FAB PÉ DE POEIRA : Batalhões de Infantaria do RJ participam de cursos de capacitação.

i1622513402256654

Três cursos estão sendo realizados com foco em recepção de autoridade e controle de distúrbio

Os batalhões de infantaria daForça Aérea Brasileira (FAB) sediados no Rio de Janeiro já se preparam para os Jogos Olímpicos 2016, que serão realizados em agosto na capital carioca. Os militares do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Galeão (BINFAE-GL) e do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ) iniciaram, em fevereiro, dois cursos que vão dar suporte para a atuação nas ações de segurança e defesa dos Jogos Olímpicos.

“Essas instruções tendem a aprimorar nosso conhecimento. Sabemos que nossas unidades de Infantaria estarão envolvidas em ações de segurança e defesa na época dos Jogos e o que estamos aprendendo nos dará condição para atuar melhor dentro de nossas Organizações Militares e de nossas guarnições, realizando a missão com êxito”, ressaltou um dos militares que estão sendo capacitados, Tenente de Infantaria Aslan Bernardo Reis.

i1451215560155681

Veja qual é o foco dos cursos:

Controle de Distúrbios

Vinte e nove militares de todo o Brasil começaram no dia 15 de fevereiro o 6º Curso de Operações de Controle de Distúrbios ministrado pelo BINFAE-GL. A unidade é a única da FAB que realiza o curso.

O objetivo da formação, que tem duração de cinco semanas, é capacitar Oficiais, Sargentos e Cabos do quadro de Infantaria ou Guarda e Segurança para compor as tropas que são responsáveis por dispersar grandes aglomerações.

O coordenador do curso, Tenente de Infantaria Vinícius Rainha Pacheco, explica que as instruções têm foco na técnica, tática e na atuação, além de detalhar o funcionamento de cada item bélico utilizado pelas tropas. Os militares também recebem ensinamentos sobre legislação, para que estejam sempre amparados pelas leis.

11026253_790183851071179_5920556271235206225_o

“Nossas principais preocupações, são as manifestações, o tráfico de droga e agora com os Jogos, as ações de terrorismo. Por isso, precisamos estar preparados para atuar a qualquer momento, principalmente nas Olimpíadas”, destaca o tenente Pacheco.

Segurança de Autoridades

O BINFAE-RJ iniciou, também no dia 15 de fevereiro, o curso de Segurança de Autoridades ministrado para 20 miliares da FAB, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Rio de Janeiro e Exército Brasileiro. O curso tem duração de seis semanas.

De acordo com o coordenador do curso, Tenente de Infantaria Carlos Eduardo Pessanha Novoa, a experiência adquirida em outros eventos, como a recepção do Papa João Paulo II, do Papa Francisco e do presidente americano Barack Obama, ajudam no planejamento e execução da missão.

“Já estamos acostumados a receber autoridades em nossas Unidades, por isso, nosso objetivo é capacitar ainda mais o pessoal para atuar na segurança e proteção de autoridades, dignitários e comitivas, conforme determinação dos escalões superiores de interece da Força Aérea e essa preocupação aumenta sabendo da nossa atuação nos Jogos Olímpicos”, ressaltou.

Fonte: FAB

Imagens meramente ilustrativas

2 Comentários

  1. Li um depoimento no site do Nassif que jurou de pé junto que foi a FAB quem não permitiu o sequestro de LULA.
    Estava tudo pronto para levalo ao Paraná…se chegasse por lá.

    Disse que a FAB cercou o avião da PF e informou que não decolaria NADA.

1 Trackback / Pingback

  1. FAB Pé de Poeira : Batalhões de Infantaria do RJ participam de cursos de capacitação. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.