Sistemas de guerra eletrônica móveis 1RL257E «Krasuha-4»

 Krasuha (24)

Informações: Rustam

Texto: E.M.Pinto

Leia também:

Krasuha-4 na Síria

Ministério da Defesa russo recebeu jammers para satélites espiões, Krasuha-4

Os sistemas de guerra eletrônica móveis 1RL257E «Krasuha-4» foram desenvolvidos para suprimir satélites espiões, radares baseados em terra e sistemas AWACS. Os detalhes técnicos da família de sistemas são classificados, porém, algumas fontes relatam que o sistema Krasuha-4 cobre totalmente um objeto a partir de detecção de radar a 300 km.

Nas imagens, uma bateria do sistema é posta em operação.

[wzslider autoplay=”true” interval=”2700″ height=”600″]

Também é sabido que o sistema pode causar danos aos sistemas de comunicações e guerra eletrônica dos radares inimigos, argumenta-se ainda que as estações podem lidar efetivamente com todos os radares modernos.

De acordo com alguns relatos, o os Krasuha-4 é capaz de “desligar” estações de radares inimigas e controles de rádio de veículos aéreos não tripulados.

O funcionamento sistema é baseado na geração de pulsos de interferência nas frequências de radar fundamentais e de outras fontes de emissão de rádio. O artefato está sendo utilizado na Síria, unidades do sistema são empregados  na  proteção da base aérea de Latakia, centro nervoso das operações aéreas russas na Síria.

 

 

13 Comentários

  1. Esses russos e os seus brinquedos .. o que um sanção econômica do tio satã e seus pau mandados da Europa contra o urso … não faz . 😉

  2. O ‘Krasukha’ basicamente produz uma poderosa onda eletromagnética, que, pelo que já foi publicado, além de anular radares, poderia teoricamente até mesmo fritar alguns circuitos mais frágeis…

    É excelente, por exemplo, para “camuflar” eletronicamente uma determinada zona, negando o reconhecimento eletrônico ( radares SLAR/SAR ), ou mesmo aeronaves AWACS, se nelas focar o seu pulso. E em tempos de não guerra, pode muito bem ser utilizado como um elemento a mais para negar vista de instalações vitais a “xeretas”, oferecendo uma forma de proteção que evita o uso de força letal, se os russos resolverem ser mais ousados.

    Em uma situação de guerra, se imaginar-mos um uso tático, poder-se-ia utilizar esse sistema para negar o reconhecimento, dificultando o posicionamento de forças defensivas ou o planejamento de uma contra-ofensiva… De fato, o próprio Krasukha teria que ser atacado antes, se se pensar em um ataque coordenado…

    Evidente que suas emanações, como as de qualquer sistema ativo de interferência, poderiam ser facilmente localizadas por elementos de guerra anti-radiação, que poderiam fulmina-lo com armas de guiamento passivo. Há também uma necessidade óbvia de se poder interceptar com exatidão as frequências dos sistemas adversários para gerar uma interferência que seja mais apropriada, de modo que o sistema pode falhar se não se tiver isso ( o que se torna difícil, se se pensar em radares AESA ). Outro ponto específico remete a interferência que esse sistema poderia causar em outros sistemas de vigilância… Seria um tremendo azar lascar com um radar de vigilância amigo… Mas isso tudo não muda o fato de que é um elemento a mais a ser superado, ajudando a “entulhar” ainda mais a defesa…

    • Tu está errado, ele entra só não sai kkk…
      Dizem que foi com o uso de uma estação Russa similar a essas que foi derrubado um RQ-170 Sentinel que sobrevoava o Irã.
      Sds

      • Muttley .. me lembro muito bem desse episódio .. você nem imagina o escândalo que os spefxialistas fizeram aqui no PB nesse dia . principalmente o boskito .. HAHAHAHAH…depois disso; ele se mancou e caiu fora .. HAHAHAHAH … amarelou …HAHAHAHAH..

  3. RR,eh possivel suprimir satelites mesmo???Nesse caso,seria possivel o inimigo detectar as frequencias atraves do proprio satelite atacado???Seria possível uma combinação desse sistema e mais algum outro contra algum inimigo ou nw convem a mistura??

    • silvio,

      Na teoria, é possível negar visão a satélites que frequentem órbitas mais baixas, que é onde ( até onde sei… ) está a esmagadora maioria dos satélites de reconhecimento SLAR/SAR. Evidente que pouco ou nada pode ser feito com relação a sistemas ópticos, mas esses últimos sempre dependerão de uma linha de visão clara do alvo.

      Também em teoria, se o satélite tiver um sistema tipo RWR ( que localiza ondas ), ele pode identificar essa onda e grava-la, se ela for forte o bastante para chegar até ele.

      Sistemas como o Krasukha são essencialmente para serem utilizados dentro de uma rede integrada de defesa. Aliás, dado o fato de que é um sistema que trabalha com emissões, trabalhar junto a uma rede de defesa é sua melhor proteção. Por exemplo, posiciona-lo dentro do circulo defensivo de uma bateria SAM…

    • Caro Bardini;

      A questão creio eu é que na Síria o seu emprego não é para essa finalidade, ou o EI tem acesso as informações dos satélites espiões?

      • “”EI tem acesso as informações dos satélites espiões?””

        Não duvido que a CIA passe informações para eles, e não é só o EL tem outros grupos “aliados” também.

        De qualquer forma seria estranha a presença de um sistema desses para enfrentar rebeldes. Por enquanto ainda não surgiram notícia de que equipamentos como esse estejam atrapalhando as missões da OTAN e de Israel.

    • Eu acredito que o Krasukhas 4 pode interferir nos comandos enviados para o satélite, ele pode gravar em qual faixa estão sendo enviados os comandos e jamear através de DRFM… mas não sei até que ponto pode funcionar, talvez os comandos estejam vindos de outro satélite da teia e não diretamente de uma antena em terra e é óbvio que um interferidor eletrônico não pode interferir na gravação de uma câmera… resumindo o Krasukhas 4 tem sim capacidade de interferir em um satélite mas a OTAN descobriu uma forma de burlar.

  4. Esse sistema deve ser muito bom para interferir em equipamentos com pouca ou nenhuma capacidade de resistência a guerra eletrônica, que possam até transmitem ou receber informações via satélite, como UAVs de médio e pequeno porte, agora… “Suprimir o uso de satélites espiões… Isso ai não tem como.
    .
    Enfim… O pior pesadelo disso ai:
    https://i2.wp.com/zarco-macross.wdfiles.com/local–files/wiki:f-a-18-hornet/Boeing%2520EA-18G%2520GROWLER%2520Poster%2520small.jpg

Comentários não permitidos.