Por que a Rússia anunciou de surpresa a retirada de tropas da Síria?

Russia-Syria-Flag-Blend-1024x683

Forças russas se preparam para deixar a Síria após o presidente Vladimir Putin anunciar, nesta segunda-feira, a retirada militar do país.

O ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, deu a ordem para a retirada e aeronaves estão sendo preparadas para voos de longa distância de volta à Rússia.

Com cautela, autoridades ocidentais saudaram a medida, dizendo que isso poderia pressionar a Síria a se engajar em conversas diplomáticas para restabelecer a paz no país, dominado há cinco anos por uma guerra civil.

Uma nova rodada de negociações neste sentido entra hoje no segundo dia. Enquanto isso, uma comissão da ONU (Organização das Nações Unidas) irá apresentar mais à frente um relatório sobre crimes de guerra no país.

A Rússia é um aliado chave do presidente da Síria, Bashar al-Assad, e autoridades sírias procuraram rejeitar especulações sobre problemas entre os países, afirmando que a medida se deu em comum acordo.

O governo de Putin sempre insistiu em que a campanha militar teve como alvo apenas grupos terroristas, mas potências ocidentais disseram que os ataques visaram opositores de Assad.

Habilidade russa

Para o analista da BBC Jonathan Marcus, correspondente para assuntos de segurança, o surpreendente anúncio de Putin é uma “nova amostra de habilidade diplomática” do presidente russo.Para ele, a intervenção russa “contra o terrorismo” na Síria atingiu seus principais objetivos: consolidar a posição de Assad, facilitar que suas forças recuperassem áreas estratégicas do país e assegurar que o presidente sírio continue sendo um fator chave em qualquer arranjo futuro.

Shoigu, o ministro russo da Defesa, disse que a campanha militar teve mais de 9 mil missões aéreas de combate, destruiu 209 instalações de produção de petróleo, ajudou as tropas sírias a retomar 400 localidades e o controle de mais de 10 mil km² de território.

“Creio que a missão estabelecida pelo Ministério da Defesa e pelas Forças Armadas russas tenha sido cumprida” disse Putin nesta segunda.

A decisão veio no dia em que negociações de paz eram retomadas em Genebra, e em meio a um cessar-fogo vigente desde 27 de fevereiro.

A Rússia diz, contudo, que manterá a presença militar na Síria, com uma base naval e outra aérea.

“A Rússia tem cerca de 30 aviões de combate na Síria e um contingente em terra para protegê-los, além de um número não especificado de conselheiros e forças especiais em solo operando com o Exército sírio”, afirmou Jonathan Marcus.

Divergências

Putin e o presidente dos EUA, Barack Obama, conversaram por telefone nesta segunda. “Ambos defenderam a intensificação do processo por uma solução pacífica”, informou o Kremlin. Mas os países ainda divergem em um ponto chave, segundo Marcus. “Para o Ocidente não há solução militar na Síria, e Moscou discorda.”

Washington não vislumbra a manutenção de Assad no poder como uma solução para o conflito, e voltou a pedir uma “transição política” no país.

Mas se no momento há um vencedor nesse xadrez geopolítico, esse parece ser Moscou.

“A Rússia tomou partido de uma parte com poder militar considerável e aliados razoavelmente efetivos, como os combatentes do (grupo xiita libanês) Hezbollah e milícias recrutadas pelo Irã e guiadas por comandantes iranianos”, disse Marcus.

“E a Rússia utilizou recursos suficientes para marcar a diferença. Levou um pouco de tempo, mas os resultados no terreno agora são claros”, completou.

Sarah Rainsford, correspondente da BBC em Moscou, diz que a retirada parcial russa da Síria pode também ter relação com o alto custo das operações militares, em um momento em que a receita de Moscou está em baixa pela queda nos preços do petróleo.

Pode também, diz a correspondente, ser uma tentativa de aliviar o isolamento que o país sofre na comunidade internacional desde o início das operações.

Cautela na oposição

A oposição síria recebeu o anúncio de Putin com cautela.

“Se a retirada for feita com seriedade, dará um impulso às negociações de paz”, disse Salim al Muslat, porta-voz do Comitê Supremo para as Negociações, organização que agrupa forças de oposição. Os EUA também manifestaram prudência. “Teremos que ver quais são exatamente as intenções da Rússia”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

A ofensiva militar teve custos para a Rússia, como o abate de um avião comercial, mas o êxito de Putin e Assad parece claro e já ameaça reduzir o país a dois enclaves: uma zona costeira dominada pelo governo sírio e o restante em poder do Estado Islâmico.

O anúncio da Rússia poderia significar, efetivamente, um respaldo às conversas diplomáticas.

A atual rodada de negociações é o “momento da verdade”, afirmou nesta segunda o enviado especial da ONU à Síria, Staffan de Mistura.

Não há plano B e a única alternativa a um acordo seria a retomada da guerra, disse Mistura.

Fonte: BBC Brasil

57 Comentários

  1. mesmo a bbc fez uma materia que teve que abaixar as calcinhas para a russia ,e sobre por que a russia anunciou de surpresa a retirada de alguns bombardeiros da siria rs
    isso nao foi decidido de uma hora para outra aposto que foi pensado na epoca que eles estavam fazendo o cessar fogo funcionar !!

    mas como na russia VAZA a jato nao se cria , entao para os outros é tudo surpresa
    exemplo aqui o ministerio publico levou documentos da petrobras para os estados unidos processar uma empresa brasileira multinacional concorrente dos americanos

    na russia esses nao se criam ,quem é é quem nao é cabela voa
    aqui um juiz que ganha 77 mil acima do teto brasileiro de 30 mil prende um almirante que é o responsavel tecnologico do nosso programa nuclear
    la na russia nao se cria !!!
    aqui os juizes atacou todas construtoras multinacionais que empregam milhoes de brasileiros vazando o processo em partes que favoreciam a especuladores na bolsa
    na russia nao se cria !!!
    no brasil a justiça é seletiva e corporativista atacando direitos do cidadao fingindo assim uma luta contra corrupçao ,mas ate agora so demostraram seletividade
    na russia isso nao se cria !!
    por isso para o mundo essa decisao foi feita de uma hora para outra ,mas para os russos eles ja pensaram isso a tempos !!!

    • Boa essa tal de Rússia hein? Sem Judiciário pra proteger o cidadão? Empresas e políticos podem fazer o que quiserem que ninguém se mete? Sem imprensa ainda pra divulgar as trapalhadas e safadezas?

      Hummmmmm, acho que vou mudar pra Rússia…

      🙂

      • imprensa sionista aliada a interesses estrangeiros além de ser usada como araponga de empresas texanas para investigar a petrobras na argentina isso eu queria ver averiguado mas como tem uma par de traidor em cargo de comando fica difícil não é mesmo

      • A Russia tem problemas como qualquer outro Pais , porém , existe uma brutal
        diferença em relação a nós brasileiros : existe um patriotismo extremo , eles
        valorizam aquilo que é seu (mesmo com instituições que podem ser autoritárias)
        ,dessa forma propagandas externas para produzir descontentamento entre o
        povo dificilmente prosperam.No Brasil se a classe média for impedida de fazer
        compras em Miami é possível que haja uma manifestação igual ao dia 13,no
        caso dos russos eles simplesmente fariam compras em outro lugar, e a vida
        segue.Acho que foi isso que o colega ” PÉ DE CÃO” quis dizer.

      • Fâboy o que teu raciocineo tem haver com a materia em questão ?
        Apenas demonstra teu desconhecimento ou tendencionismo,né !

  2. “Por que a Rússia anunciou de surpresa a retirada de tropas da Síria?”

    Como diriam os hermanos:

    Porque la plata se acabó…

    🙂

    • Com duas guerras para bancar a maquininha de imprimir rublo começou a dar chabú milorde! E ainda tem quem acredite que a retirada foi “pensada”…rs!

    • NA RUSSIA O JUIZ TRABALHA PARA O POVO NAO PRA PARA UMA EMISSORA DE TV, LA AS EMPRESAS( empregos) SAO RESPEITADAS OS ADMINISTRADORES SAO PRESOS,LÁ A IMPRENSA TEM QUE EXPLICAR TUDO QUE FALA COMO QUALQUER CIDADAO OU ENTIDADE, LÁ TANTO CAES COMO AS CADELAS TEM MENOS RAIVA QUE MUITOS QUE SAIRAM AS RUAS DIA 13,PRA FINALIZAR LÁ TEM ALGUEM NO PODER QUE SE FOSSE OFENDIDO COMO SER HUMANO QUEM O FEZ ESTARIA NA CADEIA. E PARA DEIXAR MAIS CLARO AINDA, ISSO TUDO QUE EU ESCREVI VALE PARA.. RUSSIA.E.U.A.,INGATERRA,ALEMANHA,ITALIA,HOLANDA,CHINA,JAPAO ENFIM TODOS OS PAISES HABITADOS POR SERES HUMANOS RACIONAIS.

      • Deixa de falar inverdades meu caro pão com mortadela! A Rússia é um estado oligárquico comandado por corruptos que têm no Déspota do Kremlim seu Capo. Assim:

        – Os juízes não trabalham para o povo mas sim para os oligarcas;

        – O Estado tem a maior parte da economia nas mãos;

        – Inexiste liberdade de imprensa.

        – Protestos contra o governo costumam ser reprimidos com brutalidade.

        Assim, sugiro a você se informar meu caro Pão com Mortadela!

      • Paulo Barros

        Acho que os adversários do Putin discordariam da sua retórica. Só dos que eu rapidamente me lembro um foi envenenado com elemento radioativo , outro foi envenenado porém sobreviveu mas ficou com cara de hamburger e um magnata do petróleo foi preso.
        Acho o Putin um bom líder para a Rússia ,mas não gostaria de ser governado por ele em certos países só a truculência resolve , vide o oriente médio .
        Por lá a democracia passa longe e a truculência é regra.

  3. Que eles iriam embora um dia não é nenhuma novidade, a questão é se vão embora rápido ou vão ficar lá marcando passo e jogando bomba.Não podemos esquecer das escaramuças diplomáticas que os Russos dominam sabiamente e questões financeiras que envolvem uma operação dessa proporção..
    Levando-se em consideração o avanço que o exercito Sírio teve apos os bombardeios, eles lograram exito e pelo que eu vejo no ritmo atual a situação dos rebeldes é irreversível.
    Sds.

      • Vader, apenas para esclarecimento esta base nunca se configurou numa realidade. Eu mesmo havia postado esta informação. porém após consulta tivemos a resposta de que a referida base seria usada para a cabeça de ponte que foi lançada em Homs, apenas para dar suporte aos helicópteros que operaram lá. Mas que a Rússia só se ateve á Latakia.
        De qualquer forma, eu pessoalmente vejo a tal “Retirada” como imrpovável e possível somente em um curto determinado tempo. Os Russos vão voltar e talvez nem com tanto hardware, se é que dá pra dizer que tem muita coisa lá.
        As cenas dos próximos capítulos estão ans mãos da Turquia dos EUA, os satélites estão nesta fronteira.

  4. “Shoigu, o ministro russo da Defesa, disse que a campanha militar teve mais de 9 mil missões aéreas de combate, destruiu 209 instalações de produção de petróleo, ajudou as tropas sírias a retomar 400 localidades e o controle de mais de 10 mil km² de território.”

    A Síria tem 185.000 km² de território. Ou seja, as conquista obtidas corresponde a apenas 5,4% do território. Ou seja, é muito pouco…

    • S-88 o Assad manteve em suas mãos 60% da economia Síria e retomou as regiões importantes do País uma olhada rápida no mapa vai declarar que deter território lá é o mesmo que colecionar tampa de pepsi. O que interessa são os centros de comércio e as principais cidades. das quais RAQA, PALMIRA e pouco mais de meia dúzia ainda estão nas mãos de rebeldes e do Daesh que por sinal é dono do deserto que corresponde a quase 40% da síria, onde à poucas cidades importantes.

      • EM Pinto,

        Não há duvidas que manter os principais centros econômicos é importante. Contudo, se ainda assim houverem formas reais de projeção econômica por parte dos adversários, então toda a luta corre risco de ter sido em vão…

        Salvo engano, ainda existem cerca de 10 milhões de cidadãos sírios em áreas controladas diretamente pelo Daesh, girando uma pequena economia ( o EI praticamente assume função de “Estado” nessas comunidades ). E o contrabando de hidrocarbonetos ainda põe milhões por dia na conta desse grupo.

        No caso dos rebeldes anti-Assad, não é segredo que são supridos pela peneira que se transformou a fronteira com outros países; que se categorizam em fontes de suprimento que, embora possam ser atrapalhadas, é extremamente difícil cortar…

        Nesse tipo de luta, a guerra assimétrica, se aprende a lutar com pouco. E o caráter irregular dos combates permite grande flexibilidade na maneira de se lutar.

        A rigor, os americanos no Vietnam fizeram basicamente o mesmo, mantendo os principais centros do Vietnam do Sul antes de sua retirada. Ocorre que a guerrilha vietcong, ao ocupar os espaços vazios, manteve as bases para projetar-se sobre os centro econômicos maiores, que um a um caíram…

      • Aliás RR, só abrindo um parêntese, Sir John Keegan anota que essa tática de “cercar” os grandes centros sem invadí-los, mas cortando suas linhas de suprimento, enfim, infernizando a vida da população e do “Estado” ali presente, foi utilizada em primeiro lugar, largamente, pelo demônio Maozedong na conquista da China Continental para derrubar o Kuomintang. O vietcongue e o NVC apenas utilizaram as táticas desenvolvidas por Maozedong.

        Só que esta tática de guerrilha focada não nos centros urbanos, mas sim em suas periferias, tem o mais alto custo em vidas humanas de que se tem notícia na longa história das guerras. Na China Continental morreram 20 milhões de pessoas. No Vietnã, pelo menos 2 milhões.

      • Acho interessante essas figuras do mundo do pão com mortadela. São capazes de chamar uma mesma pessoa de sionista e fascista.

      • Antigamente havia regra.Hoje há a metamorfose ambulante.Pessoas se adaptam ao meio para melhor permanecerem nele.

      • ele consegue ser ate mais que isso ,mas eu chamo ele de sionista pois ele bateu no peito e disse ser sionista ,entendeu ,não é apelido ele mesmo falou então ele é sionista e pronto
        e por ele falar que foi dominado x por cento de território sírio pela forças leais ao presidente sírio ,e omite dizer que 80 por cento do território é deserto
        o outro diz que não vale tanto a pena defender as capitais econômicas do pais
        para resumir ate a bbc que vive a contar mentiras abaixou as calcinhas
        pronto !!!
        a russia venceu , reagrupou o exerctio sírio e não vai embora do jeito que alguns acham
        e quando chegar novamente vai chegar chegando !!!,isso é a realidade dos fatos .

        o resto é choro dos vira-latas

  5. Não há muito o que reiterar, o texto foi direto ao assunto e pleno em abordar as possibilidades que podem estar ocorrendo nessa saída parcial das forças russas. E não há o que dizer, com base bos avanços alcançados, nas estatísticas relacionadas ao avanço das forças de Assad, só há um palavra: vitória; a Russia ensinou ao Ocidente como entrar, cumprir o propósito e sair do conflito, simplesmente um show de xadrez que marcará a história.

    • Antes do anuncio Putin conversou com Obama e o conteudo dessa conversa é mantido em segredo né !
      Alem da contenção de despesas existe a manipulação diplomatica a induzir Assad ao dialogo.

  6. ,..Nesse jogo de xadrez ñ existe inocente, e o perigoso sr, Putin está fazendo isso p q os Turcos ponha a cabeça p fora, e dois ou + caças dos msm sejam derrubados dentro sa Síria e c observadores isentos, p evitar > atritos c a otan,e provar q os turcos são os culpados n hist´ria td. O sr. Putin vai aramar os Curdos até os dentes, vai ficar feio p Erdcocão viralatas dos iankss q sabem td e fomentam td…Quem viver verá….Sds.

  7. Como dizem os russos:”Poder é poder, não requer adjetivo.”…Os russo são muito mais inteligentes que os americanos, vão lá, destroem os alvos militares que querem, e quando acabam de fazer o serviço, se mandam….kkkkkkkk…já o tio Sam, ficou uma década no Iraque e no Afeganistão, resultado:aumentaram sua dívida interna e externa de 55% do PIB em 2001, para 101% agora em 2016…traduzindo:estão quebrados. quem mandou o tio Sam confundir o cheiro da pólvora com perfume francês….kkkkkkkk

  8. “Para o analista da BBC Jonathan Marcus, correspondente para assuntos de segurança, o surpreendente anúncio de Putin é uma “nova amostra de habilidade diplomática” do presidente russo.Para ele, a intervenção russa “contra o terrorismo” na Síria atingiu seus principais objetivos: consolidar a posição de Assad, facilitar que suas forças recuperassem áreas estratégicas do país e assegurar que o presidente sírio continue sendo um fator chave em qualquer arranjo futuro.”

    A fonte é BBC Brasil 😀

    “Mas se no momento há um vencedor nesse xadrez geopolítico, esse parece ser Moscou.”

    E bateu meia noite! 😀

    “E a Rússia utilizou recursos suficientes para marcar a diferença. Levou um pouco de tempo, mas os resultados no terreno agora são claros” (…)

    E bateu meia noite! 😀

    Traduzindo: missão cumprida, PÁTRIA RÚSSIA.

    Titio Putin entrou no momento em que os rebeldes ‘moderados’ estavam quase dominando todo o território Sírio. Em 5 meses de missão aérea (lembrando que a Rússia deixou claro que só forneceria suporte aéreo e técnico ao exército Sírio, causando furor nas americetes que insistiam em ver ‘boots on the road’ 😀 ) promoveram:

    – porrada na cara do Isis, Daesh, rebeldes moderados et caterva;
    – desmascararam a Turquia a e a Arábia Saudita deixando mais claro ao mundo o quanto estas nações patrocinam o terrorismo (inclusive, uma delas pertence à OTAN);
    – causaram reboliço e furor na OTANzinha e EUA, que reclamaram reclamaram, reclamaram e não mandaram ‘chuvas de mísseis sobre as cabeças das banheiras Russas rumo a Damasco’ 😀 ;
    – testaram seus equipamentos e armamentos, aproveitando a oportunidade bélica real (tirando o sono dos otários que vivem com a cabecinha na década de 90 😀 )
    – Treinaram uma missão complexa de logística e coordenação, atualizando seus conhecimentos sobre campo de batalha;
    – Fizeram SOZINHOS no campo aéreo, o que a coalizão internacional não fez em 2 anos 😀 ;
    – Conseguiram mais uma base (desta vez, aérea) no território Sírio marcando mais ainda, a sua presença no país;
    – Ajudaram o bravo povo Curdo.

    Fizeram tudo isso e muito mais, sofrendo:

    -queda na economia interna;
    -embargo econômico da UE e EUA;
    -queda brusca no preço do petróleo provocado forçosamente pela Arábia Saudita;
    -e ainda tendo que arcar com o apoio militar aos ucranianos do leste.

    É… pra quem não tem máquina de imprimir dólar, realmente fizeram muito (tanto no campo militar quanto na sustentação das despesas). E encerraram sua missão em pleno cessar fogo apoiado e pedido pelos EUA ( 😀 ) e ainda conseguiram reunir as partes Sírias para negociações.

    Sim! A Rússia encerrou a sua missão em pleno cessar fogo e com as partes contrárias reunidas!! 😀

    Haja fôlego hein, PÁTRIA RÚSSIA ! 😀

    E agora fica a pergunta:

    – Será que a ‘poderosa’ península Arábica e a Turquia irão fazer o que quiser na Síria, agora com o encerramento da missão aérea Russa? Pessoalmente, faço o convite! 😀

    É… o bom das americetes é o conceito lúdico da coisa. Mesmo passando vergonha da PÁTRIA RÚSSIA, eles defendem o fato, e até atribuem vantagens e vitórias terapêuticas aos excrementos…. rsrs!!

    P.S. 1 – Lembrando também que a Rússia provou ao mundo (lá no começo do conflito) que a Síria não tinha armas químicas dando mais uma porrada nos dentes do ocidente libertário! 😀

    P.S. 2 – E a fonte acima é BBC Brasil! 😀

  9. A senhora BBC, convenhamos, deixa muito a desejar…
    Para quem coloca um título como uma condição, “Por Quê”, não apresenta ao leitor resposta alguma, apenas especulações, é um tal de “pode”, e mais “pode”…
    Ora, ora, tudo pode ser e se tudo pode nada é.

    Jornalismo é uma arte em decadência…

    • ……………….o Putin tem duas cartas na manga: Lataquia e Tartus as quais não quer perder pelo fato de lá poder policiar a Turquia através do Mar Negro movimentando-se pelos estreitos Bósforo/Dardanelos até Mediterrâneo dando de cara com Israel e observando tbm as manobras da Otan….mantendo essas duas bases se a situação piorar, a Rússia pode voltar de imediato ao conflito…. ou seja, saiu de surpresa mas tbm pode retornar de surpresar,fato que deixa os Estados Unidos e a Otan de orelha em pé até porque a Rússia militarmente, pelas táticas e armas que mostrou não estava mau na Síria….bem, pelas falas do Putin deve se dar chance às conversações de paz em Genebra e como guerra custa caro e a Rússia não está numa “boa” e sob pena de sanções, vai aproveitar pra vender muito do armamento que mostrou na Síria ao compadre Iran o qual é agora um novo rico…….esperar pra ver………

  10. Putin talvez seja um dos mais inteligentes estrategistas políticos da atualidade, o que se destaca ainda mais pela pobreza de diplomatas que os EUA apresentam na última década.
    O anúncio de uma retirada irá ajudar nas negociações de paz, mas na prática teremos que observar se a aviação russa, e não tropas normais, é que irá efetivamente sair do território Sírio pois esta é que fez toda a diferença em desabilitar a infraestrutura e logística dos rebeldes e demais terroristas.
    E pra quem não gosta do cara, lembrem-se que ele pegou a Rússia destruída, falida e dominada por todo o tipo de máfias e em menos de uma década a colocou novamente no centro do cenário político-militar mundial. Enquanto aqui em banânia passaram uma década roubando mais do que todos os outros ladrões do passado juntos.
    Outra lição dos russos (e registro que não sou russófilo) foi de demonstrar às demais potências que poucos meios logisticamente bem utilizados podem fazer uma enorme diferença num cenário de conflito.

  11. Os proprios russos anunciaram Domingo passado que Turquia havia penetrado em territorio sirio. Arabia Saudista tem enviado tropas e avioes para Turquia, com o objetivo de invadir o Norte da Siria. Na Segunda feira Putin anuncia que ordenou a retirada de suas tropss da Siria. Ja ha quase 1 ano tenho escrito aqui no Plano Brasil, que Putin estaria preparado sacrificar Assad para manter boas relacoes com Turquia, a fim de construir o Gasduto Sul, que atravessaria o territorio turco.. Nos ultimos meses tem havido encontro entre ministro saudistas e russos, discutindo a possibilidade de um acordo sobre a reducao da producao de petroleo, visando combater a sua queda de preco, enquanto Iran anunciou no final da semana passada, que nao participara de nenhum acordo sobre a producao de petroleo, enquanto ele nao obter mercado para 4 milhoes de barris diario. No momento eles estao em condicao de exportar 500.000 barris por dia. Claro que Iran sonha com o mercado europeu. Dai eles fixarem o preco do seu petroleo em Euro. Eu creio que Putin, irritado com Iran, vai aceitar a divisao da Siria entre Assad e os islamitas “moderados”, dai a retirada de suas tropas. (Eu ja mencionei, aqui no Plano Brasil, analistas russos e norte americanos, que levantam a possibilidade do Iran apunhalar russia pelas costas, na questao do petroleo e gas para Europa.) O anuncio da retirada de tropas russas da Siria, ocorre no mesmo dia, que o um ministro russo, anunciou ter tido um encontro com um ministro iraniano, discutindo a reducao da producao de petroleo declarar que o Iran recusou entrar em acordo para reduzir sua producap de petroleoo, enquanto ele nao estiver exportando 4 milhoes de barris por dia. O ministro da Marinha russa, um Almirante, renunciou o cargo no final da semana passada. Segundo a midia russa, ele renunciou por motivo de saude. Pode ser, mas eu nao acredito na midia, seja Ocidental, seja russa, ou chinesa, nesses assuntos.Normalmente eles repetem, o que o governo diz.Nao duvido que esse almirante renunciou, porque ele nao concordou com a retirada de tropas, deixando o ISIS, quase que intacto na Siria. Resumundo, boas relacoes com Arabia Saudista, suspeita em relacao as intencoes do Iran, Gasduto atraves da Turquia parece compenssr a quebra da Siria.Assad podera ficar com o litoral da Siria, onde est a base naval russa, que eles nao tem a intencao de abandona-la, os islmitas e curdos batalham para ver quem vao conseguir o resto do territorio sirio. Um acordo, que pode satisfazer Israel e aqueles neo-conservadores que tem escritos sobre a necessidde de remaper os paises arabes do Oriente Medio. cn7U1

    • Mas o cenário que você ora descreve a longo prazo poderia causar um maior dano às pretensões russas no Oriente Médio JOJO, especialmente quanto à questão da credibilidade do país.

      • voce esta certo. A longo prazo….Mas voce se esquece que nao e Marx nem Von Mises o guru intelectual desse pessoal, Putin incluido, mas Keynes, que dizia que a longo prazo estaremos todos mortos.Eu diria que a ultima coisa que os oligarcas russos querem, e guerra com os EUA e Europa Ocidental, onde estao investidos os seus capitais que eles roubaram da antiga Uniao Sovietica.. Os russos querem a manter sua base naval e aerea que eles tem nas costas maritimas da Siria, o resto e negociavel, inclusive a cabeca do Assad…

  12. A verdade é que os russos foram até a Síria pra testar e exibir suas armas aéreas, tanto as velhas (a esmagadora maioria – todas de origem soviética) quanto as novas. Não botaram mais que meia dúzia de tropas no solo, e se resumiram a atirar bombas burras de distância segura, nos alvos que o exército do carniceiro Assad determinava, ou seja: qualquer um, civis e curdos inclusos…

    No processo ainda fizeram um monte de cagadas, inclusive tendo um avião abatido por entrar em espaço aéreo soberano turco e um helicóptero que foi resgatar os pilotos…

    Jogaram um monte de bombas burras nos adversários do regime do genocida Assad e mataram um montão de civis no processo, ajudando a explodir o afluxo de imigrantes pra Europa e, inclusive, pra própria Rússia e países satélites.

    E de quebra ainda mandaram o já incipiente e fragilizado zigoto de economia da Síria de volta à era do escambo, facilitando para o Califado do EI/Daesh arrecadar enormes quantias com seu contrabando, e arregimentando milhares de combatentes que, sem opção alguma de vida, atulharam as fileiras da organização terrorista.

    No fim, os russos ajudaram o exército sírio a recuperar míseros 5% do território em disputa…

    Agora, Putin e sua máfia plutocrata viram que o buraco era mais embaixo, e que pra acabar com aquela guerra precisariam entrar com TUDO que possuem, inclusive tanques (cavalaria pesada) e tropas em solo (infantaria). Coisa aliás que os EUA por exemplo sabem há muito tempo, mas que não quiseram fazer.

    Paralelamente, Putin et caterva viram que a conta estava ficando alta e, com o petróleo no preço que está no mercado internacional, e com sua economia cambaleante, não tinham como sustentar por muito tempo a festa.

    Assim o demônio Putin, que – verdade seja dita – de bobo não tem nada (embora seja provavelmente o maior canalha vivo hoje) aproveita a chance que se lhes aparece, de um acordo de paz mediado pela ONU e retira suas armas do TO antes que por absoluta falta de meios deixe de poder fazê-lo.

    Isso é “vitória”? Isso são “objetivos atingidos”?

    Ora, só se o objetivo de Putin era apenas prolongar a guerra eternamente, ao dar algum fôlego pro Assad e sua minoria alauíta…

    E se é isso, em breve a Rússia terá que voltar de novo à Síria. Porque a guerra não irá acabar enquanto Assad ocupar formalmente o poder.

    Isso não é “vitória” alguma. Isso é apenas atrasar o inexorável fim do regime Assad. Isso é apenas aumentar os ódios e as tensões de um povo que já as possui milenares. Em suma, é jogar gasolina na fogueira.

    Vejo o Putin e a Rússia na mesma situação do Vietnã do Sul: sustentando um governo impopular e sem poder de fato, que só se mantém vivo por força das armas e do dinheiro estrangeiro…

    O único erro de Putin parecer ter sido não haver aprendido as lições da História…

    _______________

    Vai dar certo o acordo de paz? Talvez. Tomara que sim.

    Mas uma coisa é certa: EUA, Turquia e AS já disseram que não há acordo possível que preserve Assad no poder.

    Assim, se o carniceiro se retirar do poder, pode dar certo. Restará então acabar com o EI e a Al Qaeda, tarefa de per si pra lá de difícil. Mas sem Assad os EUA e Europa podem sentir-se inclinados a utilizar suas tropas, ou ao menos tropas de peacekeepers (ONU), para destruir o EI e forçar uma paz na Síria, nos moldes que está sendo feito no Congo (inclusive com um general brasileiro no comando), o que de quebra pode significar também uma paz definitiva para o Iraque.

    Agora, se o multi-homicida patrocinado por Putin se recusar a se retirar e a Rússia não abrir mão dele, a guerra vai continuar indefinidamente. Assad JAMAIS recuperará a Síria inteira, e a tendência é que o país se fragmente em vários, um deles inclusive sendo o Curdistão.

    Putin e seu cachorrinho Assad ao final reinarão sobre uma fração de um país completamente destruído e sem população (a qual vai se mandar para onde puder). Governarão o pó, e que o sangue do povo sírio caia sobre suas cabeças.

    • Terei que discordar…
      Quando a Russia entrou o Daesh estava as portas da capital, os rebeldes estavam avançando sobre os exércitos de Assad, e tudo indicava a queda do regime e uma troca de poder segundo a vontade ocidental. Bastou apenas três meses para o Daesh ser encurralado, quase todas as linhas de sustentação econômica serem rompidas, destruição de grande parte do aparato bélico pesado, assassínio de milhares de jihadistas, libertação de muitas cidades, e outros pontos mais, ressaltando a submissão das forças rebeldes, que retrocederam e se mantiveram em suas partes, sendo forçadas a pedir diálogo. O resumo de tudo isso? rebeldes estão conversando com o governo intermediados pela ONU para decidir o rumo do país (e o diálogo tem avançado), A Rússia entrou e saiu sem problemas, coisa que os Estados Unidos quase nunca conseguiu em um conflito, e o melhor de tudo, a Rússia seguiu as normas internacionais, foi correta, diferente de outros países que arbitrariamente invadem outras nações, Vader, vc pode não concordar, mas os fatos dizem que a Rússia venceu.

    • Vader, use um pouco de massa encefálica, não tente pensar com o seu coração americanófilo. Você sabia que os russos aínda estão lá? que vai ficar um contingente em Tartus e Latakia? quando o último terrorista estiver morto, aí sim, a Rússia retirar-se-á totalmente da Síria. No momento, a Rússia já causou um estrago enorme nos terroristas do Ocidente. A retirada foi somente um gesto de boa vontade nas negociações, mas Putin já avisou que, se necessário, o mesmo contingente retornará em horas. Mas o choro é livre.

      • Quem está raciocinando com o fígado petralho-russófilo é você meu caro Professor “Tomahok”. Com uma retração do PIB de 3,7% e o preço do petróleo no chão resta absolutamente claro que os russos não tiveram fôlego para permanecer o tempo necessário na Síria. O “estrago enorme” que os russos causaram não foi no Daesh mas sim na oposição ao Bachar Al Assad já que quem está bombardeando o ISIS são os EUA.

        “Gesto de boa vontade”, não nos faça rir….

      • Ué, mas eu juro que não entendo!!!?

        Primeiro vocês dizem que a Rússia “venceu”, tanto que retirou suas tropas.

        Agora que eu provei que a Rússia não pode ter vencido, pois que havia dito que não retiraria suas tropas até matar o último terrorista, e não consta que este último terrorista esteja enterrado (muito pelo contrário), apenas agora vocês dizem que os russos NÃO retiraram suas tropas????

        Vocês não sabem o que defender ora pois, pois???? 😉

        E depois sou eu que penso com o fígado???

        Quanto aos terroristas “do Ocidente”, o “Ministro da Defesa” do EI era até pouco tempo atrás um checheno, treinado pelos russos:

        https://br.noticias.yahoo.com/omar-checheno-dos-chefes-ei-s%C3%ADria-estaria-clinicamente-150724400.html?nhp=1

        Na verdade a Rússia fez como o pombo-enxadrista da piada sobre os esquerdopatas: cagou no tabuleiro, derrubou as pedras, e saiu voando e cantando vitória, rsrsrs…

        É meu caro Professor “Tomahok”, cada vez que você fala mais você se enrola… 🙂

      • Então deixa explicar e tentar desenhar, já que você não entendeu. O exército da Síria, apoiado pela aviação russa venceu, os terroristas estão irremediavelmente derrotados no campo militar. O Ocidente pode virar o jogo? claro que pode, mas só escalando ainda mais o conflito, como por exemplo, se Turquia e Arábia Saudita invadirem a Síria. Mas se fizerem isso, a Rússia, apoiada pelo Irã, também vai escalar. A coisa pode descambar para a Terceira Guerra. Até os Estados Unidos não querem isso (embora tenha doído lá que quer sim, mas são minoria, graças a Deus). Como a situação já está totalmente sobre controle, para a Rússia o melhor a fazer é retirar a MAIOR PARTE (mas não completamente) do seu contingente e deixar o acordo político dar uma conclusão para a Guerra, ou então, o próprio Exército da Síria terminar a faxina.

        Deixa eu explicar de outra forma: RETIRAR MAIOR PARTE DO CONTINGENTE, significa SUCESSO, sucesso tão grande que pode se dar ao luxo de retirar-se. Já AUMENTAR o CONTINGENTE, significa fracasso, que as coisas não deram certo por isso é preciso aumentar o quantitativo para ver se as coisas revertem.

        Entendeu?

      • Deixa eu desenhar para você Professor “Tomahok”

        – A Rússia entrou no conflito apenas para atacar a oposição anti- Assad. Os terroristas, Leia-se estado islâmico, Al Qaeda e afins, estão sendo combatidos pelos EUA;

        – Ocorre que ao contrário do que a sua cantilena diz, os rebeldes não estão irremediavelmente derrotados;

        – Rússia e Irã, mantenedor do Hezbollah, dependem do petróleo. Com o preço do petróleo no chão, tiveram que desengajar.

        – Assad não controla todo o território sírio. Vastas porções continuam sob domínio do EI e dos rebeldes. O risco de fragmentação do território, ou mesmo dos rebeldes e EI se reforçarem, é altíssimo. E ao querer voltar os russos vão precisar de mais dinheiro, exatamente o que eles não têm.

      • – A Rússia entrou no conflito apenas para atacar a oposição anti- Assad.

        Mas o Assad caiu? ele não tinha que cair? se a Rússia perdeu, porque o Assad continua lá? dizem que o Obama sai antes do Assad….

        Os terroristas, Leia-se estado islâmico, Al Qaeda e afins, estão sendo combatidos pelos EUA;

        São combatidos pelos EUA? é mesmo? porque nos dois anos que fizeram isso, não conseguiram nada? só existe duas explicações: incompetência militar ou “fingem” que combatem. Qual das duas opções é a correta?

        – Ocorre que ao contrário do que a sua cantilena diz, os rebeldes não estão irremediavelmente derrotados;

        Estão sim, foram cortadas as rotas de financiamento. A virada militar só pode ocorrer se Turquia, Arábia ou Estados Unidos intervierem.

        – Rússia e Irã, mantenedor do Hezbollah, dependem do petróleo. Com o preço do petróleo no chão, tiveram que desengajar.

        Então tá. Continue acreditando nisso.

        – Assad não controla todo o território sírio. Vastas porções continuam sob domínio do EI e dos rebeldes. O risco de fragmentação do território, ou mesmo dos rebeldes e EI se reforçarem, é altíssimo. E ao querer voltar os russos vão precisar de mais dinheiro, exatamente o que eles não têm.

        A maior parte dos territórios controlados pelo EI são desertos. A Rússia fez a lição de casa. Não quer aceitar? ok. Minta para si mesmo. Não ligo.

      • Em tempo, se os terroristas não são do Ocidente, por que tanta preocupação em defendê-los? por que estão preocupados se a Rússia está a bombardeá-los?

Comentários não permitidos.