Vietnã negocia a compra de sistemas S-400 Triumph

S-400-Battery-Components-Missiles.ru-1S

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

A revista de defesa canadense Kanwa Defence informou que o Vietnã negocia com a Rússia a aquisição de  sistemas de defesa aérea S-400 Triumph. A fonte alega ainda que as contrapartes aceleraram o processo e caso não hajam objeções por parte do Vietnã, as negociações podem ser finalizadas ainda em 2016. Ao que consta, o Vietnã almeja adquirir pelo menos quatro batalhões de sistemas S-400 Triumph.

s400_QAXKA nação asiática já está equipada com dois batalhões de sistemas S-300.

No começo de 2016 aventou-se na mídia internacional e até mesmo na  Vietnamita que a opção do Vietnã tereia recaído nos sistemas de defesa aérea SPYDER de Israel. Algumas fontes chegaram a citar que analistas haviam afirmado que os sistemas de defesa aérea da Rússia e de Israel iriam ajudar o Vietnã a  proteger o espaço aéreo as águas soberanas. Atualmente não se sabe como esta opção poderá ser feita.

S-400-Battery-Components-Missiles.ru-2S

Por outro lado, se confirmada a aquisição, a nação asiática se equipada com quatro batalhões de sistemas S-400 estará mais defendida do que nunca.

O sistema S-400 é desenvolvido pelo  Departamento de Design da Almaz-Antey Corporation e é um sistema de nova geração com recursos mais poderosos que as mais recentes variantes dos sistemas S-300.

s 400
Comparativo do raio operacional dos Sistemas S-300 e 400.

O sistema pode destruir todos os objetos que aparecem no ar, sobre um espectro de mais de 400 km, incluindo aeronaves, veículos aéreos não tripulados (UAV) ou mísseis balísticos, a uma altura de 50 km e uma velocidade máxima de até 4.800 m / s.

Fontes locais como a Rádio Phoenix, afirmam que no momento o em torno do país asiático está sendo blindado por sistemas S-400, a Índia por exemplo  se prepara para a aquisição de cinco batalhões, enquanto a China oito batalhões.India likely to buy Russian S-400 Triumf air defence missile system

 O S-400 é capaz de rastrear 300 alvos simultaneamente e abater 36. Comparativos técnicos atestam que o sistema Russo é capaz de combater 4 vezes mais ameaças que o sistema Patriot norte americano.

Fonte: Defence Blog

16 Comentários

  1. Tá vendendo bem o S-400 heim… China, Índia, Argélia, agora Vietnã… Indonésia e Irã na fila… tudo graças a Erdogan e o efeito SU-24

  2. Fico impressionado com esse radar instalado, enorme, do tipo “aqui não passa nada” nem os ditos stealth! E esse Brasilzão que não compra nem uns pantsir de curta-media altura, lamentável no minimo!

    • Na verdade não tem que passar nada mesmo, tem é que chegar perto o suficiente para lançar as armas.

      E os “”ditos stealth”” funcionam no comprimento de onda que o S-400 utiliza e dependendo da distância podem operar na área de cobertura dele. Pelo menos é isso que pensam as forças aéreas que o compram o F-35 com base no que os serviços de inteligência sabem sobre o S-400.

      Nada é invencível.

      Provavelmente o Brasil não compra Pantsir porque desvia recursos de outros projetos e não atende alguns requisitos das nossas forças armadas.
      Era uma compra arbitrária.

      Mas entendo que a opinião militares de verdade não conta muito nos dois casos…

    • Enquanto as forças armadas não se subordinarem de fato ao poder civil e promoverem uma reforma administrativa profunda veremos esta defasagem toda.
      Se o Brasil fosse monarquia , já teríamos um sistema antiaéreo a altura de nossas reais necessidades!

      • O problema do Pantsir é que ele não era o que as forças armadas brasileiras queriam. Era uma compra política com outros fins.

      • Caro deagol, afirmar que o melhor sistema de defesa antiaerea no mundo não é o que as forças armadas brasileiras queriam é no minimo estranho! pode-se dizer que o EB não vai com a cara dos russos, ai até concordo que é verdade, apesar de desconhecer qualquer hostilidade dos russos conosco. Falar em irondome tem suas capacidades más o sistema pantsir é bem superior e comprovado.

      • Pantirs não é o melhor e nem comprovado.

        Junto com o Buk-M2 nunca impediu um bombardeio israelense na síria.

        E não era o que as forças armadas queriam, não se encaixa nos requisitos brasileiros.
        Se dependesse dos militares estaria fora.

        Quanto a ser o melhor do mundo só quem diz são os russos, e não através fontes sérias.

        Não que seja ruim (deve ser muito bom até), mas “melhor do mundo” não é bem assim.

      • Deagol.
        Vi na TV câmara, (já faz tempo), um senador do PSDB questionando a compra do sistema pantrs, ele falou, que militares alegou que o sistema não é compatível com o KC-390. Era grande demais para ser transportado, etc, etc,etc…. Meterão o pau o sistema.

      • Rafa,

        Os requisitos brasileiros iniciais pediam por um sistema mais compacto e modular.

        Salvo melhor juízo, o “favorito”, que se enquadrava melhor aos requisitos iniciais, era o BAMSE sueco, e não o Pantsir.

        Um fator chave nessa analise derivava do fato do sistema poder ser embarcado em aeronaves médias de transporte ( C-130 e KC-390 ) com um mínimo de esforço.

        No que diz respeito a modernidade, o Ocidente tem sistemas até mais interessantes que o Pantsir a oferecer, como o SPYDER israelense ou o VL MICA francês.

        Pessoalmente, gosto do Pantsir e seu aparato rústico e funcional ( gosto mesmo; sério ). Não ousaria reclamar de te-lo nas fileiras brasileiras. Mas nada muda o fato de que é derivado de um conceito, por assim dizer, “simplista”, com todos os sistemas numa só unidade e fazendo uso de comando/rádio. Segue mais ou menos a linha do BAMSE e do Crotale, embora seja de fato mais avançado que estes…

        Enfim, trás vantagens e desvantagens e, como todo e qualquer equipamento, vai depender do que se tenha como doutrina…

    • O S-500 passa pelos últimos crivos para sua produção, de acordo com os ultimos relatos, a produção inicia em 2017.

    • Leo,o S-400 Triumf é parecido com outros sistemas russos em questões de configuração (setup se preferir), ou seja, ele pode ser dotado por diversas unidades, por exemplo, diferentes radares a fim de aumentarem sua gama de atuação em diferentes altitudes ou ainda trabalhar alvos diferentes (como no caso de caças que só podem ser captados por radares de baixa frequência). Nunca ouvi do S-400 utilizar diferentes sistemas de C&C (Controle e Comando) mas explano essa questão pois você pode encontrar configurações diferentes, principalmente na Rússia onde a diversidade de radares para diferentes funções e frequência de atuação é ampla, mas uma das configuração que a Almaz Antey ( fabricante) promove internacionalmente é esta:

      1- Radar Protivnik-GE (Designação russa : 59N6) – Radar tridimensional.
      2- Baikal 1ME – Uma unidade C&C (controle automática de combate).
      3- Veículo Lançador de mísseis (varia).

      Vale citar a questão dos veículos lançadores, e não digo a plataforma no qual ele é montado, mas os sistemas de disparo, que podem ser de diferentes gamas e raio de atuação como citei acima, ou seja, ele terá em torno de três lançadores diferentes para altitudes diferentes, mas claro, isso não é regra ao que me consta. Ou seja, a quantidade de veículos que compõem o S-400 varia, mas no mínimo são 3: Radar, C&C e Veículo lançador.

1 Trackback / Pingback

  1. Vietnã negocia a compra de sistemas S-400 Triumph | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.