Brasil: Ministro da Defesa diz que vai reforçar segurança no Rio após atentado em Nice

O ministro da Defesa do governo interino, Raul Jungmann, disse nesta sexta-feira (15), em entrevista ao canal Globo News, que ampliará as medidas de segurança durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro após o atentado de ontem (14) em Nice, na França.

“Isso nos preocupa e nós estamos revendo e ampliando os nossos controles, as nossas checagens, embora isso venha representar um desconforto a mais para aqueles que vão participar ou para aqueles que vão assistir às Olimpíadas, mas isso se faz necessário em nome da segurança de todos”, disse Jungmann.

O ministro informou ainda que, a fim de reajustar a estratégia de segurança, sua pasta está trocando informações com a área de inteligência da Segurança Institucional e com o Ministério da Justiça.

“Hoje, na parte da tarde, nós vamos ter uma reunião para discutir isso conjuntamente e estamos cobrando informações dos nossos amigos militares na França”, acrescentou.

Ontem, um homem identificado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel atropelou e matou dezenas de pessoas em Nice, no dia nacional da França.

As Olimpíadas Rio 2016 começam no próximo dia 5 de agosto.

Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil/FotosPúblicas

Brasil vai rever plano de segurança da Rio 2016

Vila Olímpica no Rio de Janeiro.

Ministro afirma que medidas serão reforçadas, incluindo mais postos de controle e barreiras e restrições no trânsito. “Vamos trocar um pouquinho de conforto por muita segurança.”

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, afirmou nesta sexta-feira (15/07) que o governo brasileiro vai rever as medidas de segurança para os Jogos Olímpicos de 2016 depois do atentado em Nice, no sul da França.

“Desde aquele momento [atentado em Nice], o Ministério da Justiça, o Ministério da Defesa e o GSI estão trabalhando para garantir que continuaremos no mesmo nível de segurança nos Jogos Olímpicos”, afirmou. Serão necessárias revisões, novas providências e “muito trabalho intenso daqui para frente para manter o nível de segurança”, disse Etchegoyen.

“Essa revisão, obviamente, identificará algumas lacunas e posso lhes dizer, com bom grau de probabilidade, que o quadro atual sugere incremento de algumas medidas relativas aos Jogos”, adiantou Etchegoyen.

Entre as medidas, explicou o governante, estão mais postos de controle, mais barreiras e algumas restrições no trânsito. “É importante que a população entenda que vamos trocar um pouquinho de conforto por muita segurança”, acrescentou.

Segundo o titular do GSI, o planeamento de segurança feito até aqui será auditado para perceber se houve uma “eventual lacuna” nas ações de preparação.

AS/lusa/afp

Fonte: DW

2 Comentários

  1. Essa olimpíada do Rio vai ser a história desse milênio .. o carnaval democrático vai tomar as rua do Rio ….uma alegria contagiante .. nem precisas pintar a cara e nem usar nariz de palhaço ou botar boneco na rua .. vai ser a democracia fazendo o seu carnaval ao som de atabaque … nada de baticum em caçarola .

    • Muitos líderes de países hesitam em comparecer na abertura da olimpíada 2016 do Rio …O motivo, segundo reportagem da agência internacional Associated Press, reproduzida pelo Washington Post, é que muitos não querem participar de uma cerimônia promovida por um governo ilegítimo;e outros de muitos … também quem evitar um constrangimento diplomática que com certeza … haverá na festa de abertura dos Jogos
      .
      Segundo algumas informações …. o usurpador promete bater o recorde de pronunciamento ..rsrsr …ele irar balbuciar em 10 minutos a abertura da olipíada ..rsrs…. e depois o escamoso desaparece no meio de uma fumaça de lacrimogênio … que nem um ninja …..rsrsr .. más em compensação …as vais serão eternas .. com os gritos do tipo … #foraTemer…#xôgolpistas .

Comentários não permitidos.