Argentina chega a acordo com fundos “abutres”

0,,17825099_303,00

País aceita desembolsar mais de 4,6 bilhões de dólares para encerrar disputa que já dura mais 14 anos. Acordo precisa agora ser aprovado pelo Congresso. Medida pode ajudar a revitalizar economia argentina.

Para encerrar uma disputa que já dura mais de 14 anos, a Argentina chegou a um acordo de mais de 4,6 bilhões de dólares com seus principais credores, em um litígio referente a títulos que tiveram suspensão de pagamentos em 2001, anunciou nesta segunda-feira (29/02) o mediador do caso.

O acordo anunciado pelo mediador nomeado pela corte de Nova York, Daniel Pollack, estipula o pagamento de 75% do montante total, incluindo o valor principal e os juros, aos quatro maiores credores do país. “Esse é um passo gigante nesta duradoura questão, mas não é o passo final”, ressaltou Pollack.

O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Congresso argentino, que também necessita revogar leis promulgadas na administração anterior que impossibilitam esses pagamentos.

A Argentina tem até o dia 14 de abril para honrar o compromisso. O país também se comprometeu a pagar outros 235 milhões de dólares em despesas processuais e para encerrar outros litígios fora de Nova York. De acordo com o mediador, a Argentina deverá buscar crédito no mercado internacional para pagar aos fundos.

As negociações entre Argentina e credores avançaram em dezembro do ano passado, quando Mauricio Macri assumiu a presidência. O acordo pode ajudar a revitalizar a economia do país, ao abrir opções de financiamento.

Longa disputa

Em 2001, a Argentina decretou moratória. A dívida do país, de cerca de 100 bilhões de dólares, era impagável. A decisão abalou a confiança dos investidores internacionais e afastou as empresas estrangeiras, dificultando a obtenção de crédito no mercado internacional.

A Argentina negociou em Nova York com os fundos – pejorativamente chamados de “abutres” pelo governo da ex-presidente Cristina Kirchner – que não aceitaram as propostas de reestruturação da dívida feitas por Buenos Aires entre 2005 e 2010 e ainda detêm títulos da dívida antiga, anterior ao calote de 2001.

Esses fundos recorreram à Justiça de Nova York para receber o valor integral dos papéis. O governo argentino argumentava que não poderia pagá-los porque títulos da dívida reestruturada contêm a chamada cláusula Rufo, que, até o fim de 2014, impedia acertar com credores um acordo melhor do que o obtido pelos que concordaram com a reestruturação.

A disputa se estendeu ao longo de 2015, mas, com a mudança de governo, uma nova proposta foi apresentada aos credores, que aceitaram um abate de 25% sobre o valor total da dívida.

Fonte: DW

21 Comentários

  1. O problemas são os outros que fizeram o primeiro acordo … com isso… caso passe no congresso … esse U$ 4,6 bilhões vai aumentar … como o “Hugo Chaves à avessas” irá fazer será a grande questão … o fato é que lá na Argentina vai ter muito panelaço e aperto dos cintos … rsrsrs … quem vai pagar esse conta e as outra decorrente a isso será o povão …Eita direta boa ! ..Hahahahah .. os hermanos irã implorara pela volta da Cris .. assim como foi com o Chile … com a volta de Bachellet … hahahah … esse filme que se passou no Chile com certeza ira acontecer na Argentina …Hahahaha…

  2. A ARGENTINA DEMONSTRANDO COMO SE LIVRAR DO PARASITISMO ESQUERDISTA… DÁ-LHES MACRI !!!… em pouco tempo a Argentina pode se transformar novamente na melhor (não maior) economia da AL… MACRI ESTÁ REFUNDANDO A REPÚBLICA ARGENTINA QUE A ESQUERDA DESTRUIU… basta que seu PRESIDENTE atual continue injetando capitalismo na veia do sistema econômico e acabando com o parasitismo socialista… e nós, quando é que vamos acordar ???!!!…

  3. E já não era sem tempo…

    Os argentinos precisam se livrar desse peso o quanto antes e voltar a ter credibilidade na praça… Só assim pra assegurar a possibilidade de investimentos reais de capital privado em sua economia; coisa que logo poderá ocorrer pela injeção de otimismo que resultará dessa medida…

  4. Vê se eu entendi pelo que alguns falam aqui .. rsrsr … o Macri dá dinheiro para o capital especulativo composta por pessoas com mega especulador Soros ai é coisa boa e séria … Hahahah … más se desse dinheiro para o capital produtivo que trás emprego e renda ai não … deve ser coisa de comunista e que tem pixuleco na jogada … Ta´… me engana que gosto …Hahahahah … não é a toa que o Macri está comprando só sucata do século XX para transformar a FFAA argentina em um exemplo do seculo XXI na América Latina …
    .
    .
    POW !!! …๑㋡๑ …. HAHAHAHAHAHAHA…
    .
    .
    http://www.portuguesdobrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/03/cara-de-pau.jpg

  5. Até parece que alguns por aqui estão preocupados com a saúde financeira da Argentina, do Brasil e Am. do Sul como um todo, até parece, o lambe botismo rola solto, os caras usam você , seu território seu povo no “””modus extrahendi”” e ainda batem palminha. Cruz credo.

    • …………….
      ………………se o Macri dobrar o Congresso Argentino e pagar aos fundos abutre vai conseguir dinheiro emprestado no exterior e aumentar os investimentos na economia argentina…….com os impostos poderá investir em suas FFAAs as quais estão na pior há anos…………..

  6. Eu sei o que faço; sou empresário e não pão com mortadela que depende do estado para sobreviver; se eu fosse petista não teria moral nem pra emprestar dinheiro da China. kkkkkkkkk. brasileiro criticando o governo argentino atual é como o lula criticando o Jesus por incompetência e corrupção.

  7. E tu não entendeu que tem que pagar as dívidas????
    Se não quando pedirem dinheiro emprestado de novo não vai ter?

1 Trackback / Pingback

  1. Argentina chega a acordo com fundos “abutres” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.