Projeto Tupolev Tu-160M2 – O novo “Cisne Branco”

Novo bombardeiro estratégico supersônico tem como base o chassi do atual Tu-160. Este projeto poderá ser um dos programas mais caros do Ministério da Defesa russa na década de 2020.

Devido à prorrogação do prazo de criação do Complexo Perspectivo de Aviação de Longo Alcance (bombardeiro estratégico da nova geração PAK DA), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou estar decidido a construir no médio prazo um substituto para o bombardeiro soviético Tu-160.

O projeto poderá ser um dos programas mais caros do Ministério da Defesa da década de 2020, segundo fonte do complexo militar industrial que não quis ser identificada. Segundo ela, seu custo poderá se equiparar ao da construção dos novos submarinos nucleares Borei com mísseis de classe Bulava, que pode alcançar os 7 bilhões de dólares.

“Ainda não sabemos até que ponto o avião será modernizado. O Ministério pode renovar apenas equipamento eletrônico e de rádio ou criar novos motores, munições, sistemas de refrigeração e navegação. O preço do projeto Tu-160M2 irá variar dependendo desses aspetos”, disse a fonte.

O novo “Cisne”

Conhecido como “Cisne Branco”, o Tu-160, é o bombardeiro supersônico mais poderoso da história da aviação militar.

De acordo com o vice-diretor da Tupolev, Valéri Solozobov, o novo Tu-160M2 será um veículo completamente novo, embora o design do interior do novo “Cisne” deva ser mantido.

“O avião receberá equipamentos eletrônicos mais modernos e terá novos sistemas de guerra eletrônica e controle de fogo”, explica Solozobov.

Segundo ele, o avião receberá equipamentos para evitar sistemas de defesa antiaérea do inimigo potencial.

Solozobov diz ainda que todos os componentes do Tu-160M2 serão fabricados por empresas russas, e que, assim, as sanções não terão efeito sobre a produção das novas aeronaves.

O primeiro voo do novo bombardeiro será realizado em 2019, e sua produção em massa começará em 2023, de acordo com o comandante-chefe das Forças Aeroespaciais da Rússia, Víktor Bôndarev. Ele ainda acrescenta que o Ministério da Defesa planeja comprar, pelo menos, 50 aviões Tu-160M2.

Os armamentos do Tu-160M2

O “avião-porta-mísseis”, como já diz a própria nomenclatura, poderá levar mísseis nucleares e convencionais, entre eles os mísseis de cruzeiro de longo alcance da nova geração X-101 e X-555, como explica fonte do complexo militar industrial que não quis ser identificada.

Além disso, o avião terá capacidade para transportar mísseis de cruzeiro X-55SM, com coordenadas para eliminar alvos terrestres.

“O Tu-160M2 poderá ser equipado com qualquer tipo de bombas nucleares e convencionais: perfuradores de blindagem e de concreto, bombas de fragmentação, minas marítimas etc. O peso total de carga pode chegar a 40 toneladas”, diz.

A aeronave também terá possibilidade de atacar instalações inimigas fora da área de ataque dos sistemas de defesa antimísseis.

Outro detalhe divulgado é que o Tu-160M2 será um dos poucos aviões capazes de dar a volta à Terra com apenas dois reabastecimentos em voo.

Dados técnicos:

  • Tripulação: 4 pessoas
  • Comprimento: 54,1 m
  • Altura: 13.1 m
  • Envergadura: 35,6m / 55,7 m
  • Peso: 110.000 kg
  • Peso máximo de decolagem: 275.000 kg
  • Peso de combustível: 148.000 kg
  • Velocidade máxima:
  • 2200 km/h a uma altitude de 10 km;
  • 1030 km/h a uma altitude de até 3 km;
  • Alcance máximo sem reabastecimento: 18.950 km
  • Raio de combate: 6.000 km
  • Teto de voo: 22 km

NIKOLAI LITÔVKIN

Imagens: DlyaKota

Edição: Plano Brasil

Fonte: Gazeta Russa

17 Comentários

  1. Eita, com um montante desse nível e levando em consideração o câmbio as inovações serão profundas, só vai restar a casca e olhe lá.
    O Tu-160 sempre foi a frente de seu tempo, mantê-lo é questão de coerência estratégica, aguardo ansiosamente as inovações inseridas neles, apesar que devem ser em grande parte sigilosas.

    • Que isso ARC daqui a instantes aparece alguém falando que é obsoleto, que é cópia do B-1, que os caças ocidentais vão fazer picadinho pois ele tem o RCS de um Porta Aviões, que basta um SAM para abate-lo e etc, etc,

      Espera para ver

      • Saudações prezado Rprosa… nesse caso me anteciparei em rebater ao menos a acusação do TU-160 ser um plágio do Lancer… não diretamente a você é claro, mas somente aproveitando o gancho para deixar registrado.

        Os recursos das duas aeronaves apenas em teoria podem ser comparáveis, exteriormente ambos utilizam a mesma asa de geometria variável e a mesma integração asa fuselagem, tudo o resto é diferente, até a filosofia de utilização.

        O TU-160 Blackjack é muito maior é mais pesado e é 79% mais potente é ainda mais rápido em altitude, mach 2,05 contra mach 1,2 do B-1 Lancer.

        O Tu-160 foi projetado para otimizar o alcance, tanto em alta altitude usando velocidade de cruzeiro supersónica, ou em penetração de muita baixa altitude, ou ainda um misto de ambas as atitudes de voo em função da missão.

        Outro contraste entre as duas aeronaves reside na capacidade do Tu-160 transportar todas as suas armas em compartimentos internos, sejam nucleares ou convencionais o que não acontece com o B-1B, principalmente após a conversão da função de bombardeiro nuclear para convencional, onde a quase totalidade das armas são transportadas em até seis suportes externos.

        Finalmente em aviônicos e equipamentos de voo, o B-1B possui grandes desvantagens conforme atestam pilotos Americanos

        O Tu-160 tem 44 recordes mundiais em altitude de voo e alcance de operação. A marca mais recente a ser estabelecida foi a de 18 mil quilômetros durante um voo contínuo de 24 horas e 24 minutos.

      • Caro Arc… são características verídicas e incontestes, de modo que não me incomodaria nem um pouco com rebú, nesta ocasião.

      • Rsrsrs sempre tem essas sandices caro RPROSA, infelizmente desconhecem o aporte tecnológico embarcado neste meio e seu poder de obliteração quando associado aos vetores russos. Ao meu ver 50 aviões desse nível que a industria russa está propondo criar tornarão as coisas mais interessantes no leste europeu, principalmente aqueles voos para Kaliningrado acompanhados de Sukhois…o pior é que mesmo acompanhando tais notícias ainda existem pessoas que ficcionam que a Rússia está indefesa, obsoleta e acuada diante da OTAN.

  2. Sem muitos trocadilhos. Se a MB quer um nae nossa FAB deveria possuir um lote destes Bombardeiros, realmente são TOP.

    • A utilidade desses aviões é projetar força contra um inimigo em outro continente como os EUA.

      Por melhor que o avião seja não nos serve muito, melhor gastar em Su-34, S-300 e outras milhares coisas mais urgentes e relevantes.

    • Diego esse bombardeio estratégico em mão certas faz um estrago extraordinário … a Russia implantou muitos desses cisnes que lança ovos atômicos nas proximidades da Europa e consegue em poucas horas, chegar até na Inglaterra … no Alasca e ao norte do Canadá … o cisne é um tormento.
      .
      Diego essa beleza parece que andou na Síria e deixou muitos jacozinhos e salins sem sono .. basta vê os resultados que a força aeroespacial do urso está fazendo no combate aos terroristas da ISIS, cria do tio Satã .. os pilotos russos são destemidos .. bem diferente dos Pilotos americanos, que abandonam milicianos sírios durante combate… estes milicianos sofreram várias baixas deixando para trás equipamentos bélicos como metralhadoras de calibre pesado, de fabricação americana, que caiu nas mãos do Daesh
      .
      Diego como você pode vê … a Russia não está parada no tempo como muitos vivem falando por ai .
      .

      • Puts, não sou a favor da FAB ter bombardeiros da mesma forma que não sou a favor da MB ter um porta aviões ! São armas de projeção de força, não que não precisamos más temos umas duas listas cheias de outras prioridades na frente.

        Um abraço.

  3. Na minha humilde opinião vão pegar os avanços do Pakfa e atualizar a aeronave no que diz respeito ao RCS, obviamente irão modernizar eletrônica, suíte de guerra eletrônica tudo como já foi dito. Não conheço para dizer, mas para mim vão fazer o msm que a boing pensa em fazer com o f15 ao lançarem o F15 plus com tecnologia de redução de rcs… mas pelo nível da conversa da matéria será até uma versão super melhorada!! não sou expert no assunto e acredito que esse é o caminho não há o pq de reinventara roda.

  4. Tem mais uma razão pela qual a Rússia optou pela recosntrução de mais unidades modernizadas do TU-160 em detrimento de priorizar o desenvolvimento do PAK-DA.

    Os russos avançaram muito na sua capacidade de detecção de aeronaves com perfil de observabilidade baixo, ou seja , os chamados stealths como é o caso do B-2 norte americano

    E se eles hoje podem detectar aeronaves stealths com muito mais facilidade do que antes nada impede que seus potenciais inimigos também possam… baseado nessa premissa é melhor apostar em uma aeronave supersônica com grande raio de ação e grande capacidade de carga, capaz de sobreviver em ambiente eletronicamente saturado e capaz de dispara mísseis cruzadores a longa distancia e fugir de interceptadores com velocidade supersônica do que gastar rios de dinheiro em uma aeronave stealth que deverá ser subsônica mas que pode ser detectada da mesma forma e não tem possibilidade de sobrevivencia contra interceptadores como os F-15

    A vantagem que o stealth ainda proporciona é contra os mísseis guiados por radar ativo que operam com ondas milimétricas… os radares na ponta dos mísseis são pequenos e de pouca potência e a sua banda de operação ainda dificulta o travamento em alvos com baixo RCS…

    Mas para as grandes bateria SAM de solo que trabalham integradas ao chamado IADS (integrated air defense system) a vantagem do stealth já foi embora faz tempo

Comentários não permitidos.