Crise econômica na Venezuela contagia Cuba

Avenida Malecon em Havana

Após otimismo gerado pela reaproximação com EUA, colapso venezuelano pesa sobre cubanos. Com cortes de gastos públicos e energia pela frente, teme-se reviver dificuldades dos anos 90, quando caiu o socialismo europeu.

Ramón é um entre as centenas de motoristas de Havana, que, com admirável talento improvisador, trafegam pelas ruas da capital cubana em carros históricos recauchutados transformados em táxis coletivos. Agora ele tem que explicar a seus fregueses que a tarifa aumentou, devido à alta da gasolina.

Enquanto isso, repartições e empresas estatais decidiram encurtar a jornada de trabalho e limitar o uso dos aparelhos de ar condicionado, a fim de poupar energia. Tudo indica que o verão vai ser duro no país caribenho.

Em seu discurso à Assembleia Nacional, na semana passada, o presidente Raúl Castro preparou a população para tempos difíceis na economia, e novas restrições. Os cortes de gastos públicos e energia, afirmou, se devem à queda dos preços dos clássicos produtos de exportação cubanos, como níquel, petróleo refinado ou açúcar, ao mesmo tempo em que está sendo importado menos petróleo da Venezuela.

Dependência do petróleo

No primeiro semestre de 2016, a economia cubana cresceu 1%, apenas a metade do previsto. No mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 4,7%.

Embora a escolha do momento para o anúncio de Castro possa surpreender, ele já havia alertado em dezembro passado para possíveis dificuldades. A reaproximação com o ex-inimigo Estados Unidos gerou decerto muito otimismo, mas a Venezuela – aliado mais próximo e principal parceiro comercial de Cuba – está seriamente abalada pela queda continuada dos preços do petróleo no mercado mundial. E sua crise econômica agora contagia Cuba.

A própria república caribenha produz quase 25 milhões de barris de petróleo por ano, o equivalente a 40% de sua demanda de energia. O restante, ela compra dos venezuelanos a condições especiais. Em contrapartida, cerca de 25 mil médicos e profissionais da saúde cubanos trabalham na Venezuela.

Lealdade a Caracas

Analistas calculam que nos últimos tempos o Estado sul-americano só vinha fornecendo 53.500 barris de petróleo por dia para os cubanos, 40% a menos do que no primeiro semestre de 2015.

Computados os produtos de petróleo refinado, a redução ainda fica em 20%, segundo a agência de notícias Reuters. No passado Cuba utilizava uma parte do combustível venezuelano e revendia o resto. Esses ganhos adicionais, portanto, também teriam agora encolhido.

Por isso, o país teria que cortar gastos desnecessários, substituir importados por artigos de produção nacional, investir em setores que rendam divisas e empregar a própria energia de forma mais eficaz, instou Castro em seu discurso. No entanto, a cooperação com Caracas não deve ser restringida.

“É nos momentos difíceis que se reconhecem os verdadeiros amigos, e nós, cubanos, não esqueceremos jamais o apoio da Venezuela quando estivemos em dificuldades”, prometeu o presidente cubano.

Independentemente disso, há anos a ilha caribenha tenta conter seu consumo através de programas de racionamento de energia, para diminuir a dependência dos combustíveis fósseis. Havana declarou a independência energética como prioridade nacional: até 2030, pretende ter elevado dos atuais 4% para 24% a participação das fontes renováveis em sua matriz energética.

Sinal de crise: venezuelanos atravessam fronteira para comprar remédios e alimentos na Colômbia.

Como nos anos 90?

A população já teme um “período de exceção em tempos de paz”, como é denominada em Cuba a crise econômica do início dos anos 1990, quando o país esteve à beira do colapso devido à queda dos “Estados irmãos” socialistas no Leste Europeu. Na época, a eletricidade era cortada quase diariamente. Hoje, poucos podem sequer imaginar passar os meses do verão caribenho sem ar condicionado nem ventilador.

Mas, segundo o chefe de Estado cubano, a coisa não deverá chegar a tal ponto. “Já há especulações sobre um colapso iminente da nossa economia, como na época do período de exceção”, admitiu Castro. “Nós não negamos que possa haver consequências, até maiores do que no momento. Mas estamos preparados e em melhores condições para lidar com a situação do que naquela época.” As conquistas sociais serão defendidas e gradualmente melhoradas, assegurou.

Castro também apelou à compreensão dos credores internacionais. O país cumprirá suas obrigações como devedor: “Não vamos desistir da meta de restabelecer a confiança internacional na economia cubana.”

Nos últimos anos, Havana entrou em entendimento com quase todos aqueles que lhe concederam empréstimos, entre os quais o Clube de Paris, um grêmio informal em que credores estatais e devedores se encontram. Desse modo, Cuba se livrou de grande parte de suas dívidas.

Em contrapartida, passados mais de três meses desde o anúncio de Washington de que permitiria a Cuba o emprego de dólares em seus pagamentos internacionais, continua não sendo possível para o país executar transações em moeda americana, criticou Castro.

Cortes energéticos futuros

A semana de sessões parlamentares na Assembleia Nacional – que só se reúne em ritmo semestral, uma vez que os deputados não são políticos de profissão e exercem suas ocupações regulares no período sem sessões – foi marcada por debates sobre a atualização das diretrizes econômicas e sociais para os planos de reforma de 2016 a 2021, aprovada no congresso do Partido Comunista em abril.

O ministro responsável por essa atualização, Marino Murillo, mencionou, entre as restrições planejadas, uma redução total de 6% do consumo de energia. Contudo as residências particulares, que consomem 60% da energia no país, não serão afetadas. Também poupados dessas medidas serão o setor turístico e a produção de níquel e açúcar.

Mas nem todos os cubanos confiam nos anúncios. “Alguns de meus conhecidos e amigos já cancelaram as férias de verão reservadas, e pegaram seu dinheiro de volta. Porque, quem sabe o que realmente vem pela frente?”, comenta o taxista Ramón. Ele mesmo é otimista por natureza, ressalva, e parte em seu calhambeque recauchutado, explicando aos passageiros sobre o aumento dos preços.

Fonte: DW

 

46 Comentários

  1. E o povo quê se lasca,queriam isso para a gente,nos afastando do mundo civilizado queriam Lisarb em vez de Brasil.

    • O Capitalismo dura ate depois que acabar o dinheiro dos outros ?
      Acorda pra vida iludido,ela tem a cara feia e a boca cheia de dentes.

      • Na verdade maluquinho .. o capitalismo dura até onde não tem mais riqueza de onde tirar … veja só a bomba relógio em que está lá nos EUA …. onde até a água de beber é caso sério .. rsrsr … depois do boom da pedra filosofal Xisto .. rsrsr

      • Os EUA tem uma das 10 maiores reservas de água doce do mundo.
        A riqueza é arrancada pelo ESTADO e não pelo capitalismo , ela não é gerada espontaneamente como vc acredita

      • É uma lenda essa de falar que o capitalismo gera riqueza … na verdade … o capitalismo usa a riqueza para gerar capital .. se este usa o capital para beneficiar a sociedade ai veremos prosperidade para todos, e bem-esta, paz … más quando o capitalismo gera capital para poucos em nome da ganância ai teremos .. caus social como a violência,miséria e degradação do meio ambiente …etc..etc..etc … como se vê ultimamente pelos quatro cantos do planeta . 😀

      • lucena,

        O capitalismo verdadeiro ou “ideal” ( isto é, dentro de um ambiente de livre mercado ), ao ser o sistema econômico mais propicio para criar um ambiente de real competitividade, motiva a geração de conhecimento e o crescimento dos meios de produção e, através disso, a multiplicação do capital. Assim, o capitalismo gera riqueza. O bem estar social vem a reboque, pois quando o empreendedor cresce, ele leva consigo toda uma teia de pessoas e negócios que estão/são gerados em função do seu… Ele cresce, todos crescem por tabela. E o Estado cresce junto, já que a multiplicação de capital representa mais impostos a serem coletados ( aí vem o bem estar social ).

        O caos social tem outros agentes motivadores, que estão longe do capitalismo em si. Eles estão na ausência da força do Estado onde este deve de fato fazer presente, como força garantidora da lei e da ordem, da liberdade econômica e das facilidades para se investir. Basta comparar a atuação de governos de países capitalistas desenvolvidos, como Austrália, Japão, etc, onde os índices de miséria são pequenos ou virtualmente inexistentes. São países que fazem tudo para manter sua economia acessível a investimentos… É aí que está o segredo da real prosperidade…

      • HAHAHAHAAHAHAHAH……fala sério RR … HAHAHAHA .. essa parte do ” Ele cresce, todos crescem por tabela. ” …deve ser é uma piada ..HAHAHAHA…. não sabia que você seja tão inocente assim .. HAHAHAHAHAH….

      • Desigualdade social aumenta nos EUA _ ( http://exame.abril.com.br/economia/noticias/desigualdade-social-aumenta-nos-eua ) _
        .
        .
        Nos Estados Unidos, recuperação da economia não alivia pobreza _ ( http://oglobo.globo.com/economia/nos-estados-unidos-recuperacao-da-economia-nao-alivia-pobreza-18110311 ) _
        .
        .
        Um quarto da população da União Europeia vive em risco de pobreza, diz Oxfam _ ( http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-09/um-quarto-da-populacao-da-uniao-europeia-vive-em-risco-de-pobreza-diz ) _

      • Verdade cara, o capitalismo e horrível, vide a vida sofrida que se lava em países assolados pelo inferno capitalista como Canadá, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Dubai, Nova Zelândia, Inglaterra, Chile, Noruega,Singapura…um horror, bom mesmo e a evolução fantástica da qualidade de vida na Coria do Norte, Venezuela e vaias republiquetas centro africanas …um sucesso.

      • Antes que algum desavisado venha falar em crise no mundo capitalista …você sabiam que de 2008 o ano que explodiu a crise em Wall Street a OTAN investiu bilhões de dólares em armamentos em países como a Líbia,Síria,Afeganistão ..etc..etc .. realmente onde está a crise ?
        .
        Pois é rapaziada ,,rsrsr … enquanto em Wall Street pessoas como Soros,os Clintos,os Bush ..falam em crise .. nas periferias de grandes cidades como a de NY .. lá se vive a crise nos barracos de latas com lonas .
        .
        Enquanto na Europa as sua realezas falam sobres a crise no chá das cincos ou fazendo safári na Africa ..rsrsr… os súditos tem que apertar os cintos devido a crise .. HAHAHAHAH …más como disse o inocente do RR .. ” Ele cresce, todos crescem por tabela “ ..HAHAHAHAHAH..

      • Por favor…

        “…você sabiam que de 2008 o ano que explodiu a crise em Wall Street a OTAN investiu bilhões de dólares em armamentos em países como a Líbia,Síria,Afeganistão…”

        Puft… O que uma coisa tem a ver com outra…? Líbios sempre foram clientes dos franceses. Sírios são clientes dos russos a décadas. E o Afeganistão está ocupado desde 2001… Não há qualquer relação cabível aqui…

        A crise econômica americana, por mais absurdo que possa parecer, teve como ponto culminante o excesso de um determinado produto no mercado ( imoveis ), que rebaixou a demanda e o preço; logo a ponto do investidor não repor o investimento, que partiu originalmente de instituições financeiras. Houve, por tanto, um desequilíbrio crítico em um ponto focal da economia americana, que é construção civil. Em suma, é uma crise de origens completamente distintas em relação a europeia, posto ter danos acumulativos levados a efeito por especulação ao longo das ultimas duas décadas…

        Já a crise nos países da Europa foi desencadeada pelo esgotamento do sistema social e econômico europeu. Simples assim… As contas do que entra e do que sai daqueles governos simplesmente não bateram… Gregos estão aí de prova…

        Se quer saber alguma coisa de economia, consulte Ludwig von Mises ( o gênio que previu a derrocada das economias estatizadas, em particular a da URSS, ainda nos anos 20 ). Sempre tem que haver um limite na gerência da economia pelo Estado, de modo a se preservar as liberdades fundamentais para o investimento livre. Caso contrário, tudo vai a bancarrota…

        Até mesmo os chineses perceberam a furada que era uma economia inteiramente estatizada e partiram ainda nos anos 70 pra uma abertura econômica. E hoje, são capitalistas convictos e respeitam o poder da iniciativa privada ( muito embora um tipo de “capitalismo de estado”, mas ainda com algum equilíbrio que o torna mais ou menos sustentável ).

        E sim, todos crescem por tabela no capitalismo. E por que? Porque um negócio puxa o outro! Por exemplo: a panificadora precisa de máquinas, que precisa de lubrificantes, que precisa de caminhões pra transporta-los, que precisam de peças para os motores, que precisam de mais lubrificantes, e assim vai e vai e vai… E quanto mais a panificadora vende, de mais serviços ela precisa… Isso é o básico do básico… E daí que só é possível crescer rápido com LIBERDADE para se pensar e fazer o que se deseja. Por isso o capitalismo funciona; porque ele, a princípio, não trava ninguém…

        A única coisa que é capaz de travar o capitalismo é ele mesmo. Por isso a necessidade de mecanismos de regulação, o que vem através de uma legislação coerente e que não interfira na liberdade de se investir…

      • Cara, em todo o lugar do mundo, seja capitalista ou socialista, VAGABUNDOS passam fome… FATO… se socialismo é tão bom, tá na hora de tu financiar a moda capitalista uma passagenzinha só de ida pra ilha prisão do capeta barbudo vermelhinho… 🙂

      • O Capitalismo gera Riqueza! o socialismo suga a riqueza, destrói a meritocracia, destroi a capacidade de inovação e produção, arruína a liberdade!
        Entenda de uma vez: Sem propriedade privada não há mercado, Sem mercado não há preços , sem preços não há calculo econômico…o socialismo é um estelionato!

      • Rizadinha sem graça porque foi destrinchada suas mentiras pelo colega acima… E O CHORO ESQUERDALHA É LIVRE… 🙂

  2. kkkkk analistas calculam kkkkkk uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa.
    Cuba sofre mais de 60 anos de embargo imposto unilateralmente pelos EUA na ONU,paralizou-se na decada de 50.
    Nada entra,nada sai.Mesmo assim não se entregaram.A revolução deles foi justamente para dar fim a um colonialismo onde Americanos iam la praticar TURISMO SEXUAL.Prostituirem e usarem mulheres e meninas Cubanas e conduzi-los como colonia.
    Mesmo assim esse povo privado de desenvolverem-se se destacam em ciencias,medicina e matematica que são juntamente com arquitetura os indices para se calcular o grau de desenvolvimento de uma cultura,de uma civilização.
    Se destacam em esportes.Não existe um unico analfabeto.Não existe ninguem com carie nos dentes.Enquanto aqui no pais dos banguélas roedores de rapadura dificilmente encontra-se alguem com todos os dentes na boca e sadios.
    O nivel de analfabetismo ainda é grande e o nivel de miséria VOLTOU A CRESCER e tende a expandir-se muito mais ainda.
    E ai senhores analistas olhar o cisco nos olhos dos outros é facil né ! Dificil é enchergarmos a trave no nosso.

    • Maluco…

      Primeiro de tudo: o embargo americano impede que empresas americanas negociem com Cuba. E é só… Cuba nunca esteve realmente impedida de negociar com outros países. Aliás, foram mais de 30 anos sob “chancela” soviética e ligados aos países do Pacto de Varsóvia. E aí…? Aconteceu o que…?

      Amigo, o fato é que Cuba, assim como todos os países de economia marxista, aboliu gradualmente os meios capitalistas de produção e abdicou da política de mercado ao estilo ocidental. E o resultado é o que vemos hoje. Foi isso o que de fato destruiu a economia de Cuba… Não fosse o “auxílio” soviética e as condições pra lá de favoráveis no comércio com estes, a Cuba como conhecemos hoje já teria naufragado nos anos 70. Improvável que a revolução cubana tivesse durado uma década…

      O que havia em Cuba antes da revolução era uma economia que, se não fosse perfeita, proporcionava uma das maiores rendas per capita da América Latina. Isso é fato e está registrado. O país tinha, salvo engano, a maior produção de cana de açúcar do planeta ( era o dobro da do Brasil ) e o turismo era algo brutal se comparado com hoje. Junto com Las Vegas e Miami, Havana compreendia uma tríade de um forte empresariado da industria do entretenimento, além de ser um gigantesco polo de construção civil, e de deter uma clara ascensão no setor de serviços. Haviam sim bolsões de pobreza, mas o fato é que Cuba estava longe de ser uma economia decadente…

      “…desenvolverem-se se destacam em ciencias,medicina e matematica…”

      É bem verdade que os índices sociais melhoraram, logo a ponto das médias cubanas serem equivalentes a países europeus em alguns setores, mas também é fato que já eram bons. Antes da revolução, Cuba tinha algo como a terceira melhor alfabetização da AL. Salvo melhor juízo, três em cada quatro cubanos eram alfabetizados.

      De fato, Cuba, antes da revolução, já era um país em forte desenvolvimento social, além de ser uma economia em ascensão.

      • Ele sabe a verdade dos fatos, caro RR… mas ele é pago exatamente para pregar contra os fatos e a favor da agenda esquerdista do partidão para quem trabalha…

    • Maluco…

      O verdadeiro capitalismo ( que é primariamente um sistema econômico onde não se monopoliza a posse do capital por entidade governamental ) não precisa de quem o sustente. Ele se retroalimenta através da geração de divisas, que é propiciada quando lucros da produção são locados prioritariamente na expansão dos próprios meios de produção.

      A “sacada” do capitalismo é que, ao não se monopolizar o capital e dividi-lo entre entidades independentes, se assegura um ambiente onde todos tem a oportunidade de concorrer entre si, o que estimula a expansão dos meios de produção, que por si só trás a reboque o desenvolvimento humano, com a expansão automática do postos de trabalho e/ou da tecnologia, estimulada pela livre concorrência ( sendo este ultimo parâmetro, o da livre concorrência, o fundamental, que faz do capitalismo uma força que se renova ).

      Há também um benefício adicional que assegura a sobrevivência do capitalismo, que, ao assegurar o capital dividido, garante que nem todos os setores sejam afetados por uma crise ( ou no mínimo as consequências sejam muito atenuadas ).

      • E mais o nosso feijão… coitados… também, tão passando fome no paraíso socialista cubano… alguém sabe dizer se o feijão REALMENTE está sendo entregue ao povo cubano ???… comunista é tudo ladrão… não duvido que os castros não estejam vendendo esse feijão para terceiros e deixando o povo a ver navios…

  3. Sempre dizem que a educação cubana é ótima, mesmo sendo verdade, o resultado prático disso para o país é nulo. Com duas gerações nascidas e criadas no socialismo, já deveriam ter algo a mostrar. Deveriam estar exportando conhecimento em troca das divisas que precisam. Se são tão competentes na área médica, não entendo o motivo de não terem inventado um medicamento novo. Se o capital humano é tão bom, porque não há vemos cubanos se destacando em qualquer área científica ou mesmo intelectual de qualquer espécie. Exceto a elite do partido, os cubanos são todos pobres, o país vive com o pires na mão, não possui recursos naturais, nem atrativos que não sejam o turismo exótico.

  4. PROGÊNESE DO MAL ( do livro 1 ; capitolu VII do Vishnu Purana )
    .
    .
    O Vício e a Violência se casaram geraram;
    Falsidade ( filho ) e a Imoralidade ( filha ) … estes por sua vez .. se casaram e geraram filhos e filhas; todos gêmeos ; O Medo e o Inferno ( filhos ) e as filhas a Decepção e a Tortura .
    .
    Estes por sua vez ,os dois casais de gêmeos da Falsidade e da Imoralidade ; se casaram entre si e tiveram filhos;
    .
    O Medo e a Decepção se casaram e tiveram filho ; A Morte
    .
    O Inferno ;e a Tortura se casaram e tiveram a Dor
    .
    A Dor gerou filhos ; Doença,Tristeza,Ganância e a Ira .. ( estes por sua vez …são aqueles que aflige a miséria e são caracterizado a progênese do Vício ADHARMA

    .
    Lembrando que Bhuda que pregava a paz,humildade e a fraternidade já naquele tempo falava …que a Origem da miséria do homem ; está na sua ignorância .

      • Tai Joanzinho .. .. eu concordo em gênero e grau com você .. se tem um cabra mais socialista de todos os tempos …. esse é sem dúvidas o palestino Jesus .. é só lê as sagradas escrituras e lá tem diversas passagens que ele fala .. em dividir o pão com os outros e amar o próximo .
        .
        “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres “ . Mateus 19:21

      • É impossível ser socialista e religioso. A base “filosófica” do socialismo nasce da não existência da verdade. Antes tinha dúvida, agora tenho certeza de que não entende do que está falando.

      • Essa figura é referência de mau comentarista na web.

        Insiste em postar inverdades para justificar o ponto de vista dele.

      • Existem muitas pessoas frustradas no mundo. Invejam os que conseguiram coisas por seus próprios méritos. Nós admiramos pessoas com dons especiais e procuramos melhorar a nós mesmos. Eles os odeiam e querem que todos sejam fracassados como eles. Sociedades socialistas não desenvolvem a ciência, o conhecimento ou a arte. É a vitória dos medíocres. Não acredite que vá convencê-lo de nada, pois no fundo, nem ele acredita nessas mentiras.

      • “conforme as suas obras”. Mateus 16.27 .. se refere a vontade do Pai … Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe Mateus 12:50 ..
        .
        Depois que Jesus lavou os pés dos apóstolos disse …” Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. ” João 13:16

  5. Brasileiros levantem a mão ao céus, e agradeçam a Deus por não morar em um país comunista, senão estaríamos na mesma situação

    Estávamos a um passo para virar um, felizmente os nossos políticos corruptos, tiveram bom senso e perceberam q passaram de todos os limites, e desfizeram a burrada.

    Estamos ruins ? Sim, mas o capitalismo pelo menos dá esperanças por um dia melhor, mesmo q esse dia nunca chegue do jeito q vc gostaria q fosse, mas ele lhe dá OPORTUNIDADES.

    Portanto pense nisso, poderia ser pior, e nada é pior do q morar numa DITADURA COMUNISTA !!

  6. o céu é o limite? até onde vai a mobilidade social? o pobre só fica rico se for jogador de futebol,ou a porteira está aberta mesmo?depende “das condiçoes”… em cuba ou no brasil.

    • Nós importamos médicos deles porquê o governo da Dilma quis,pois não tem necessidade e função médica nenhuma, só politica meu caro Relojoeiro.Em Cuba não se pratica medicina,qualquer um quê frequenta o blog se é,um técnico de enfermagem ou laboratório,enfermeiro e médico pode falar em Cuba é enrolação,pois aqui no Brasil temos tudo de bom e melhor e é difícil, imagina em Cuba. Por exemplo diagnóstico no Brasil, de um paciente com leucemia é leucemia,diagnóstico em Cuba é anemia.

      • HAHAHAH… Renatinho ..Psiu ! …olha essa .. Cuba é um exportador de remédio contra leucemia e tantos outros contra alguns tipo de câncer e doenças da pele … você sabia ? …. e como tem americanos que vão a Cuba para se tratar contra o câncer de pulmão e doenças de pele …..e então ? .. rsrsr .. no tempo da pré revolução cubana .. muitos americanos iam à Cuba para gastar dinheiro em jogatinas e com prostitutas nos casinos da Máfia americana que existia lá … até que surgiram dois barbudos com charutos na boca ..rsrs .. e os enxotaram os mafiosos de lá . 😉

      • Luceninha ..Psiu? … olha essa eu trabalho na área de saúde não vem com essa não meu filho,vai se tratar lá Aqui nós temos um Kit de doação de plaquetas pelo método de aférese,kit todo importado,duvido quê tem lá como tem aqui, para o paciente do SUS.Se é assim tão bom porque ninguém sai para se tratar lá.ó o louco do Chavez foi para preservar a sua condição de paciente sigiloso,e já tá de baixo da terra.HAHAHAHA os EUA ou outros países precisam de Cuba tamos lascados.

      • Pergunte pra esses incautos, meu caro Renato, porque a tropa de chefes comunistas deles não foram se tratar de CANCER em cuba e sim no ALBERT EINSTEIN ???!!!… 🙂 🙂 🙂

Comentários não permitidos.