China declara bem sucedido o teste de voo do demonstrador J -31 equipado com seus motores domésticos WS-31E

J-31-first-flight-6-580x292E.M.Pinto

Com informações, Dragão Vermelho para o Plano Brasil

Segundo o website mil.163.com foi realizado hoje 01 de julho de 2016 0 primeiro voo de testes bem sucedidos de uma aeronave J-31 equipada com o motor doméstico Liyang WS-31E. O feito foi comemorado com grande excitação pela empresa que alegou que variante é uma versão muito melhorada e com maior potência que a  WS-13.

A fonte cita que o demonstrador J-31 efetuou a decolagem ainda cedo às 09:53 hora local efetuando um curto voo de cerca de 07 minutos e 30 segundos retornando a pista às 10:01h. Segundo a fonte, ao longo dos 7 minutos e 33 segundos todos os parâmetros do motor permaneceram normais trabalhando estável e sem anomalias.chinas-j-31-stealth-fighter-jet

Em 2012 a China desenvolveu o motor WS-13 com base no russo RD-93 aumentando a sua potência para cerca de 8.500 kg. O motor foi testado com sucesso num protótipo do J-31, mas a potência final foi considerada insuficiente. Porém, em 22 de Abril, 2016, a holding da Liyang anunciou que está investindo US $ 171 milhões em Liyang para construir uma linha de produção de motores de aeronaves de empuxo médio de terceira geração e que neste projeto estão incluídos os motores WS-13E cujos feitos da engenharia, conseguiram reduzir a sua massa total e ainda aumentar a sua potência líquida.

As fontes citam que a versão WS-13 E teve reduzidos entre 1.135 kg e1.050 kg, mas a sua potência líquida teria saltado de cerca de  8.700 kg para mais de 9.000 kg elevando a razão peso-empuxo para 8,8.

15 Comentários

  1. Os chinas tem que trocar os aneis do motorzinho ching ling em questão… nunca vi tanto óleo queimado saindo do escape… tá parecendo as RDs dos anos 70… eu mesmo tive uma… chegava em casa com as costas da camisa “hidratada” de óleo 2T… 🙂

  2. É… para quem passa a vida declarando que os chineses não são capazes de construir um motor para seus caças terão que dormir com essa.

    • Caramba, essa notícia me deixou de encabulado, pois pelo que me consta, os testes desse motor estavam previstos pra algo em torno de 2018, até porque o J-20 foi declarado prioridade, este motor estar a beira da produção é um forte sinal de amadurecimento da indústria chinesa para para patamares que realmente poucos esperam, por isso tanto sigilo da parte deles .
      O J-31 está a beira de ficar pronto, a China realmente está avançando a passos largos, a um ponto que até Rússia e EUA devem estar admirados…e receosos com toda certeza. Sds

      • A Rússia não está nem um pouco receosa, ao contrário: a Rússia está feliz. Quando mais a China aumenta seu poderio militar, mais a Rússia estará segura. As duas superpotências, China e Rússia, dependem uma da outra para que o Império do Mal não resolva criar a Guerra para salvar o dólar.

      • “” China e Rússia, dependem uma da outra para que o Império do Mal não resolva criar a Guerra para salvar o dólar.””

        De onde vocês tiram isso?

        Se dólar e o euro quebrarem também há chances da China quebrar junto. País exportador é assim, precisa que outros tenham dinheiro para poder vender.

        Por enquanto não existe compromisso nenhum, nem verbal, de China intervir em guerras da Rússia e vice-versa.

  3. Quando aquele F 117 foi abatido, os EUA ficaram malucos e até chegaram a bombardear a embaixada da China que com certeza era para tentar destruir os destroços do F 117 que deviam estar la e na da Russia também, agora temos ai a engenharia reversa que junto a planta completa do F 35 que foi conseguida pelos Hackers chineses, o que ainda segura o pesadelo dos EUA é a desconfiança entre Russia e China na área militar onde não existe uma aliança verdadeira mas sim uma relação de amizade e comercio onde a China também faz uma engenharia reversa, agora se ocorresse uma aliança militar de verdade com projetos conjuntos, esses dois gigantes já estariam com um caça e 5º geração operacional e os EUA já estariam no buraco mas com o andamento das coisas eu creio que só uma questão de tempo a até os EUA serem superados.

    • Munhoz…

      O próprio F-117 já é considerado pelos EUA como uma tecnologia obsoleta…

      O ato de ter acesso a uma tecnolgia não habilita a quem quer que seja replicar, com exatidão. Deve se ter o mínimo de conhecimento instalado para se interpretar o que se tem a mão. E mesmo quando se tem, se leva tempo para se desenvolver o conhecimento a um nível que permita um uso prático; ainda mais partindo de meros resquícios, como é o caso do F-117 ( e isso assumindo que tiveram acesso mesmo aos restos do F-117 derrubado no Kosovo ).

      A superação não depende somente do ato de desenvolver em si, mas de desenvolver mais que o outro ou o outro desenvolver menos… E daí que americanos desenvolvem estas aeronaves a décadas, e certamente não ficarão parados… Por tanto, afirmar que serão superados de alguma forma nesse quesito é “prematuro”; pra dizer o mínimo…

      • RR, não acredito que exista a questão superação de qualquer país em relação aos EUA, uma vez que no estudo científico vc pode trilhar vias diferentes de conhecimento a respeito de um mesmo assunto, ou seja, não existirá melhor ou pior, apenas diferente, isso a valer da perspectiva que se olha. A China, creio eu, aproveitou o ensejo de certas tecnologias norte americanas e russas para retirar algumas conclusões científicas, sobre COMO, DE QUE FORMA E PRA QUÊ, se destinavam os recursos (peças, plantas, etc) encontrados (roubados) ,desde então, eles vêm seguindo sua própria trajetória, e creio tbm que o know how estadunidense em áreas como material RAM, designer dinâmico, entre outros pontos agregados a um caça 5G, são avançados em relação a outros países, mas hoje, fica difícil traçar o grau de eficiência dos avanços chineses neste é em outras tecnologias em relação aos EUA, Rússia, etc, logo, só nos resta a admiração pelo rápido avanço de concretização deste motor, que é consequência de investimentos pesados, disciplinado, e de uma miríade de engenheiros bem capacitados, o que tem gerado tamanha produtividade num curto intervalo de tempo.

      • ARC,

        Depende… Não discordo necessariamente no que diz. Se pode realmente seguir um caminho distinto, mas sempre dentro das regras específicas da física e da matemática… Daí nasceu a máxima de que “problemas parecidos pedem soluções parecidas”.

        Para se tirar uma conclusão sobre utilidade ou não de determinado item ou dado, deve se saber exatamente com o que se está lidando. E essa é a dificuldade maior; isto é, interpretar o conhecimento… Foi o que quis dizer… Por isso que replicar uma tecnologia, ou mesmo fazer algo que tenha o mesmo resultado, não é algo simples como muitos pensam…

        Casando esse assunto com o motor propriamente dito, não creio que se tratem especificamente de réplicas de outras tecnologias. O desenvolvimento de motores exige, entre outros pormenores, um grau elevado de conhecimento em materiais e técnicas de construção refinadas para se chegar as tolerâncias de funcionamento dessas máquinas. E logo, devo concordar. Os chineses merecem sim admiração pela dedicação; ainda mais nesse caso… Motores aeronáuticos estão entre as tecnologias mais complexas já desenvolvidas, logo ao ponto de haverem mais países capazes de fazer bombas nucleares que motores aeronáuticos.

  4. A julgar pelo fumacê que a gente vê nas fotos, O “Istelfi”Xing-ling vai brilhar igual árvore de natal nos IRSTs dos caças dos outros países…..

    • Pode ser que as imagens apresentadas tenham apenas carater ilustrativo [não acredito que vão fazer um motor assim, que parece estar queimando pneu], não li nada no texto que afirme uma coisa ou outra. Agora se [SE] o motor fizer essa fumaça realmente ele vai brilhar como uma grande e bela arvore de natal [com lampadas chinesas]
      Sds

    • Pelo menos lá eles fabricam um motor! Vc deveria elogiar isso considerando que seu país pouco (ou nada) se importa em desenvolver tecnologias e cujas malezas sociais e descasos políticos são pontualmente lembradas e comentadas por você. Né?

      • E a culpa é de quem, meu caro ???… senão da desconstrução da nossa educação feita pela esquerdopatia reinante em nosso país !!!… enquanto a educação não for toda reformada nos moldes marcatista, NÃO TEREMOS FUTURO TECNOLÓGICO… comprendes ???…

  5. …………………isso é uma ótima notícia…..mostra que engenharia reversa dá certo e que temos mais um fabricante no mercado…..além dos russos agora os chineses tbm podem fabricar boas turbinas…no dia em que Tio Satam nos tirar a turbina do Gripen teremos onde adquirir outra pra substituir…………

Comentários não permitidos.