Pentágono: Relatório “Joint Operating Environment 2035” – Influência de China, Rússia, Índia, Irã e Brasil crescerá permanentemente

A redução de recursos dos norte-americanos e seus aliados terá um impacto negativo sobre o papel dominante dos EUA no mundo.

Dentro de 20 anos a Rússia e a China poderão atingir ou mesmo superar o nível dos EUA e seus aliados nas áreas militar e econômica, diz o relatório Ambiente Operacional Conjunto 2035 (JOE 2035), divulgado pelo centro de pesquisa do Pentágono.

O documento preparado pelo Pentágono indica que a partir de 2035 a formação de uma ordem mundial parecida com a que existia depois da Guerra Fria será impossível.

Entretanto, a influência de países como a China, a Rússia, a Índia, o Irã e o Brasil crescerá de forma permanente. Estes países, chamados no relatório como “Estados revisionistas”, estão “cada vez mais dessatisfeitos com sua posição dentro do sistema de relações internacionais existentes”.

O relatório nota que a redução de recursos dos EUA e seus aliados afetarão o papel dominante de Washington no mundo. Ao mesmo tempo, os países mencionados podem concluir acordos de alianças alternativas.

Em particular, Moscou continuará aperfeiçoar suas forças nucleares intercontinentais de baseamento terrestre, aéreo e marítimo, bem como realizar atividades como exercícios nucleares de surpresa e voos de bombardeiros e aviões de reconhecimento sobre o território dos EUA.

O relatório conclui que no futuro, além do progresso tecnológico e científico, a paridade entre os atores mundiais será reforçada, enquanto os adversários potencias estarão à altura de “pôr em causa mais eficazmente os interesses globais dos Estados Unidos”.

Foto: © Sputnik/ David B. Gleason

Fonte: Sputnik News

 

9 Comentários

  1. Os yankees podem ser imperialistas mas também são céticos, sabem que outros
    países vão atingir um aumento de suas capacidades em vários níveis.Até o
    Brasil (mesmo atrasado pela falta de cultura em defesa) vai se desenvolver,
    não por vontade política, mas por aqueles que são idealistas que por sorte
    ainda existem no País.

    • O Brasil é o País do Futuro. Será o País dominante logo depois do retorno de Jesus. Faz muito tempo que Jesus está para voltar? 😉

  2. Acho a matéria bem sensata, mas com relação ao Brasil, acho bom não perdemos nossa opinião própria e portanto a soberania, sinto uma intensa vontade nos ares para vender tudo, de Alcântara até a Petrobrás tudo é possível .

    • Voltamos a ser automaticamente alinhados aos EUA e seus subordinados. Ora, temos um Interino com suspeitas de ter sido informante da NSA… o que mais podemos esperar????

      • A NSA não precisa de informantes, filho… ela é uma agência de captação de informações eletrônicas e defesa de comunicações americanas… fosse a CIA vc estaria certo… mas fala sério… a dilma e o molusco usavam o Windows como SO das máquinas usadas por eles para remeter e-mails oficiais e aparelhos celulares com chips INTEL e não queriam ser bisbilhotados ???!!!… rsrsrssrsrsrssss… É MUITA INCOMPETÊNCIA… até pra eles… 🙂

  3. Estou lendo o relatório na integra, são 57 paginas, depois comento. Para aqueles que se interessarem e tiverem paciência é só procurar no google: Report “Joint Operating Environment 2035” , também conhecido como “JOE”.

  4. Bom dia a todos, após ter lido que os americanos encerraram o processo contra a Petrobras, no valor de 10 bilhões, sinto esse perdão como parte de uma estratégia, isto é uma leve propina para conseguir a base de Alcantara. Assim o governo brasileiro economiza e com certeza, ai tem o dedo do Sr. Serra. Tamos ferrados os gringos vão instalar um super posto de escuta em território e ninguém vai poder contesta-los.

Comentários não permitidos.