Tony Blair pode ser julgado pela guerra do Iraque

Um grupo de deputados britânicos pretende iniciar o processo de “impeachment” contra Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, que pode acabar proibido de ocupar cargos altos no país, segundo informou o jornal The Guardian.

De acordo com o Relatório Chilcot — comissão de investigação independente sobre a participação da Grã-Bretanha na guerra do Iraque, em 2003 —, Tony Blair é culpado pela morte de 179 soldados e mais de 150 mil civis durante o conflito. O próprio Blair de negou a comentar a questão até que a documentação, supostamente avaliada pela investigação, seja apresentada.

“Na quarta-feira, 6 de julho, será publicado o relatório. Como disse muitas vezes durante estes anos, vou esperar o relatório e então vou me expressar de maneira completa e adequada”, disse Blair à rede Sky News.

Se Blair for declarado culpado, pode ser até preso. Ainda assim, Alex Salmond, líder do Partido Nacional Escocês, e seus partidários asseguram que uma condenação moral e a proibição de ocupar cargos elevados no país seriam suficientes.

Os integrantes do Parlamento britânico recorrerão a uma lei antiga, utilizada pela última vez em 1806 contra o ministro conservador Lord Melville, acusado de apropriação indevida. Apesar de absolvido, Lord Melville teve de abandonar a política.

Em março de 2003, a Grã-Bretanha e os EUA invadiram o Iraque em busca de armas de destruição em massa, supostamente em mãos de Saddam Hussein. Tais armas nunca foram encontradas. Em outubro de 2015, Blair pediu perdão pelo papel que desempenhou na guerra do Iraque e admitiu que o conflito ajudou na criação do grupo terrorista Daesh.

Foto: © Sputnik/ Vladimir Fedorenko

Fonte: Sputnik News

 

17 Comentários

  1. Esse abandião e o seu parceiro de crimes … o W. Buhs .. quem diria hein … enquanto isso ..lá na republica dos trópicos … onde a sua justiça é cega esta necessita de caguetas para guiá-la pelos caminhos tortuosos do submundo da meganhagem …. pois bem … lá vale-tudo .. rsrsr

  2. Coisa maluca sonhei que o esposo da rainha elizabet morrera com disparo de arma e o princepe charles tambem com disparo de arma suspeitas suicidio e o filho de diana o de cabelos preto presentiando uma jovem com um colar ele estava ajuelhado e ambos sorrindo e o de cabelos claros num cafe sorrindo não me julguem só não esqueção.

  3. Seria lindo se isso de fato acontecesse, mas eu duvido muito. Sou cético demais em relação à Justiça Ocidental.

    • E você tem algum exemplo da justiça oriental punindo políticos ou líderes por crimes de guerra ou genocídio?

      Porque no Oriente tem estátuas e museus dos maiores criminosos da humanidade, isso tem bastante.

      • Sobre a Justiça oriental não sei muito, eu vivo no Ocidente. Mas soube que na China vários líderes importantes foram punidos por corrupção.

        E o caso do pedófilo Jimmy Savile, que só foi revelado após a sua morte?

        Veja o texto:

        “Em causa está o comportamento de Jimmy Savile, excêntrico e popular apresentador de televisão (foi até agraciado com o titulo de sir, cavaleiro da coroa britânica), acusado de cometer mais de 500 crimes de abuso sexual de menores – maioritariamente raparigas – ao longo dos últimos 40 anos. Savile, famoso pelos largos anos que passou a apresentar os populares programas Top of the Pops e Jim’ll Fix It, morreu em outubro de 2011, aos 84 anos. E foi cerca de um ano após a sua morte que a mítica figura – cabelo branco, roupas extravagantes e frequente charuto na boca – foi enredada numa complexa teia de abusos sexuais, cometidos em escolas, hospitais, instituições de acolhimento de crianças e jovens… e até nos próprios estúdios da BBC.”

        fonte: http://www.dn.pt/dossiers/sociedade/grande-investigacao-casa-pia-10-anos-depois/noticias/interior/pedofilia-atingiu-o-coracao-da-bbc-com-jimmy-savile-3081727.html

        Durante décadas os abusos desse sujeito foram encobertos, porque ele era protegido pela mídia. E que adianta revelar depois da sua morte, quando ele não pode mais pagar pelos seus crimes? Poderia citar muitos outros casos aqui, mas confesso que estou cansado de debater com sujeitos da estirpe de vocês. quer saber, vou ignorar vocês dois, prefiro perder meu tempo com algo mais saudável. Até porque os pensamentos idiotas de vocês não vão mudar a realidade: China e Rússia vão saber o seu caminho, independente do que idiotas como vocês pensem. Se nem os EUA têm força para impedir esses dois gigantes, que dirá dois limitados como vocês. À propósito, Napoléao foi um criminoso da humanidade, durante seu reinado espalhou guerras e sofrimento e o Ocidente tem estátua e museu para ele. Só para citar um.

        OBS: A partir de agora, Deagol, S-88, Conan, esses sujeitos com muito ódio e pouco QI estáo sendo IGNORADOS completamente por mim.

      • Denota baixo QI usufruir dos direitos e garantias individuais da democracia, dentre elas a liberdade de opinião e pensamento, e ainda assim elogiar um regime despótico e uma ditadura totalitária onde esses mesmos direitos e garantias são ora desrespeitados, ora suprimidos.

        E já que “nada vai impedir a marcha dos dois gigantes Rússia e China” (pausas para gargalhadas) por que será que o Putin vive choramingando do “cerco da OTAN”?

        A propósito, Mao é um criminoso da humanidade, que espalhou muito mais mortes e sofrimento. E é venerado no Oriente e também por ocidentais sem noção….

      • Ignore, assim não precisamos ficar te corrigindo o tempo todo.

        Se não sabe nada sobre a justiça oriental então sua comparação é sem sentido.

        Você mesmo admite que fala sobre o que não sabe.

      • “”Sobre a Justiça oriental não sei muito, eu vivo no Ocidente.””

        Viu como alguns falam sem ter a menor ideia do que estão dizendo?

    • Boa mesmo deve ser a justiça de Rússia e China, lugares onde a mesma não é independente visto ser mero apêndice do governo e não respeita as garantias fundamentais do contraditório e da ampla defesa não é mesmo Professor?

      • (…) não respeita as garantias fundamentais do contraditório e da ampla defesa não (..) ….HAHAHAHAHA …. fala sério … nem precisa ir tão longe assim inocente ..HAHAHA ,,,,
        .
        Basta vê o que acontece hoje aqui no brazl…

      • Por que tanto ódio no coração? O Brasil vem passando por um momento ímpar em que pela primeira vez corruptos e corruptores como é o caso do tesoureiro do ParTido e o dono da empreiteira “cúmpanhêra” foram presos, dando esperanças de dias melhores, especialmente com o desmantelamento de um projeto criminoso de perpetuação no poder por uma OrCrim travestida de ParTido…..

    • Disse muito bem … caro professor … basta vê o que se passa no ocidente abaixo da linha do equador … 😉 …. onde as leis tem dois pesos e duas medidas… rsrsr .. onde para o juiz ou promotor o veredito é dado .. não pela ação más a quem as pratica … explicando melhor … se o corrupto for do meu partido, ou se este frequenta a minha igreja, ou se o corrupto joga no meu time .. ai a lei ..rsrsr … “não vem ao caso”

      • Fica assim não! o bravo juiz federal de Curitiba certamente está preparando algo especial para o criador da “Mãe”…..

Comentários não permitidos.