Almirante Grigorovich entra em serviço ativo após o hasteamento da bandeira de St. Andrew

Grigorovich (4)Rustam- Moscou

Tradução e  Adaptação: E.M.Pinto

A primeira das seis fragatas de Project 11356R “Admiral Grigorovich” (№745) entrou em serviço oficial na força de combate da Marinha da Rússia, após o hasteamento da bandeira de St. Andrew a bordo do navio,  como relatou a agência de notícias TASS.

A cerimônia foi presidida peo comandante da frota do mar negro Almirante Alexander Vitko e contou com a participação de representantes do estaleiro construtor e autoridades responsáveis pela região de Kaliningrado. na cerimônia tiveram presentes também os descendentes do Almirante Ivan Grigorovich.
a cerimônia de hasteamento da  Bandeira na”Admiral Grigorovich” foi precedida pela assinatura de transferência e aceitação do navio, ato que ocorreu dias antes no Estaleiro Báltico “Yantar”, construtor de uma série de fragatas do Project 11356, destinados a Frota do Mar Negro.

A Marinha Russa receberá uma segunda  Fragata Project 11356, a “Almirante Essen” que chegará em Maio, em agosto é prevista a chegada do terceiro navio da série a “Almirante Makarov”. O anúncio foi feito pelo vice-presidente dos United Shipbuilding Corporation (JSC).
Grigorovich (3)
Os navios de vigilância Project 11356 (código “Petrel”, de acordo com a codificação OTAN – Krivak V) são fragatas de patrulha polivalentes. O projeto resulta de uma completa revisão e melhoramentos cujo navio base é a fragata Talwar, desenvolvida pra a Marinha indiana

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1RDGwc1″ standard=”http://www.youtube.com/v/5RBQ0etncjU?fs=1″ vars=”ytid=5RBQ0etncjU&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9175″ /]

Os Petrel tiveram significativa melhora na capacidade de segurança e  sobrevivência, tais como, maior  furtividade, bem como, redução da assinatura acústica e proteção contra as armas de destruição em massa.

A propulsão do navio é garantida por duas  turbinas a gás e a unidade é do tipo COGAG, consistindo de dois pós-combustão de motores de turbinas a gás (GTE) e dois de propulsão GTE, trabalhando através de engrenagens complexas em dois hélice de passo fixo. A capacidade total da usina principal  56.000 hpGrigorovich (2)

O sistema elétrico é composto por 4 gerador à diesel   WCM 800/5 com capacidade total de 3200 kW.

3S90M Shtil-1 VLS
3S90M Shtil-1 VLS

O armamento inclui 8 lançadores verticais (CPG) para mísseis “Onyx” ou mísseis “Caliber-NK”, que podem atingir alvos na superfície, alvos costeiros e submarinos. Além disso, o navio é equipado com um canhão 100 mm. O arsenal defensivo é composto por 36 mísseis SAM “3S90M Shtil-1 VLS ” além de duas unidades CIWIS  AK-630M. As armas anti-submarino são compostas por sistemas de protecção anti-torpedo RBU-6000 e dois tubos de torpedos de 533 mm .

Em destaque, o sistema Shtil-1 é usado para responder aos ataques aéreos inimigos maciços (cada alvo pode ser traqueado simultaneamente por até três mísseis). Alega-se que o sistema será capaz de destruir alvos aéreos que voam a uma velocidade de até 3 km / s em distâncias de 2,5 à 70 km e em perfís de alturas de 15 m à 35 km.

A capacidade de ataque a superfície das Fragatas de patrulha fica evidente quando se observa a sua gama de armas como os mísseis Caliber-NK, projetados para operar em situações saturadas de  contramedidas eletrônicas e capacitado a atacar navios de superfície e submarinos de diferentes classes e tipos. O sistema é capacitado à engajar alvos  terrestre fixos e até mesmo alvos móveis através de orientação coordenada. O sistema Caliber-NK é composto por 8 mísseis auto-guiados. Os mísseis de cruzeiro anti-navio 3M-54TE e 3M-54TE1, são armas de perfís de baixo e podem ser disparados à uma distância de 10 a 220 km e 300/1500 km respectivamente, são equipados com ogivas de 220 kg.

Grigorovich (1)

O navio é equipado ainda com unidades de asas rotativas constituídas de aeronaves Antisubmarino, os helicópteros Ka-27 e Ka-31, usados para executar reconhecimento e outras tarefas na luta contra os submarinos inimigos.

Confira  na galeria clicando nas imagens para ver em maior resolução as fotos de hoje do navio Almirante Grigorovich

#Fragata # marinha Russa # Mísseis de Cruzeiro # Frota do Mar Negro #Mísseis Caliber

8 Comentários

  1. Parabéns a Rússia que está renovando seus meios de superfície. Enquanto que nós ficamos aqui “comemorando” os 40 anos da classe Niterói.

  2. Uma só fragata é superior a todos os navios que o Brasil possui na defesa aéria, dai da para ver a falta de noção de nossas forças armadas (não tem sequer uma fragata moderna e quer ter toda uma frota de superfície com porta aviões e tudo mais) no momento no meu ponto de vista a unica coisa que presta em nossa marinha são os submarinos e mesmo que nosso pais tivesse uma fragata desse tipo ela ainda é considerada fraca para defesa de um porta aviões.
    Índia, China e outros países que estão começando a usar porta aviões possuem escoltas mais poderosas que uma fragata deste tipo.

    • ………………..é muito clara e evidente a superioridade russa em armamento e construção naval frente ao que a MB tem, até porque a Rússia lida com o ramo desde antes da Guerra Fria e fazer comparações é tolice…..caberia à MB gastar com inteligencia, bom planejamento e continuidade a pequena verba que recebe do Governo começando pelo término das patrulhas classe Macaé e a construção das Tamandaré em estaleiros coreanos. que cobram quase a metade do prêço de 450 milhões de dólares (que seriam gastos se fossem construídas aqui no Brasil)……porém………

      • Neste caso eu creio que lhe falta uma visão global dos fatos, eu não estou comparando Brasil com Russia, eu apenas estou demonstrando uma também falta de visão global de nossos militares em querer ter um tipo de navio que outras marinhas bem mais poderosas ainda estão pensando adquirir, nesse caso é o mesmo que vc possuir um blindado pesado armado com um revolver calibre 38 (tolo é achar isto normal) quanto a falta de verbas temos 50 mil militares em nossa marinha sendo que possuímos bem menos poder de fogo que algumas marinhas 5 vezes menores, precisamos dividir (uma guarda costeira com os navios patrulha que vc citou etc e uma marinha de verdade com meios de guerra de verdade) ai podemos exigir mais verbas pois como esta agora as verbas para uma possível guerra estão misturadas com as de missão policial.

    • Uma bela fragata. E tomando parte no seu comentário, não sei porque o Brasil insiste em ter um Porta Aviões desdentado que operou pouquíssimas vezes desde que foi “ganho” (porque aquilo foi uma doação mesmo) e sem ter meios de escolta suficientes para que o mesmo não seja um grande a fácil alvo em um eventual conflito. Na prática, quem iríamos atacar? Talvez nem nos próximos 100 anos o Brasil ataque de fato alguém portanto aparelhar a Marinha com meios modernos e racionais e criar de uma vez por todas uma Guarda Costeira que tire esta obrigação da MB (que não dá conta da coisa mesmo) se faz urgente pra ontem!

  3. Brasil eh uma vergonha!Quase nw tem aviao capacitado para voar e quer PA pra operar.Eles acham que 2-3 navios armados com….canhoes eh suficiente pra defesa??????E outra,qd tem grana pra combustivel p navegar,nw tem pra voar…soh rindo dessa corja do governo,que se acham os poderosos ainda,de farda e seus adereços kkk

    • Porque: St. Andrew e não Santo Andre em portugues, ou o nome do santo em russo? Que eu saiba não se fala ingles na Russia. São estas pequenas coisas que um revisor não deve deixar passar. Ridiculo.

1 Trackback / Pingback

  1. Admiral Grigorovich entra em serviço ativo após o hasteamento da bandeira de St. Andrew | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.