Rússia desenvolve novo míssil balístico para submarinos nucleares de 5ª geração

Submarino nuclear classe “Borey” (Projeto 955) de quarta geração – Classificação OTAN SSBN “Borei”

Tecnologia tenta contrapor planos dos EUA de modernizar forças a partir de 2020, segundo especialistas. Alcance será superior a 11.000 km de distância.

O Centro Estatal de Mísseis V.P. Makéiev assinou um contrato que define a criação de um míssil balístico para submarinos nucleares de 5ª geração.

Imagem meramente ilustrativa

“Atualmente estamos desenvolvendo mísseis balísticos terrestres e marinhos sob um contrato com o Ministério da Defesa. Um deles é o Sarmat”, disse o diretor-geral do centro Makéiev, Vladímir Degtiar, citado pelo jornal russo “Izvéstia”.

O modelo de prova deste novo míssil ficará pronto até o final da década de 2020 e substituirá o míssil balístico marinho Bulava, atualmente em testes.

Teste com míssil balístico intercontinental “Bulava” a partir de um submarino nuclear submerso

O desenvolvimento do novo míssil é uma resposta da Rússia à renovação do grupo de forças nucleares dos Estados Unidos planejada para 2020, e na qual Washington pretende investir 900 bilhões de dólares, segundo o analista militar Dmítri Litóvkin.

“Por isso, o míssil Sarmat contará com características avançadas que permitirão equipá-lo com recursos adicionais para superar o escudo de defesa antimíssil dos EUA”, disse Litóvkin à Gazeta Russa. “O novo míssil poderá ser lançado a partir de praticamente todos os distritos militares e em qualquer direção”, completou.

Para o vice-diretor do Instituto de Análise Política e Militar, Aleksandr Khramtchikhin, a criação do novo míssil corresponde à evolução natural das forças nucleares. “O míssil Sarmat levará em conta as próximas ameaças para a segurança no país na década de 2030. E será instalado somente em submarinos nucleares”, diz.

Submarino nuclear classe “Borey” (Projeto 955)

Por enquanto, sabe-se apenas que o Sarmat será capaz de abater alvos a mais de 11.000 quilômetros de distância. Também terá ogivas nucleares hipersônicas com capacidade de manobra superior a de outros sistemas.

ALEKSANDRA ELFATCHEVA / NIKOLAI LITÔVKIN

Fonte: Gazeta Russa

27 Comentários

  1. Eu já afirmei isso em alguma postagem anterior que eu fiz, mas volto agora a reafirmar:

    A Liga da Justiça, composta pelo Superman, Homem-Aranha, Mulher-Maravilha, Batman, etc deve estar morrendo de inveja da Rússia. Porque a Liga da Justiça nunca conseguiu defender tanto a Humanidade quanto fizeram e fazem os russos. Nem mesmo em desenho animado.

    Os russos libertaram a Europa da tirania de Napoleão, que espalhou guerra e morte por todo o continente europeu; posteriormente, livraram o Mundo da sanguinária máquina de Guerra de Hitler, extirpando definitivamente o câncer nazista; e finalmente, agora em pleno século XXI, ressurgem das cinzas da URSS e libertam o mundo da satânica tirania norte-americana.

    “Nunca antes na História da Humanidade, um povo fez tanto, por tantos, em tão pouco tempo”.

    A Europa é ingrata; o Mundo é ingrato; mas eu não: eu lembro e sempre vou lembrar aos meus filhos e descendentes, do heroísmo e do seu sacrifício de um povo que, em nome da sua própria Liberdade, reinvidicada pela força de seu Exército, estenderam, sem querer, a Liberdade a todos os outros povos do mundo, escravizados pelo Ocidente.

    Parabéns, russos.
    ____________________________________________________

    Senhores comentaristas – O tópico em questão é relativo à tecnologia de misseis e submarino nuclear armados com misseis. Quando muito, o efeito sobre a geopolítica. Qualquer comentário ‘neste post’ fora deste tópico (contexto) será eliminado de agora em diante. – Plano Brasil

    • A Rússia matou mais que todo mundo junto na Europa isso sim. E do próprio povo o que é pior.

      “”A Europa é ingrata”””

      Não é ingrata, só escolheu o que acha melhor para ela.
      O que importa é a opinião de quem vive lá e conhece a própria história.

      São eles quem sabem o que é melhor para eles, e não pessoas do outro lado do mundo que pouco ou quase nada se importam em conhecer sobre Rússia de verdade.

      “”escravizados pelo Ocidente.””

      Liberdade é a ditadura assassina de Stalin…
      Construíram até um muro para o pessoal não fugir do paraíso.

      A união soviética era tão criminosa quanto os EUA.
      Até na Rússia isso é aceito como fato.
      ____________________________________________________

      Senhores comentaristas – O tópico em questão é relativo à tecnologia de misseis e submarino nuclear armados com misseis. Quando muito, o efeito sobre a geopolítica. Qualquer comentário ‘neste post’ fora deste tópico (contexto) será eliminado de agora em diante. – Plano Brasil

      • Se os russos se “livrarem” dos americanos não progredirão mais… todos os entendidos sabem que 99% da tecnologia russa de armamento foi passada por debaixo dos panos por traidores americanos e espiões russos… sendo assim, nem mísseis teriam se não fosse a MAGISTRAL industria bélica americana que investe BILHÕES em tecnologia, muitas que sequer conhecemos… se estudarmos o progresso dos armamentos russos veremos que a industria bélica russa sermpre careceu de investimentos que fossem suficientes para tal desenvolvimento… CLARO que tal tecnologia foi furtada do ocidente através de artimanhas e espionagem…

      • errado se os comunistas fosse esse diabo que vcs pintam não existiriam nazistas para levar a tecnologia para o SOLO Yankee

      • Realmente, dos Estados Unidos, saem até os milagres que Deus faz. Concordo contigo generoso patriota estadunidense, até o caviar sai do rio Potomac.

      • Edgar, Jesus Cristo era americano; quem inventou o avião foram os irmãos White, não Santos Dumont

        E o QI dos americanos é 1000 vezes superior a de qualquer outro povo.

        Eu estou certo, pergunte para o GENEROSO PATRIOTA, ele vai confirmar, não vai me deixar mentir sozinho.

      • O fato de os americanos terem se surpreendido com a Queda do Muro de Berlin, a descobrir que a mira dos pilotos risos era no capacete mostra muito bem o quanto os russos são competentes e inventivos!

        Essa papo furado de que eles são apenas piratas de projetos não cola mais não!

    • O investimento pesado dos EUA não é só para se contrapor a Rússia mas também a China e outras potências nucleares potencialmente adversárias. Com capacidade sempre bem a frente dos adversários de preferência. São rios de dinheiro que se convertem em tecnologias para a indústria em geral e mantêm os EUA no topo. Os russos fazem bem com o que têm, manter 7000 ogivas operacionais e capacidade de entregar boa parte no alvo, no estado da arte, deve ser caro. Nem queria desviar do tema mas como já desviaram… Não vou falar mal de Napoleão porque ele surgiu depois do caos da revolução francesa e tornou a França o maior poderio da época, sendo que todos os monarcas coloniais europeus do período tiveram de se unir para derrotá-lo. Ele foi derrotado pelo grande número de oponentes, pelo clima e pela difícil tarefa logística de levar às tropas suprimentos no inverno continental. Muito mais do que por um único inimigo a Rússia. Fora que se não fosse Napoleão o rei de Portugal não teria vido para o Brasil desencadeando nossa independência. E nem estaríamos falando disso agora pois a cadeia de eventos que leva ao presente atual, incluído nossos nascimentos, não existiria sem Napoleão e seus feitos. Os nazistas alemães lutaram contra uma frente ocidental, uma oriental e contra o clima. Sem querer desmerecer os russos os nazi perderam porque se achavam superiores demais enfrentando todos ao mesmo tempo, em qualquer tempo, como Napoleão, e a qualquer preço, repetindo o pesadelo logístico de Napoleão durante o inverno continental. Com um pouco mais de paciência e estratégia a História seria outra. E sem essa que comunismo salva do nazismo porque essas duas doutrinas levam ao mesmo resultado sangrento e ditatorial. O nazismo se baseia no comunismo em muitos aspectos. Sendo que os países da antiga cortina de ferro estão correndo dos russos até hoje. E só fomos salvos no ocidente deste destino de escravização comunista pelo equilíbrio das armas de destruição em massa, MAD, onde os EUA é a outra ponta da balança que limita o avanço esquerdopata.

      • jnpnhr, em primeiro lugar, não importa as coisas positivas que aconteceram por conta de Napoleão. Se Napoleão fez a família real portuguesa vir para o Brasil e trouxe desenvolvimento, perfeito, mas isso não o livra de seus crimes. Faz assim, entra num velório e diga para a família do falecido a frase: “Há males que vem para bem”. E depois me conte a reação deles.

        Napoleão foi um ditador sanguinário, conquistava país após país da Europa e colocava seus parentes para governá-los. Claro que isso sempre causava revoltas e, durante todo o tempo em que dominou e governou a Europa inteira, à exceção da Inglaterra, só trouxe guerra, destruição e morte.

        Essa história de dizer que Napoleão não perdeu para a Rússia, mas para vários países é a mesma coisa que dizer que Maradona não ganhou a Copa do Mundo de 1986 sozinho. Claro que ele nunca teria ganho sozinho, mas ele que fez aquele time medíocre da Argentina ganhar a Copa de forma brilhante.

        Napoleão invadiu a Rússia com o Exército mais poderoso do Mundo, composto de 500 mil homens. Utilizando de uma estratégia brilhante, das mais brilhantes que já vi, os russos não ofereceram resistência. Deixaram os franceses chegar até Moscou sem praticamente lutar. Claro, ao deixarem caminho livre para os franceses, queimaram tudo para não utilizarem nada. Napoleão chegou em Moscou e esperou uma comissão russa decretar rendição. Ninguém veio. Napoleão esperou e nada. Aí ele tinha duas opções: ficar ali com seu exército poderosíssimo e morrer de fome e frio, ou voltar para a França. Resolveu voltar. Na volta, os russos atacaram. Foi uma derrota monstruosa dos franceses, chegaram a Moscou com 500 mil homens e retornaram, após sofrerem no rigoroso inverno russo e receberem o ataque dos terríveis cossacos, só com 20 mil homens. Perdeu mais homens que os alemães em Estalingrado e mais homens do que já morreu até hoje em 5 anos de guerra na Siria.

        Claro que depois disso Napoleão nunca mais foi o mesmo. Claro que depois disso, tanto em termos de recursos humanos, como em termos de moral e psicologia, as coisas nunca mais foram como antes. Então a Rússia que derrotou Napoleão sim, não adianta a propaganda americana querer mudar a história. Consulte os livros, estude e veja.

        Outra grande mentira, contata pela poderosa propaganda americana, é que os nazistas lutaram contra o frio. O que os russos fizeram é o que qualquer exército inteligente faz, usar o terreno a seu favor. Oras, a Rússia possui um inverno rigoroso e o exército que for atacá-la tem que saber disso e tomar as precauções. Assistiu aquele filme, os 300 de Esparta? oras, os espartanos lutaram no Desfiladeiro de Termópilas e usaram o terreno, o desfiladeiro, para equilibrar a enorme desvantagem numérica que tinham em relação aos persas. Mas ninguém fala que o “General Desfiladeiro” salvou os Espartanos, ninguém fala que os persas enfrentaram os espartanos e o desfiladeiro. Mas quando se trata da Segunda Guerra sim, eles falam que os nazistas enfrentaram os russos e o frio e que o “General Inverno” salvou os russos. Conta outra. Quem salvou os russos foram os russos. Os nazistas que foram incompetentes de não saber se precaver do Inverno.

        E eles lutaram praticamente sozinhos na Segunda Guerra, o Ocidente esperou ao máximo para invadir a Normandia, para que a vitória russa fosse mais custosa. Queriam enfraquecer a URSS mesmo. Mas não podiam esperar muito, senão a Rússia tomava a Alemanha sozinha e nem muro de Berlim teríamos.

        Estude História. Estude, para não falar besteira.

      • 1 Se as coisas positivas não podem ser justificativas das mortes que elas causaram, então você é ilógico quando defende a união soviética e sua herdeira a nova Rússia. Na Segunda Grande Guerra estima-se que morreram 24 milhões de russos nas mãos dos nazistas. Nas mãos de apenas um dos ditadores soviéticos, Stalin, estima-se que morreram 20 milhões. Somados os ditadores soviéticos foram de longe piores que a guerra. E a nova Rússia herdeira dos soviéticos, não pode ser vangloriada então segundo sua lógica.
        2 Se você der uma olhada eu falei exatamente desse fator clima como um dos inimigos de Napoleão. E o pesadelo logístico que citei é justamente a falha que põe tudo a perder. Suprir as tropas a longa distância durante o inverno por caminhos ruins. Os franceses inventaram até a conserva para fins militares de abastecer as tropas. Um exército como o de Napoleão já tinha previsto os suprimentos, eles não vão ficar pegando no caminho. O ideal era criar armazéns ao longo do percurso diminuindo a distância, mas era uma numa nova condição de batalha que precisava ser aprendida. E a estratégia russa de terra arrasada só deu certo porque a logística francesa não funcionou. Os russos contaram com a sorte também. O Exército Brasileiro tem armazéns estrategicamente posicionados na Amazônia para esses fins.
        3 Os generais nazistas tentaram aconselhar Hitler sem sucesso e ele tomou várias decisões intempestivas, incluindo mandar as tropas congelar nas estepes russas pra atolar na primavera. Que somadas causaram a derrota do eixo. Os generais nazistas estavam cansados de saber o que não fazer, principalmente como Napoleão, mas tinham que obedecer o líder insano.
        4 A Rússia lutou sozinha? Antes de invadir a Rússia a Alemanha fez um acordo com a união soviética para invadir e dividir a Polônia e outros. Depois a Alemanha tentou invadir a Inglaterra na batalha da grã bretanha e levou um baile da RAF. Aí os Alemães se voltaram contra os russos. Russos que não foram os primeiros a entrar em combate e não lutavam sozinhos, receberam empréstimos, suprimentos e equipamentos dos EUA. No Pacífico os aliados lutavam contra os Japoneses do eixo. No atlântico as forças aliadas acabaram com os U-boat nazistas e daí foram capazes de chegar ao continente europeu somando esforços.
        4 Falar besteira é ser um manipulador e tentar enganar os jovens para que caiam no canto da sereia comunista.
        PS. O muro de Berlim foi os comunistas que criaram para que os cidadãos não fugissem para a RFA, ocidente capitalista. Será que a DDR comunista não era um paraíso na Terra como você queria que fosse? O mesmo fenômeno também aconteceu com Cuba.

      • 1- A vinda da família real portuguesa para o Brasil não foi atitude de Napoleão, foi consequência. Se eu fugir de um bandido que está tentando me matar e na fuga eu conhecer minha mulher e casar com ela, devo convidar o bandido para o meu casamento? devo ser grato a ele? se não tem inteligência para saber a diferença, estou perdendo meu tempo debatendo com você.

        2- O Exército que quiser invadir a Amazônia, deve lutar na selva; quem invadir o Iraque, deve saber lutar no deserto e quem quiser invadir a Rússia, deve lutar no frio durante o inverno. Perder na Rússia e culpar o frio é o mesmo que perder na Amazônia e culpar a selva, ou perder no Iraque e culpar o deserto. Simplesmente não faz sentido. Mas a propaganda americana apregoa essa besteira e os tolos acreditam.

        3- Vou só repetir o que você mesmo escreveu: “Os generais nazistas tentaram aconselhar Hitler sem sucesso e ele tomou várias decisões intempestivas, incluindo mandar as tropas congelar nas estepes russas pra atolar na primavera. Que somadas causaram a derrota do eixo.” É verdade. Tem até um vídeo do Hitler ordenando suas tropas: “SOLDADOS, CONGELEM NO INVERNO E ATOLEM NA PRIMAVERA. PARA A GLÓRIA DO TERCEIRO REICH”. E olha que você está se referindo ao poderosíssimo exército que conquistou quase a Europa inteira e a França em poucas semanas.

        4- Você escreveu: “a Alemanha tentou invadir a Inglaterra na batalha da grã bretanha e levou um baile da RAF.” É mesmo? nossa, pesquise na Wikipedia: 1547 aviões a Inglaterra perdeu contra 1887 da Alemanha. Ou seja, a Inglaterra derrubou sim, mais aviões mas foi longe de ser um baile. Estude mais. Procure um livro de História, não as propagandas que escuta por aí.

        5- Não quero manipular nem convencer ninguém de nada. Alguém vai depositar algum dinheiro na minha conta se pensar como eu? Aliás eu quero mais é que você continue pensando o que pensa, para falar besteiras aqui e eu vir me divertir mostrando os absurdos.

        Conclusão: o nível educacional dos americanófilos é lamentável. Eu só queria conhecer um, ao menos um, que me apontasse um argumento consistente.

      • 1 Na evolução da espécie humana que desembocou nas diversas civilizações houve incontáveis ocasiões onde houve violência, guerras e muitas injustiças, é inevitável, é a lei natural. Se eu ficar me lamentando por tudo o que ocorreu antes ao invés de aceitar o passado, que me deu oportunidade de existir, viverei em eterna confusão. O passado é um reservatório de conhecimentos que posso consultar. Não posso mudá-lo só aceitá-lo inexoravelmente.
        2 Isso de saber lutar onde a guerra será travada só será verdade se já tivessem tutado em uma condição semelhante antes. Do contrario eles teriam que tentar do jeito que conheciam. Como fez o exército de Napoleão, poderia dar certo ou errado. Por exemplo: os botões de antimônio dos casacos dos soldados franceses se desmanchavam em frio intenso da Europa Oriental. Eles passavam um frio mortal por isso. Por isso nem sempre se pode saber lutar em um ambiente diferente na primeira vez. É preciso experimentar, ninguém nasce sabendo.
        3 Estratégia errada foi o que eu disse.
        4 Um baile sim porque derrubou mais e derrotou a mais temida força aérea da época, e claro com ajuda de uma novidade, os radares. O que importa é o resultado: derrubou mais e ganhou, foi um baile.
        5 Eu não venho aqui defender os EUA e nem a Rússia ou a China como um outro cara que vi. Venho aqui para defender o Brasil das mentiras que pode levá-lo a ruína. Manipular a História é enganar o brasileiro. E quem engana o brasileiro é um traidor ou nem é brasileiro.

  2. E o Brasil acredito e espero que não respeitando um tal de tratado de não produzir armas nucleares se bem que no acordo podemos detonar uma para fins cientificos coisa que não da para entender já que para se produzir tal esperimento é preciso construir tal artefato COISA DE DOIDO VAI ENTENDER ÉSSA GENTE.

  3. Esse submarino russo deve ser um/uns divisor(es) de águas em guerra submarina .. a Rússia está bem prepara para um guerra naval.. com toda as sabotagens dos americanos e seus capangas . os russos investiram em tecnologia de ponta, aliás … depois da Rússia no que se refere as marinhas da Europa .. depois da Rússia vem a Inglaterra .. enquanto os russos já tem submarinos de quinta geração .. os ingleses tem os submergíveis deles .. rsrsr ..como o submarino Ambush, da Classe Astute …. HAHAHAH … .. que ao realizar exercícios navais na região colidiu com uma embarcação civil próximo à costa de Gibraltar .. isso bem recentemente ..O submarino, que no momento da colisão encontrava-se submerso, sofreu danos estruturais em sua parte externa..
    .
    .Pois é … É disso que falo sempre aqui .

    • É mesmo, o Astute encalhou, ate brinquei com um amigo meu inglês que achou graça, mas sugiro que não faça o mesmo com um russo em relação ao Typhoon, cujo torpedo explodiu mandando a embarcação para o fundo do mar ártico junto com toda sua tripulação ( mais de 100), eu acho que ele não vai achar engraçado!

    • Muito bem lembrado dessa tragédia com o Oscar II …Conan … esse submarino que era conhecido por K-141 Kursk …. aliás .. rsrs .. essa “pedra” foi “cantada” pela vidente Baba Vanga por sinal …. assim também .. ela previu a vitória do Obama nas eleições a presidente dos EUA e a destruição das torre gêmeas ( atentado 11 de setembro ) .. ” O lobo uivará por trás de uma arbusto! ” .. fazendo alusão ao W.Buhs ..
      .
      Tem muitas previsões que ela acertou .. só falta também as outras profecias que a mesma anunciou e que poderá ser concretizado ou não … assim como foi coma as outras que aconteceu .. estas, também só o tempo dirá .. como por exemplo aquela em que ela fala da fragmentação dos EUA como nação .

  4. Eu li essa semana que a Rússia espera mais 19 ICBMs

    e eu pergunto: praq isso tudo?

    os caras estão indo pro tudo ou nada?

    • Rafa_positron, ninguém põe fé, mas a Rússia já está avisando – e eles costumam avisar só por uma vez – que o Tio Satã está ultrapassando a linha vermelha e ninguém põe fé. Os jornalistas serão co-responsáveis pelo grande mal que vai ocorrer no mundo – palavras do próprio Putin.

      Russo é paranóico com segurança, estão avisando que golpe de Estado na Ucrânia para instalar governo neo-nazista lá é ultrapassar a linha vermelha; que a Síria tem um acordo de Segurança com a Rússia, ou seja, se for atacada por qualquer governo estrangeiro será defendida pela Rússia; que adicionar os países do antigo Pacto de Varsóvia ou ex-Repúblicas soviéticas à OTAN é ultrapassar a linha vermelha; que a Rússia não é mais fraca, como na época do Yeltsin, o bêbado; que essa arrogância dos americanos é perigosa, etc.

      Quando a Rússia estava fraca, os EUA não cansavam de humilhá-la e de contrariar seus interesses. Durante a era Putin, logo que ele assumiu em 1999-2000, começou a refortalecer a Rússia e, como resultado, a Rússia tornou-se forte de novo e vai reivindicar seus interesses vitais e sua independência e fará isso por bem ou por mal.

      Aliás, na visão dos russos a Guerra já começou, mas ela é 80% de informação, 15% militar e 5% econômica.

      O Obama recuou; a Hillary não vai recuar e o Trump, eu espero, fará um acordo.

      Veremos, 2017 será um ano crucial: será guerra ou paz? e olha que eu estou falando nada mais nada menos do que uma guerra termonuclear.

      Eu espero que haja algum bom senso na cabeça dos americanos, mas eles são tão arrogantes que não conseguem enxergar a realidade. Parece que os americanos acreditam na propaganda que eles criaram de que são invencíveis, etc. Ou talvez a coisa seja ainda pior, a elite americana não se importa com o próprio povo e acha que a guerra pode salvar a derrocada iminente do dólar. Não sei, veremos.

      Eu só lamento, lamento profundamente, pelos russos, porque sei que eles sofrerão muito. Mas é um povo duro, guerreiro, acostumado à guerra e espero que depois eles sigam em frente e em paz.

    • …………………..quando as pequenas corvetas Buyan lançaram os mísseis Kalibr do Mar Cáspio contra o alvos do tal Estado Islâmico na Síria numa distancia de 1500 kms, mostrou que os EU gastaram bilhões de dólares tentando criar um sistema antimísseis sem exito … o próprio Pentágono desconhecia que mísseis de cruzeiro pudessem ser lançados de barcos pequenos e que o Kalibr ia muito além de apenas 300 kms,….especialistas dos EU disseram que esses novos mísseis russos “mudaram as regras do jôgo”…..quando se pensa em um míssil de cruzeiro no Brasil lembramos o AV-MT 300……quando este míssil estará pronto? ………..

  5. A imagem ilustrativa não é de um Borei e sim de um classe Delta a “corcunda” não deixa duvida.
    ___________________________________________________
    Certamente, não há duvidas, é justamente por isso que a designação classe Borey, só aparece nas fotos, não no desenho. A ilustração tem por objetivo somente dá uma ideia do que ocorre no momento do disparo dos mísseis quando o submarino está submerso. – Plano Brasil

  6. Este novo SLBM se chama Liner e deverá substituir os antigos Sineva de combustível líquido… Já o Sarmat deverá substituir o antigo SS-18 e transportará os novos veículos hipersônicos de reentrada em vez das tradicionais MIRVs

  7. ““O míssil Sarmat levará em conta as próximas ameaças para a segurança no país na década de 2030. E será instalado somente em submarinos nucleares”, diz.”

    Esse trecho está totalmente errado… o Sarmat é um ICBM disparado de silo e pesa mais de 100 toneladas

    O novo SLBM é o Liner, que substituirá os antigos Sineva nos Delta IV, podendo carregar até 12 ogivas, três vezes mais do que o seu antecessor

Comentários não permitidos.