EUA investigam Toyota por veículos utilizados pelo Estado Islâmico

1444249965552

Departamento do Tesouro americano quer saber como jihadistas conseguem os veículos que aparecem em ‘propagandas’ do grupo

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos está investigando como os integrantes do Estado Islâmico conseguem adquirir tantos veículos da Toyota. Os carros da montadora aparecem em grande parte dos vídeos de propaganda divulgados pelo grupo jihadista. Em sua defesa, a Toyota esclareceu em comunicado que apoia a busca, mas afirma que não tem conhecimento de como os seus veículos chegaram até os integrantes. “É impossível para qualquer fabricante de automóveis realizar o controle após a venda para terceiros. Muitos dos carros usados nos vídeos não são vendidos nos Estados Unidos”, afirma Ed Lewis, diretor de comunicação da sede da Toyota em Washington.

De acordo com Lewis, a empresa está integralmente comprometida com as leis e os regulamentos de cada país ou região onde atuam e exige que seus revendedores e distribuidores façam o mesmo. O diretor de comunicação também afirmou que a companhia japonesa tem uma política rígida de não vender automóveis a potenciais compradores que possam usar ou modificar os veículos para fins paramilitares ou para atividades terroristas.

Lewis sugeriu para o Departamento do Tesouro verificar a procedência de empresas privadas. “Nosso entendimento é que o Tesouro deve conduzir uma ampla investigação de fornecedores no Oriente Médio, incluindo institutos financeiros, fabricantes e empresas de energia”.

O Departamento do Tesouro não quis comentar quais empresas são investigadas no momento, mas afirmou que existe um esforço contínuo para entender como funciona o financiamento do Estado Islâmico.

Fonte: Estadão

17 Comentários

  1. EUA investigam e muita cara de pau.

    Vão invadir a Austrália também? Porque tudo indica que e de la que vieram estas merdas, alias novinhas em folha na frota.

    • Meu caro a Austrália usa a “mão inglesa” no transito, como se pode ver na foto a caminhonete usa a direção do lado esquerdo.

      • Modelo de exportação parceiro, tudo indica que estas caminhonetes vieram da filial Australiana mesmo.
        Eles estão com a bunda na janela, que venham a publico desmentir.

      • Se bem que acho que tem a mão suja de sangue da casa de Saud nisto, e possível que se destinavam a Arabia Maldita, que os desviou para seus cães de terror no Iraque

      • Obvio que as caminhonetes adquiridas foram fabricadas fora da Austrália, eles não são imbecis de ter as provas em casa!
        Mas o esquema foi montado por eles.

  2. Segundo consta deviam investigar a Austrália, por que dizem (as más línguas) que é de lá que partem os Toyotas, batendo bola com a Arabia Saudita. Mas essa investigação é mais para Yankes trouxas e tupinyankes idem verem e saírem louvando seus heróis. Rsrsrsrs

  3. O importante é o comércio… mas o bobão da AL não se interessa por isso… apenas por sua imagem de fomentador internacional de coitadismos pra ficar “bem na fita”… por isso nossa industria de exportação de armas foi pro beleléu…

  4. Que propaganda !!!….rsrsrs …só pode ser coisa da concorrência … carro da toyota .. só da toyota ???
    .
    Não tem JEEP , Land Rover, Ford,Chevrolet … só Toyota … as crianças travessa do tio Sam só gostam andar de higlux … rsrsrsr .. até parece com um certo lugar que conheço onde quem pode só anda de higlux .. rsrsrs …parece que a TOYOTA …. virou marca de fundamentalistas quer seja jihagista.. quer seja farizeístas .. que coisa né .. Hahaha…

  5. Eu e creio que muitos outros já tinham notado que a Toyota é o carro ”oficial” do EI, agora os japoneses não saberem como esses carros chegam até lá, é um mentira muito deslavada !

  6. Investigação dos EUA:
    Chefe: “Joãozinho, que vendeu os carros pros maluquinhos que falam enrolado?”
    Joãozinho: “Fomos nós mesmos, Chefe.”
    Chefe: “Ah tá, então tudo bem, achei que tinha alguém querendo fazer concorrência.”

  7. Compradas pelos USA e doados aos terroristas. Agora querem tirar o corpo fora. Investigam para não chegar a nenhuma conclusão.

  8. senhores…a Toyota é líder em vendas nos eua/mundo junto com a Volkswagen…. não preciso dizer mais nada né?!… 😉

1 Trackback / Pingback

  1. EUA investigam Toyota por veículos utilizados pelo Estado Islâmico | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.