EUA: Convenção republicana oscila entre rebelião e pragmatismo

Trump fala na convenção republicana: nunca um candidato havia discursado antes de sua nomeação.

Normalmente convenções partidárias americanas são grandes festas destinadas a unir as bases em torno do candidato à Casa Branca. Desta vez, porém, o encontro dos republicanos é marcado pela divisão e quebra de regras.

A Quicken Loans Arena é a casa do time de basquete Cleveland Cavaliers, que acabou de ser campeão da NBA pela primeira vez em 52 anos. Frequentadores assíduos chamam o lugar simplesmente de The Q. A arena é tradicional palco de astros e estrelas, e em agosto haverá show de Paul McCartney e, em setembro, do AC/DC.

Sobre as entradas da arena estão dependurados enormes pôsteres de esportistas exibindo seus músculos e de princesas da patinação em roupas coladas e brilhantes. Há também ditados morais, por exemplo: “No Nordeste de Ohio, você não recebe nada de graça. Tudo é merecido. Você trabalha para ter o que tem.”

Esta semana, um outro astro domina The Q: o elefante, símbolo do Partido Republicano dos Estados Unidos. E como Cleveland também é a terra do Hall da Fama do Rock and Roll, ele aparece segurando uma guitarra. Ao lado, pôsteres de campanha anunciam em letras azuis e vermelhas: “Trump – Pence – Faça os EUA serem grandes de novo!”.

Este ano, os republicanos escolheram Cleveland para coroar seu candidato à presidência dos Estados Unidos. Normalmente, esses encontros de família seguem um script pré-definido nos mínimos detalhes pela cúpula partidária, e os cerca de 2.500 delegados fazem – normalmente – o que eles devem fazer: eles aplaudem os discursos dos figurões e dos ex-presidentes.

Toda essa encenação tem um único objetivo: no fim da convenção, o candidato do partido à Casa Branca é ovacionado pelos delegados e entra na disputa contra o candidato dos democratas fortalecido por uma votação extraordinária e pelo apoio de uma ampla base partidária.

Normalmente é assim. Mas este ano, tudo é diferente.

Apoiadores de Trump conseguiram se impor durante o encontro em Cleveland.

Entusiasmo contido e rebelião

Este ano, o script foi definido por um único homem. Ele é o motivo pelo qual muitos delegados participam da convenção com um entusiasmo contido. Marc Hader, um delegado de Oklahoma, se pergunta como esse “empresário oportunista” se sairia na presidência. Ele está mesmo preparado para todos os desafios?

Alice Butler-Short, uma das fundadoras do movimento “Mulheres por Trump”, não demonstra qualquer dúvida. Ela conta que todas as convenções partidárias são emocionantes, mas que esta é a mais importante da sua vida. Já para Vivian Childs, da Geórgia, o mais importante é que Trump fará algo pela crianças e pela educação. E colocará os Estados Unidos em primeiro lugar.

Muitos republicanos encaram a situação de uma forma bem mais pessimista, e alguns até mesmo viajaram para Cleveland para, no último momento, tentar bloquear a candidatura de Trump. Mas os rebeldes fracassaram. Alguns, como Sondra Ziegler, do Texas, afirmam que as coisas não se deram de forma limpa. Mas ninguém tem provas, e ninguém teria coragem de reconhecer que foi exercida pressão, afirma.

Os adversários de Trump dentro do partido queriam que os delegados fossem liberados para votar como quisessem, sem a obrigatoriedade de se manterem presos aos resultados das primárias em seus estados.

Comediantes e estrelas da TV

Certo é que muitos nomes do alto escalão do Partido Republicano estarão ausentes desta convenção. Por exemplo, os dois ex-presidentes Bush e o ex-candidato John McCain não participarão da coroação de Trump. No lugar dos ausentes entra um time de comediantes e estrelas da televisão.

Jeb Bush, que era pré-candidato, declarou em entrevista ao Washington Post que não vai votar no candidato dos republicanos se este se chamar Donald Trump. Palavras duras para um homem cujo pai e irmão já definiram os destinos do mundo a partir da Casa Branca.

É difícil avaliar o quanto esse debate afetará o egocêntrico Trump. As lacunas na lista de oradores foram espertamente preenchidas com nomes da própria família, como os filhos e, claro, a mulher. É como se ele dissesse: quem tem sua própria família não precisa da família partidária. Realeza em vez de lealdade.

Trump também não está nem aí para o decoro e um certo grau de contenção e respeito às regras da convenção partidária. Nunca um candidato havia discursado antes de sua nomeação. Trump pouco se importou com isso. Já no primeiro dia ele subiu ao palco para apresentar a esposa, Melania. Que foi acusada de plágio poucas horas depois. E de copiar justamente Michelle Obama.

Para a imprensa foi um prato cheio. Já os delegados republicanos pouco se importaram com a história.

Para quem acredita em Trump, ele está livre para fazer qualquer coisa. Essas pessoas perdoam nele as meias-verdades e as mentiras porque querem acreditar nas promessas dele. Ou porque querem, de todas as maneiras, impedir a vitória de Hillary Clinton.

Ou elas são empresários bem-sucedidos e pragmáticos que esperam ter um republicano na Casa Branca num período em que dois, talvez até três juízes da Suprema Corte serão nomeados. Essas posições são vitalícias, já um presidente tem mandato de quatro anos. Mesmo que ele se chame Trump.

Edição: Plano Brasil

Fonte: DW

 

18 Comentários

  1. O povo americano irá escolher se pula para o caldeirão da bruxa ou se pula para a frigideira do topete .. seja lá o que venha acontecer .. todo povo merece o governo que tem .. seja ele eleito democraticamente ou pelo golpe .
    .
    A política é o espelho da nação .. a do brazil mostra o tipo de sociedade que ele tem…

      • rsrsrssrsrrrrsrsrsrssSRSRSRSRSRSRSRSRSSSSSSS… lucena, BOCA FECHADA NÃO ENTRA MOSCA… rsrsrsrssrsrsrssss… agora tem que engolir… 🙂

    • É uma pena que nem tudo que podemos colocar …. se pode mostrar .. rsrsr .. ai o choro seria muito maior .. se com pedaço já gritam ..rsrs … imagine se fosse tudo ..HAHAHAHAH … entendo .. devemos ter uma certa compaixão aqui para com os inocentes . 😉

  2. Ahhh, os tempos modernos…nada mais é certo e determinado como foi outrora. No século atual tudo ficou volátil, diferente, estranho…tudo muda muito rápido.
    Se tinha uma coisa que era obrigatório reconhecer no Tio Sam era a solidez das suas instituições internas. Nas suas eleições, por mais que houvesse discordâncias entre os dois candidatos finais, sempre tínhamos a certeza de que chegariam ao pleito final duas lideranças estáveis, equilibradas, nunca houve espaço para aventureiros, isso passava uma imagem de segurança e estabilidade.
    Eis que vem o pleito de 2016 e tudo isso vai pro espaço. Chegam à reta final do pleito duas figuras caricatas, estranhas, bizarras…cada uma trazendo surpresas que desafiam os nossos neurônios.
    O embate Hillary x Trump para mim é o mesmo que colocar numa eleição Cristina Kirchner x Silvio Berlusconi.
    Nem o poderoso EUA se salva dessa “mudernidadi” … para o bem e para o mal kkkkk

    • Hillary está muito longe de ser igual Cristina Kirchner. Não que seja honesta (não é) mas não é burra e incompetente como aquela que nós carinhosamente chamamos de “beiçola”…..

      Já Berlusconi, perto de Trump é Nelson Mandela. Espero que acabe como Barry Goldwater acabou em 1964.

      • Deixe de “democragias” caro S88… Trumpete não é um Reagan aloirado mas sua loira democrata é a Mis Satan em pessoa… ela é nada mais, nada menos que o estrado onde os mafiosos da sion novaiorquina poem os pés… apoia-la é apoiar os internacionalistas da NOVUS ORDU SECLORU em detrimento do patriotismo que tanto defendo… então, neste ponto, discordamos diametralmente… GO TRUMP, GO… PRO DIA NASCER FELIZ… 🙂

      • Primeira vez na vida que concordo com você. Se por um lado, Trump é uma incógnita para mim, por outro, Hitlery Clinton é 100% de certeza de guerra.

        E uma Grande Guerra vai ter dois pontos positivos: o primeiro, o mundo vai se livrar de vez dos EUA e o segundo é que os europeus vão pagar muito caro por terem aceitado ficar sob a tutela da saia americana.

        Mas esses dois pontos positivos não vão compensar a dor e o sofrimento que essa guerra vai causar em inocentes e no heróico e bravo povo russo, que certamente vai sofrer muito – muito mais até do que já sofreram na Segunda Guerra.

        A Rússia nos livrou de Hitler e Napoleão. Agora vai nos livrar dos americanos.

        Professor

      • Quanta bobagem heim “Teacher”! Quer dizer que Hillary vai provocar uma “Guerra mundial” mesmo estando assegurada a destruição mútua tendo em vista os arsenais nucleares de EUA e Rússia? Obviamente você está errado mas sua previsão catastrófica é sintomática de que vocês sabem que Hillary terá uma postura mais assertiva contra o déspota do Kremlin. E isso assusta vocês.

        No mais vocês não negam o ódio eterno de Hillary Clinton pelo fato da mesma, quando Secretária de Estado, ter sido fundamental para mandar para a lata do lixo o acordo fajuto de Teerã, transformando aquele que deveria ser o triunfo da “Diplomacia dos atabaques” no evento que simplesmente a sepultou. Não é à toa que o Pai da facção e Celso “Megalonanico” Amorim toda vez que se referem a ela deixa escapar a bílis da boca….rs!

      • Não sou “Teacher”, S-88, sou Professor. Use o português, não estrangeirismos comigo, por favor. Sei inglês fluente, mas sou brasileiro, estou no meu país, use minha língua pátria, ok?

      • Você “sabe” inglês fluente? Que bom! E o inglês “não fluente” você sabe? Conta para a gente “Teacher”!

      • Tao brigando? eu ja sabia que essa alianca nao iria durar muito. Eu ja escrevi ha muito tempo aqui no Plno Brasil que eu iria queimar velas e oferecer galinha assada nas encruzas para o Ogum Gege, para o Seu Sete Espada e para o Seu Tranca Rua, rezaria uns tercos para Sao Benedito, Santo Onofre.e Sao Jorge para o Trump ganhar e protege-lo das artimanhas do papa Bush, o velho, o Chefao. Sem essa protecao, Trump pode realmente terminar como Barry Goldwater que foi vitima dessas artimanhas do papa B. Nao sei se vc sabe que aquele individuo que tentou assassinar Ronald Reagan, assim que ele assumu a presidencia dos EUA era amigo dos filhos do papa Bush, e esteve bebendo e cheirando neve com eles na noite que precedeu o atentado.Eu nao tenho nenhum amor por Trump, sei que ele e dono de casinos e ninguem pode ser dono de casinos sem ter coneccao. com a Mafia. Assim que soube que Trump era donos de casinos eu ‘googlei’ Trump and Mafia, so para verificar se alguem ja havia pensado no assunto. Descobri que muita gente ja havia escrito sobfre isso. Inclusive a policia, o o Legislativo em New Jersey. Eu imprimi ate um documento de 72 paginas em PDF sobre um inquerito policial sobre o vinculo dele com a Mafia de New Jersey publicado em 2007, Entao o homem nao e santo, mas eu prefiro ele na presidencia dos EUA do que aquela aliada do papa Bush, Hilary Clinton.Os Bushes e os Clintos sao aliados desde quando Bush era vice presidente dos EUA e Clinton governador de Arkansas. Foi quando os dois entraram num acordo para Clinton permitir o uso dos aeroportos de Arkansas para para o trafico de cocaina que os aliados de Bush na CIA estavam importndo da Colombia para os EUA. Mas de 190 pessoas com vinculos professionais com a familia Clinton ja foram assassinados para protege-lo. Nao sei quanto ja morreram para proteger o papa Bush. Esse parece ser intocavel.. E quem sao os aliados de Bush fora a CIA? os Carteis, seja colombianos, seja mexicanos, seja os exilados cubanos.envolvidos em traficos de narcoticos. Entao um e mafioso envolvido em jogos/casinos e a outra envolvida em narcoticos, trafico de criancas e what have you, como dizem os ingleses. Trump e sujo eu sei disso, mas prefiro ele na presidencia do que H Clinton porque acredito que com ela na presidencia, havera uma Terceira Guerra Mundial. Clinton tal qual os Bushes e Obamas sao controlados pelos Neo conservdores que sao israelitas primeiro e norte americanos em segundo. Parece-me que Trump e diferente. Ele segue a linha do senador Ron Paul, Paul Craig Roberts. Jim Willie. Nao sei se ele e libertario, creio que nao, mas prefiro ele 100 vezes do que aquela bruxa lesbica. Valei meu Santo Onofre vamos eleger o Trump….

      • Gastou tanta linha só para poder destilar seu habitual antissemitismo JOJO? Você já ouviu falar nas três regras da redação, objetividade, clareza e precisão? No mais não adianta espernear, o velho conservadorismo de Paul Craig Roberts, cujas fraldas geriátricas devem ser pagas pelo Putin, já era!

      • JOJO, vou usar uma frase esquerdalha que aprendi: “toda unanimidade é burra…”… ouvi de um aliado seu… aprenda com ele… se em um ponto discordo do amigo S88 não quer dizer que os demais 99 pontos sejam discordantes também… larga de bancar a vizinha fofoqueira… ciúmes de esquerdista é pior que ciúmes de homem… 🙂

  3. O sistema eleitoral é viciado – concebido para Democratas/ Republicanos – é a pura politica do café com leite. Qualquer coisa fora disso são como ‘Cowboy Nu’ Robert Burck ou Zoltan Istvan do partido Transhumanista [eles tem varios partidos lá kkkk] que faz campanha num caixão, isso tudo está posto a mesa como opção para o eleitorado para dar um ar de “eleição”. O pais é fatiado entre Democratas e Republicanos, não interessa muito quem leva a presidencia pois tem vaga pra todos – governadores, deputados, senadores e prefeitos [deve ter algum independente em algum lugar].
    As corporações dão dinheiro para os dois, pois os dois são na verdade apenas um por um motivo mais que obvio devem atender primeiro os interesses das corporações – por exemplo manter bons negocios com a China já que se jorra dinheiro no bolso delas, não interessa se a Ela [China] vai aos poucos encostando a faca no pescoço do resto da Asia, pois vão ganhar dinheiro com a guerra tambem.
    Esse Pais colocou gente na Lua, mas esse sistema já começa a dar sinais de cançaso pois foi concebido para uma outra epoca, Dwight D. Eisenhower [tão comunista quanto Obama kkkk] alertou a nação sobre o que é hoje a influencia das corporações na politica dos EUA.

    Sds

Comentários não permitidos.