Quando se perde a oportunidade de ficar calado…

Missing-Man-Formation---Memorial-Day---Luke-AFBSugestão: Viper

A Base Aérea Luke, da USAF, está localizada a oeste de Phoenix, no Estado do Arizona (EUA), e está sendo rapidamente cercada por residências e prédios comerciais que reclamam do barulho gerado pelas aeronaves que ali operam, esquecendo que a Base estava lá bem antes deles…

Um tenente-coronel da Base merece aplausos. Um indivíduo que mora nas redondezas escreveu ao jornal local, reclamando de uma esquadrilha de F-16 que perturbou seu dia no shopping.
Quando o cidadão leu a resposta do Oficial da Base Aérea Luke, deve ter se arrependido de ter enviado a sua carta.

Resumo da reclamação 

…Pergunta do dia para a Base Aérea Luke: A quem devemos agradecer pelo show aéreo matutino?
Na última quarta-feira, precisamente às 09h11m da manhã, uma formação de jatos F-16 fez uma passagem baixa sobre o Shopping Arrowhead, continuando para oeste sobre a Bell Road a aproximadamente 500 pés (150 m) de altura. Imaginem a nossa sorte! Os dublês de Tom Cruise acharam que deveriam nos servir de despertador ou estavam tentando impressionar as caixas do shopping com suas manobras? Ver foto anexa. Agradeceria se recebesse uma resposta…”

A Resposta: 

Em resposta a sua carta com o titulo ‘Despertadores da Base Aérea de Luke’, gostaria de esclarecer que em 15 de junho, precisamente às 09h12m, uma formação de quatro aeronaves Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon do 63o Esquadrão de Caça, da Base Aérea Luke, sobrevoou, de forma perfeitamente sincronizada, o túmulo do Cap. Jeremy Fresques. O Cap. Fresques era um Oficial da Força Aérea que servia na Base Aérea Luke e foi morto em combate no Iraque, no dia 30 de maio, o Memorial Day.

Às 09h00m do dia 15 de junho, sua família e amigos reuniram-se no Sunland Memorial Park, em Sun City, para acompanharem o sepultamento de um marido, filho e amigo querido.
Baseado no relato do autor da carta sobre a passagem baixa e devido ao barulho das aeronaves, tenho certeza que ele não ouviu a salva de 21 tiros, a execução do hino ou as minhas palavras para a viúva e para os pais do Cap. Fresques, enquanto passava às suas mãos a bandeira nacional, em nome do Presidente dos Estados Unidos e de todos os veteranos e demais militares, que compreendem o sacrifício que eles enfrentaram.

Uma passagem baixa de quatro aeronaves na formação conhecida como “missing man”* é a maior demonstração de respeito que a Força Aérea presta àqueles que deram sua vida na defesa da liberdade. Somos aviadores profissionais e levamos nosso trabalho a sério e, em 15 de junho, o que o autor da carta testemunhou foram quatro Oficiais prestando sua última homenagem à um companheiro abatido em ação.

O autor da carta pergunta ‘a quem devemos agradecer pelo show aéreo matutino?’. O 63o Grupo de Caça fará isto por você e enviará seus agradecimentos à viúva e aos pais do Cap. Fresques, pois foi em sua homenagem que meus pilotos voaram nessa formação, a de maior honra nas suas vidas.

Somente duas forças supremas já se ofereceram a morrer por você. Uma foi Nosso Senhor Jesus Cristo e outra o Soldado Americano. Um morreu pela sua alma e o outro morreu pela sua liberdade.
Ten Cel Grant L. Rosensteel, Jr. – USAF

* Nota do editor – A “missing man formation” (formação do homem desaparecido) é uma saudação aérea efetuada na sua versão mais tradicional por quatro aeronaves de combate durante um funeral ou homenagem em memória de um piloto, normalmente abatido por forças inimigas ou desaparecido no desempenho das suas funções. Esta saudação é também conhecida, segundo os países ou regiões, como “missing man flyby” (sobrevoo do desaparecido). Existem diversas variantes da formação, mas a mais tradicional e quase sempre usada, é composta por quatro aeronaves voando em V, a baixa altitude e também baixa velocidade, para que possam ser adequadamente vistos por quem assiste às cerimônias. Subitamente, um dos aviões destaca-se da formação, geralmente o asa do líder, desaparecendo em direção ao céu. As variações acontecem apenas no modo como a aeronave que sai da formação o faz; como descrito atrás, em espiral ou ainda voando no sentido do pôr do sol, no entanto a simbologia é sempre a mesma, a aeronave que abandona a formação e desaparece, representa o piloto desaparecido (the missing man).

Fonte: Avião&Piloto

25 Comentários

    • Aqui no Brasuca. Se um oficial falasse desta forma seria perseguido, ultrajado, tamanho a inversão de valores. Porém para mim foi uma das melhores respostas que já li.

      • Já té imagino o que ele ouviria…
        “reacionário! opressor! machista! perturbador da ordem publica! coxinha!”

  1. Problemas com bases aéreas são comuns quando a comunidade acaba ocupando suas vizinhanças. Um caso é a Base de Santa Maria margeada pelo bairro Camobi que “veio junto” com a UFSM, uma “brilhante iniciativa” construir uma universidade ao lado de uma base aérea, quem mais sofre é o hospital universitário.
    Fico imaginando como será quando (se um dia) a FAB colocar lá caças mais “potentes” como um SU 35 (hahahahah), acho que vão fazer um abaixo assinado para mudar a base de lugar e depois construir outro bairro em volta dela.
    Sds.

  2. TAO HEROI QUANTO UM PIRATA, POIS MORREU ROUBANDO OUTRO PAIS.COMPARAR UMA FORÇA ARMADA QUE MATA E ROUBA E ESTRUPA E É CAPAZ DE PRODUZIR GENOCIDIOS, COM JESUS É ALEM DE UMA HERESIA UM TREMENDO CONVECIMENTO SÓ DIGNO DE UM DOENTE MENTAL. E POR FALAR EM LIBERDADE QUANDO OS U.S.A. VAO DESCOBRIR O SIGNIFICADO DESTA PALAVRA.

  3. É POR ISSO QUE O TRUMP QUER MURAR A DIVISA COM O MÉXICO… VÃO INVESTIGAR AS ORIGENS CULTURAIS DO RECLAMÃO… OU É LATRINO OU DEMOCRATA… O QUE DÁ NO MESMO…

    • “PARADIGMA
      4 de março de 2016 20:10

      É POR ISSO QUE O TRUMP QUER MURAR A DIVISA COM O MÉXICO… VÃO INVESTIGAR AS ORIGENS CULTURAIS DO RECLAMÃO… OU É LATRINO OU DEMOCRATA… O QUE DÁ NO MESMO…”

      acham mesmo que exalta-los ou querer ser igual a eles em tudo os farão serem aceitos, respeitados ou valorizados por esta gente algum dia?!….hahahahahaha….tadinhos….nunca serão ….jamais serão…JAMAAAAIIISSSSS…esta gente em sua maioria não respeita e não valoriza nada…pois esta no sangue…é algo que já é do sangue deles…não importa o quanto sigam cegamente eles…o quanto aliados/alinhados sejam…não importa se vcs sejam brancos, “ilitis” ou “neo conservadores/liberais”..ainda continuarão olhando por cima e os vendo/tratando como lixo…e nosso pais como uma republica das bananas quintal deles…não importa o quão vira lata sejam para eles…o quão submissos e subservientes forem..não importa o que façam…pois respeito não se mendiga…respeito se conquista…SE IMPÕE….quem não se da ao respeito e ao valor jamais será respeitado e valorizado seja por quem for…

      https://www.youtube.com/watch?v=4LxzgYsG0OY

      • Eles fundaram a pátria deles e tem todo o direito de depura-la do que não presta… o mesmo deviamos fazer… depurar nossa pátria de tudo o que não presta… aliás, já começamos… e não pararemos até que ela seja limpa de toda latrinice esquerdalha que nos impede de sermos até melhores que eles… mas vc não tem miolos pra entender isso… não entende o que vem a ser referencias e qndo muito gosta de copiar somente o que não presta, seja dos gringos ou dos demais latrinos… temos é que seguir nossa própria história e ela não contempla mais a dialética esquerdista/direitista… a guerra já foi vencida e nós sabemos quem ganhou… A VERDADE… e é só questão de tempo para retirarmos o pus que nos estorva e infecciona… a Argentina já deu o primeiro passo… idem a Venezuela… e nós, a passos largos já começamos a verdadeira DEPURAÇÃO… podem chorar que A GRANDE DEPURAÇÃO está em movimento e ela não terá complacencia de nenhum elemento nocivo a nação… acabou-se o tempo do populismo barato… temos instituições sérias e elas que defenderão a nação dos que querem usurpar de suas prerrogativas… NÃO SEREMOS MAIS ENGANADOS… saudações…

  4. Inversão de valores sim: o civil deveria ter dito que, após terem ido roubar petróleo, matar e estuprar os iraquianos, que nada possuíam do que foi dito (armas de destruição em massa etc.), que se calassem no hangar e não incomodassem aos norte-americanos, pelo menos. Assassino falando em democracia, falsa liberdade acobertando furtos e imbecis seguindo a fila. Nada cala a verdade e o processo histórico real, nem verborragias e fraseologias de sofistas que posam de mártires, donos da verdade e pseudoapologetas de Cristo.
    Abaixo o discurso real do oficial: “Seu verme, esse senhor foi ao outro lado do mundo matar e roubar recursos que nos enriquecem – óbvio que nunca igualitária e proporcionalmente – , não seja ingrato, pois nossa riqueza é inversamente proporcional à desgraça alheia mundana. Precisamos desse circo de funeral, vez que outros o sucederão…”. Quem sabe, logo, no Brasil?

    • A latrinice uspiana come solta nas mentes calcinadas dos nativos da banânia que não sabe o que é amor a pátria… qndo muito cospem um ufanismo barato pra consumo interno e empunham bandeiras vermelhas na frente de triplexes… 🙂

      • Sujeito, este é um site sério, voltado a discutir problemas que afligem a humanidade (esta que você escolheu nazisticamente diferençar e oprimir junto aos seus). Se não quer ou não consegue discutir verdadeira e honestamente a historia (inclusive, a do presente), volte para as revistas em quadrinho. Ademais, não sou uspiano; já se você é FGV, mackenziense, pouco me importa (rótulos quase nunca têm valia). Aliás, a única coisa que podes realmente falar, é de latrina: a imagem por ti escolhida bem a (lhe) exemplifica. Passar bem… bem longe, paradigma do entreguismo.

      • CORRETO bARBOSA ESSE AI NÃO PASSA DE UM NEO-NAZISTA TRAIDOR que comemora o fechamento de industrias e demissões de trabalhadores na ansia que aja convulsão social para a ideologia entreguista dele abocanhar o poder.
        Um cara que vende seu pais e seu povo a ganancia estrangeira vende a propria mãe e irmãos.
        Esse não passa de um nocivo verme que deve ser exterminado do meio de nós Brasileiros.

  5. mas eu lamento mesmo pelo Cap. Jeremy Fresques…Deus fará justiça a ele pois o grande “sacrifício” que ele fez não foi pela sua pátria e sim para empresários e políticos corruptos do pais dele fazerem mais dinheiro e ficarem ainda mais ricos…não é nada mais do que por isso que os militares daquele pais matam e morrem hoje..estas cerimônias nada mais que passam de espetáculos pirotécnicos de propaganda para “mostrar” as massas de que estes militares são importantes e valorizados enquanto na realidade dos fatos não passam de peças de xadrez descartáveis usadas para fins obscuros, atrozes e inescrupulosos…enquanto a família do Cap. Jeremy Fresques pranteia o “sacrifício dele pela nação”….os reais arquitetos e “empreendedores” por detrás de tudo aquilo que aconteceu no Iraque gozam a fortuna conquistada por sangue e desgraça….gozam tudo muito bem regado com prostitutas e drogas….a cultura ocidental não apedreja por questões religiosas…Mas bombardeia, tortura ou mata por poder e questões econômicas….só na síria foram centenas de milhares de civis inocentes entre mulheres e crianças massacrados….para estas almas sebosas dos bastidores do poder…civis ou militares não passam de peões de xadrez …..e “danos colaterais” são maus necessários para se alcançar seus interesses obscuros/atrozes……

    após a invasão do Iraque os estadunidenses e aliados impuseram ao pais invadido as 100 Resoluções de Remer…que inclui os seguintes artigos:

    – Artigo 17, que garante aos empreiteiros estrangeiros, incluindo empresas de segurança privadas, imunidade legal;

    – Artigo 39, que permite a remessa de mercadorias isentas de impostos sobre lucros;

    – Artigos 57 e 77, que asseguram a execução das ordens dos EUA, colocando um inspector-geral e auditores nomeados pelos E.U. em cada ministério público, com duração de cinco anos, e autoridade sobre contratos, programas, funcionários e regulamentos;

    – Artigo 81: Nos termos desta resolução, os agricultores comerciais do Iraque devem agora comprar “sementes registradas”. estas sementes são normalmente importadas pela Monsanto, Cargill e pela World Wide Companhia Trigo…infelizmente essas sementes conhecidas como “terminator”…são estéreis….isso significa que não podem ser replantadas e exigem uma total dependência por sementes externas….

    “por traz de toda fortuna sempre tem um crime”

    honoré de balzac.

    https://www.youtube.com/watch?v=Rs74IcjOf3k

  6. Sem comentários, parabéns ao capitão, me pergunto se fosse no Brasil se nossos militares que morrem para proteger nossos cidadãos iam ser tratados da mesma forma? E a PM quando perde um militar em comprimento do dever, pelo visto se os criminosos comemoram nesse país de merda.

  7. Com certeza …. esse tipinho que reclamou, deve ter sido uma minoria na cidade …. como sempre …, este deve ter feito um barulho muito maior do que os roncos do motor do F-16 .. e se tem um jornalzinho sensacionalista na cidade, melhor ainda ..Déjà vu ? … .mais a atitude da USAF, foi adequada e proporcional …essa instituição realmente, mostrou seu valor e profissionalismo 😉

  8. Eu ate imagino oque ele ouviria…..
    reacionario!opressor! Machista! Pertubador da ordem publica! Petralha!

  9. Lembro-me de uma ocasiao em que fui a uma igreja catolica em greensville, proxima a Charlestown SC e rezamos pelos militares Americanos, foi emocionante, aproveitei e rezei por nossos militares no Haiti e no Libano.

  10. Ora, ora, ora…
    Quem diria… Nos EUA também tem coxinhas!

    “Aiai, uiui! A passagem baixa dos caças amedrontou-me. Acabou com o meu dia no Shooooooppinnngggg”!

    Quem diria… A Globo gostou da reclamação, rsrs…

    • O PT apontou 8 dos 11 ministros do STF, 6 dos 7 ministros titulares do TST, 26 dos atuais 31 ministros do STJ e é perseguido pelo Judiciário

      O PT comanda o executivo do país há 13 anos e é vítima de um “Estado de Exceção”

      O PT controla diretamente 30% do PIB do país, e influencia outro naco da economina via empréstimos, subsídios, permissões, concessões, barreiras tarifárias, licitações públicas, participações estatais e em fundos de pensão e é vítima “das elites”

      Em 13 anos o PT distribuiu mais de R$ 22 bilhões em publicidade estatal, sendo R$ 6,2 bilhões apenas para as Organizações Globo, e é vítima de um complô da imprensa

      Quando é que vocês irão admitir que se vocês são “perseguidos” apenas podem culpar a si mesmos?

      Quando é que vocês irão admitir que a culpa da merda do país não é dos outros, e sim de sua própria incomPeTência?

      😉

1 Trackback / Pingback

  1. Quando se perde a oportunidade de ficar calado… | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.