Reino unido decide-se pela aquisição de nove Patrulheiros multimissão P-8A Poseidon

RAFE.M.Pinto

O Ministério da Defesa (MOD) do reino Unido confirmou a assinatura do acordo para a compra de nove aeronaves de patrulha marítima P-8A Poseidon para a Royal Air Force (RAF).

As novas aeronaves, serão baseadas em Lossiemouth na Escócia, e desempenharão um papel vital na proteção de dissuasão nuclear do Reino Unido juntamente com os dois novos porta aviões da Royal Navy.

Os P-8 também serão capazes de localizar e rastrear submarinos hostis, e reforçarão as tarefas de resgate (SAR) e Pesquisa marítima do Reino Unido. Esta capacidade também trará benefícios econômicos para a Escócia e mais amplamente para o Reino Unido. O MOD afirma que haverá um aumento de cerca de 400 funcionários na base da RAF em Lossiemouth para apoiar as operações dos Patrulheiros (MPA).

“As aeronaves são parte do plano de incremento do poder defensivo  que será apoiado por um igual aumento gradual dos recursos destinados a defesa a cada ano, pela próxima década. Isso significa mais navios, mais aviões, mais tropas disponíveis em prontidão, melhores equipamentos para forças especiais, mais investimentos na guerra cibernética, tudo isto para lidar com as crescentes ameaças ao nosso país “.  afirmou o secretário de defesa Michael Fallon.

O contrato que prevê o fornecimento dos MPA, treinamento e infraestrutura de apoio é avaliado em torno de US $ 3,96 bilhões a serem pago ao logo de uma década.

Apesar de ter que esperar pela disponibilidade de produção do MPA a RAF avalia como positivo a inserção do Reino Unido no grupo de nações aliadas operadoras desta aeronave, esta medida propicia a colaboração com alguns dos principais aliados do Reino Unido que incluem os EUA e a Força Aérea Real Australiana.

O P-8A pode operar a longa distância a partir da sua base operacional sem reabastecimento e tem autonomia para realizar missões sobre o mar e efetuar vigilância terrestre por períodos prolongados. É capacitada para realizar busca e salvamento em mar aberto e localizar pequenos barcos, lançar botes salva-vidas e equipamentos para navios e pessoas em perigo.

O anúncio deste acordo também marca a transferência de responsabilidade do Programa MPA, que sai do Comando Conjunto das Forças para a RAF. Como a primeira aeronave deve chegar no Reino Unido entre 2019/2020, a RAF terá até então, a incumbência de  manter as habilidades necessárias para operar nas áreas marinhas protegidas através do programa “seed-corn“, dos quais participam os MPA da RAF dentro dos esquadrões MPA da Austrália, Canadá, Nova Zelândia e EUA.

“A iniciativa “seed-corn” tem sido vital para assegurar que o futuro das tripulações dos MPA estejam preparadas para restabelecer a capacidade de patrulha marítima do Reino Unido. Ao manter essas habilidades essenciais, as nossas tripulações já dão um passo a frente quando começarem a operar estas novas aeronaves”.afirmou o  Vice-Air Marshal Gerry Mayhew, comandante da força de jatos de Inteligência, Vigilância e meios de reconhecimento.

6 Comentários

  1. “As novas aeronaves, serão baseadas em Lossiemouth na Escócia, e desempenharão um papel vital na proteção de dissuasão nuclear do Reino Unido”

    O que o P-8 tem a ver com dissuasão nuclear ?

      • Acho que o mais correto seria simplesmente dissuasão, ponto. O P-8 pode matar SSBN, SSN, SSK, ele teria capacidade de dissuasão se ele fosse atuar como um Vulcan, ou um Victor ou um Valiant foram um dia, o que não é o caso.

      • Então se for assim nós também temos dissuasão nuclear… o Brasil também pode neutralizar o armamento nuclear inimigo transportado em um SSBN… Nós temos o P-3 e o Sea Hawk que podem lançar torpedos : )

        Não é isso não, a declaração está errada Bardini.

Comentários não permitidos.