MPF investiga suspeita de irregularidades em fabricação de submarinos da Marinha

submarino-marinha-construcao-agbr-1280x720

A Procuradoria da República no Distrito Federal investiga a suspeita de irregularidades na construção dos estaleiros onde estão sendo fabricados os cinco submarinos da Marinha do Brasil, em Itaguaí, região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria do órgão, o processo foi instaurado a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e tramita em segredo de Justiça desde janeiro deste ano.

A investigação da suspeita de desvio de dinheiro público do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) está a cargo do procurador da República Ivan Cláudio Marx. Foi Marx quem, ao analisar indícios de irregularidades no repasse de recursos da União para o Banco do Brasil para financiar o Plano Safra, concluiu que o atraso não configura operação de crédito, mas que, mesmo assim, a área econômica do governo Dilma Rousseff cometeu ato de improbidade administrativa.

O ProSub prevê a elaboração do projeto e a construção, em território nacional, do primeiro submarino nuclear brasileiro e de quatro submarinos convencionais, além de toda a infraestrutura industrial e de apoio à operação das embarcações. A execução do programa está sendo feita em parceria com a França, graças a um acordo de parceria assinado em 2009, durante os governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy.

À época, a construção dos cinco submarinos até 2021 foi orçada em 6,690 bilhões de euros (cerca de R$ 25 bilhões, pelo câmbio atual). A quantia deve ser paga em até 20 anos. Um dos principais aspectos do programa diz respeito à exigência de transferência de tecnologia francesa como forma de legar ao Brasil a capacidade de projetar, construir, operar e manter seus próprios submarinos convencionais e com propulsão nuclear.

Uma das empresas que participa da construção do Estaleiro e Base Naval é a construtora Odebrecht, que está sendo investigada na 23ª fase da Lava Jato e na 26ª fase da operação, deflagradas, respectivamente, em fevereiro e em março deste ano. A construtora também participa no programa por meio da Itaguaí Construções Navais (ICN), empresa criada em 2009, a partir da parceria entre a Odebrecht e a francesa DCNS, para construir os cinco submarinos brasileiros.

Consultado pela Agência Brasil, o TCU informou estar analisando diversos processos relativos à construção dos cinco submarinos e dois relacionados especificamente à construção do estaleiro. No entanto, como os dois últimos processos são sigilosos, o tribunal não forneceu mais detalhes sobre o caso. Um dos dois processos relativos ao estaleiro apura “possíveis sobrepreços e outras irregularidades nas obras de construção”.

Procurada, a Marinha informou à Agência Brasil que, a pedido do próprio comando da Força, o TCU vem acompanhando o desenvolvimento do ProSub desde o início, realizando auditorias e fazendo recomendações que têm sido cumpridas. Além disso, a fim de esclarecer questões como as que o MPF está apurando, representantes da procuradoria da República e do Ministério Público Militar (MPM) visitarão as instalações de Itaguaí em breve. Em nota, a Marinha informou que a Diretoria de Obras Civis não encontrou nenhum indício de irregularidade.

“Até o presente momento, as auditorias internas conduzidas pela Marinha do Brasil, com o apoio de empresas independentes, não apontaram quaisquer irregularidades na execução do contrato, estando a Marinha à disposição para prestar todas as informações sobre o programa”, afirma a Força, destacando que as ações em curso no TCU e no MPF não estão causando atrasos no cronograma de construção dos submarinos.

Procurada pela reportagem, a Odebrecht ainda não se pronunciou.

Fonte: ISTOÉ

23 Comentários

  1. Se tá correndo em segredo de Justiça … logo no reduto do irmão Cunha .. deve ter a colher deste .. más se tiver nomes que não seja um golpista … não tenhamos dúvida que o vaza-jato logo irá publicar na Isto é ..HAHAHAH ..O PROSUB vai continuar …isso eu não tenho dúvidas se houver uma forma da turma do BEM ganhar dinheiro isso com certeza vai continuar .
    .
    Só quero saber quando a MPF vai fazer um trabalho sério e sem partidarismo na corrupção de FURNAS .. essa ai .. sim vai sair em segredo de justiça … nem na GLOBO ,VEJA ou IstoÉ sai .. a mamada por lá … dá para fazer umas dezenas de SNBs e um Porta-aviões nuclear estilo doo EUA . 😀

    • “Ai, ai,ai,ai……
      Tá chegando a hora…..
      O dia (agosto) já vem raiando meu bem…
      É hora de ir embora….”

      #TchauQuerida!

    • “Lucena
      Hoje 3:49

      O PROSUB vai continuar …isso eu não tenho dúvidas se houver uma forma da turma do BEM ganhar dinheiro isso com certeza vai continuar .”

      acabou senhor Lucena…..já era….não se iluda…o pais esta completamente tomado e dominado por estrangeiro…esta completamente sob a influencia deles…reconquistaram o cabresto que haviam perdido por causa dos petralhas….e não é do interesse destes que coisas como programa Prosub ou VLS vingue…e sim apenas em reinstaurar o Clientelismo…de fato este pais nunca foi livre, independente e soberano..o vídeo abaixo ilustra bem o que tento dizer:

      https://www.youtube.com/watch?v=_HEEXVtkVNc

      #CadaPovoTemOPaisQueMerece

      • É mesmo? E você ainda acredita nessas sandices? Também acredita na conspiração dos illluminatis com os reptilianos?

      • “S-88
        18 de julho de 2016 16:51

        É mesmo? E você ainda acredita nessas sandices? Também acredita na conspiração dos illluminatis com os reptilianos?”

        Sim….alias vc não soube da causa da minha ausência?!…foi por conta de uma abdução que sofri…eu até prestei uma entrevista para o site de ufologia onde o GiGi do blog do aviãozinho atua como editor também…

      • Esse povinho que considera o fegace didireita é patético… ele é intreguista sim, mas só para os seus pares esquerdalhas fabianos… estudar que é bom esses bobões não praticam… só bobagens demagógicas… fegace é da mesma linhagem do bill pinton e sua caterva loira…

  2. Como estou vendo, do jeito que vai … rsrsr … já o brazil vai seguir os mesmo meandros do Magri com a FFAA argentina … vai fazer uma FFAA braZileira com sucatas do século XX maquiando para ser parecido a uma atualizada do século XXI … E …. ” sem medo de ser feliz ” .. ririri..

    • “Gente, vamos nos dedicar ao folclore e ao turismo sexual. Deixa essas coisas “complicadas” para os países desenvolvidos fazerem”

      JT8D

  3. O único modelo de submarino que deveria ser desenvolvido no Brasil, é o de propulsão Nuclear.As instalações para fabricar esse submarino seriam muito menores.
    Os outros submarinos deveriam ser fabricados na França.
    Todos os quatro, com certeza já estariam prontos.

    • tiosam,

      Não se começa a construir uma casa pelo telhado… Primeiro vem o mais simples, e depois o mais complexo.

      Ao contrário, penso que não se deveria pensar em submarino nuclear até se ter o domínio pleno das tecnologias necessárias a construção de todas as seções de cascos reforçados para grandes profundidades; o que é evidentemente uma necessidade para qualquer submarino…

      No caso do Brasil, são as instalações necessárias a construção do SSN é que representam o incremento maior, e não o contrário… Se fosse só pra ter submarinos convencionais, isso poderia ser feito no AMRJ, tal como a classe Tupi o foi…

  4. Como sempre acontece nesses casos, uma hora a casa cai…..

    A CF/88 em seu art. 37 é ENFÁTICA ao impor que a administração pública ao contratar obras e serviços deve valer-se de licitação salvo nas hipóteses de dispensa e inexibilidade de licitação previstas em lei. E não foi o que aconteceu no PROSUB,onde se concebeu um arranjo para lá de absurdo onde o GF repassa dinheiro para a DCNS e a empresa francesa contratou discricionariamente a Odebrecht para tocar a obra. E trata-se justamente da empreiteira mais enrolada da lavajato, onde a corrupção era tão sistêmica e enraizada que a empresa possuía um departamento exclusivo para o pagamento de propinas. Isso sem fala no fato de que o seu dono e outros altos executivos encontram-se presos preventivamente em Curitiba.

    Ou seja, se não dá para justificar a construção de uma escola de cem mil reais em uma cidade do interior ao arrepio da Constituição, da Lei 8.666/93 e demais legislação aplicada à espécie, como achar alguma justificativa plausível para uma obra de 28 bilhões de reais ser feita sem observância dos ditames legais e constitucionais? Some-se a isso a nova prisão do Almte. Othon no bojo da nova fase fase da Lavajato, apelidada Pripyat, o que levanta ainda mais suspeitas.

    Como se vê, tudo leva a crer que a força tarefa do MPF encabeçada por Deltan Dallagnol irá encontrar um lauto repasto quando chegar à Itaguaí. E ainda seremos forçados a aturar uma ladainha pseudonacionalista a defender tais desmandos, encabeçada por “jornalistas”, “intelectuais” e até mesmo “juristas” a vituperar que os agentes estatais encarregados de investigar e punir os desmandos ora praticados estaria a soldo de alguma potência estrangeira.

    Por fim, cabe à própria MB e também à sociedade, que afinal é quem paga impostos, reavaliar o PROSUB pois é preciso refletir até onde faz sentido ter um submarino nuclear quando os cinco submarinos existentes operam no liminar, muitas vezes sem radar e com outros itens obsoletos. Isso sem falar no próprio estado calamitoso da frota de superfície.

  5. “No jogo mundial existem os que querem ser grandes e os que se contentam em ser pequenos, ou perdedores”

    Farroupilha

    • ……………em outras palavras essa dita cuja MPF quer acabar de vez com o PROSUB……quer ver nossa “caveira” militar nos desmoralizando e nos transformando em capacho, comprando material usado dos EU……deplorável……. ,

Comentários não permitidos.