Turquia pode ser expulsa da OTAN

Em caso de incumprimento das normas democráticas e do Estado de direito, a Turquia pode ser expulsa da OTAN.

O secretário de Estado dos EUA John Kerry declarou que a Turquia pode ser expulsa da OTAN se não respeitar os princípios da democracia na sua gestão do falhado golpe militar.

De acordo com o político, como membro da aliança, a Turquia deve agir no quadro de Estado de direito ao punir os golpistas.

“A OTAN exige democracia” e a aliança pretende avaliar as ações de Ancara contra os rebeldes militares, disse John Kerry na segunda-feira durante uma coletiva de imprensa conjunta com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

A resposta do governo turco ao golpe do estado falhado preocupa os EUA e a UE, uma vez que as autoridades turcas estão classificando os rebeldes como “um câncer que deve ser erradicado” das instituições públicas.

Neste sentido, o presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan declarou que os golpistas vão “pagar um preço alto” e que o governo está discutindo a introdução da pena capital para as pessoas que participaram no golpe.

John Kerry também manifestou o apoio ao governo eleito e acrescentou a importância da manutenção da estabilidade e paz no país.

Foto: © AFP 2016/ BENOIT DOPPAGNE / BELGA

Fonte: Sputnik News

Merkel a Erdogan: “Pena de morte é incompatível com UE”

Em telefonema com presidente turco, chanceler federal alemã afirma que reintrodução da pena capital por Ancara seria rejeitada pelo bloco europeu e impediria uma possível adesão da Turquia ao bloco.

A Turquia jamais ingressará na União Europeia (UE) se reintroduzir a pena de morte do país, disse a chanceler federal alemã, Angela Merkel, ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em conversa por telefone nesta segunda-feira (18/07), afirmou uma porta-voz do governo alemão.

Ancara aboliu a pena capital em 2004, permitindo que fossem iniciadas, no ano seguinte, negociações sobre sua adesão ao bloco europeu. Porém, elas avançaram muito pouco desde então.

Após a tentativa de golpe de Estado realizada por um grupo de militares na última sexta-feira, manifestantes pró-governo passaram a exigir a execução dos líderes da rebelião. Diante disso, no domingo, Erdogan declarou que o governo discutirá a reintrodução da pena de morte no país.

Segundo a porta-voz, Merkel disse que a pena de morte “não é de nenhuma forma compatível” com a meta de adesão à UE.

“A chanceler clamou ao presidente por respeito aos princípios de proporcionalidade e do Estado de Direito na resposta do governo turco à tentativa de golpe”, disse o porta-voz.

Merkel ainda expressou “uma séria preocupação” sobre a onda de prisões e demissões entre militares e funcionários públicos, incluindo policiais. Os últimos números divulgados falam em mais de 7,5 mil detidos, entre eles 6 mil militares, além de quase 9 mil funcionários públicos demitidos.

Os comentários de Merkel foram seguidos por declarações do ministro alemão do Exterior, Frank-Walter Steinmeier, que disse a repórteres em Bruxelas que a Alemanha espera que a Turquia lide com os responsáveis pela tentativa de golpe levando em conta o Estado de Direito.

“A reintrodução da pena de morte impediria o sucesso das negociações de adesão da Turquia à União Europeia”, reiterou o ministro.

Além dos políticos alemães, outros líderes europeus exigiram nesta segunda-feira que as instituições democráticas e o Estado de Direito sejam respeitados pelo governo da Turquia.

“Nós estamos dizemos que o Estado de Direito deve ser protegido no país, não há desculpas para qualquer medida que afaste o país disso”, afirmou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, antes do início de uma reunião dos ministros do Exterior da União Europeia (UE) em Bruxelas.

Acordo sobre crise migratória

Mais cedo nesta segunda-feira, o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, afirmou que a tentativa de golpe na Turquia e suas consequências não colocam em risco os acordos entre a UE e Ancara sobre refugiados. “Os dois são assuntos distintos”, disse Seibert.

A Turquia e o bloco econômico chegaram a um acordo em março deste ano, no qual Bruxelas prometeu repassar 6 bilhões de euros a Ancara ao longo dos próximos três anos, a fim de melhorar a vida dos cerca de 3 milhões de refugiados no país e conter o fluxo migratório para a Europa.

“A Turquia se comprometeu a implementar o acordo sobre a crise migratória antes da tentativa de golpe, e não houve qualquer indicação nas discussões que tivemos no fim de semana de que alguma coisa mudou quanto a essa posição”, disse um porta-voz do Ministério do Exterior alemão.

EK/dpa/rtr

Fonte: DW

 

24 Comentários

  1. “Em caso de incumprimento das normas democráticas e do Estado de direito, a Turquia pode ser expulsa da OTAN.”

    hahahaha duvido!! 😀

  2. Du-vi-do que os EUA abdicará do segundo maior exército da OTAN assim, e ameaças são coisas que não funcionam muito com Erdogan. Pior ainda a questão da reintrodução da pena capital, que deve ser uma escolha de cada povo segundo suas diretrizes, logo, não cabe a UE decidir isso, esse posicionamento só deteriora ainda mais o bloco que já está enferrujado.
    No português claro, é bom os EUA e UE descerem do salto e lidarem de maneira mais cooperativa com a Turquia, caso contrário podem tomam uma bela porrada no tabuleiro global com a migração de Ancara para a zona de influencia de Pequim, como citei em outra matéria e que foi corroborado por uma declaração de um ministro do governo chinês a favor da postura de Erdogan.

  3. A Turquia é fundamental para o “plano anaconda” .. aquele de cercar a Rússia .. é mais fácil o tio Satã fazer um “amigos da Turquia” com foi com aquele ” amigos da Síria” ….. criar mais uma versão de caçadores de cabeça.. como é o ISIS … e transformar a Turquia em escombros e desolação … como foi com a Líbia e está sendo com a Síria e a Ucrânia … do que deixar a Turquia sair debaixo do açoite do tio Satã.

  4. Observando do ponto de vista geopolítico se a UE e os “yankees” levarem a cabo
    suas intenções, pode surgir uma grande oportunidade para Putin trabalhar seus
    acordos com a Turquia , e aí a vaca vai pro brejo , de vez.

  5. O tio Putinski deve estar assistindo no sofá tomando vodka e esperando o telefonema do Erdog chamando pra uns acordinhos !!!

  6. Ou talvez a Turquia que expulse a OTAN do seu território. Acho difícil, já que na verdade a OTAN não passa de um exército de ocupação dos seus membros (exceto dos EUA). É isso exatamente o que a OTAN é hoje: uma aliança militar para defender os interesses dos EUA.

    • Não vai “expulsar a OTAN de seu território” (delírio PTremens diga-se de passagem) porque precisa da OTAN. basta ver que quando derrubaram o Su-24 russo Erdogan correu para embaixo da saia da Aliança Atlântica com medo de uma reação russa.

      E já que você falou que a OTAN seria “um exército de ocupação dos seus membros” e uma aliança militar “para defender os interesses dos EUA” lembrei imediatamente do finado Pacto de Varsóvia que, efetivamente era um exército de ocupação dos seus membros fora a URSS e só servia para defender a URSS. E o trauma foi tão grande que todos os seus antigos membros, quando livres da ocupação brutal soviética (ainda que você repita que ainda teria gente com saudades do mesmo), trataram logo de se juntar à OTAN. Chato né “Teacher”?

      • S-88, não vou responder as idiotices que você fala, você é café com leite. A propósito, o Pacto de Varsóvia já acabou, viu? ah, desculpe, esqueci que você ainda vive na década de 60,…

        Mas para os outros leitores, vou fazer dar a minha opinião, depois de pegar mais informações: nesse momento, o Erdogan está se alinhando com a Rússia: pediu desculpas pela derrubada do SU-24 e “prendeu” os supostos pilotos envolvidos. Ao mesmo tempo, soube-se que ele ofereceu a base de Incirlik (isso mesmo, ofereceu a base da OTAN aos russos), que, obviamente, recusaram. Mas não acho que ele queira se alinhar definitivamente aos russos, acho que ele está fazendo jogo duplo. Ele provavelmente vai usar os russos para chantagear Obama, é isso que ele vai fazer. Ameaçar expulsar (ou tentar expulsar) a OTAN do seu território, a menos que….Obama lhe ofereça alguma coisa. Oras, Erdogan já chantageou a Europa, exigindo 6 bilhões de euros ou….enviaria milhões de refugiados sírios para a Europa. porque não faria o mesmo com os americanos? como os americanos tem histórico de pagar grupos iraquianos para não atacarem os soldados ocidentais, é capaz de fazerem o mesmo com o sultão….veremos….

        Com a Rússia também ele vai fazer jogo duplo, oferecer castelos de areia, mas no fim, acho que não vai se alinhar definitivamente ao bloco russo não, só manterá o mesmo nível de amizade que tinha antes da derrubada do SU-24 russo. Quero ver se ele vai fechar a fronteira turca aos terroristas e acabar com a guerra síria. Essa para mim – e para os russos, sírios e iranianos – é a pergunta chave, que não quer calar.

        Só o tempo pode esclarecer.

      • Pois é amigo Conan! E pego em flagrante o “Teacher” ainda se comporta como um pombo enxadrista, coisa típica de esquerdista…???

      • Nao e delirio nao. Tudo pode-se esperar de um lider fascista ‘porra loca’. Um Tratado assinado por um estadista tipo Endorgan, nao vale o papel onde ele esta escrito. Perguntam a Hitler.Porem nao me surpreenderia se Putin assinasse um Acordo com Endorgan. Ja houve precedente. O acordo Hitler/Stalin. Os dois sabiam que aquele acordo nao iria durar muito. Era para ganhar tempo. Diplomatas que nao seja latinos americanos ou africanos quando se encontra parece reuniao de de Chefoes da Cosa Nostra. A mao Direita eles oferecem para comprimentar o outro, na mao esquerda seguram-se a adaga. .Pressionado pelos paises membro da OTAN para se moderar.nas perseguicoes de seus adversarios politicos e sua vontade de purgar Turquia de todo tipo de oposicao, Endorgan pode sim exigir que OTAN se retire do territorio turco. Nisso tambem ja houve precedente. Charles De Gaulle no auge de sua campanha contra o dollar, como moeda de reserva internacional, retirou Franca da OTAN, e esta teve que abandonar o territorio frances..

      • OTAN E O PACTO DE vARSOVIA. Sim os dois foram resultado da Segunda Guerra Mundial. O Exercito Sovietico varreu os alemaes do Leste de Europa, de onde eles haviam partido para invadir a Uniao Sovietica. Os Norte Americanos, ingleses e Brasil entre outros invdiram o Oeste de Europa e o conquistou. Dai para dividir o espolio, encontraram-se em Yalta, Churchil, Roosevelt e Stalin, e num guardanapo Churchil vez um mapa rudimentar da Europa e marcou qual parte desta iria pertencer a Uniao Sovietica e qual parte dela iria permanecer sob o ominio dos EUA e Gran Bretanha.Feito o mapa ele mostrou a Stalin que disse tudo bem e o mesmo disse Roosevelt.Foi obedecendo o Acordo de Yalta que Stalin proibiu os partizans franceses, italianos e gregos tomrem o poder nesses paises. Partizans era o exercitos popular que os Partios comunistas formaram para combater os nazistas, ja que os exercitos regular desses paises foram destrocados pelos nazistas..Europa Ocidental deve ser grata a Stalin por este ter sido fiel ao Tratado de Yalta o que garantiu que o regime capitalista continuasse na Europa Ocidental. Os partidos burgueses e os partidos socialistas estavam todos destruidos. Foram os Servicos de Inteligencia dos EUA que reconstruiram esses partidos politicos. Haviam um vacuo no poder que poderiam ter sido utilizado pelos partidos comunistas, que estavam organizados (lutaram contra a Gestpo na clandestingem),mas a ordem de Stalin foi,para eles nao tomar o poder. A mesma ordem foi dado a TITO, lider dos guerrilheiros yugoslavo: Nao tome o poder. Yugolavia pertence ao bloco Ocidental. Mas TITO desobedeceu essa ordem e tomou o poder. Stalin tentou assassina-lo, mas Tito sobreviveu,e a especulacoes que ele teria sido o responsavel pela morte e Stalin. O objetivo do Pacto de Varsovia era claro, criar um espaco geografico suficientemente grande entre Alemanha e Uniao Sovietica.. O objetivo da OTAN foi expresso na epoca por um diplomata norte americano.TO KEEP SOVIET UNION OUT AND THE GERMANS DOWN, isto e. MANTER OS SOVIETICOS FORA E OS ALEMAES POR BAIXO.

  7. Mas isso não faz sentido, os teóricos da conspiração juravam de pé junto q o tal golpe na Turquia tinha o dedo dos EUA por trás, e agora eles ameaçam expulsa-los da OTAN se não manterem as normas democráticas e o estado de direito, como é q fica ???

    Se expulsarem a Turquia, vão jogar eles no colo da Rússia, então pergunto novamente aos teóricos da conspiração, cadê a lógica nesse tal golpe pra favorecer os americanos ???

    o problema dos teóricos é esse, é teoria demais, e nada de fatos !

    Esses dias discuti em outro post sobre a quebra da Petrobrás, e o roubo aos nossos cofres públicos aki no Brasil, e alguns me abordaram dizendo q os EUA tinha culpa sim, pq eles estão sempre tramando nos bastidores, e pq querem tomar o nosso pré sal, e mandar na gente, e blá, blá, blá…..

    Os teóricos, q são de origem de esquerda (sempre rsrs..) só esquecerem de avisar q era o PT e seus aliados q estavam no COMANDO da empresa, do BNDES, e daquilo tudo q falei lá atrás no outro post, afinal estavam há 13 aninhos no governo.

    Eae, então foi o PT e seus aliados q fizeram o favorzinho para os EUA pra quebrar nosso país ??

    Sabe q não duvidaria disso, o PT costuma muito falar uma coisa na frente das câmeras, e fazer outra por trás, seria uma jogada de “mestre” deles.

    mas voltando ao assunto Turquia

    pelo jeito, o tiro dos EUA saiu pela culatra, agora explica ae para nós teóricos da conspiração, oq foi q deu de errado ae kkkkkkkkk

    • Se o Golpe tivesse dado certo, tudo estaria bem para os EUA. Mas, como deu errado….

      Mas Alessandro, não é a nós que você tem que convencer que essas teorias da conspiração são furados, é ao Erdogan. Escreve uma carta para ele com seus argumentos. Quem sabe assim a Turquia até permaneça na OTAN.

      kkkkkkkk

  8. Antes da derrubada do aviao russo, e mesmo antes da crise na Ucrania, uma das minhas fonte de informacoes, JIM WILLIE DO SITE JACKASS fez varias entrevistas, onde ele discutindo o BRICKS, ele dizia que seu mais importante informante, que ele se refere como Voice, havia lhe dito que Arabia Saudista, os Emiratos do Golfo, Alemanha e Turquia iriam abandonar o bloco com o Ocidente e juntar-se ao BRICS e que Alemanha e Turquia iriam abandonar a OTAN. Agora vem essa conversa OTAN expulsa Turquia ou essa se retira daquela.Rpito tudo e possivel com Endorgan. Aguardamos os eventos. Conversei com um turco hoje em Londres. Disse-me que se nao fosse as Mesquitas, onde os mulssumanos se reunem na Sexta Feira, o golpe poderia ter sucedido. Quando comecou o golpe, veio a mnsagem de Endorgan. Bota o povo na rua e enfrentm os soldados. Sera quem em situacao semelhante, Bandeirfa Falsa ou nao, o Lula teria sucesso se fizesse apelos aos cstolicos progressitas onde eles se reunem, ou o Bolsanaro, ou qualquer outro politico/pastor envangelico se em situacao semelhante fizesse o mesmo apelo ao seus crentes? Tenho minhas duvidas. Minha impressao e que os jovens ocidentai estao todos entorpecidos com drogas, bebebidas e musica no ouvido para ouvirem mensgens politica de seja la quem for..

    • …………………Erdogan é esperto ,,,está enraivecido com os Estados Unidos porque este náo entregará o Gulen ou deixará de apoiar os curdos do YPD…daí pode voltar-se para os russos e negociar com êles o ramo turco da rede de gasodutos russos além de receber o gás israelense do campo Leviathan tornando-se o nodo chave de distribuição de energia entre Oriente e Ocidente…..uma coisa é certa,se o Erdogan deixar os EU se voltará para russos e chineses e a Rota da Seda, em outras palavras para a Eurásia…………

      • Concordo e ate diria que quem esta salivando que nem cachorro famito em frente de um pedaco de carne fresca e o lder maximo Chines, cujo nome me sai da memoria agora.

Comentários não permitidos.