Por que é bobagem dizer que a Guerra da Síria será a Terceira Guerra Mundial?

siria-grunge-bandeira_61-1050

GUSTAVO CHACRA

Tenho lido em alguns lugares sobre o risco de haver uma Terceira Guerra Mundial por causa da intervenção da Rússia na Síria. Bobagem. Não vou entrar na questão da intervenção, que já discuti em outros posts. Mas não há a menor possibilidade de o conflito sírio se transformar em uma terceira guerra mundial neste momento.

Sim, os aviões de Putin invadiram o espaço aéreo da Turquia. Mas não atacaram e não irão atacar a Turquia – se houvesse um ataque, seria um ataque contra um membro da OTAN (Turquia) e consequentemente contra todos os outros países integrantes da aliança militar, incluindo os EUA. Mas, insisto, a Rússia não atacou e não atacará os turcos.

Em segundo lugar, a Rússia possui boas relações bilaterais com a Turquia. O presidente turco Recep Tayyp Erdogan esteve no mês passado em visita festiva a Putin em Moscou. Os dois países possuem um comércio de US$ 32 bilhões, com tendência de crescimento. Trabalham juntos em uma série de áreas. Sem dúvida, adotam posições antagônicas em certos temas geopolíticos, como o conflito entre a Armênia (aliada da Rússia) e o Azerbaijão (aliada da Turquia).

Na Síria, os russos de fato apoiam o regime de Bashar al Assad, inimigo de Erdogan, e os turcos apoiam milícias ultra extremistas islâmicas, como a Frente Nusrah (Al Qaeda na Síria), Jaysh al Fatah, além de uma relação obscura com o ISIS, também conhecido como Grupo Estado Islâmico ou Daesh.

E os EUA? Os EUA têm como inimigo militar na Síria o ISIS. E o ISIS também é inimigo da Rússia. O governo americano pode ter uma retórica anti-Assad, aliado dos russos. Mas, em quatro anos de conflito, não fez absolutamente nenhuma ação militar contra Assad. E os rebeldes aliados dos EUA que a Rússia atacou? Os EUA não possuem rebeldes aliados relevantes na Síria, segundo o próprio Pentágono disse recentemente. Treinou umas centenas e apenas algumas dezenas estão em combate, lutando ao lado de milícias radicais como a Frente Nusrah e Jaysh al Fatah – que, embora ultra extremistas, também são inimigos do ISIS.

Para completar, EUA e Rússia possuem canais de diálogo. Certamente evitariam uma escalada, assim como evitaram em décadas de Guerra Fria, quando eram inimigos.

Resumindo, a Guerra da Síria não tem bonzinho. Todos os lados são ruins. O conflito está longe de terminar – no Líbano, foram 15 anos. Acho que temos anos de mortes pela frente. A intervenção da Rússia será apenas mais um capítulo no conflito e servirá para, no curto e médio prazo, fortalecer Assad e enfraquecer os grupos armados opositores. Esta balança pode se alterar no longo prazo, com enfraquecimento de Assad e fortalecimento da oposição. O ISIS não desparecerá, assim como o Taleban não desapareceu mesmo depois de 14 anos de intervenção dos EUA com a OTAN no Afeganistão, incluindo mais de 100 mil soldados americanos em determinado momento.

Fonte: Blog Guga Chacra

36 Comentários

  1. As potências não vão se trombar de frente por causa de uma biboca como a Síria, no máximo jogar damas naquele tabuleiro cinzento.
    (Quando eu digo se trombar de frente eu digo um enfiar um míssil balístico com capacidade nuclear na cara do outro, que é o que seria uma guerra entre OTAN e Russia ou China)

    Mas obvio que naquele TO existe muita “pólvora no ar” e preciso tomar cuidado com fagulhas.

    • pulguentinho do titio;

      Caso haja uma 3° guerra mundial … uma coisa é certa … depois dela, uns 100 anos depois dela … se verá a Rússia e a China fazendo uma parada militar comemorando a vitória sobre os sionistas ….. da mesma forma como eles fazem quando comemoram a vitória sobre os nazistas .. de uma forma extraordinária . 😉
      .
      Heil hitler

      • caso haja uma 3° guerra mundial meu caro súdito da mandioca ela será NUCLEAR, Russia China EUA e seja mais quem for vão fazer paradas militares com paus e pedras só se for.

  2. Por que é bobagem dizer que a Guerra da Síria será a Terceira Guerra Mundial?
    ——

    Porque a verdadeira guerra, se dá em outros fronts…E suas armas não são bombas ou mísseis, o artigo abaixo se refere a uma situação local, porém métodos similares de “invasão e subjugação” são utilizados em vários outros países ao redor do globo :

    “O plano EUA-PSDB contra a China!”

    11/10/2015

    Paulo Henrique Amorim

    “O Príncipe quer que o Brasil renuncie ao pré-sal para ficar de quatro no Pacífico

    Tropas americanas ocupam o Japão desde o fim da II Guerra, como se sabe.

    Com o Japão e outros países subsidiários -a Austrália e outros, anti-chineses, como o Vietnã – os Estados Unidos montaram, provisoriamente, uma Aliança do Pacífico, a TransPacific Partnership, a Aliança do Pacífico.

    É para combater a hegemonia da China na Ásia – no resto do mundo, e até nas Galeries Lafayette, em Paris, como se verá adiante.

    É mais ou menos como tentar montar uma aliança na Europa – a “Aliança do Mar Baltico” – sem a Alemanha!

    Muito divertido!

    Mais divertido ainda é ver os “pensadores” nativos, de extração tucana – a começar pelo Príncipe da Privataria e seus descendentes, como o banqueiro Edmar Bacha – a defender que o Brasil entre – de quatro – na Aliança do Pacífico.

    Mais ou menos assim segue a “ideologia” colonizada: o Brasil renuncia ao Atlântico, à Amazônia Azul, onde explora pilhas e pilhas de petróleo, e aos BRICs e entra no Pacífico.

    Só tem um jeito de o Brasil entrar no Pacifico, amigo navegante: é com a Ferrovia Bi-Oceânica, com dinheiro DA CHINA!

    Quá, quá, quá!”
    (…)

    • perfeito Sr Alvez80 … perfeito .
      .
      E devo acrescentar, no que se poderia ser um estopim de uma 3° GM;
      .
      Seria também as pretensões dos EUA ao mar da China …. em especial … às ilhas artificiais que os chineses fazem por lá … joga magistral .. rsrsrs
      .
      Más como os americanos são uns hipócritas …. já eles estarão imitando os chineses .. rsrrsr

    • Sempre a culpa do psdb, Eua, Cia, FBI… o pt é exemplo de governo eficiente e honesto.. rsrsrs vira o disco pelego da dilma…. o psdb é igual ao pt, ou seja, uma merda.

    • Quanto vale o barril de petróleo? Se bobear tem latinha de doce de leita mais cara que barril de petróleo e ainda tem gente bitolado nessa de petróleo.

    • DILMA DEVE IR À TV PARA DENUNCIAR O GOLPE
      .
      Ministros defendem uma postura mais agressiva da presidente Dilma Rousseff contra as manobras do chefe da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB); dizem que não há outra alternativa a não ser dizer, publicamente, que “quem tenta tirá-la do cargo é um político acusado de cometer atos ilícitos” no esquema da Petrobras; com a pressão do movimento golpista da oposição, Dilma faria um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, segundo a colunista Natuza Nery
      .
      (*)fonte: [ brasil247.com ]

  3. Só existe uma forma de nós aqui no Brasil influenciarmos os EUA para que parem com sua politica externa destrutiva é deixando de comprar produtos de empresas americanas e de todos os países que tenham contribuído com o terrorismo. Cada um fazendo sua parte a politica deles vai mudar.

    • A RÚSSIA SE EQUIPARA AOS EUA EM TECNOLOGIA MILITAR.
      .
      A experiência histórica e a inundação de novas armas que saem nas Exposiçoes Militares da Rússia mostram que ambos EUA e Rússia se equipararam em tecnologia militar
      .
      (*)fonte: [ dinamicaglobal.wordpress.com ]
      .
      .
      (…)ste tema – que a Rússia não tem a tecnologia para competir com o Ocidente no desenvolvimento de armas – tem sido um constante comentário ocidental sobre a Rússia desde os anos 1930.

      Isso tem sido repetidamente provado ser falso. Os exemplos são inúmeros. Aqui estão alguns dos mais famosos:
      .

      1. O choque que os alemães experimentaram em 1941, quando eles vieram para cima contra os tanques russos como o KV1 e o T34, que eram mais avançados do que os seus próprios;
      .
      2. O choque que os EUA experimentaram em 1949, quando a URSS explodiu sua primeira bomba nuclear;
      .
      3. O choque que a força aérea dos EUA sofreu em 1950, quando veio para cima contra o MiG-15 na Coréia;
      .
      4. O ainda maior choque que os EUA sofreram quando a URSS em 1957 lançou o primeiro satélite artificial do mundo, provando que tinha a capacidade de atacar os EUA com mísseis intercontinentais;
      .
      5. O choque na década de 1960, quando a força aérea dos Estados Unidos descobriram que eram incapazes de alcançar o domínio aéreo sobre Hanoi contra a força aérea norte-vietnamita equipada com caças russos;
      .
      6. O choque que os israelenses sofreram durante a guerra de 1973 Yom Kippur, quando eles vieram para cima contra os aviões anti-tanques e anti-mísseis fornecidos pelos russos;
      .
      7. O choque durante a guerra de 2006 no Líbano quando os israelenses novamente foram para cima enfrantando modernos mísseis anti-tanque russos.

      .
      Desde a década de 1970 não houve ocasiões em que as potências ocidentais tiveram que lutar contra um inimigo equipado com as mais modernas armas russas. No entanto derrotas recentes em combate aéreo simulado pela força aérea indiana equipada com caças russos contra as forças aéreas britânicas e dos EUA sugerem que, se esses resultados se fizeram podem ser devastadores. (…)

      • Rússia pretende robotizar tanque T-90
        .
        O taque russo T-90 pode ser robotizado, os trabalhos nesse projeto já começaram, disse Viacheslav Khalitov, vice-presidente da corporação russa Uralvagonzavod.
        .
        (*)fonte:br.sputniknews.com
        .
        .
        (…)Khalitov acrescentou que este novo veículo “tem boa capacidade de manobra, especialmente em locais de difícil acesso tais como zonas pantanosas ou árticas”. (…)

      • 1, 2, 3, e 4, vá lá… Já os demais pontos, tem suas ressalvas…

        5 – Os americanos tinham completa superioridade no espaço aéreo vietnamita como um todo; tanto no norte quanto no sul… Salvo engano, os Phanton alcançaram uma margem de 3X1 em relação aos Migs, e a principal causa dos abates dos Phanton por esses caças vietnamitas se deveu as regras de engajamento, que forçavam o combate próximo… A rigor, a FAVN só não foi dizimada no chão porque os ataques aos aeródromos foram proibidos num primeiro momento… Muito mais trabalho deram os sistemas SAM. Esses sim evitaram o domínio aéreo total dos EUA…

        6 – Que aviões anti tanque e anti mísseis…? Os sistemas SAM russos é que deram considerável trabalho ( e aqui sim eu considero que houve um choque, posto os israelenses desconhecerem os sistemas )… E mesmo assim, a guerra foi vencida pelos israelenses em um mês… Os mesmos sistemas foram enfrentados sobre o Bekaa e não houveram perdas confirmadas para Israel.

        7 – Os mísseis anti tanque russos causaram quatro baixas em 2006, de 24 acertos relatados… A esmagadora maioria dos vídeos por aí mostra somente um impacto de uma munição ( que nem se sabe se são mísseis ou proveniente de lança rojões ), mas é nítido que não há resultados práticos… A couraça dos Mekava se provou virtualmente imune a qualquer disparo de lança rojão ou arma portátil de qualquer tipo… E na ultima intervenção na Faixa de Gaza, graças ao sistema Trophy, nenhum carro de combate israelense foi efetivamente perdido…

        Vitórias em exercícios não significam nada… Esses exercícios normalmente ocorrem sob restrições, de modo que não é possível uma avaliação real do desempenho das máquinas… Sinceramente, duvido que mesmo os russos acreditem que uma vitória em um exercício faça alguma diferença…

        É evidente que a tecnologia tem a sua parte, mas isso tudo sem tática e estratégia não serve pra nada… No Vietnam, por exemplo, bastou os americanos melhorarem os métodos que já aplicavam para despiste e as baixas foram consideravelmente reduzidas. Onde houve uso massivo de chaff, por exemplo, praticamente não houveram perdas para os SAM…

        É evidente também que os russos tem uma tecnologia avançada em muitos aspectos ( notadamente no que diz respeito a mísseis e munições guiadas ), mas ainda tem que comer muito feijão com arroz em várias áreas…

  4. Dizer que o conflito sírio apesar de toda a destruição provocaria a terceira guerra mundial é muita lombra….fico imaginando se o gringo que disse isso soubesse que nesses últimos 9 meses 58,500 pessoas foram assassinadas no Brasil , ele diria que é o Armagedon !( mas não as mais de 60,000 vitimas que serão feitas no Brasil até o fim do ano é resultado da incompetência do governo que nos governa há 13 anos.)

  5. Vou desenhar o que acho:
    A Terceira Guerra Mundial é uma paranoia popular, que jamais vai acontecer!É só ter uma guerrinha em qualquer canto do mundo e a Rússia se envolver direta ou indiretamente, que lá vai uma enxorada de vídeos no youtube, dizendo que a Terceira Guerra mundial vai eclodir!Pura besteira…depois da Segunda Guerra Mundial, exite uma regra entre as potências de ambos os lados do planeta:potência, não briga com potência!Reparem para vocês verem, esse ano a comemoramos 70 anos do fim da WW2, nesses 70 anos vamos relembrar as principais guerras que aconteceram:Guerra do Canal de Suez, Guerra da Coréia, Guerra do Vietnã, Guerras Árabes/Israelenses, Guerra Iram/Iraque,Guerra do Afeganistão,Guerra das Malvinas,Guerra do Golfo,Guerra da Bósnia, Guerra do Iraque…reparem em todas essas guerras pós Segunda Guerra, ou são travadas entre países em desenvolvimento ou entre um país desenvolvido e um país em desenvolvimento.Nunca vai haver um Terceira Guerra Mundial, porque seria a destruição do planeta, e não existe outro planeta, para a potência vencedora se mudar com seu povo!Não tem como os russos se mudarem para a lua e os americanos se mudarem para Marte, tem?!

  6. É verdade a teceira guerra ñ comerçou ainda mas se alguém aperta o botão ; ou seja e se os britânicos derrubarem um dos caças dos russos ? Acredito que ele ñ irão só fica com coversinha ñ vão com tudo pra cima dos britânicos . E isso talvez seja o botão para comerça tudo,e também vem a China se estranhando com os Euas junte tudo isso numa panela pronto quando vamos ver jà iniciou a teceira guerra mundial.

  7. A China se envolveu no conflito sírio.? Resumindo a Rússia eo Irã tão sozinhos por agora não haverá a terceira guerra mundial as coisas mudaram em 70 anos os países vencedores inglaterra russia Estados Unidos França China nesta ordem são agora potências nucleares capazes de destruir a terra ou seja sem vencedor os derrotados Alemanha Itália Japão estão na segunda linha de países mais bem armados do mundo e com grande poder de destruição. Inicia uma guerra com a Rússia só seria aceitável se envolver a China ea corea do Norte na cabeça dos americanos e princípio a China pipoco e deixo a Rússia sozinha a Coreia do Norte e aliada histórica da Síria e só não mando tropas por estratégia russa na hora Serra a Rússia usa este trunfo, EA China? Tá como sempre encima do muro rezando pra não derrubarem e e na ter que se envolver. A China sempre que pode pipoca olhem por exemplo a venda dos jf17 a Argentina só não saio porque cederam as pressões de Londres e não venderam mísseis anti navio. Entenderam sem China sem 3* gm

    • Um simples vulcão tem mais poder destrutivo que todas as ogivas já produzidas. Nos filmes essa gente já colonizou até marte.

  8. “Eu não sei como será a 3a Guerra Mundial, mas posso te dizer como será a Quarta: Com paus e pedras”

    Albert Einstein

    PS: ótimo e elucidador texto, para os alarmistas.

1 Trackback / Pingback

  1. Por que é bobagem dizer que a Guerra da Síria será a Terceira Guerra Mundial? | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.