AgustaWestland AW609 para os Emirados Arabes

AW609 JAC

Os Emirados Árabes Unidos e a Finmeccanica assinaram no dia 10 de Novembro  um memorando  de entendimento (memorandum of understanding –MoU) para a aquisição de três unidades do Tilt-Rotor AW-609 fabricados pela AgustaWestland durante o Dubai Airshow 2015.

 A assinatura do memorando marca o primeiro passo antes da assinatura do contrato de compra. Os AW-609 serão entregues ao  Comando Conjunto de Aviação ( UAE’s Joint Aviation Command – JAC) onde serão empregados na missão de Busca e Salvamento (search-and-rescue) alem de outras missões. O memorando também tem a opção de compra de mais três unidades opcionais. Com a assinatura do memorando torna os Emirados Árabes Unidos o cliente lançador do AW-609 alem de dar um impulso ao programa do Tilt-Rotor que recentemente teve a parda de um dos seus protótipos (AW-609  N609G) que causou a morte de dois tripulantes. Com a assinatura do contrato prevista para um futuro próximo e esperado que a primeira aeronave seja entregue em 2019.

uaeofficerscopy

Segundo o General Abdul Al-Hashmi o AW-609 permitira aos EAU ampliar sua área de atuação a partir do centro nacional de Busca e Salvamento em Abu Dhabi. Graças as capacidades do AW-609 as missões SAR poderão alcançar distancias maiores na condução das operações de Busca e Salvamento em relação aos Helicópteros, sobretudo nas operações no deserto.

O AW-609 possui uma velocidade máxima de 510 km/h e velocidade de cruzeiro de 410 km/h, carga útil de 2.500 kg, e alcance de 1.390 km. O mesmo e equipado com dois motores  Pratt & Whitney Canada PT6C-67A.

aw609-5-2x

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1WOKzdW” standard=”http://www.youtube.com/v/xwPdWcKh6-s?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=xwPdWcKh6-s&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8934″ /]

Fontes: Janes, AIN e Heliops

4 Comentários

  1. Seria maravilhoso ter alguns destes na Marinha do Brasil para busca e salvamento, nos manteríamos no posto de referencia regional por décadas

    • Para que sem nenhum LHD grande para operar a partir deles ?

      Precisamos de um esquadrão de SAR de long range e já temos um, se chama esquadrão pelicano, opera o C-295, ano passado a FAB comprou mais três unidades subindo para 15 aviões

      Os P-3 também podem fazer SAR ou esclarecimento marítimo e reconhecimento, ou seja, já temos bastante SAR e esse treco aí não nos ajudaria em nada, pelo contrário só atrapalharia nosso orçamento Gabriel.

  2. Como uma aeronave que ao meu ver seria apenas utilizada para o transporte de passageiros em viagens comerciais e executivas, poderia ser empregada em missões SAR , se é apenas para localizar algo então que usem um avião com asas fixas, não precisa de capacidade de pairar os helicópteros normais já o fazem ele vai ter gancho, vai poder lançar botes salva-vidas e suprimentos? Terá farol de busca , vai empregar torreta com sensores eletro-ópticos enfim como vai ser essa versão SAR do AW609 ?

1 Trackback / Pingback

  1. AgustaWestland AW609 para os Emirados Arabes | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.