Terrorista sírio está na Venezuela, afirma jornal argentino

Jihad Ahmad Deyab foi localizado na Venezuela após desaparecer do Uruguai Foto: Reprodução Youtube
Jihad Ahmad Deyab foi localizado na Venezuela após desaparecer do Uruguai
Foto: Reprodução Youtube

Jihad Ahmad Deyab desapareceu do Uruguai era procurado no Brasil pela PF. Ele é ex-presidiário de Guantánamo

 Rio – O terrorista sírio Jihad Ahmad Deyab, de 45 anos, ex-presidiário de Guantánamo, em Cuba, foi localizado na Venezuela, de acordo com o jornal argentino “La Nacion”. A informação foi divulgada no programa de TV “Santo y Seña”. Um alerta havia sido emitido às autoridadesbrasileiras pelo Uruguai após ele desaparecer do país. Nesta quarta-feira, a Polícia Federal (PF) do Brasil afirmou que chegou a fazer inúmeras ações de busca pelo extremista, mas que não havia o encontrado.

Deyab atuava como recrutador da al-Qaeda na Europa e fez parte de ações terroristas do grupo na África. Autoridades do Uruguai, que procuram por Deyab. Ele foi acolhido no país como refugiado antes de desaparecer. O pedido de ajuda foi feito também à Argentina e outros da América do Sul.

De acordo com a imprensa uruguaia, Deyab nasceu no Líbano de pai sírio e mãe argentina. Ele foi acolhido pelo governo Mujica em dezembro de 2014 junto com outros cinco ex-detentos e seria o “mais rebelde” deles. O extremista acusou o Uruguai de não “cumprir o prometido” quando o recebeu e desencorajou outros a se mudarem para lá.

Jihad estaria usando um passaporte falso de origem marroquina, jordaniana ou síria. Sua identidade e passaporte originais, no entanto, são expedidos pelo Uruguai. De acordo com o alerta emitido pela aérea, o homem tem dificuldade de locomoção, usa muletas e não fala português.

O alerta de buscas pelo terrorista ocorreu no último dia 1°, através da companhia aérea Avianca. Foi solicitado que “caso seja detectada a presença do sírio em território brasileiro, a Polícia Federal seja imediatamente comunicada”. Todas as companhias aéreas que operam no Brasilreceberam a ordem de divulgar o comunicado para ajudar nas buscas pelo homem.

Fonte: O Dia

4 Comentários

  1. Se tá na Venefavela ele está em casa visto o terrorismo que o aparato estatal bolivariano pratica contra o povo de lá. Contudo, segundo rumores o referido cidadão estaria querendo voltar à Guantánamo, pois estaria com saudades da bóia da prisão….rs!

  2. “O terrorista sírio Jihad Ahmad Deyab, de 45 anos, ex-presidiário de Guantánamo”
    A historia já começa estranha, pois nesse presidio tinha até guri de 14 anos [suspostamente preso por ser terrorista] e por um acaso liberam um terrorista [será que foi indulto de natal ?]. Só depois que Ele foi leibertado é que descobriram que tinha participado de ações mundo afora [a CIA deve ter libertado Ele exclusivamente para a Olimpiada]. Parece aquelas reportagens feitas aqui no Brasil que dizem que uma fonte anonima garantiu que fulano de tal afirma que viu ciclano recebendo um bacote fechado.
    Sds

  3. Calma gente, a Venezuela aceitou ele por causa dos “direitos humanos”
    ae um infeliz desses mata um monte de gente INOCENTE, ae esse pessoal q se “preocupa” com os direitos humanos, se ESCONDE !!

    Se preocupam sim, mas é com os direitos dos BANDIDOS, e não dos cidadãos de bem, trabalhadores e honestos.

    Depois fala q é birra, mas reparem, sempre são os países de ideologia de ESQUERDA q protegem esse tipo de criminosos, até quando Senhor essa gente vai ser cabeça dura e irão continuar com essa teimosia ? Estão sendo CÚMPLICES desses criminosos.

    Pq essas pessoas odeia tanto assim seus respectivos países ?? Pq colocar seus compatriotas inocentes em perigo, dando abrigo para um criminoso desses ?

    não dá pra entender a mente dessas pessoas.

    E olha o comentário do rapaz, olha oq a desinformação e manipulação faz,
    “Veio para a América do Sul porquê o Governo dos EUA solicitou que o recebessem”

    Colega, se os EUA pedir pra comer capim, nós iremos ?
    Se a Rússia, pedir pra gente entregar nossos minerais, nós iremos ?
    Se a Europa falar q o estado do Amazonas é deles, nós iremos entregar ?

    é claro q não !!! Para com essas teorias sem sentido, pare de tentar jogar a culpa de nossos erros nos outros, isso é auto-boicotagem !!

    Quando o brasileiro em todas as áreas, aprender a lhe dar com seus erros e corrigi-los seremos uma NAÇÃO de vdd

Comentários não permitidos.