A ATUAÇÃO DA FAB NO INCÊNDIO DO EDIFÍCIO JOELMA

JOELMA 1

Por Victor Mazoni

Decorridos aproximadamente 42 anos de sua ocorrência, o incêndio do Edifício JOELMA na capital paulista evidenciou  a importância do uso do helicóptero em ações de resgate urbano.

Hoje, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) possui mais de 20 helicópteros espalhados por todo o Estado, muitos dos quais sendo usados diretamente em apoio ao Corpo de Bombeiros, instituição incumbida de atuar em situações de catástrofes.

DSC_0055 lg

Essa, entretanto, é uma realidade completamente distinta da vivida na época do incêndio do Edifício JOELMA, quando a PMESP não possuía dotação de aeronaves.

Naquela ocasião o emprego de um helicóptero da FAB, juntamente com o apoio de outras aeronaves civis, foi de fundamental importância para o salvamento de muitas vítimas da tragédia.JOELMA 3

De fato, o  único helicóptero que teve atuação efetiva na retirada de pessoas do teto do Joelma foi o helicóptero militar UH-1H da FAB que fazia voo pairado sobre o edifício e conseguia retirar as pessoas.

Como o helicóptero militar não conseguia pousar no teto do edifício, as pessoas se agarravam nos esquis do UH-1H da FAB e, com ajuda da tripulação, eram colocadas para dentro do helicóptero.

O helicóptero UH-1H da FAB era tripulado pelo, então, Maj Av Pradatzki, Ten Av Taketani e pelo Sgt Silva, mecânico da aeronave.

JOELMA 2

FONTE: Piloto Policial

1 Comentário

  1. O que pouca gente sabe, é que, naquele dia, não havia condição meteorológica para que o helicóptero UH-1H da FAB, que não possuia equipamento para voo por instrumentos, fizesse o trajeto da Base Aérea de Santos até a Capital. O que exigiu que o Maj Av Pradatzki e sua tripulação subissem a serra voando por sobre as estradas para se orientarem, como numa operação de combate. Esse heroismo da tripulação fez a diferença no salvamento de muitas vidas. Eles passaram por outras dificuldades, inclusive de abastecimento, mas que foram contornadas com muita versatilidade epresença de espírito.

Comentários não permitidos.