Vídeo: Tributo ao MBT Challenger 2

[embedplusvideo height=”395″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1NlTXzD” standard=”http://www.youtube.com/v/qbX5iQPBGZ0?fs=1&vq=hd720″ vars=”ytid=qbX5iQPBGZ0&width=650&height=395&start=&stop=&rs=w&hd=1&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5928″ /]

8 Comentários

      • Discordo completamente de vc , podemos operar MBTs em praticamente todas as regiões do País com exceção de ALGUMAS áreas do Pantanal e da Amazônia.
        Não sei como os milicos brasileiros criaram esse MITO

      • Veículos sobre lagartas são os campeões da mobilidade, podemos inclusive dizer que veículos sobre rodas podem enfrentar situação desfavoravel de norte a sul do Brasil.

        Mais um MITO!

      • Gabriel,

        Nem tudo é mito…

        Embora tecnicamente possível, é impraticável um MBT se deslocar por meios próprios de sua base até zonas de fronteira. Não haveria combustível que chegasse e a mobilidade iria pro espaço com os carros de combate tendo que avançar a uma velocidade média de 30 Km/h ( se fosse tentar ir a sua velocidade máxima, consumiria 1 litro a cada 100 metros e metade provavelmente apresentaria problemas antes de chegar ao destino ), de modo que ele precisa do suporte de veículos especializados que o levem, que podem faze-lo de forma mais rápida e econômica, poupando o MBT. E daí que esses veículos, apoiados sobre rodas, terminam por fazer muito mais pressão no solo que um MBT.

        Logo, a questão para se evitar MBTs pesados passa por infraestrutura. Operar um MBT como esse exigiria toda uma infraestrutura que simplesmente o País não possui, que vão de estradas bem conservadas, passando por malhas férreas decentes, e mesmo pontes capazes de suportar o peso do carro de combate sobre um transporte e a pressão que ele termina por exercer ( isto é, carro de combate + transporte )…

        Grosso modo, esse problema é muito menor para forças mecanizadas e motorizadas, que se deslocam em veículos sobre rodas dotados de tração em todos os eixos, podendo ir sem alarde por estradas boas e passar pela maior parte dos “pedregulhos” por aí e por seus próprios meios…

        Enfim, não seria impossível operar um MBT pesado, mas seria extremamente custoso e difícil…

      • Uai nós vamos ficar mais 30 ou 40 anos sem ferrovias e boas estradas?
        As parcerias público-privadas estão a nossa disposição para criar infraestrutura. todos os países grandes do mundo tem uma quantidade significativa de MBTs em seus exércitos e nós não deveriamos ser excessão

      • Gabriel,

        Não se compra um armamento esperando ter condições de opera-lo…

        Se compra um armamento pensando nas condições presentes nas quais ele vai operar…

        Não adiantaria nada ter Abrams e ou Leo 2 sem que se tenha ao menos uma perspectiva de como se vai opera-lo a contento… Se as condições não existirem, o equipamento perde suas vantagens… Simples assim…

        Comprar um equipamento pensando em ter condições no futuro é contar com o ovo na galinha…

        Enfim, é desperdiçar dinheiro…

        No mais, ter ou não ter mais MBTs depende do que se pensa em fazer… Se estivermos falando de um pensamento ofensivo, então ter mais MBTs faz todo o sentido. Caso contrário, a lógica demanda por uma proporção maior de viaturas mais leves e armas anti tanque, privilegiando a mobilidade em manobras que visem o flanqueamento de um ataque ou recuo com luta…

        No mais, tanto quanto o CC em si, vale uma guarnição verdadeiramente adestrada, capaz de explorar os pontos fortes de seu carro e os pontos fracos do adversário.

        Na real, não creio que o País precise de um MBT pesado por agora… Algo como Leo1 está de muito bom tamanho para a realidade sul americana, desde que dotado dos sistemas corretos para se ter a maior precisão possível nos disparos e das munições corretas…

  1. O que tem em comum o MTB Challenger 2 e os M113 brasileiros
    Resposta: BAE Systems
    https://pt.wikipedia.org/wiki/BAE_Systems

    Agora fica mais claro o motivo de o Brasil ter comprado um lote de veiculos dos EUA
    http://www.planobrazil.com/plano-brasilanalise-pee-ocop-via-fms-dos-eua-totaliza-aquisicao-de-86-veiculos-militares-ex-us-army/

    Contrato /dinheiro
    http://www.infodefensa.com/latam/2015/10/15/noticia-brasil-recebera-blindados.html
    http://www.valor.com.br/empresas/4013754/bae-amplia-contratos-com-area-militar

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: Tributo ao MBT Challenger 2 | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.