Líbia vive caos com 2 governos, 1.700 milícias e avanço do Estado Islâmico

Em 2011, Muamar Khadafi, que governava a Líbia havia 42 anos, foi tirado do poder depois de um levante popular com a ajuda das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

libia
As forças da coalizão Amanhecer controlam Trípoli

Importantes líderes do Ocidente viajaram para a Líbia na ocasião e comemoraram o triunfo do que chamaram de “Líbia livre”.

Hoje, o país do norte da África está longe da paz e marcado por longos conflitos: desde 2011 ocorrem confrontos e violência entre facções. Na terça-feira, um ataque contra um hotel de luxo na capital, Trípoli, deixou nove mortos e 12 feridos, uma amostra da violência que prevalece no país. Segundo testesmunhas, quatro ou cinco homens armados invadiram o hotel Corinthia, complexo usado por empresários, diplomatas, jornalistas estrangeiros e políticos líbios.

Os responsáveis pelo ataque teriam gritado “Deus é grande” enquanto disparavam suas armas no saguão do hotel contra civis e seguranças.  Um grupo que se autodenomina Estado Islâmico da Província de Trípoli assumiu a responsabilidade pelo ataque em uma mensagem postada no Twitter. Analistas viram o episódio com preocupação, temendo que ele seria um indício de que extremistas islâmicos, que já controlam grandes áreas da Síria e Iraque, estariam agora estendendo sua influência para o norte da África.

Dois governos

libia 2
Líderes ocidentais, como Sarkozy e Cameron, se apressaram para celebrar o novo governo da Líbia

O governo não reconhecido de Trípoli afirmou que o atentado foi uma tentativa de assassinar seu primeiro-ministro, que estava no hotel no momento do ataque. A Líbia é governada por dois governos rivais – e tem dois primeiro-ministros.

“(A Líbia) Tem um primeiro-ministro que representa o governo reconhecido pela comunidade internacional, no leste do país. E tem outro primeiro-ministro, que acredito que estava no hotel na terça-feira, que não é reconhecido pela comunidade internacional e que governa no oeste, sob a bandeira (da coalizão) ‘Amanhecer'”, disse Ian Pannell, correspondente internacional da BBC.

O Amanhecer é uma coalizão de milícias islâmicas que, em agosto de 2014, tomou o aeroporto de Trípoli e proclamou seu próprio governo na capital. Esta ação culminou cinco semanas de confrontos que eclodiram no bojo das eleições de junho de 2014. A coalizão não aceitou o resultado da votação.

Milícias

Enquanto isto, o Parlamento oficial, que se estabeleceu na cidade oriental de Tobruk, denunciou o ataque como ilegal, chamou a coalizão Amanhecer de “organização terrorista” e declarou um estado de guerra contra o grupo.

libia 3
Khadafi governou a Líbia durante 42 anos e foi retirado do poder em 2011

 E, desta forma, a Líbia está com dois governos rivais, um em Trípoli e outro em Tobruk, cada um lutando para ganhar o apoio das milhares de milícias que lutam no país e deixando como resultado um país profundamente dividido.

“Nada está sob controle. Este é o problema”, disse o correspondente da BBC Farouk Chothia.

“Há muitos grupos armados, uns 1,7 mil, com muitos objetivos diferentes. São milícias baseadas em cidades diferentes, cada uma lutando suas próprias batalhas”, acrescentou.

“Durante o levante (de 2011) qualquer um que tivesse uma arma poderia exigir respeito. Hoje, alguns nem querem uma mudança no país. E parecem mais determinados do que nunca a impor sua vontade.”

“Também há uma divisão ideológica: alguns são islamistas, outros separatistas e outros são liberais”, afirmou o correspondente.

Segundo Chothia, as divisões regionais, éticas e locais “estão criando uma mistura venenosa e explosiva. Alguns temem que a Líbia mergulhará em uma guerra civil”.

Estado Islâmico

O ataque de terça-feira aprofundou os temores de que movimentos islâmicos radicais como Estado Islâmico e Ansar al Sharia estão expandindo sua influência no norte da África.

Ansar al Sharia, que afirma ser a milícia islâmica mais perigosa do país, já controla a segunda cidade da Líbia, Bengasi.

E, segundo Farouk Chothia, há informações de que o grupo já fez alianças com o autodenominado Estado Islâmico.

“Alguns analistas dizem que o grupo inclui homens que participaram de combates na Síria, mas isto não foi confirmado”, disse o correspondente.

libia 4
Milhares de milícias estão espalhadas por muitas cidades da Líbia

“Também há outro grupo, o chamado Conselho da Shura de Jovens Islâmicos, a mais importante das milícias afiliadas ao Estado Islâmico na Líbia, que está baseado em Derna, na costa nordeste do país.”

“Em outubro, seus membros declararam Derna a primeira cidade líbia que se unia ao califato global que o Estados Islâmico prometeu formar”, afirmou Chothia.

Mohamed Eljarh, especialista líbio do Atlantic Council, um centro de estudos em Washington, acredita que a situação na Líbia mostra que a democracia nunca conseguiu se consolidar no país.

“Na Líbia existe uma crise de legitimidade e os únicos que estão dispostos a aceitar um processo democrático são os que estão ganhando. As pessoas vão aceitar um Estado de direito quando as leis estiverem a seu favor”, disse à BBC o acadêmico – atualmente baseado em Tobruk.

É por isso que temos dois governos lutando por legitimidade, temos dois Parlamentos e dois primeiro-ministros. Isto criou um espaço para que prosperem os grupos armados e para que tenham um papel cada vez mais influente.”

O que é muito preocupante, é que há dois grupos terroristas, Estado Islâmico e Ansar al Sharia, e ambos estão se aproveitando da situação do país”, acrescentou Eljarh.

Mediação

libia 5
Estima-se que existam cerca de 1,7 mil grupos armados no país, com objetivos diferentes

Em 2014, a ONU e a União Europeia lançaram um esforço de mediação com negociações de paz em Genebra, com poucos resultados até agora.

Os críticos afirmam que é um esforço “fraco e tardio” e responsabilizam o Ocidente por apoiar a revolução e “depois abandonar o país à sua própria sorte”.

“Herdamos uma Líbia sem nenhuma instituição, sem Constituição, sem experiência sobre como administrar um país. E a comunidade internacional simplesmente se retirou”, afirmou Guma El-Gamaty, que em 2011 foi coordenador do governo britânico no Conselho Nacional de Transição da Líbia.

“Isto foi um erro. Mas agora, terão de voltar, pois não podem mais ignorar a Líbia”, acrescentou.

Fonte: BBC Brasil 

57 Comentários

  1. Derrubaram O Waldik Kadaf Soriano do poder e a Líbia seguiu o curso natural de todo país islâmico sem um controle militar rígido, a anarquia tribal fundamentalista.

    • E estão tentando fazer a mesma merda na Síria, islâmico so conhece funciona em três bases politicas, ditadura militarista, teocracia fundamentalista, ou anarquia tribal.

      • Exatamente! Estão transformando aquela região em uma confusão generalizada e quem irá pagar a conta será a Europa ..

  2. “…Alguns temem que a Líbia mergulhará em uma guerra civil.“

    A Líbia já vive uma guerra civil desde o começo da guerra contra Kadafi,isso que acontece a Líbia iria se repetir na Síria,caso Moscou permanecesse alheia à situação !

    Muitos líbios devem dizer que se a líbia era ruim com Kadafi é muito pior sem ele,Kadafi pelo menos conseguia manter o Estado,coisa que o ”Ocidente” destruiu !

  3. Muamar Khadafi, que governava a Líbia havia 42 anos,foi tirado do poder depois de um levante popular…
    ——————

    Pausa para rir (para não chorar)…KKKKKKKKKK

    Que título podre de mentiras…
    Kadafi era apoiado por 80% do povo líbio.

    Quem tirou Muamar Khadafi do poder,
    foram os outros 20% de uma tribo do leste da Líbia,
    rival da tribo de Khadafi, que foi instrumentalizada e apoiada com dezenas de milhares de militantes/mercenários islâmicos radicais pagos pela Arabia Saudita e Kuwait e apoio aéreo de bombardeios da OTAN, que inclusive impôs uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia, impedindo as forças armadas líbias de utilizarem sua força aérea…

  4. é isso que a oposiçao quer fazer no brasil

    uma libia uma nova siria

    vejam que os paises ocidentais armaram a oposiçao mas tambem armou o comando vermelho e o pcc que sao o estado islamico

    tudo para dividir e conquistar

    os fuzis vindo por container com procedencia americana

    e o secretario chama a DEA americana aquela mesma que enviou fuzis aos quarteis do narcotrafico mexicano

    e o mesmo modo operante a CIA coloca a oposiçao comose essa fosse realmente governar ,mas armam a todos

    so que os viralatas so enchergam isso por fora em outros paises igual o caso ucraniano

    aqui eles acham correto uma oposiçao cheia de corruptos todo dia pedindo um golpe disfarçado de impitima

    mas na verdade por detras disso esta uma oposiçao separatista e aliada aos interesses estrangeiros

    eles querem guerra civil e coitados acham que so eles vao estar armado e vao poder matar quem eles quiserem matar

    acho que o mau tem que ser cortado pela raiz

    essa oposiçao corrupta quer matar o brasileiro ,entao antes ele do que nos

    • Pois é pé-de-cão … o colega se antecipou … muitos aqui não percebe que dois governos … um de fato e de direito e o outro governo de alienígena ( implantado por grupo externo ) …. paus mandados de governo externo .. só trás o caus e a bagunça … é só vê o que se passa no Brasil … até atentado de bombas em portões e ameaças de bombas em lugares públicos … já temos.
      .
      .
      Sr. pé de cão … com muita certeza … lá na Líbia tem mutos cabeças-de-ventos … que colaboraram com a queda de Muamar Khadafi, soltaram até fogos quando o mesmo fora brutalmente assassinado pelos cabeças-de-vento em praça pública .. e hoje choram pelas destroçadas ruas de Trípole relembrando os tempos áureos que tinham um pais e eram felizes e não sabiam.
      .
      .

      Os mais espertos dos coXinhas da Líbia… os que tinha dinheiros depositados em contas secretas em paraísos fiscais … fugiram que nem ratos , com penelas e tudo … para Miame ou para Londres.
      .
      .
      Até hoje, aqueles boçais hipocritas … culpam o finado Muamar Khadafi pela desgraça em que se encontra hoje a Líbia.
      .
      .
      Se os paneleiros vivem dizendo que o Brasil é uma ditadura vai se transformar em uma Venezuela .. seria o menos dos males … basta Vê o que os sionistas vagabundos fizeram com a Líbia e a Ucrânia.

    • ESPAÇO PARA CRITICA LITERÁRIA DO LUCENA… ( ‾ʖ̫‾)
      .

      .
      Aproveitando que estão quase todos aqui .. antes de mais nada…, venho falar de dois assuntos mui auspiciosos .. duas revelações que deixaram muita gente de queixo caído em especial… aqueles que tem o queixo de vidro .. rsrsrsr
      .
      Abas tem tudo haver uma com a outra.. se não vejamos.
      .
      A primeira é sobre um livro ( á critica literária do Lucena ) .. esse livros trás moitas revelações do porões da politicagem brasileira .. trocando em miúdos .. esculhambação do inicio ao fim .. seria uma grosseria de minha parte em dizer que tal livro, um verdadeiro manual para os corruptos novatos começando a carreira; onde o autor mostra em detalhe como se faz para encobrir um crime de colarinho branco.
      .
      O livro tem todas as característica de uma confissão premiada …rsrsr…seria uma grosseria de minha parte de compará-lo ao Kama Sutra de tanto detalhes imorais .. mais uma coisa é certa ..o livro que fala das peripécia do Fernando em Brasilia , não é para se colocar na cabeceira de uma cama e sim…. debaixo do colchão … como se faz com o livro Kama Sutra. 😉
      .
      .
      A outra novidade da semana que bombardeou todas as agência de noticia do mundo … foi a revelação de um outro sionistas … o <i. Benjamin Netanyahu .. onde o sionista mostrou-se para o mundo; .. aquilo que aqui no Plano Brasil ..onde quase todos já estão quase careca e banguelos de saber que … o sionismo e o nazismo, são duas bostas do mesmo pinico
      .

      • Livro escrito com digital, já que analfabeto não sabe escrever (algo que você já mostrou aqui a exaustão)….rs!

        “ᕦ( ͡° ͜ʖ ͡°)ᕤ eu tenho a força !!” Comi pão com mortadela que o Edinho Silva “mim” deu…rs!

    • Mude-se… também não acho que vivamos no paraíso exatamente porque temos a companhia de seres que pensam como vc… Damasco te espera… lá tu serás feliz… deixe que endireitemos o nosso paraíso novamente, caro esquerdista…

    • Tem aquele ditado que diz “os incomodados que se mudem!”

      É o que se aplica ao Sr. Meu caro Ilya Gardenal!

      O Senhor tem sérios distúrbios posto ser um sociopata!

      O Senhor não sabe viver em coletividade e não sabe viver em um ambiente de democracia e onde haja liberdade de imprensa e de pensamento!

      O Senhor aspira poder, e esperar conseguir o seu intento por meio de bajulação e não por seus (inexistentes) méritos.

      Diante disso tudo, dado o seu incômodo com a democracia ocidental, sugiro que se mude. Não lhe faltam opções senão vejamos:

      – O Senhor pode se mudar para o paraíso socialista do séc. XXI, a Venefavela, mas sugiro colocar na bagagem um suprimento adicional de “elote de choclo”

      – Outra alternativa pode ser a autocracia russa. Quem sabe se você não fizer uma cirurgia de mudança de sexo não consegue agradar o “Czar” Putin?

      – Tem também o Irã mas aí você vai ter de aprender o alcorão, o que me parece estar além das suas capacidades.

      – Por fim tem o paraíso supremo, a Coréia do Norte. Mas cuidado que o Gordinho tem um comportamento bizarro. Vai que ele inventa de lhe acertar com um Zu-23?

  5. “Venceu a democracia” 😀
    “Venceu o ocidente” 😀
    “Venceu o luxo ideológico” 😀

    “mimimimimimimi esse seu anti-ocidentalismo já deu, né sujeito!” hahahaha 😀

  6. A Líbia é um país repleto de petróleo e outros recursos naturais e, agora sem aquele verme do Kadhaffi (também conhecido como “amigo e irmão” do Lula da Silva 🙂 ) em cima tem todas as oportunidades para se tornar um país próspero em pouquíssimo espaço de tempo. Basta o povo líbio fazer a parte dele e tomar em suas mãos o seu destino, sem confiar mais em “salvadores da pátria”, mas sim na democracia.

    Essa oportunidade, goste ou não a antiamericanalhada, foi a OTAN que lhe deu. Não foram os russos. Não foram os chineses. Não foram os cubanos. Foi a OTAN.

    Var virar alguma coisa? Ninguém sabe, o futuro dirá. Talvez sim. Provavelmente não.

    Mas pelo menos agora o povo líbio tem uma oportunidade que não tinha a quase meio século, por causa de um ditador louco, multi-homicida e sanguinário, cuja morte só poderia mesmo ser lamentada pelas ensandecidas tietes antiamericanalhas e PeTralhas.

    • Hahahahahaahh …. esse astrólogo é um pandego …Hahahahahah
      .
      .
      Só o que todo mundo sabe da Líbia no tempo de Kadaf e que a boa mídia ocidental tem medo de dizer .
      .
      *************** ᕦ( ͡° ͜ʖ ͡°)ᕤ ***************
      .
      Líbia: A verdade que eles não querem contar
      .
      Para justificar a intervenção americana na Líbia, Kadhafi é mostrado como sendo ditador sanguinário do qual a sua população, mergulhada na pobreza,necessita ser protegida. A realidade é bem diferente.
      .
      Após a independência da Líbia em 1951, o Reino Unido colocou no poder o rei Idris, este foi derrubado por Kadhafi em 1969. Nessa altura, a Líbia era um dos países mais pobres do mundo, com uma literacia abaixo dos 10%. Esta é agora de 90%, a mais elevada de África.

      .
      (*)fonte:https://juizofinal.wordpress.com/2011/06/19/libia-a-verdade-que-eles-nao-querem-contar/
      .
      .
      (…) A líbia tem o maior Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África ;
      .
      O ensino é gratuito até à Universidade;
      .
      10% dos alunos universitários estudam na Europa, EUA, etc… e com tudo pago;
      .
      Ao casar, o casal recebe até 50.000 US$ para adquirir seus bens;
      .
      O sistema de saúde é gratuito, e rivaliza com os europeus. Equipamentos de última geração, etc…;
      .
      Existem empréstimos feitos pelo Banco estatal sem juros;
      .
      Foi inaugurado em 2007, o maior sistema de irrigação do mundo, que tem vindo a conquistar o deserto (95% da Líbia) destinado à produção de alimentos. (…)
      .
      .
      *******************
      .
      Essa foi bem na canela do “galo capão” … hahahaha … ๑㋡๑ pow !!! … Hahahah..
      .

      .

      • Aham, a Líbia era e é o paraíso. Por isso que tem tanta gente querendo emigrar pra lá…

        Verdade é uma coisa que passa longe do pensamento esquerdopata…

      • Vader a Líbia e um país de maioria muçulmana sunita, o conceito de democracia ocidental não funciona com eles sob nenhum aspecto, eles só funcionam na porrada. Já passou da hora de o ocidente ver isto.

      • Desculpe Capa Preta, mas recuso-me a aceitar este argumento de que a democracia capitalista só é boa para alguns humanos, e não para outros.

        Povo é povo em qualquer lugar, e só quer paz e prosperidade. Aqui, na PRC, na Nova Guiné, ou em Marte.

        A democracia-capitalista TEM que se impor para todos os povos, ainda que eles inicialmente não queiram.

        Sds.

      • (…)A democracia-capitalista TEM que se impor para todos os povos, ainda que eles inicialmente não queiram. (…)
        .
        .
        Hahahaha … essa é nova … “democracia-capitalista” … o astrólogo acabou de inventar a democracia-capitalista.. foi ?? … e tem outro tipo de democracia ??? .. hahahah … esses hipócritas sionistas … ditadura capitalista …é boa … ruim … é a ditadura-comunista ..logo a democracia-comunista é ruim ..se fosse capitalista a ditadura ela seria boa … Hahahaah …tá ..Hahahaha..
        .
        .
        A democracia-capitalista é tão boa para o astrólogo …rsrsrsr… que ela deve ser imposta.. custe o que custar .. Hahahah .. essa é mais uma pérolas do astrólogo Vader …… Hahahahhahahahaah…

    • Não seria a tentativa, por baixo dos panos, desse Kadaf criminoso, de comprar alguma bomba atômica, que acendeu a luz vermelha para ele na OTAN?
      Esse louquinho acreditou em algum momento que poderia ludibriar as agências de inteligência ocidentais?

      • Seu Vader, o Kadafi não teria caido do Raffale? Ele caiu por causa Raffale é? O Sr. sabe muito. E eu perdendo meu tempo achando que os yankes tinham algo a ver com isso, devia imaginar, o pro senhor gostar yanke não pode ter defeito. Foi queda por causa do Raffale, se tivesse comprado tava lá grandão. Quando crescer(filosoficamente falando) quero ter teorias iguais as do sr. GOD SAVE THE UNITED STATES OF AMERICA, com Brasilzinho sempre nos ultimos lugares, né censor?

      • Sua memória seletiva não lhe deixa recordar que a França foi a primeira a atacar o Kadhaffi, seguida de perto por sua aliada Reino Unido, o restante da OTAN e, bem após, os EUA.

        Ademais, foi a França quem na ONU pressionou para que fosse aprovada autorização de ataque “preventivo” às tropas do Kadhaffi.

        Sei que para os antiamericanalhas tudo é motivo para bater no “Grande Satã do Norte”, mas, pra quem não tem memória, qualquer pesquisa básica séria mostra quem foi o responsável verdadeiro da queda do ditador e terrorista líbio.

      • Lá isso é tudo é verdade, seu Vader, tem toda a razão. O Kadafi matou muito líbio, todos contabilizados na sua conta, mas genial mesmo são nossos manos do Norte, num período menor matou muito mais gente lá, mas quando matamos eram só muçulmanos. Por isso gosto tanto deles, como o sr. São tudo gente boa, esperta, matam pelo bem. E foram os Rafales que nos deram essa força, esses motivos. Muitos ignorantes ignoravam isso, valeu seu Vader. Nos reacionários temos mesmo que reorientar esse mundo. E se me permite, minha homenagem ao sr. God Save The United States Of América.

      • Veja só que interessante, já chegamos num consenso possível, com vc concordando com a força de meus argumentos.

        Já é muito mais do que normalmente gente de sua estirpe consegue.

        Parabéns: ganhou uma estrelinha vermelha! 🙂

        No mais, somente gente profundamente acostumada a lidar apenas com o argumento marxista-gramscista do “nós” (vocês) contra “eles” (todo o resto do mundo) não consegue enxergar que o mundo não é feito de amigos e inimigos, automaticamente alinhados, mas sim de nuances e interesses conflitantes.

        Por isso são incapazes de perceber que a França pode sim possuir interesses diferentes ou mesmo divergentes dos EUA sem necessariamente ter de declarar guerra à América.

        Mas acho que fui muito sutil para sua perspicácia, talvez? 😉

      • Seu Vader, o Sr é genio, um capitão da força. Reacionarios anonimos, conseguiu entender tudinho que escrevi, inclusive as ironias, e gostou. Realmente finalmente to entrando dentro de sr. Dá cá um abraço.

  7. Mas não era melhor pro povo que o Kadafi morresse e deixasse o poder??
    Mais uma vez a OTAN fez um trabalho impecável pra distribuir a democracia, a liberdade e a qualidade de vida pelo mundo… Parabéns!

  8. O – “suicídio” – de Muammar al-Gaddafi, foi o seu desejo ávido de desvencilhar o Petróleo do Dólar, bem como o empenho e a capacidade de possível realização, da união dos povos da África em prol de seus interesses, em detrimento da vontade de seus colonizadores.
    .
    O que matou Gaddafi foi seus ideais, combinado com a capacidade de realização.
    .
    Ele estava pensando de mais, começou a entender – os modos – e os meios – assim como o – “X” – das questões político/econômicas para seu país, logo começou a ter ideias que poderiam lograr êxito para si e os povos africanos.
    .
    Saudações,
    .
    konner

      • Caro Koner, você falando tão sentimentalmente do Kadaffi quase me caiu uma lágrima do olho pelo pobre-coitadinho…

        🙂

        (SQN)

      • Já vi algumas “qualidades” em você, mas…, percebo também a habilidade de ser piegas, contudo, devo alerta-lo, não se esforce tanto, por que você não me surpreende mais.
        .
        Saudações,
        .
        Konner

      • Respondi apenas, sobre — o que matou Gaddafi, isso não tem nada haver com o fato de, se este era ‘bom Pai’, ‘bom marido’ e etc…
        .
        Saudações,
        .
        Konner

    • Pobre coitado! de tanto emprenhar o ouvido e o cérebro com leseira esquerdoPaTa……Quer coisa mais de vira-lata esquerdista que o mote da “União dos povos(seja lá de onde) contra o imperialismo anglossionistamericano canalha que oprime a soberania dos povos oprimidos”?….rs!

      • É isso grande, esse negocio de imperialismo anglossionistamericano canalha que oprime a soberania do povos oprimidos e coisa de canalha, que aceita isso´. O States God Save the States, só quer a grandeza dos países, como o Brasil, só quer ajudar a fazer grandes presidentes como o FHC. Esse grande, que assinou o TNPN, que ia entregar a Base de Alcantara, para os nosso grande States cuidar bem, já que os brasileiros não merecem, ainda, nem todos juraram a bandeira. Ninguém merece ver a grande pátria Yanke ainda fora do mando deste país menor God Save the United States of America .

      • Bom mesmo é deixar a base de Alcântara para os quilombolas, ou abandonada como o governo do PT deixou né meu caro?

        Mas que… Gerar uma montanha de dinheiro com o aluguel da base? Compartilhar tecnologias? Aprender a fazer com quem sabe?

        Nada disso é importante. O importante é manter nossa “subirania”. “É penta, é penta, é penta”…

        🙂

      • Verdade seu Vader, gentinha né, afrodescendentes, agora é isso, que vemos, um tal afrodescendencia, índios, mestiços, todos se achando, querendo direitos iguais aos nossos ser proprietários, imagina. Querer respeito a propriedade, só quem deve ter esse privilegio somos nos, reacionários defendemos a propriedade privada, a nossa, e se algum governo quiser vir tirar vai levar bala. Por que para nós não tem esse negocio de governo. Se for petralha, vamos mandar bala antes de virem, certo? Lei boa é a boa pra nós, do jeito que a gente quer. De preferencia que facilite a vida do nossos irmão do Norte. God Save the United States of Americia – Amazônia terra devoluta, território internacional. Saudações reacionárias.

  9. Vejam o que a ignorância e a incompetência em ciências politicas faz !
    Nos EUA existem vários advogados metidos a sabichão bancando o cientista politico, achando que sabem de tudo e o pior é que esses palhaço assessoram o governo americano.
    O Brasil e os EUA precisam parar de dar palanque para esses caras e contratar cientista politico de verdade. advogado tem que se ocupar com o trabalho dele(nada imparcial) e só!

    Obs: Eu estou na área de exatas viu…

    • Mano Gab. (já tô seu intimo mano), seguinte, manda seu Curriculum. Diz que tem apoio da massa brother dos reacionários anônimos, que já presta serviço, os mano Yankes vão te reconhecer, manda umas postagens do Blog, fala que é amigo principalmente do seu Vader, cita que nunca foi censurado, que diz tudo de acordo com o pensamento do nosso censor.. Eles nem vão se importar com a área, vai ser gol.

      • 1) Eu não jogo no time do Vader.
        2) Sou fã de carteirinha da Rússia.
        3)Eu não sou reacionário , apenas defendo a liberdade econômica do povo brasileiro e brigo para que o dinheiro do contribuinte seja investido de maneira eficiente nas forças armadas e na segurança pública( Fazer a coisa com qualidade , economicidade e com prazos competitivos).
        4)Defendo que o empresário brasileiro tenha a liberdade de exportar bens de consumo principalmente industrializados para qualquer país que não seja inimigo do Brasil.
        5) Defendo que Estado bom é o Estado que cabe no bolso e não vampirize os pobres e a classe média co impostos elevados sobre os bens de consumo e renda.
        6)Devemos criar um Brasil mais competitivo com menos burocracia e impostos.

      • A fenfibilidade está a flôr da pele neste post.
        É Kadaf, psicopata mimoso (dizem que adorava por temperinho verde no lache de seus prisioneiros de jardim de infância) provocando tantas emoções.

      • Você pode a acreditar que é reacionário, mas veste as roupas de reacionario, caminha como reacionario, se alimenta na mesa dis reacionarios, arrota como um reacionario, e se enturma com os reacionários. Acho que teu problema é crise de identidade. Você não consegue ser como eu.

1 Trackback / Pingback

  1. Líbia vive caos com 2 governos, 1.700 milícias e avanço do Estado Islâmico | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.