

    • Cesar, eu posso falar da China, minha mãe serviu por 6 anos na Embaixada brasileira em Pequim, vivi e me formei em uma universidade chinesa. O chinê esta interessado em fazer nnegócios, vendem até a própria mãe se der dinheiro. Não se importam se é um ou outro governo, e.com o desgoverno Dilma as relações comerciais já não eram boas. Irao apostar sim em um novo governo para melhorarem seus negócios, nem se envolvem em assuntos internos de outros países.

    • Bom mesmo deve ser atuar como autor subalterno de Rússia e China. A Venezuela e o Zimbábue estão aí para mostrar….rs!

      • Ucrânia, Nigéria, Camarões, Colômbia, Paraguai…Todos aliados do seu amado Estados Unidos. E estão ótimos, são ótimos exemplos para a gente, não é mesmo?

  4. é, não tá sendo fácil para os esquerdistas, ver a “mãe Rússia” dizer uma coisa dessas, deve ter sido um grande baque, olhando os comentários rsrs..

    por isso q respeito a Rússia, quando critico é de forma construtiva, hoje eles estão de PARABÉNS, se mostraram muito mais sérios do q nós, aliás sempre foram !

  5. Quanta bobagem,
    Crises econômicas se ”combatem” com ajustes, e isto independente do governo.
    A reforma na previdência …
    ____________________________________________________
    Matheus – O assunto é: “Impeachment e o comunicado da chancelaria russa”. Não perca o foco. – Plano Brasil

  6. Temer ganhou menos de 2 anos e meio de governo a custa de um desgaste tremendo do PSDB e do PMDB. Já o PT continua o mesmo, o Lula já possui seus 30% de intenções de voto, o percentual que sempre tem antes das eleições. Eu acho que em 2018 o PT leva de novo a presidência.

    • 30% das intenções, para quem já teve 86% de aprovação, é um fiasco e tanto. Sem falar que o queixoso possui a maior rejeição pessoal de todos os possíveis candidatos para 2018. E o que define o potencial de um candidato em uma eleição não é suas intenções de voto e sim a sua taxa de rejeição.

Comentários não permitidos.