Turquia propõe cooperação com a Rússia em luta contra EI

BackStab
Imagem selecionada pelo Plano Brasil- No Comments…

 

Turquia propõe cooperação com a Rússia em luta contra EI

Ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, durante cúpula da ONU em Antalya. 27/05/2016

ANCARA/MOSCOU (Reuters) – A Turquia propôs cooperar com Moscou para combater o Estado Islâmico na Síria, dando a entender que pode disponibilizar sua Base Aérea de Incirlik para a Rússia, comentários que enfatizam uma retomada dos laços afetados no ano passado, quando a Turquia abateu um avião de guerra russo.

Moscou se comprometeu a ressuscitar a relação depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lamentou a derrubada da aeronave na semana passada, na qual o piloto morreu, perto da fronteira síria. A Rússia havia rompido virtualmente todos os laços econômicos e proibido turistas de visitarem estâncias turcas.

“Iremos cooperar com todos contra o Daesh (acrônimo árabe para o Estado Islâmico). Estamos fazendo isso já há algum tempo, e abrimos a Base Aérea de Incirlik para aqueles que quiserem se unir à luta ativa contra o Daesh”, disse o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, em entrevista à rede de televisão estatal TRT Haber no domingo.

“Por que não cooperar também com a Rússia nestes termos? O Daesh é nosso inimigo em comum, e precisamos combater este inimigo.”

O Kremlin descreveu a indicação de que a Turquia poderia abrir a base de Incirlik como uma “declaração séria”, embora tenha dito que ainda não fez nenhum contato com Ancara a respeito do assunto.

Embora tanto Turquia quanto Rússia reconheçam a ameaça do Estado Islâmico, os dois países estão em lados opostos do conflito na Síria, o que provoca dúvidas sobre a viabilidade do uso russo de Incirlik.

 

Fonte: Reuters

4 Comentários

  1. “A Turquia anunciou no domingo que pretende colaborar com Moscovo na luta contra o Estado Islâmico (EI), mas esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros turco veio já recusar aos russos o acesso à Base Aérea de Incirlik, junto da fronteira com a Síria.”

  2. HAHAHAHAHAH … tem que se requebrar se não não dá … HAHAHAH …é a pata do Urso meu filho .. nunca subestime o poder miraculoso da pata de um urso .. HAHAHA ..essas contradições são uma piadas ..HAHAHA .. só perdem para as explicações dos Spefxialistas .. HAHAHAH …

  3. Nessa altura do conversas a Turquia já deve ter reembolsado o valor do avião e mais uma boa indenização para as famílias dos pilotos! Só essa estorinha de pedido de desculpas não fecha lacuna nenhuma, fica só no campo da retorica e não de algo concreto.

Comentários não permitidos.