Há exatamente 23 anos, o 160th Special Operations Aviation Regiment chegava a Somália

Operadores da Força Delta se preparam para descer de helicópteros MH-6 Little Birds nas ruas de Mogadíscio (Cenas do Filme Black Hawk Down).
Operadores da Força Delta se preparam para descer de helicópteros MH-6 Little Birds nas ruas de Mogadíscio (Cenas do Filme Black Hawk Down).

Em 26 de Agosto de 1993, o  160th Special Operations Aviation Regiment chegava a Somália para compor a Força Tarefa  FT 3-25.

delta_ranger_photo2
Rangers descem de rapel dos Black Hawk em Mogadíscio (Cenas do Filme Black Hawk Down)

A FT 3-25 (Aviação) do U.S. Army foi designada o elemento de Comando e Controle e estabeleceu três equipes para realizar as operações de captura: Team Attack, Team Snatch, e Team Secure. Formada por helicópteros de Ataque, Escolta e Transporte com snipers e um pelotão de escolta que realizariam uma vigilância continua, executando um ataque a seu comboio e escolta quando ele estivesse trafegando pela cidade e mais vulnerável. O Team Attack destruiria os veículos líder e de retaguarda do comboio, o Team Snatch então capturaria Aideed e a equipe Secure criaria um perímetro para impedir a entrada de civis e a fuga dos alvos do local da emboscada. Alerta o General passou a ser mais discreto nos seus deslocamentos pela cidade.

Fonte: Tropas e Armas

 

 

 

 

14 Comentários

  1. “Isso significa que o exército russo é superior ao nosso? Não, não em tudo. Se nós lutássemos contra os russos de hoje, iríamos vencer. Nosso exército é uma força altamente treinada de meio milhão de soldados. ”

    Robert H. Scales , Alto General reformado dos Exército, ex-comandante da Escola de Guerra do Exército dos EUA

    Quá, Quá, Quá, Quá …. este é o exercito altamente treinado de que esta gente fala é?!..nunca mais põem o pé lá de novo… 😀

    “Crianças vocês tentaram e falharam miseravelmente…..A lição que vocês podem tirar disso é……Não tentem jamais”

    Homer Simpson

    • Faz sentido a afirmação do gringo ai. A URSS num aguentou uma guerra com o Afeganistão e faliu kkkkkkkkk os EUA foram escurraçados mas pelo menos aguentam porrada sem pedir arrego kkkkkkkkk

      • Ei tio sam, pensa 1000 vezes antes de falar da campanha sovietica no Afeganistão.
        Lembra oque aconteceu no vietnã? Sairam as pressas de lá, jogando helicopteros para fora do porta aviões. Sem nocão!!!

      • “EUA foram escurraçados mas pelo menos aguentam porrada sem pedir arrego”. E nem vou começar aqui a falar dos motivos do fim da guerra do Vietnã.

      • Não queira amenizar o fato por meio de retórica dissimulada…capitularam perante o inimigo… saíram vergonhosamente correndo de Saigon….perderam a guerra no Vietnã sem meias palavras…. Não que os monstruosos marxistas de lá fossem coisa que se preste…..muito ao contrário praticaram genocídio em larga escala….mas isso não muda o fato do enorme fracasso estadunidense no Vietnã….enquanto continuarem assistindo/se paltando filmes de Hollywood ouviremos tais absurdos…. ?

      • Igual URSS saiu vergonhosamente do Afeganistão. E faliram em seguida kkkkkkkkkk no final as contas os EUA levaram a melhor 🙂

        PB: pq censura parte do meu comentário? Ficou sem sentido o que saiu…
        _____________________________________________
        Caio – Evite termos e/ou raciocínios que demonstre escárnio com os colegas comentaristas. – Plano Brasil

      • PB, deixa ver se entendi: …
        ______________________________________________________
        Caio – Vou tentar ser mais claro então: — O critério do que aprovar ou desaprovar, é uma prerrogativa do Plano Brasil. – Plano Brasil

      • Aguentaram que porrada cara??
        Para de assistir Rambo e acorda pra realidade, o USA Army fugiu do vietnã cara de maneira vergonhosa,ao contrário do exercito vermelho que se retirou de maneira ordenada e por etapas. Não foi aquela baixaria que aconteceu em saigon.
        Isso é oque acontece quando se assiste muito rambo!

      • Filipe ( 27 de agosto de 2016 18:08 );

        O episódio que descreve é a ‘Queda de Saigon’. Isso teve lugar em 1975…

        Os EUA levaram a cabo sua retirada do Vietnam em 1973, algo que fora previamente acertado nos Acordos de Paz de Paris ( cujas conversações começaram a partir de 1968 )… Foi algo relativamente organizado, no qual as forças americanas foram substituídas ( embora não completamente ou qualitativamente ) por forças sul vietnamitas.

        Quanto ao poderio americano… Todas as vezes nas quais os norte-vietnamitas encararam os americanos de frente, levaram a pior… TET está aí de exemplo… Ofensivas como a Linebacker II provaram que, se fosse dada a devida liberdade de ação, haveria a possibilidade de uma vitória ou ao menos de assegurar a existência do Vietnam do Sul… No final, os americanos foram derrotados nos EUA, pela falta de determinação política no início e apoio popular decrescente nos anos posteriores, e não no Vietnam especificamente…

        A experiência russa no Afeganistão foi similar a americana em muitos aspectos. Tal como os americanos, enfrentaram uma força guerrilheira altamente organizada, num tipo de luta para a qual absolutamente não estavam preparados ( mesmo hoje, não creio ser possível afirmar que exista força regular verdadeiramente preparada ). A retirada em particular foi difícil, e, de certa forma, traumática… Mais de 500 soldados russos morreriam durante esse processo, vítimas de emboscadas dos guerrilheiros aos comboios.

  2. Levaram fumo na Somália pois Washington não liberou blindados e apaches para os militares.
    Mas políticos os analistas politicos não julgaram necessários ou acharam que ia pegar mal tanks , apcs e apaches contra o pessoal de havaianas haha político é f…

Comentários não permitidos.