“Estado Islâmico” reivindica bombardeios em Bagdá – Cerca de 120 mortos

Um caminhão frigorífico cheio de explosivos explodiu em Karrada, área onde muitos vão para fazer compras à frente de Ramzan.

Perto de 120 pessoas foram mortas e 200 foram feridas em dois atentados que atingiram Bagdá em torno da meia-noite de sábado, com quase todas as fatalidades ocorrendo em uma explosão que atingiu uma movimentada área comercial em meio à celebração do Ramadã, afirmaram a polícia e fontes médicas neste domingo.

O ataque é o mais mortal desde que as forças iraquianas apoiadas pelos Estados Unidos tiveram uma grande vitória no mês passado, quando desalojaram o Estado Islâmico do seu reduto em Falluja, a uma hora de carro da capital. Também é o que causou mais mortes até o momento neste ano.

O primeiro-ministro Haider al-Abadi tinha ordenado a ofensiva depois de uma série de atentados mortais em Bagdá, afirmando que Falluja servia como plataforma de lançamento para as investidas. No entanto, os bombardeios continuaram.

Um comboio que transportou Abadi para o local dos atentados foi atingido por pedras e garrafas por moradores, irritados com o que perceberam como falsas promessas de melhoria na segurança.

Um caminhão frigorífico cheio de explosivos explodiu em Karrada, no centro de Bagdá, matando 115 pessoas e ferindo pelo menos 200. O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque em um comunicado distribuído online por apoiadores do grupo sunita extremista, que disse que a explosão foi um atentado suicida.

Karrada estava cheia no momento do ataque, já que os iraquianos comem fora tarde durante o mês de jejum muçulmano do Ramadã, que termina na próxima semana.

A contagem de mortos subiu durante o dia, conforme equipes de resgate retiravam mais corpos dos escombros e vítimas não resistiam aos ferimentos.

Em um segundo ataque, um dispositivo explosivo na estrada também explodiu em torno da meia-noite em um mercado em al-Shaab, um distrito xiita popular do norte da capital, deixando pelo menos dois mortos, informaram a polícia e fontes médicas.

Ahmed Rasheed e Maher Chmaytelli

Reportagem adicional:Kareem Raheem

Fonte: Reuters

Casa Branca: Ataques em Bagdá fortalecem determinação dos EUA no Iraque

A Casa Branca condenou neste domingo os ataques à bomba em Bagdá que mataram cerca de 120 pessoas e deixaram 200 feridos, afirmando que isso apenas fortaleceu a determinação dos Estados Unidos em enfrentar os militantes do Estado islâmico.

“Permanecemos unidos com o povo e o governo do Iraque em nossos esforços combinados para destruir o Estado Islâmico”, disse a Casa Branca em um comunicado.

Um caminhão frigorífico explodiu em Karrada, na zona central de Bagdá, matando 115 pessoas e ferindo ao menos 200. Em um segundo ataque, próximo da meia-noite, um dispositivo explodiu em um mercado no distrito xiita de al-Shaab, matando ao menos duas pessoas, segundo a polícia e fontes médicas.

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo derramamento de sangue em um comunicado online que circulava entre os apoiantes do grupo extremista sunita. O comunicado dizia que a explosão do caminhão foi um atentado suicida.

O ataque à zona comercial de Karrada é o mais mortal desde que as forças iraquianas apoiadas pelos EUA retomaram Falluja, reduto do Estado Islâmico, no mês passado.

O bombardeio deste fim de semana no mercado também foi o mais letal do ano até agora.

O chefe da Agência Central de Inteligência, John Brennan, disse que o Estado Islâmico pode buscar alvos longe dos campos de batalha, onde o grupo tem enfrentado perdas.

Desde dezembro, as forças iraquianas têm recuperado territórios no Iraque e na Síria tomados em 2014 pelo Estado Islâmico.

Patrick Rucker / Yara Bayoumy / Toni Clarke

Fonte: Reuters

Iraque quer operação contra células adormecidas após ataque em Bagdá

O saldo de mortes do ataque suicida em um bairro comercial de Bagdá subiu para mais de 150, reforçando pedidos para que as forças de segurança do Iraque reprimam células adormecidas do Estado Islâmico às quais se atribui um dos piores atentados a bomba isolados na história do país.

As cifras aumentaram à medida que os corpos foram sendo recuperados dos destroços da área de Karrada, na capital Bagdá, onde um caminhão refrigerado repleto de explosivos foi detonado na noite de sábado quando as pessoas estavam nas ruas comemorando o mês muçulmano sagrado do Ramadã.

O número de vítimas em Karrada estava em 151 mortos e 200 feridos ao meio-dia local desta segunda-feira, de acordo com fontes policiais e médicas. Socorristas e familiares ainda procuravam 35 pessoas desaparecidas.

O Estado Islâmico reivindicou o ataque, dizendo ter sido uma ação suicida. Outra explosão ocorreu na mesma noite, no mercado popular de Al-Shaab, um bairro xiita no norte de Bagdá, matando duas pessoas.

Os ataques eclipsam as declarações de vitória feitas no mês passado pelo governo do primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, depois que forças do país expulsaram o Estado Islâmico de Falluja, até então um bastião dos insurgentes sunitas ultrarradicais próximo de Bagdá.

Autoridades governamentais ordenaram a ofensiva contra Falluja em maio após uma série de ataques com bomba fatais em áreas xiitas de Bagdá que o governo disse terem tido sua origem em Falluja, cerca de 50 quilômetros a oeste da capital.

“Abadi tem que ter uma reunião com os chefes de segurança nacional, inteligência, o Ministério do Interior e todos os lados responsáveis pela segurança e deve lhes fazer só uma pergunta: Como podemos nos infiltrar nestes grupos?”, questionou Abdul Kareem Khalaf, ex-major-general de polícia e hoje conselheiro do Centro Europeu de Contraterrorismo e de Estudo de Inteligência, sediado na Holanda.

Saif Hameed e Maher Chmaytelli

Fonte: Reuters

 

 

1 Trackback / Pingback

  1. “Estado Islâmico” reivindica bombardeios em Bagdá – Cerca de 120 mortos | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.