Brasil: PF prende célula terrorista que planejava ação na Rio-2016

 A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (21) um grupo que preparava atos terroristas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, dará uma entrevista coletiva ainda hoje explicando detalhes da operação.

A ‘Operação Hashtag’, organizada pela Divisão Antiterrorista da Polícia Federal, prendeu cerca de dez brasileiros que estão sendo considerados como uma célula do Daesh (Estado Islâmico). No total, foram 12 mandados de prisão temporária por 30 dias dias, podendo ser prorrogados por mais 30.

O grupo foi encontrado após monitoramento de mensagens trocadas nas redes sociais, visto que os suspeitos seguiam os mesmos rastros dos terroristas envolvidos nos atentados em Orlando e em Paris, sendo recrutados pela internet.

Com autorização judicial, a PF investigou as correspondências dos suspeitos em redes como Facebook e Twitter, e descobriu relatos de compra de armamento e plano de realizar um atentado durante os Jogos Olímpicos. A investigação também identificou nas mensagens que os detidos chegaram a comemorar o atentado terrorista em uma boate LGBT em Orlando, EUA, que deixou 50 mortos e 53 feridos.

Foi a primeira vez que foi aplicada a lei antiterrorismo, que prevê como crime “promover, constituir, integrar ou prestar auxílio, pessoalmente ou por interposta pessoa, a organização terrorista; realizar atos preparatórios de terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito”.

Foto: Tânia Rêgo Agência Brasil

Fonte: Sputnik News

8 Comentários

  1. Sobre essa atuação da PF segundo TIJOLAÇO .. se deu mais pelo vazamento de informações sobre o monitoramento do grupo terrorista pelos arapongas da PF .. lá no pseudo jornalismo da …
    .
    Más isso virou uma febre na mídia conservadora golpista .. a de dá língua nos dentes .. em países sério isso viraria caso de polícia .. basta vê outro caso .. a da revista … com vazamento da rotina da família da presidente …
    .
    No pais onde tudo é grampeado até a presidente e se vende informações cruciais que nem banana na feira para ser divulgada para se vender jornal…. tudo pode acontecer .

    • O Brasil era um país serio até poucos meses atras? tudo é culpa do GOPI da extrema direita.. rsrsrs.. por favor para de chorar.

      • E O PAIS HOJE É GOVERNADO POR POLITICOS SÉRIOS, DE CARATER E HONESTOS E QUE QUEREM O MELHOR PARA O POVO CERTO.

      • Exatamente… o bom pai não alisa o filho acostumado na vagabundagem… põe pra trabalhar e orienta para não se perder nas mazelas imorais da vida… isso é pai… o resto é padrasto que, para se livrar do filho lhe dá uns trocados mensais e lhe manda para a rua aprender o que não presta… governo bom GOVERNA e não faz caridade com o dinheiro que não é seu, apenas gerencia temporariamente… eis a diferença entre governo de verdade e socialistas falaciosos…

    • Pois é Lucena,

      o jornalista questionou corretamente, pois parece mesmo que esta ‘operação antiterror foi feita com o vício, cada vez maior, dos membros do sistema policial e judiciário brasileiro, de aparecer nas mídias, ansiosos pelos seus minutinhos de fama…

      Como disse o Brito:

      “Aqui a imprensa pode ser fazer de boba, mas duvido que os serviços de segurança estrangeiros não fiquem sabendo deste vazamento (da policia para a Folha…) e não vacilem em trocar informações com o nosso pessoal de “inteligência”.

      E porque não fazer a operação de forma discreta, de forma a não “espantar a lebre” de outros eventuais focos de perigo? Não precisa ler livro de espionagem para saber que, quando há ações deste tipo, outros sujeitos perigosos são postos a “hibernar”, ficam avisados e dificultam a ação policial?
      Acham que é exagero? Imagine, então, que o FBI conte ao NY Times que está monitorando 100 pessoas e que, delas, 10 são potencialmente perigosas, por causa disso, daquilo e daquilo outro?”

    • Pelas últimas informações sobre essas prisões .. parece que muita gente botou o carros na frente dos bois .. começando pelo Ministro da Justiça através do seu depoimento.. como se já não bastasse o estrelismo dos caguetas da PF e o sensacionalismo do anti-jornalismo que a mídia conservadora vem praticando no brazil .. pode haver …eu disse … pode haver … inocentes sendo escrachado publicamente … caso tenha .. serão mais um no meio de tantos ouros .. e amanhã !….bem .. só D’us sabe quem será a próxima vítima dessa caçada maluca dos incompetentes aloprados por difamação e informação .

      • Uma celula terrorista não vai ficar trocando informação sem criptografia apropriada, não vai ficar no face postando pra ser pego pela NSA. Basta ver o que aconteceu na França a alguns meses atras, e olha que o pessoal lá nunca esta com a guarda baixa. Duvido muito que esse pessoal oferecesse algum risco.
        Sds

  2. já viram a sentença que deram contra todos atletas da Rússia!?…todos agora estão impedidos de participarem destas olimpíadas…se preparem…se acham que a ameaça de ataques terroristas nestes eventos que terão aqui acabaram com a queda do governo PT estão completamente enganados…agora que existe o risco mesmo…pois este pais aqui pode não ser mais atacado pelo grupo terrorista inventado, aparelhado e teleguiado dos eua(Daesh) com o objetivo de atingir/sabotar o governo petralha…mas pode ser atacado por algum grupo terrorista do leste europeu inventado, aparelhado e teleguiado pelos Russos para atingir/sabotar este atual governo golpista e fantoche dos eua…pois o farão em retaliação as movimentações de sabotagem dos eua para impedir seus atletas de participarem destas olimpíadas assim como de tentarem impedir a Rússia de sediar as próximas olimpíadas…..esse incidente nada teve haver com esquemas do Daesh…pois o caso trata-se apenas de um bando de cabeças ocas alienados que se simpatizaram com alguma causa escrota e decidiram se juntar para formar um grupo igual a grupelhos Skin Heads, Anarquistas ou Punks….não tiveram contato e ajuda alguma dos mercenários da Cia…o governo esta se aproveitando disso para fazer espetáculo/circo para as massas…e fazer acreditar que tudo esta sob controle, vigilância e em segurança total no pais…quem acredita é feliz…

Comentários não permitidos.