2030 – Cinco potências militares vão controlar o mundo

O jornal The National Interest tentou prever qual será o equilíbrio entre potências militares em 2030, quando os principais exércitos do mundo se adaptarem às mudanças na natureza das hostilidades.

As opiniões de analistas do The National Interest se baseiam em três critérios: acesso do exército aos recursos nacionais (incluindo a base de inovações), apoio por parte das autoridades e possibilidade de testar inovações no terreno.

Índia

O exército indiano realizou operações contra rebeldes maoístas no país e combateu forças apoiadas por Paquistão no estado de Caxemira. Apesar de ele ter uma boa experiência de combate, ele registra um grande atraso tecnológico em relação a outros exércitos que constituem o Top 5. O país tenta colmatar isso com importações da Rússia, EUA, Europa e Israel, mas ele tem também de desenvolver suas armas introduzindo mais inovação.

França

O exército francês será, num futuro próximo, o exército europeu principal e determinará a política da segurança controlando o aparelho militar do Velho Mundo. O governo apoia fortemente o exército, tentando atrair assim investidores.

Rússia

Após o fim da Guerra Fria, o exército da Rússia teve de efetuar a mudança e reestabelecer o acesso a recursos, aponta o jornal. Durante a recuperação econômica ela tinha beneficiado de um afluxo de investimento. As reformas permitiram a realizar com sucesso as operações militares no Cáucaso.

No futuro, o exército pode ter problemas de acesso às tecnologias militares devido à degradação do complexo militar-industrial soviético que agora começa a recuperar. Entretanto, a importância e a força moral dos efetivos irão permitir ao exército manter sua vantagem.

EUA

Em 2030, o exército norte-americano vai continuar sendo a força terrestre mais poderosa do mundo. Sua capacidade operacional será garantida pelo alto nível de inovação acessível a todos os ramos das forças armadas dos EUA.

Além disso, exército dos EUA mantem hoje “a forma”, o que se está manifestando na “luta contra o terrorismo” no Iraque e Afeganistão durante os últimos 15 anos. Entretanto, esta tensão permanente ameaça provocar o esgotamento dos militares.

China

Tal como o exército norte-americano, o exército da China partilha sua base de recursos com a Marinha e a Força Aérea. A China registou um desenvolvimento espetacular devido a que as forças armadas ganharam acesso a financiamento e inovações, se tornando em uma potência militar moderna em 2000. A dimensão do exército chinês é sua vantagem principal (é o maior do mundo). Entretanto, a falta da experiência de combate é o seu principal ponto fraco.

Edição/Imagens: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

31 Comentários

    • A Inglaterra tem caminhado de maneira que não podemos determinar sua posição futura como uma das grandes potências, talvez, devido ao Brexit, eles podem querer desempenhar um papel mais independente, mais soberano, o que demanda maior poderio bélico, e isso pode acabar elevando a Inglaterra ao patamar das grandes potencias do futuro. Vale ressaltar Gabriel, que houve uma pesquisa com base nos dados presentes, e isso pode mudar, a exemplo do Japão que está tentando diminuir o prejuízo diante do crescimento chinês, da Alemanha que pode tomar vergonha na cara e depender menos da OTAN e forjar forças mais contundentes, em suma, tudo pode mudar, mas ao que parece as nações citadas serão as mais poderosas, com a diferença de não sabermos o quanto o poderio chinês estará próximo dos EUA na ocasião, já que no ano 2030 a China terá superado os EUA como maior economia do mundo.

    • Gabriel, o Brasil ainda tem conserto… podemos estar entre os maiores do mundo… ainda há gente de caráter no país… estamos nos organizando para promover a real mudança de paradigma na cultura nacional… não aceitamos mais sermos tratados como sub-país porque fomos desconstruidos durante décadas pelo pensamento esquerdista… veja:

      I Encontro da Juventude conservadora da UFMA – O conservadorismo, a boa literatura e a alta cultura.
      Organização: Carcarás – Juventude Conservadora da Universidade Federal do Maranhão
      Com entrega de certificados para os participantes e sorteio de livros.

      Local: Auditório B – CCH – Centro de Ciências Humanas – UFMA
      Data: 05 de Agosto de 2016

      Apoio: Livraria e editora Resistência Cultural

      Horário de inscrições: 08h00 (inscrições gratuitas)

  1. A China já controla

    É muita hipocrisia TRILOGIOPATA falar mal da China mesmo sabendo q seus empregos dependem dela

    claro… to falando daquele trilogiopata médio que não recebe PÃO COM CARNE DE MINHOCA DO MC DONALD’s da SNA

    • Eles falam mal também do Irã .. como uma forma de contra parente de esconder as esculhambações dos valentões de sião .. aliás…. pelo que percebo .. China,Rússia e Índia são três forças Eurásianas que serão os novos mandachuvas na economia mundial … onde nesse bloco … que tem tudo para dá certo .. mesmo que os catimbozeiros fação olho gordo para cima deles .. não adianta … pau mandado do tio Satã não fica .
      .
      A França … em vez do Inglaterra ! … deve ser uma ducha fria nos córneos dos satanistas .

      • E a Turquia! 😀

        Transformando-se numa ditadura islâmica no coração da OTANzinha!

        E Israel fazendo negócios com o califado islâmico! Que feeeeio! 😀

        Cadê os filhos do “capital status quo” que saudaram a Turquia pela ‘valentia’ em abater o caça Russo! 😀

        Hein! 😀

        Aquele silêncio! Tal como faz atualmente Bibiltre, que não chora mais e nem exibe a sua obra minimalista ao mundo… rs!

  2. “O Exército pode passar cem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado”.

    Rui Barbosa

  3. Onde está o Irãn?
    Eles tem que estar nesse meio aí… o site deveria trazer mais informações sobre esta poderosa nação.

    • ……………e o Brasil? como estaremos em 2030 já que agora teremos que comprar dejeto militar dos EU pois nossos projetos militares fatalmente desaparecerão com esse atual governo entreguista….teremos que deixar os EU construir bases aqui?…. seremos seus lambe-botas até 2030?….faremos parte da escória das nações?seremos então um nada no plano internacional? hummm….é ruim hein!!……

      • Edilson .. o brazil assim como a Argentina,Colômbia ,Paraguai,Honduras,Peru …. pelo que se percebe .. irão continuar comprando dejeto militar dos EUA e dos paus mandados da Europa ( OTAN ) ….. porque faz parte da clausula assinado pelos “barrigas brancas” conservadores ao tio satã …. E ! …..“sem medo de ser feliz” . 😉

      • Meu amigo , penso que detestas História , a Rússia é mais Capitalista que nós , porém faltava uma Mente Colonizada aqui !!

    • Pois é … Arystton .. más é só uma questão de tempo …olha que não estou aqui exagerando ..basta saber que até recentemente …um Drone desconhecido invadiu o espaço aéreo de Israel, Os valentões de sião disparou 2 mísseis Patriot nele e também .. enviou seus jatos de combate, mas não teve sucesso. O avião desconhecido voltou para a Síria”, disse a fonte… segundo alguns que viram o “OVNI” .. rsrsr … O drone tinha muitas semelhanças com o RQ-170 Sentinel .. rsrsr …, um drone americano que o Irã abateu e posteriormente passou a fabricá-lo com engenharia reversa

  4. Conversa fiada essa história de exércitos mais poderosos do mundo!
    Nem se juntasse todos eles, teriam coragem de atacar um paizinho qualquer que tenha arma nuclear.
    E bem simples assim, bastar ter a bombaH e meios para lançar que ninguém te encomoda. No máximo um blablabla, mas e daí???

    • Nessa to contigo… mas pra nosotros não faz diferença… a quem interessaria nos atacar ???… só os esquerdinhas antiamericanistas acreditam que um dia seresmos molestados pelo uncle Sam, qndo na verdade são eles quem nos atrasam com suas utopias idotizantes… o povo venezuelano tá passando fome por causa dessa ideologia socialista bastarda…

      • Meu amigo tu acreditas que os EUA são nossos amigos mesmo ? Mas como existem as lendas da Cegonha , Papai Noel , Saci Pererê , Boto , Mula Sem Cabeça , etc , tudo é possível !!

      • São tão nossos amigos como os chinas, russos, franceses, japonezes e egipcios… não se trata de amizade, parceiro, e sim de INTERESSES… a troco de que os EUA iriam nos invadir ???… rasgar dinheiro ???!!!… eles fazem comércio conosco… tem interesses aqui assim como nós temos interesses lá… isso é CAPITALISMO… o mínimo de análise geopolítica indicará que JAMAIS, NEVER, NUNCA, JAMÉ, iremos ser molestados pelos americanos… exceção se os mesmos se tornarem ideologicamente obtusos como os chineses e russos, que acreditam que invadir é melhor que manter laços comerciais… e qndo invadem é temporariamente… americanos não são burros ou sádicos… só fazem isso qndo precisam prever um mal maior… como é o caso do OM… se eles não estivessem lá, aquilo já teria explodido a muito tempo e ninguém saberia dizer o que teria acontecido…

    • Concordo, achei uma forçação de barra eles serem incluídos, na verdade, creio que no futuro, se tudo correr como andam as previsões, somente a Inglaterra estará entra as cinco e mesmo assim na raspela.

  5. A desgraçada República nos tirou da Liderança , para nos colocar a Reboque do Mundo , triste Sina do Brasil !!

  6. Muito furada essa relação. O Reino Unido perdeu seus fieis servos? Ghurkas, NZ, Austrália, Canadá foram esquecidos? A Arábia Saudita que é dona da dívida de metade do mundo? Israel e seus banqueiros que despejam rios de US$ e por aí vai. Bom, enfim, muito furado! Sabe de nada inocente.

Comentários não permitidos.