Rússia assinou mais um novo contrato com a Argélia para fornecer 14 novos caças Su-30MKA

Su 30 MKA
Informações: Rustam

Tradução e adaptação: E.M.PintoSU 30MKA

Em 2006 a Argélia decidiu comprar do seu parceiro russo o caça Su-30MKA em 2006 o que culminou na aquisição de 28 aeronaves por um valor de $ 1,5 bilhões. Passados cinco anos, a Argélia traduziu uma opção de contrato firme as intenções de mais 16 caças num montante total de aproximadamente US $ 900 milhões.

O novo contrato é avaliado em US$ 800 milhões.

Atualmente a Força Aérea Argelina  possui cerca de 44 caças Su-30MKA e com este novo contrato os caças de origem russa se elevam para um total de 58 aeronaves.

Su 30MKA3
Na imagem uma aeronave em produção nas instalações da fábrica de Irkutsk . Aeronaves como esta  serão transferidas para o cliente em 2016-2017.

Apesar do aparente grande número de caças, muitos especialistas acreditam que para defender-se de novas ameaças, a Força Aérea Argelina deveria possuir no mínimo três regimentos (um total de 72 aeronaves).

Este fato é de fundamental importância, especialmente quando se considera a desintegração real de Líbia o que tem resultado em numerosos ataques de militantes e a intensificação das ações de grupos terroristas

13 Comentários

  1. Arma ideal para o Brasil .. lembrando que a oferta foi o SU-35 .. se naquele tempo foi difícil essa conquista imagine hoje 😉
    .
    Pelo menos antes, poderíamos ter uma certa esperança ..más hoje, entramos em uma época turva e carregada de nuvens negras … quando pensamos que o Brasil vai sair do atoleiro .. ai vem os capirotos e traíras para puxar essa pobre nação mais para dentro do poço de lama … do jeito que o tio satã gosta

  2. Fora estes 58 SU-30 (14 à receber…);
    a força aérea da Argélia tem 32 MIG-29;
    e já ordenou também a aquisição de 12 SU-34 (irão substituir seus envelhecidos MIG-25).

    Aí já teria, em futuro próximo, um grupo de 102 aeronaves de alta performance.

    Em seu inventário constam também 13 MIG-25 e 23 SU-24.

    Em asas rotativas, destaque para as aeronaves de ataque: 35 helicópteros Mi-24 e a ordem de aquisição de 42 Mi-28.

    Ou seja: A força aérea argelina está respeitável e estará melhor num futuro próximo.

    As autoridades da Argélia tem visto com preocupação a onda de invasões diretas ou revoluções islâmicas financiadas pelas potencias Ocidentais e do Golfo (especialmente a destruição da vizinha Líbia em 2011…), e sabem que seu pais também pode ser vitima deste tipo de agressão externa…

    • Alvez,, a Argélia sempre teve um poder aéreo respeitável. E tem um ótimo relacionamento com o Ocidente (especialmente a França, sua antiga metrópole) e os países do Golfo, de modo que essa “invasão islâmica” não se concretizará

      • Como se vê pelas aquisições de equipamento militar russo, parece que o governo da Argélia não quer criar dependências e vulnerabilidades estratégicas. Não compartilhando desta tua tranquila confiança no “Ocidente” e países do Golfo…

        Deve ser o exemplo do falecido Gaddafi, que se descuidou em reequipar suas forças armadas, também pensava que estava nas graças da França/”Ocidente” e nisto se fiou…:

        http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0b/g8/y0/0bg8y0jujot6h5ncjrk08xbbr.jpg

      • Kaddafi era visado há muito pelo Ocidente, bem diferente da Argélia que desde a sua independência sempre teve uma estabilidade institucional de fazer inveja naquela região. Ademais os governos argelinos sempre cooperaram com o Ocidente em diversos aspectos. Como exemplo eles foram os mediadores entre os EUA e o Irã na crise dos reféns…

      • Gaddafi era visado sim, mas relaxou porque achou que tinha “feito as pazes” com o ninho de cobras, ilusão mortal…

        E a Argélia sempre teve uma estabilidade institucional de fazer inveja?

        Não é o que a história recente da Argélia nos mostra…Basta ver a guerra civil ocorrida entre 1991 e 2002, contra grupos rebeldes islâmicos, na qual que o país esteve engolfado durante 11 anos!

        https://es.wikipedia.org/wiki/Guerra_Civil_Argelina

Comentários não permitidos.