Ucrânia prepara exército para retomar a Crimeia.

ukraine x russia

A Ucrânia está preparando unidades do Exército, da Guarda Nacional e da polícia para uma operação de retomada da Crimeia, reintegrada à Federação Russa em março de 2014, após decisão popular baseada em um referendo realizado na península.

A informação foi confirmada pelo ministro ucraniano do Interior, Arsen Avakov, em entrevista a um canal de TV do país.

“Não temos nada. Precisamos de um novo Exército, de uma nova Guarda Nacional e de uma nova polícia. O Estado ucraniano agora cuida desses assuntos. Temos que recuperar tudo isso e, se tivermos vontade, a Crimeia estará conosco”, destacou o ministro.

De acordo com Avakov, deputados da Suprema Rada estão trabalhando junto com líderes do autodenominado Congresso dos Tártaros da Crimeia na criação de uma unidade especial da Guarda Nacional para tratar especificamente desse objetivo.

“O projeto se prepara para que estejamos prontos para recuperar a Crimeia”.

Afirmando que a Rússia reforçou consideravelmente a sua presença militar na região, o presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, solicitou por sua vez o fortalecimento das posições ucranianas na fronteira com a península e em todo o litoral do mar Negro.

“Ordeno ao Ministério da Defesa e ao Estado-Maior que apresentem propostas para um reforço drástico das possibilidades militares da Ucrânia ao longo da costa do mar Negro”, disse Poroshenko.

Segundo alguns órgãos de imprensa locais, ao tomar conhecimento da situação, o primeiro-ministro da Crimeia, Sergei Aksionov, qualificou as declarações ucranianas como “material para psiquiatras”.

“Ir à guerra contra o Exército da Rússia, o mais poderoso do mundo, é uma coisa inviável”, afirmou o premier.

Fonte: sputniknews

27 Comentários

  1. Isso é um grande engodo político para aliviar a insatisfação popular contra o governo. A situação econômica do país é gravíssima e há uma falta de confiança séria contra os governantes, presidente e primeiro ministro, numa administração envolta em corrupção por todos os lados.

    Militarmente falando é impossível essa retomada. Os governistas não conseguiram sequer tomar o grande território ocupado pelos separatistas, com diversas frentes de ação possíveis, quanto mais uma península completamente fortificada.

  2. A luta do seculo Chihuahua vs Pitbull, mas corram não vai durar muito…
    Mas falando serio deve ser só para propaganda interna, fazer o povo confiar no atual governo. Esse tipo de coisas não é novidade para nós que gostamos de assuntos militares e geopolíticos.

  3. Eu acredito que os capachos que ocupam o poder na Ucrania tem muita chances. Vao mesmo reconquistar a Crimea. No dia que pato dar leite, galinha ter dente e porco voar Crimea voltara ser parte da Ucrania; Podes crer!

  4. Oportunidade de ver a Ucrânia levar uma surra da grande Russia, Napoleão e Hitler tentaram, e não conseguiram subjugar esta nação, países membros da Otan sabem que para vencer a Russia é necessário dividi-la, por isso as sanções. Petro Poroshenko sabe disso, mas está apostando suas cartas que a Otan entre neste conflito, o que pode acabar não acontecendo.

    • Idem aos demais países do mundo, tanto que um deles, os EUA, não se aventuram de fazer suas cacas por aquela região exatamente por medo das bocas de fuzis de Moscou.

    • Não só a Rússia meu amigo, todo o jogo das potências mundiais é controlado pelo poder de dissuasão (destruição mesmo) associado aos seus arsenais nucleares. Porque ninguém se mete também com os Chineses mesmo com toda a corrida armamentista e logística que promovem (veja as ilhas artificiais que estão construindo no entorno do pacífico) … Idem para os chantagistas da Coréia do Norte..
      Só o Brasil e alguns outros poucos é que mantém a “inocência” que tudo pode ser resolvido no “gogó”…

    • “Uma nação que confia em seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda.”
      Rui Barbosa
      “O Exército pode passar cem anos sem ser usado, mas não pode passar um minuto sem estar preparado”.
      Rui Barbosa

      O velhinho sabia das coisas.

  5. A Criméia era russa, o então premier soviético Nikita Krushov, um ucraniano, a doou para a Ucrânia, sem consulta ou referendo popular, uma região em que a grande maioria da população local é de origem russa.
    Algum dirigente demagogo do governo estabelecido após o recente golpe ocorrido na Ucrânia, que derrubou um governo eleito, pensar em tomar a Criméia é realmente caso de internamento psiquiátrico, a meu ver definitivo.

    • A Ucrania era russa. Um povo chamado Russ nos meados do Seculo IX. X nossa era, saiu da Ucrania para conquistar o que hoje e Russia. Foi esse mesmo povo que expulsou da Crimea os Kazares, povo de etnia turca que havia se convertido ao Judaismo e conquistado um Imperio que durou do Seculo VIII ate o seculo XIII So no Oeste da Ucrania existe uma populacao de origem Germanica. mas no Norte. na fronteira com Polonia existe uma populacao que e polonesa. E por isso que Polonia rsonha com parte do territorio ucraniense. Os nazistas ucraniense massacraram a populacao polonesa durante a Segunda Guerra Mundial, mas ainda ha soreviventes. A longo prazo, eu creio que Polonia vai reinvidicar aquele territorio. Questao de tempo

      • Onde que fica a tão propalada esquerdista AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS, meu caro ???… ou vc acha correto os ucranianos ficarem sob o tacão da mãe rússia só porque vc admira um estado que nem mais existe…

      • Vamos aproveitar também e dividir a Suíça, uma parte vai para a Itália, uma pra França e outra para a Alemanha!

  6. O que não se faz para tentar angariar simpatia popular de “desavisados” … Nem mesmo o exército ucraniano aceitaria ir para o matadouro contra os russos, sabendo que provocar, neste nível, os loucos do lado talvez possa custar o território inteiro da Ucrânia. Chegamos neste século num nível de política mundial (incluindo o Brasil) deplorável em todos os sentidos.

  7. Antes a luta deles contra a Russia era indireta.Façam isso mesmo e a luta contra a Russia sera direta e vos garanto que ninguem na Europa quer isso so os EUA.

1 Trackback / Pingback

  1. Ucrânia prepara exército para retomar a Crimeia. | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.