FAB Pé de Poeira: Velozes e Furiosos

fotocapa

Motoqueiro ou Motociclista? undecided De acordo com o Dicionário Michaelis:

Motoqueiro: Pessoa que conduz a moto.
Motociclista: Pessoa que conduz uma motocicleta.

Viu alguma diferença? É porque na realidade não existe.
De qualquer forma, ficou convencionado que o motoqueiro é o mau condutor, que não segue as leis de trânsito e comete atos imprudentes; enquanto motociclistas são bons condutores, que andam conforme as normas de trânsito e não põem em risco a sua vida e a dos outros.

Para sanar essas e outras dúvidas, preparamos um post para quem gosta de adrenalina sobre duas rodas. cool Vamos apresentar os Batedores da FAB, sua formação e onde atuam.

Já viu alguma escolta? Presidencial, de autoridade ou outras? Então vem com a gente!

19916281116_c36e30c134_k

 BATEDORES? O QUE É ISSO?

Batedores são uma equipe de motociclistas que realizam escolta de diversos tipos. Na FAB, geralmente, são utilizados 8 militares para compor o comboio – meio de transporte composto por diversos veículos ligados entre si.

O Corpo de Batedores da Força Aérea Brasileira é composto por militares da Infantaria de Aeronáutica ou Guarda e Segurança, que possuem Habilitação categoria A e que não tenham sofrido qualquer penalidade por infração no trânsito. Necessariamente, toda a equipe deve pertencer ao Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (BINFAE), em especial, o BINFAE-BR (Brasília/DF) e o BINFAE-RJ (Rio de Janeiro/RJ), os únicos atualmente a possuírem batedores.

#ficadica O soldado pode fazer parte? Sim. surprised O soldado que fizer o estágio de Polícia da Aeronáutica poderá se candidatar para ser um batedor. Maneiro né?!?!

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1MwePjS” standard=”http://www.youtube.com/v/A5jZpb7EALQ?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=A5jZpb7EALQ&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep2101″ /]

A FORMAÇÃO DOS BATEDORES

Para realizar o Curso de Motociclista Militar e Batedor é necessário fazer um teste em pista com cones. São 7 semanas de curso com treinamento de primeiros socorros, mecânica e legislação de trânsito voltada para a atuação. Primeiramente, os militares utilizam motos XRE 300 Honda e Harley Davidson Road King Police 1690cc. Os candidatos também aprendem técnicas de pilotagem de alta velocidade no autódromo e a parte técnica de escolta.

foto8
Equipe BINFAE-RJ

#ficadica –> Os batedores da FAB já fizeram Escolta da Copa no Brasil em 2014, na posse da Presidente Dilma no mesmo ano e na Cúpula do Mercosul. E muitas outras de menor proporção. O Pelotão de Motociclistas da Aeronáutica (PMA) é composto por 20 batedores, que realizam motopatrulhamento na área do COMAR, escolta de autoridade e também apresentações.

EM FORMA E OPERANTE:

Os Batedores se dividem em 4 “postos”, realizando funções diferentes. As formações que os militares assumem para realizar os deslocamentos são:

  • PONTA DE LANÇA – Vai à frente do comboio, fechando vias e sinais de trânsito.
  • REGULADOR – Batedor que puxa o comboio, responsável pela velocidade dos demais.
  • ALA – Responsável por acompanhar a autoridade, pelas laterais do veículo.
  • CERRA FILA – Último do comboio, impede que qualquer veículo entre na formação.
  • 16074163404_6c56802508_o

Fonte: Força Aérea Blog

 

1 Trackback / Pingback

  1. FAB Pé de Poeira: Velozes e Furiosos | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.