Perspectivas no mercado de helicópteros no Norte da África

mi 17
Helicóptero de uso geral Mil Mi-17V5 operado pelo Egito Foto: Russian Helicopters

                      

Tradução e adaptação: Tito Lívio Barcellos Pereira

Comunicado da Russian Helicopters

 Os Estados do Norte de África, como a Argélia, Sudão, Líbia, Egito, Tunísia e Marrocos representam potenciais mercados para todos os fabricantes globais de helicópteros.

A razão para isto é a capacidade destes países em pagar seus contratos — a maioria deles são grandes fornecedores de energia (Petróleo e Gás Natural) e possuem volumes consideráveis de moeda nos seus orçamentos. Além disso, a topografia dos países ao norte do deserto do Saara, a infraestrutura de transporte existente, e a necessidade de apoio logístico para as indústrias de extração, criam condições para o amplo emprego de helicópteros.

mi26
Helicóptero de transporte pesado Mil Mi-26T2 operado pela Argélia Foto: Algerie Online

 

Além disso, a desestabilização política na região nos últimos anos aumentou ainda mais a demanda por helicópteros militares.

Infelizmente, vários países do Norte de África, essencialmente, perderam sua soberania devido a fatores externos, e as perspectivas de colaboração com eles são bastante enfraquecidas pela instabilidade política.

As condições climáticas severas do Norte da África impõem certas exigências adicionais sobre helicópteros. Uma grande parte desta região é coberta pelo Saara com seu clima quente e seco, com grande mudança de temperatura entre o dia e a noite. Tempestades de areia frequentes também são característicos dessa região. Ao sul do Saara, encontra-se uma área de terras secas, o Sahel, com seus semi-desertos e savanas secas. As linhas costeiras perto do mar Mediterrâneo são caracterizadas pelo ar com elevada salinidade.

mi 242
Helicóptero de combate / transporte tático Mil Mi-24D operado pelo Sudão Foto: planes.cz

 

Em vista disso, os helicópteros operados no Norte de África necessitam ser altamente confiáveis, suportar a exposição constante ao ar quente e areia, bem como o ar salino, e precisam ser fáceis na operação e assegurar um elevado nível de operação autônoma.

Os helicópteros de fabricação russa — devido a suas características de projeto, soluções técnicas e experiência operacional em diferentes países e em diferentes condições climáticas — são ideais para os países do Norte de África. Entre suas principais vantagens competitivas dos nesta região, se destacam a simplicidade da operação, a capacidade de executar uma ampla gama de tarefas, a manutenção barata, implantação autônoma, etc.

Helicóptero de uso geral Mil Mi-17 em sua versão ambulância operada pela Líbia Foto: Military in the Middle East
Helicóptero de uso geral Mil Mi-17 em sua versão ambulância operada pela Líbia Foto: Military in the Middle East

 

 

Fonte: Russian Helicopters № 1 (27) / 2016

 

Nota do Editor: Uma jogada publicitária da Russian Helicopters prospectando potenciais clientes numa região caracterizada por uma geografia hostil, cuja infraestrutura insuficiente impõe sérios desafios logísticos e de integração nacional. Seu potencial econômico majoritariamente centrado na exploração de hidrocarbonetos é ameaçado pela instabilidade política causada pelos interesses de atores externos, e a ação crescente de grupos fundamentalistas islâmicos. Assim, torna-se um imperativo a necessidade de forças armadas bem equipadas e treinadas, dotadas de vetores capazes de atuar nesse bioma hostil executando uma variedade de missões de combate, transporte de tropas e carga, busca e salvamento, socorro médico, ajuda humanitária e auxílio a obras de infraestrutura para integração nacional e desenvolvimento sócio-econômico

Fato é que décadas de cooperação entre esses países com a União Soviética, possibilitou a provisão de equipamentos para tais funções, e obviamente, a atual Federação Russa é herdeira do know-know e dessa diplomacia técnico-militar soviética, se assegurando como principal provedora não apenas de helicópteros de combate e uso dual, mas também de uma variedade de produtos e serviços de defesa da região.

Claro que os helicópteros russos carecem de sofisticação e sistemas em comparação aos seus análogos refinados norte-americanos e europeus, mas sua robustez, facilidade de operação e manutenção, elevado custo-benefício e possibilidade de operação em quaisquer condições logísticas, geográficas e climatológicas (até porque a própria dimensão continental da Rússia, apresenta uma variada gama de terrenos e climas extremos), os tornam ainda opções atrativas para esses países, e que jamais devem ser ignoradas.

1 Comentário

  1. Não sei porque ainda não usamos o Mil Mi-17, um helis bom e barato. Talvez não seja otimo, mesmo porque o otimo custa bem mais caro, mas ele da conta do recado. Sendo até utopico é um helis que nos poderiamos estar frabricando.
    Sds

1 Trackback / Pingback

  1. Perspectivas no mercado de helicópteros no Norte da África | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.