Nova arma Ar-solo de pequeno diâmetro vai compor a suíte de armamentos do caça Chinês J-20- J-21

chinas-homegrown-small-diameter-bomb-ft-7
Ft-07 bomba guiada de alta precisão de pequeno diâmetro

E.M.Pinto

Informações: Dragão vermelho

A nova arma de precisão chinesa vai compor a suíte de armamentos do caça chinês J-20 ou (J-21). A avançada arma guiada de precisão de diâmetro pequeno (Small Diameter Precision bomb) é uma munição de alta precisão denominada FT-07 (Fei-Teng-07).

A arma de precisão possui asas dobráveis e retráteis e foi desenvolvida tanto para redução do arraste aerodinâmico como para poder ser operada no interior das baias  internas dos caças furtivos em desenvolvimento.

A FT-07 é uma arma de precisão que pode ser guiada pelos sistemas de orientação e guiamento por satélite com INS integrado. Algumas fontes relatam que que o alcance da arma pode variar dependendo do perfil de operação entre 90 e 130 km. Como resultado, J-20 poderá atacar seus alvos fora do alcance de defesa aérea inimiga.

Com apenas 130 kg de massa, a arma foi desenvolvida para perfurar estruturas duras, como bunkers e casa matas protegidas abaixo do solo.  Segundo a fabricante, a FT-07 foi desenvolvida para ser empregada contra alvos protegidos em abrigos de concreto, como hangares de proteção individual de aeronaves (vide  imagem).

bunker-busting-attack-by-an-ft-7
Na imagem, Alvo protegido em Bunker atingido pela Bomba FT-07.

Atualmente a China está atualizando a FT-7 com uma ogiva mais poderosa e uma cabeça de guiamento por imagem e infravermelho integrado ao guiamento terminal INS, esta medida vai alargar ainda mais os perfis de operação da arma e  melhorar significativamente a sua precisão.

A ogiva terá um sistema de enlace de dados (datalink) bidirecional para permitir ao operador da bomba alterar o seu curso para ser mais exato em que bate o alvo em movimento ou para alterar a sua meta.

http://plarealtalk.com/wp-content/uploads/2016/02/ft-7-cgi-video.gif

Segundo alguns autores, o CEP ( Circular Error Probable (Erro circular Provável), índice utilizado para medir o nível de precisão de uma arma  possui um fator de 10 m para a FT-07, entretanto, o fabricante atesta que em testes recentes a arma demonstrou acuidade e precisão de 1,0m contra alvos protegidos  e em disparos a 90km.

A família de armas desenvolvidas pela china é composta por:

FT-1: Bomba Guiada por satélite 500 kg / 1000 lb

FT-2:Bomba planadora Guiada por satélite 500 kg / 1000 lb

FT-3: Bomba Guiada por satélite 250 kg / 500 lb

FT-4: Kit de asa e sistema de planeio para BombaGuiada por satélite250 kg / 500 lb

FT-5: Bomba de pequeno diâmetro 100 kg /200lb

FT-6: Kit de asa e sistema de planeio para Bomba Guiada por satélite 250 kg / 500  lb

FT-7: Kit de asas e Bomba de precisão de  pequeno diâmetro de 130 kg /260 lb

T-9: Bomba de pequena dimensão para dones 50 kg /100 lb

FT-10: Arma de pequena dimensão 25 kg / 50 lb

FT-12:  Bomba Planadora de 500 kg /1000 lb

2 Comentários

  1. Bacana!!!

    Tava até estranhando não terem isso ainda…

    SDBs são pedra fundamental na capacidade de ataque de qualquer força do ar hoje em dia…

  2. FAIL… essa imagem que eles alegam ser do impacto de uma FT-7 na verdade é de uma GBU-39…um vídeo amplamente divulgado no you tube… e não é um bunker, é um hangar.

Comentários não permitidos.