Aermacchi apresenta oficialmente o Fighter Trainer M-346FT na Farnborough 2016

M-346FTE.M.Pinto

A Aermacchi apresenta oficialmente o seu Fighter Trainer M-346FT na Farnborough 2016. A apresentação pública ocorre no na feira que se iniciou hoje 11 de julho.  O sufixo “FT” indica a variante “Fighter Trainer”, uma aeronave multimissão cujo programa prev~e a integração de diversos itens eletrônicos e armamentos especiais.

A Aeronave poderá integrar uma série de sistemas e sensores dedicados a missões de apoio tático e defesa aérea, um enlace de dados táticos, um sistema de autodefesa, sensores de direção de tiro e diversos tipos de armamento.M-346FT2

Dentre os itens adicionais integrados nesta variante estão um Radar Warning Receiver, RWR e  dispensador de Shaff Flare. O sistema de armas inclui as bombas GBU-12 e -49  guiadas a laser, GBU-38 JDAM, Small diameter bomb.

Está em discussão a integração de misseis WVR como o Iris-T e o AIM 9L. Dentre as evoluções desta versão, é considerada a possibilidade de adição de capacidades de reconhecimento o que para o seu fabricante o torna uma opção de baixo custo em substituição aos  Tornado ECR – versão de reconhecimento e de combate eletrônico e Ghibli (AMX). A aeronave estará pronta para entrar em serviço em 2018.

1 Comentário

  1. ………..esse avião de treino foi desenvolvido pela Yakovlev russa e Alenia italiana ainda na época da União Soviética…de seu desenho derivou-se o L-15 Falcon chinês o qual foi redesenhado pelos russos para os chineses que queriam um modelo supersônico….o M-346 desenvolve 1255 km por hora, seu irmão russo subsônico Yak-130 vai a 1050 km..porém o L-15 Falcon vai 1600 km /h …… os chinos capricharam…..a Venezuela tem cêrca de 20 dêles…….

Comentários não permitidos.