As maiores potências militares do mundo em 2016

O site Global Firepower (GF) realiza todos os anos uma abrangente análise na estrutura das forças armadas de 125 países. A partir dessa investigação, é calculado o Power Index, um índice cujo objetivo é o de classificar os locais de acordo com o seu poderio militar.

Para tanto, os especialistas avaliam mais de 50 fatores, que incluem os recursos logísticos e até os aspectos geográficos. O estudo não leva em conta a quantidade de armas que um país detém, mas sim a variedade, assim como não considera a existência de arsenal nuclear. Quanto mais próxima de 0 for a pontuação, mais poderosas são as forças armadas.

Alguns fatores, no entanto, impactam mais ou menos no desempenho de um país. Quando se avalia a mão de obra disponível, locais com populações enormes, como China e Índia, pontuam melhor que outros. Além disso, o GF concede mais pontos para quem é parte da Otan, aliança militar composta majoritariamente pelos Estados Unidos e nações europeias. Isso porque, segundo o GF, esses países podem dividir recursos.

A edição 2016 do ranking proposto pelo GF trouxe novidades em relação ao ano passado. O Reino Unido, por exemplo, caiu uma posição e foi ultrapassado pela França. O Brasil, único representante da América Latina no topo da lista, obteve um bom desempenho na comparação com 2015 e pulou do 22º lugar para o 15º.

A avaliação proposta pelo site é complexa, mas os dados levantados trazem à tona um retrato interessante sobre como os países se comparam entre si quando o tema é o poder do seu exército, marinha e força aérea. Veja na galeria.

Fonte: Super. Abril

21 Comentários

  1. Vê se entendi … a Turkia que está bem no centro do furação …investe 18 Bilhões e o brazil 32 Bilhões … quem dos dois tem uma força armada mais preparada para uma guerra atualmente ?
    .
    Levando em consideração a Mão de obra disponível que no brazil tem 107 milhões de pessoas e na Turkia 42 milhões .. olha que nem se quer se fala da força armada da Coreia do Norte …hein.. para ser comparada coa a do brazil em termo de mão de obra …. 😉

    • Para mim no futuro bem próximo …. o Irã será um potencia player militar que influenciará até em questões fundamentais global …. olha que os iranianos são duro na queda, para se ter uma ideia … os caras superaram Japão, Espanha, Países Baixos, brazil, Suíça, México e Ucrânia no domínio espacial … Os cientistas iranianos publicaram mais de 340 artigos científicos durante o ano passado…e tudo isso … com o Irã sobre o embarco do tio Satã e a sua tchurma ..rsrsr …. o leão persa continua firme e forte

      • “o leão persa continua firme e forte”

        Firme, forte e tirando o sono do covarde do titio Jacó que passou 10 anos ameaçando bombardear as usinas nucleares iranianas. No final, o máximo que Israel fez foi mostrar um desenhinho de arte contemporânea para a ONU…rs! 😀

    • Esse site é só para se ter uma ideia de comparação, não é exato, duro é entender essas diferenças entre Brasil e Turquia por exemplo, agora algumas comparações deste site são bem interessantes um exemplo o Brasil possui quase o mesmo numero de rodovias que os EUA mas em ferrovias apenas 10% porque sera ?
      No Japão e Europa é só trem e trem bala para transportar pessoas, aqui é só rodovia, balança pra pesar caminhão que não funciona (o interesse é quebrar tudo mesmo pra asfaltar varias vezes, quanto mais melhor) e a unica opção é comprar carro, tem consorcio e financiamento com juros bem baixinhoooo. é juros em cima de juros estrada em cima de estrada, gasolina e etanol, se for falar ficamos loucos, enquanto que na Europa por exemplo o pessoal nem carro precisa comprar, porque sera ?????

  2. Esse rankins devem ser os mesmo que trabalham para CBF/FIFA, não tem pé nem cabeça, se o BRASIL ocupava a posição 22 em 2015 e agora ocupa a posição 15 nosso país evoluiu bastante (sic) , Mas quem conhece a realidade das F.A brasileiras sabe que isso é uma mentira !

    • É mesmo p/se duvidar.
      Mas quem sabe os outros se sucatiaram mais que nos?
      Sera?
      Aqui pelo menos tem o projeto do KC-390, dos SUBs, Guarani, Saab NG, etc…
      Pode ter influências no ranking.

    • Tenho medo dos países que perderam pro Brasil, pois se em 15° não temos nem sistemas anti aéreos de média altura e usamos um caça de 40 anos, o que se dirá dos tais?!

  3. Se o Brasil aparece em 15°, e graças ao alistamento obrigatório, faz com que o exército tenha um grande n° de soldados,,,
    Se for olhar os recursos aplicados, hahaha, estaríamos bem mais abaixo. 35bi. Sugados por pensões e funcionalismo, o que sobra são as dividas dos programas que se arrastam por décadas.
    Viva Brasil redemocratizado.

    • Pois eu preferiria uma força menor profissional e bem treinada ao invés de uma força de conscritos que dão uma duzia de tiros por ano.

  4. Orçamento do Brasil é o mesmo que o da França que mantém Subs Nucleares e Bombas Atomicas. Estranho hein.

  5. Quero só fazer uma observação bem pertinente ao assunto, temos o mesmo orçamento dos países desenvolvidos e industrializados da Europa que estão sempre na ameaça de conflitos, nossos contingentes com as reservas nos colocam entre os países com maior número de combatentes, conseguimos alcançar 7 posições do ano passado para 2016. Por que nós brasileiros temos a correta impressão de que os recursos não são suficientes, e que nossas forças armadas ainda não dispõem dos investimentos necessários?

    Eu mesmo respondo… uma fatia muito grande dos nossos recursos militares são destinados ao pagamento de pessoal ativo e inativos, familiares de alguns alto oficiais falecidos e custeio, ai volto a perguntar… Sobra o que para investimento em equipamentos modernos?

    Eu mesmo respondo… quase nada, sou a favor de um número reduzido no contingente, mas com militares bem preparados e remunerados.
    Não temos relação conflituosa com nenhuma nação, não vejo no médio e longo prazo nenhuma potência estrangeira se aventurando a invadir por aqui. Pergunto caso aconteça nosso diferencial será os quase 1300 mi soldados sem proteção e um fuzil na mão?

    Sugestão! Em caso de conflito, poderíamos enviar os políticos (que não mexem nessa ferida) e os parasitas que demandam alto percentual da folha de pagamento dos militares, e utilizarmos como escudo numa necessidade de dissuasão. Não me refiro aos inativos, que tem suas aposentadorias merecidas, por ter feito muito com tão pouco.

    Meu comentário se baseia nos Demonstrativos Orçamentários das Forças para o exercício de 2016.

    Chega já falei merd…. demais.

    Abraços

  6. 32 Bilhões de orçamento anual e nossas forças armadas nessa precariedade que vemos todos os dias??? Forças armadas aqui no Brasil é cabide de emprego e aposentadoria gorda e pensão vitalícia… Na Turquia eles investem o dinheiro da defesa em defesa, eles se preparam para uma guerra literalmente, se preparam para vencer uma guerra… não é como aqui no Brasil que tem uma marinha com 20 navios e 200 capitães de fragata, isso não tem cabimento, é muita estrela para pouca constelação, os Turcos com pouco mais da metade do nosso orçamento tem 700 leo 2, Navio de assalto anfíbio novinho, míssil de cruzeiro, 250 caças F-16, em breve F-35 e estão pensando em construir porta aviões… e nós aqui nem patrulha de 500 toneladas conseguimos por para boiar… me desculpem os patriotas do site mas eu desisto, a gente somos inútil mesmo.

  7. Achei justo sim, o nosso país na posição 15ª. Não é possível que um país como nosso, que tem 8,5 milhões de km quadrados, 200 milhões de cidadãos, que é a maior economia da América Latina, que é a segunda das Américas, líder natural da UNASUL e MERCOSUL, uma das dez maiores economias mundiais, uma nação industrializada, com industria de defesa, dono da EMBRAER,do PRÉ-SAL, da Amazônia, membro do G20 e do BRICS, com uma força aérea de quase 1000 aviões, uma marinha com quase 100 navios de guerra, um exercito com aproximadamente 300 mil soldados, com um milhão de reservistas e com tecnologia nuclear…não esteja pelo menos entre a 15 maiores potências militares do planeta!Aí muitos comentaristas com espírito de vassalagem, vão dizer:mais e a saude?!A educação?A segurança pública?O desemprego?…Aí eu repondo:qual desses quinzes países dessa lista, que não tem problemas sociais?!Me sitem um país dessa lista, que vocês acham que não tem problemas sociais, que eu faço uma lista completa dos problemas sociais dele!!!…A única coisa que não entendi, foi porque ano passado aprecemos na posição 22ª!…Isso não tem a mínima lógica!!!O resto tá certo…viva o Brasil!!!

  8. Como já postaram, o investimento existe, Brasil deveria ter um arsenal de respeito, mas esse dinheiro vai para pagamentos, Forças Armadas no Brasil é sinônimo de mamata, todos anos formamos mais e mais, não tem cabimento isso! guerra se ganha com equipamentos, tecnologia, doutrina, e não com soldados de 20 anos mal preparado segurando uma FAL obsoleta. Mais automação para já.

  9. Fico abismado com a diferença do Brasil para países com um investimento muito mais baixo que o nosso. Mas sendo neto, filho e irmão de militares eu sei bem explicar.
    Os custos e tributos pagos por batalhões e companhias para se manterem operacionais com serviços básicos é relativamente baixo, mas os tributos são muito altos. Sem contas os valores pagos com salários e gratificações. Oficiais gostam de festas e cerimonias. Temos uma folha salarial muito custosa.
    Em relação a comparação com a Turkia é simples. A Turquia é um país menor que o Brasil e que por fazer parte da OTAN partilha de armas e outros meios. A Turquia também exporta armas e está envolvida em grandes conflitos. Olha o tamanho do Japão e olha onde eles estão. Para o Brasil se tornar um top 10 precisa no mínimo de 100 bilhões em orçamento.
    Precisamos de tanques de verdade, de uma boa artilharia, uma força aérea para o exercito, forças de helicópteros, de renovar a FAB, e a Marinha precisa ser totalmente renovada. Tenho pena da Marinha do Brasil.
    e muito mais….

  10. Pessoal…

    Falando de forma resumida, o que determina o tamanho do investimento em defesa, assim como a composição/constituição das forças armadas, são questões geopolíticas.

    Mas se formos pensar de forma linear ( não que isso seja sempre praticável, pois não é necessariamente assim que a coisa funciona ), então há certos parâmetros a serem considerados, partindo basicamente do tamanho como ponto focal… Quanto maior o país e sua população, teoricamente maior a estrutura que ele requer, o que representa maior quantidade de mão de obra e equipamento a ser requerida. E isso, claro, vai consumir mais dinheiro… Não se pode simplesmente pensar que uma estrutura que defende um Paraguai, por exemplo, irá defender um Brasil com a mesma eficiência.

    Se querem fazer uma comparação justa dentro dessas bases, observem o investimento que fazem países com o tamanho e/ou população mais próximas a do Brasil para se chegar a algum número justo do que se deveria investir… Observem o que investem Russia ou Índia ou a Europa combinada e terão mais ou menos uma ideia do que o Brasil deveria efetivamente investir para ter suas necessidades minimamente preenchidas…

Comentários não permitidos.