EUA querem venda de Super Tucanos, da Embraer, à Nigéria para combate ao Boko Haram

A-29-SNC

Por Phil Stewart e Warren Strobel

WASHINGTON (Reuters) – O governo dos Estados Unidos busca aprovar a venda de até 12 aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano, da Embraer, para a Nigéria como auxílio no combate ao grupo extremista Boko Haram, disseram autoridades norte-americanas, em um voto de confiança à reforma conduzida pelo presidente Muhammadu Buhari para mudar o manchado histórico militar do país africano.

Washington também está dedicando mais ativos de inteligência, vigilância e reconhecimento para a campanha contra militantes islâmicos na região, e planeja providenciar mais treinamentos para as forças de infantaria nigerianas, disseram as autoridades à Reuters, falando sob condição de anonimato para discutir os planos do governo Obama para a Nigéria.

A possível venda dos Super Tucano -que autoridades dizem ser apoiada pela administração dos EUA, embora seja assunto de revisão pelo Congresso- destaca o profundo envolvimento norte-americano na ajuda a países do norte e oeste da África na luta contra grupos extremistas.

Super_Tucano_at_Moody

O Congresso dos EUA ainda não foi formalmente notificado sobre a possível aprovação da venda das aeronaves à Nigéria.

Os Super Tucanos podem ser usados para treinamento, vigilância e ataques. Os aviões podem ser armados com metralhadoras e carregar até 1.550 quilos de armas.

Uma linha de produção do Super Tucano fica na Flórida, onde a aeronave é fabricada com a empresa norte-americana Sierra Nevada Corp. As aeronaves que seriam vendidas à Nigéria vêm com “uma configuração armada bastante básica”, disse uma das autoridades dos EUA.

A venda pode oferecer à Nigéria uma aeronave que pode permanecer no ar por longos períodos para atingir formações do Boko Haram. As autoridades não revelaram o custo dos aviões para serem vendidos para a Nigéria. No entanto, um contrato para vender 20 aeronaves similares para o Afeganistão teve custo de 428 milhões de dólares quando foi anunciado em 2013.

Super-TucanoAfeganistão_01

A ampliação da ajuda militar dos EUA é uma vitória política para o presidente nigeriano Buhari, que tomou posse no ano passado prometendo reprimir a corrupção desenfreada que tem minado as Forças Armadas no país mais populoso da África.

“A administração Buhari, eu acho, tem realmente reenergizado a relação bilateral de uma forma fundamental”, disse um oficial dos EUA.

O governo nigeriano anterior de Goodluck Jonathan tinha desprezado os Estados Unidos por bloquear a venda de armas, em parte devido a preocupações com os direitos humanos.

Abaixo temos um vido dos Super Tucanos pertencentes á Força Aérea Afegã ( Afghan Air Force).

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1Tvvrej” standard=”http://www.youtube.com/v/utGJNhrWSPg?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=utGJNhrWSPg&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7970″ /]

Fonte: Reuters

Vídeo: Sugestão Plano Brasil

 

6 Comentários

  1. E assim o Super Tucano, com o suporte “duzamericanú mau”vai se firmando como o benchmark mundial no que se refere a aeronave COIN.

    Como se vê a EMBRAER apenas ganhou ao ingressar no mercado de defesa dos EUA.

    • Sim a EMBRAER ganhou. O povo brasileiro que financiou a pesquisas e os trabalhadores perderam. O tucanos são fabricados nos EUA, faturamento e vagas de emprego para eles… aqui um bando de tupiniquim batendo palma.

    • O grande enigma é saber até onde vai a influência dentro da empresa
      (para o bem e para o mal) e o que poderá ser pedido em troca em um
      futuro próximo.

  2. Uma aeronave conhecida por ser smart, e seu poder de combate atrelado ao baixo custo de operação possibilitam as forças que o empregam usarem de forma extenuante o vetor. Uma das melhores aeronaves low cost da atualidade.

1 Trackback / Pingback

  1. EUA querem venda de Super Tucanos, da Embraer, à Nigéria para combate ao Boko Haram | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.