Coreia do Norte lança míssil a partir de submarino

EUA e Coreia do Sul condenam novo teste de mísseis feito pelo regime de Pyongyang. Lançamento ocorre dias depois de novas sanções impostas pelo governo americano.

A Coreia do Norte lançou neste sábado (09/07) um míssil balístico a partir de um submarino no Mar do Japão. Em comunicado, o governo da Coreia do Sul condenou de “maneira contundente” o que chamou de “provocação” do país vizinho.

O lançamento foi feito às 11h30 (horário local) nas águas do litoral sudeste da cidade de Sinp’o. Segundo autoridades militares sul-coreanas, houve falhas na primeira parte do teste.

“O lançamento do míssil balístico através de um submarino aconteceu com normalidade, mas consideramos que houve uma falha na fase inicial do voo”, diz a nota.

O Comando Estratégico dos EUA disse que foi possível rastrear o míssil sobre o mar entre a Península da Coreia e o Japão, onde ele aparentemente caiu. “Nós condenamos fortemente esse e outros testes com mísseis feitos recentemente pela Coreia do Norte”, diz em comunicado.

Segundo a agência de notícias Yonhap, o míssil explodiu a uma altitude de cerca de 10 quilômetros. Em abril, o Exército norte-coreano já tinha realizado outra tentativa de lançamento de míssil balístico com um submarino.

Fontes militares avaliam que, apesar de não concluir o teste com êxito, a Coreia do Norte conseguiu progressos na parte inicial do lançamento submarino de tecnologia SLBM. Seul acredita que as Forças Armadas norte-coreanas poderiam estar preparadas para lançar mísseis balísticos com submarinos de forma bem-sucedida num período de três anos.

“Declaração de guerra”

Em junho, após cinco tentativas fracassadas, a Coreia do Norte obteve sucesso no teste de um míssil de médio alcance. De acordo com observadores japoneses, americanos e sul-coreanos, o míssil teria chegado à metade do caminho para a ilha de Honshu, a principal ilha do Japão.

Várias resoluções da ONU proíbem a Coreia do Norte de desenvolver testes de mísseis balísticos devido ao atual programa de armas nucleares do país.

Nesta semana, os Estados Unidos anunciaram sanções financeiras contra o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e outros dez funcionários do regime comunista por violação de direitos humanos. Em resposta, o Ministério norte-coreano das Relações Exteriores afirmou que a medida é uma “aberta declaração de guerra”.

KG/efe/ap

Fonte: DW

28 Comentários

  1. Esse é o segundo. Ambos tiveram imperfeições. Creio que em pouco tempo eles resolverão. O novo Sub nativo já está quase pronto pelas imagens do google earth. Segundo blogs gringos terá 1000 ton de deslocamento. Porém o que mais impressiona é o novo propulsor do que seria o Taeopodong-2 um míssil balístico intercontinental. Pelas imagens do teste queimou lindamente, fora a nova cabeça de guerra que é bem maior que a dos demais misseis norte-coreanos. Eu sinceramente creio que eles estão muito proximos de colocar uma bomba em um míssil balístico. Com toda franqueza eu não contava com esse avanço da Coréia do Norte. É um país muito subestimado e que senão fossem as sanções seria um paradigma no mundo.

    • Enquanto o gordinho psicótico testa seus traques o povo norte-coreano passa por toda sorte de provações, especialmente a mais perversa que é a fome. E você ainda vem falar que se não fossem as sanções o país seria um “paradigma”? Realmente essa métrica comunista, que despreza a vida humana, não pode ter lugar no mundo. Ou talvez os sul-coreanos, que construíram uma economia pujante e uma sociedade democrática, é que estejam errados…

      • (…) Realmente essa métrica comunista, que despreza a vida humana, não pode ter lugar no mundo.(…)
        .
        .
        Até parece que se importa com que se passa com o povo norte coreano …. para quem defende caninamente as atrocidades dos valentões de sião com relação aos palestinos … que acada dia perde seu território roubado com assentamentos 😉

      • Tampouco você se importa com os palestinos! Para você os palestinos servem apenas para veicular seu antissemitismo ou tentar (inutilmente) elogiar a finada “diplomacia dos atabaques”…

      • O IDH da Coreia do Norte é maior que o do Brasil. Nossos 40 milhões de pobres vivem muito pior que os norte coreanos.

      • Estranho,tentei achar o IDH da Coreia do Norte por tudo que é lugar e não achei. Talvez voce possa me ajudar….onde foi mesmo?

    • Paradigma do mundo?!!! Miséria extrema, sofrimento, fome, torturas, lavagem mental….Convenhamos que essa sua ideia de”paradigma do mundo” é um tanto quanto estranha pra dizer o mínimo.

  2. É impressionante .. até a Coreia do Norte . com toda as condições que eles tem .. com embargo e tudo mais .. ele pode … e em SUBMARINO ! …. é mole ? .. rsrsr … estou convencido que … para aquelas bandas … onde o tio satã não faz sombra .. tudo pode acontecer . 😉

  3. Os avanços da Coreia do Norte, são admiráveis para um país que vive sob sanções a anos, isso mostra que os governantes podem fazer acontecer quando realmente querem !

      • Pelo menos os norte coreanos .. que você se “importa” …tem terras para plantar … pior são os palestinos … que perde terra para os ladrões de sião … rsrsr

      • Tem terras mas as mesmas não são agriculturaveis o suficiente para alimentar o povo visto que o regime desvia os recursos para fins bélicos. É isso o que dá ser filho (malparido) da ” pátria educadora”

      • rsrsrrssrrssss… isso sim, é IMPRESSIONANTE… para socialistas, o povo é só um detalhe… 🙂

      • Ué! Vocês não ficaram 13 anos no poder? Por que não melhoraram a condição do povo ao invés de comprá-lo com migalhas e esmolas? Isso apenas mostra que tudo o que a esquerda serve é para ser cafetina da miséria…

      • Eles são tão “inteligentes” que conseguem se contradizer a todo momento… são patéticos… 🙂

      • Ficaram 13 anos e tudo o que fizeram foi praticar populismo barato, fingindo que ajudavam o povo, ao mesmo tempo em que saqueavam o Estado.

      • rsrsrssrsrsrsrsss… e eu que pensei que o BRASIL tinha só 100 anos de REPÚBLICA !!!!!!!!!!!!!… VIVA A PÁTRIA EDUCADORA !!!… 🙂

      • Eu sei que o bravo povo norte coreano esta passando por graves tribulações e sou contra isso,mas o tema da matéria é o avanço tecnológico norte coreano,que repito é admirável para as condições do país !
        Não vou me desviar do tema discutindo ideologias,políticas e demais temas,que me façam fugir do assunto principal ! Grande abraço !

        ________________________________________________________

        Muito louvável esta sua atitude César Pereira – Esperamos que TODOS mantenham esta postura em seus comentários – Plano Brasil

      • CONVERSA, Pereira… não existe análise geopolítica sem discussão política ou ideológica… ou então o site teria que ser apenas de cunho tecnológico… quanto a postura moral, lógico, tem que ser mantida sim…

    • Concordo, ma sinceramente, começo a questionar a natureza desses avanços, pois parecem muito intensos num curto intervalo de tempo para um setor tão complexo e numa nação que pouco tem para investir e que seu acesso de maneira legal a know how ( de outros países) do tipo é zero, ou seja, começo a questionar caro César se tais avanços tem a mão de outras nações, até porque que da importância estratégica da Coréia do Norte num eventual conflito asiático de grandes proporções, e que o Nhonho precisa ter poder de fogo para uma eventual agressão, pois se a Coreia do Norte cair pelas mãos do Ocidente um dia, os EUA estará as portas de conter os avanços militares da China de maneira bem vantajosa (por intermédio de Seul) como hoje já vem fazendo mas em escala cuidadosa.
      Talvez existam até mesmo engenheiros chineses ou iranianos envolvidos nestes avanços, quem sabe ao preço do pouco que aquele país possui.

      • Também acredito na participação de técnicos estrangeiros nesses projetos.pois como você bem disse meu caro ARC,eles são muito intenso para um período bem curto !

    • “isso mostra que os governantes podem fazer acontecer quando realmente querem !”

      Mas é claro que podem, opa..trabalhos forçados, execuções sumarias, morte, fome, destruição, miséria!!!!

      • ……………..como já foi dito acima o desenvolvimento tecnológico para um país com as atuais condições da Coréia do Norte e mais ainda sob as sanções que lhe foram impostas é significativo….se compararmos a situação do Brasil com a daquele país, não dá pra entender porque um projeto estratégico como o PROSUB não está indo à um ritmo mais rápido para a conclusão dos submarinos….as ditas “autoridades” não entendem ( ou fingem não entender) a importancia da Defesa para o País…..um parâmetro da evolução militar brasileira em têrmos de submarinos e mísseis com a pequena Coréia do Norte é humilhante ……lamentável……

Comentários não permitidos.