EUA / Ucrânia: Lançamento de foguete binacional previsto para poucos meses

A Ucrânia e os Estados Unidos estão planejando lançar nos próximos meses um foguete desenvolvido em conjunto, como parte da cooperação espacial entre os dois países, segundo afirmou nesta segunda-feira o embaixador ucraniano em Washington, Valeriy Chaly.

No último dia 30 de maio, o presidente da agência espacial ucraniana, Lyubomyr Sabadosh, disse que o seu país fez uma proposta aos Estados Unidos para desenvolver e produzir motores de foguete capazes de substituir o modelo russo RD-180, do qual os EUA ainda dependem.

“Eu espero que isso não seja uma sensação. Estamos planejando lançar um foguete desenvolvido conjuntamente com os Estados Unidos nos próximos meses. Nós temos avanços significativos na cooperação para o lançamento”, disse Chaly em entrevista ao Canal 5 da Ucrânia.

De acordo com o embaixador, Kiev não conseguia realizar um encontro com representantes do setor espacial norte-americano desde 2008. Mas, finalmente, esse encontro aconteceu há algumas semanas e foi positivo.

Foto: © AP Photo/ Maxim Marmur

Fonte: Sputnik News

11 Comentários

    • Concordo plenamente!
      – Problema é o Brasil, e a situação geopolítica relação BRASIL-RÚSSIA no Brics e comercial, quando o PT era governo. Como contentar Moscovo?
      Pois os ucranianos, que sempre produziram motores, turbinas e foguetes para Rússia, quando eram “amigos”, não desaprenderam de uma hora para outro como construí-los, e muito menos perderam cientistas para os russos que comprometessem a sua construção e desenvolvimento. O que vai em desencontro os motivos alegados para denunciar o acordo que existia entre BRASIL e UCRÂNIA.

  1. Isto explica parcialmente o porquê do fracasso do acordo realizado pelo Brasil com a Ucrânia visando o desenvolvimento conjunto de um VLS.
    Desde o seu início os ucranianos foram fortemente pressionados pelos EUA a desistirem deste acordo com o Brasil,.
    Aparentemente já a algum tempo e não “há algumas semanas”, este acordo com os EUA vinha sendo negociado, visto que este tipo de tecnologia não se desenvolve da noite para o dia.

  2. Senhores (as)

    Por favor, alguém poderia me explicar isso: Tínhamos uma parceria com os Ucranianos com relação aos foguetes e foram gastos 1 Bilhão, certo? Não foi para frente o negócio por que a Russia invadiu e bla bla bla que todo munda já sabe, ai agora os caras tem um acordo com os EUA, e como ficamos nessa? Não conseguimos nenhuma tecnologia dos ucranianos e o nosso dinheiro? Lembro que muitos diziam que era um bom negócio por não termos a participação dos EUA, agora os caras são parceiros deles??

    “E agora Jose?” “Inés é morta”?

    Grato

    • O dinheiro foi roubado por brasileiros. Por politicos ou indicados por estes. Pode dizer que foram petistas, mas na verdade a maioria dos Dilmistas ja mudaram de lado e agora surfam na onda da nova direita.

  3. Tá ai, a unica coisa de interesse dos EUA, colocar as mãos na tecnologia russa de propulsores! Ainda tem gente que acredita que os eua estão na ucrania por outro motivo, tipo ajuda humanitária ou a pseudo invasão russa. Nenhum império no mundo existiu fazendo caridade, e nem vai existir.

  4. nessa eu dou razão para os esquerdistas e ao mesmo tempo para os direitistas rsrs.. mas eu explico

    os esquerdistas tem razão quando dizem q os americanos já estariam há muito tempo combinado com os ucranianos em não repassar essa tecnologia, tanto é q fecharam rapidinho com eles essa parceria após o termino conosco, e quem me contestar dizendo q americano é bonzinho, desminto, tem generais por ae na internet q fala em alto e bom som pra quem quiser ouvir, q os EUA sempre tentaram atrapalhar o Brasil sancionando tecnologias para nós, forçando até terceiros a não nos vender.

    Os amantes dos americanos vão dizer q isso faz parte da geopolítica, q eles fazem isso com todos, ok, q estão protegendo “sua” ? tecnologia, nesse caso essa desculpa não serve pq era dos ucranianos. Aonde o Brasil oferece risco a eles ? O Brasil sempre quando foi chamado esteve ao lado dos EUA, mesmo quando não queria, bem q eles poderiam parar com essa paranoia idiota q somos um perigo para eles né ? São uns danadinhos essa q é vdd, mas quem mandou confiar nos ucranianos.

    mas por outro lado tbm dou razão aos direitistas, pq o próprio brasileiro tbm não se ajuda, como gosta de se auto-boicotar, como gosta de ROUBAR, é impressionante !!

    e nisso o governo petista se mostrou mestre nessa arte, e pra piorar sempre jogando a culpa de todas as suas maracutaias nos outros, nunca é deles, é dos outros menos deles! Não roubaram nada, não sabiam de nada, e quando não tinha mais argumentos, assumiam meia culpa, “a corrupção já existia antes do PT” kkkkkkkkkkkkk

    junta americano nos querendo ferrar por trás, + ucranianos nos fazendo de bobo + brasileiro se auto boicotando e roubando si próprio = DESASTRE na certa ! receita perfeita.

    só por Deus mesmo salva esse país !! não sei como esse país ainda existe.

    • Nem eu… dada a desconstrução moral que a esquerda perpetrou em nossa sociedade… o fim é ainda mais profundo… caminhamos para o caos se nada for feito para mudar o sentido da desconstrução que sofremos…

1 Trackback / Pingback

  1. EUA / Ucrânia: Lançamento de foguete binacional previsto para poucos meses | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.